Até agora, o PSDB já perdeu oito prefeitos para os partidos da base aliada do governo Renan Filho.

E pela primeira vez o ex-governador Téo Vilela demonstrou insatisfação com a saída de mais um tucano para o PMDB de Renan pai, seu “amigo de infância”.

Ainda que prefeito de um município pequeno, Henrique Vilela (de Porto de pedras) não é apenas primo muito próximo do ex-governador: ele foi o coordenador da campanha a deputado federal de Pedro Vilela, em 2014.

Mesmo tendo silenciado quando da saída dos outros prefeitos – incluindo os Pereira, comandados por Joãozinho -, desta vez o ex-governador fez questão de fazer chegar aos Renans a sua insatisfação.

E, de fato, é uma simbologia muito forte, principalmente pela relação estreita entre os dois Vilela.

Mas foi tarde demais. Nem mesmo o outro “siamês” levou a sério o protesto de Téo Vilela.

É jogo jogado.

Rodrigo Cunha vira assombração para candidatos tradicionais ao Senado
Governador avisa que não vai dar Secretaria de Educação ao PT
  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    Pelo SERTÃO chegam às prefeituras quadros NEM sempre à altura ao redor de vereadores que é MELHOR assistir resignado … “SENTADO num tamborete à porta do BAR, ficava horas e horas tragando a fumaça do cigarro, olhando a rua ou lendo as aventuras do velho oeste americano.”
    [11mar12], http://www.maltanet.com.br/literatura/exibe.php?id=1176
    Registram páginas engajadoa na patética quase fatal manutenção do ETHOS: ἔθος (hábito e costume ou uso) e também ἦθος (caráter e disposição).
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethos
    Qual PATHOS: paixão e excesso catastrófico ante passividade e sofrimento assujeitado a doenças, diriam Descartes e Nietzsche … “da nobreza e da distância, duradoura e dominante estirpe senhorial peLLeando estirpes baixas em oposição BOM vs RUIM.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pathos
    Certamente subscrito por BIBLADOS e promissores acadêmicos locais: nossos LITERATOS!

  • JEu

    Será um racha de verdade entre os dois siameses, ou é simplesmente mais um ato de “ilusionismo” eleitoreiro?!!! afinal, os dois (Téo e Renan) são “amigos” politiqueiros de longas datas… e para quem tem um pouco de memória, não se pode deixar de considerar o “jogo jogado” em 2014, quando o Téo Vilela destruiu a campanha de Eduardo Tavares, do seu próprio partido, em favor de Renan Filho… assim, nesse jogo sujo da politicagem, não se pode confiar nas “aparências”…

  • Há Lagoas

    Comparo a raposa Vilela a esfinge de Tebas e sua celebre frase:”decifra-me ou te devoro”.
    Pobre Édipo, ou deveria chama-lo de Palmeira?
    Na mitologia grega Édipo venceu a esfinge, cá pra nós, a velha raposa felpuda pode perder sua vistosa pele.
    Fica aqui minha torcida para que os irmãos “siameses” sejam finalmente escaldados da política alagoana.

  • Jorge

    O dinheiro já está comendo solto !! Será dinheiro limpo?

  • Frida Monteiro

    De fato podemos considerar uma punhalada contra o líder dos Vilela. Henrique Vilela, que tb é Vasconcelos, sempre circulou muito bem na sala de estar dos Vilela, sendo muito próximo ao irmão do Ex Governador e afilhado do finado Ze Aprígio. Mas política tem dessas coisas….. ascendeu muito rapidamente na política ja disputando uma majoritária, mas ascendeu tb em sua conta corrente, ja que outro dia, e não faz tanto tempo assim, vivia de uma padaria na região da Cabo Reis…. é isso ai!!

    • Acordado

      Verdade!
      Lembrando que o ex sócio dele na Padaria também é Vilelista doente,Onde 2010 trabalhou fortemente na campanha do Teo e hoje é sócio de outro Vilela este sendo Vilela / Toledo.

    • Edson Fausto

      Não façam comentários arrogantes. A maioria dos comerciantes e empresários, hoje bem sucedidos, começou em um pequeno negócio. Que seja uma padaria, lanchonete etc… o mais importante que ele trabalhou e cresceu, o que ele desfruta hoje é colhendo o que foi plantado lá atrás.
      Inveja, realmente não cabe nessa discussão. Ter sido um comerciante só engradece seu caráter e sua dignidade.

      • Frida Monteiro

        Também admiro e aplaudo de pé empreendedores que cresceram a partir de seu trabalho, tarefa árdua diante de uma carga tributária tão árdua. Mas daí chegar a Prefeito na velocidade do cometa Halley? Estou falando pq conheço de perto a realidade do atual prefeito. Como diriam alguns “não tinha um pau pra dá num gato”. Registrei!!

        • Edson Fausto

          E daí? Recalque e inveja não combina.se o senhor travestido de Frida realmente conhecesse a realidade de Henrique Vilela, saberia que ele é casado com uma pessoa de familia tradicional na politica e que seu sogro o comendador Zizo, já foi prefeito do municipio por duas oportunidades. Ha maus de 08 anos que o Henrique vem fazendo um trabalho social pela nossa gente e olhe que ele nem pensava em politica, nós portopedrenses que amamos nossa cidade o convocamos e graças a Deus ele tem honrado cada voto recebido.

    • Benedito da Silva

      Vê logo que essa Frida Monteiro é pau mandado, pois sabe muito da vida do nosso prefeito que é primo do ex governador Teotônio Vilela, até de quem ele afilhado, no que trabalhava…Tire a máscara!!! Saiba você “senhor” Frida que o nosso prefeito,é um homem do povo! Que gosta do povo, Porto de Pedras nos últimos anos nunca teve um prefeito tão presente e comprometido. Muito diferente do Deputado Federal que riscou nossa cidade do mapa. Não prestigiar, não reconhecer e nem mandar recursos para a população que lhe deu 63% dos votos. E o senhor vem falar de apunhalada??Punhalada levamos nos.Realmente os currais eleitoreiro precisam acabar, o voto é um cheque em branco que a população assina, se o candidato que votamos não corresponder o anceio da população, é vida que segue…a política tem dessas coisas!!! O importante é que temos um prefeito comprometido com o povo de Porto de Pedras, sua administração vem agradando 82% da população. Se ele em tão pouco tempo mudou a cara do nosso município, imagine agora no PMDB sendo do mesmo partido do governador. Nos que somos de Porto de Pedras só temos a agradecer ao prefeito, por ser leal com seus eleitores, por está sempre em busca de melhorias para o nosso município! Ele sim governa pelo povo e para o povo. É assim que tem que ser! Prefeito o senhor tem meu apoio e o da minha família também! Estamos juntos!.

  • carlos

    Jogo jogado de quem está no poder.Quem tem mais, dá mais…O erário estadual,tem muito oferecer, diário oficial e caneta com muita tinta faz amizade de quem era inimido inimizade de quem o momento amigo…Teo conhece o jogo,entã nã se faça de inocente.

  • Williams Roger

    Vou ficar fazendo essa postagem até receber o meu dinheiro, retirado abrupta e ILEGALMENTE até 2018, poucos momentos antes de votar!
    Eu e muitos não temos o que comemorar governador. Votei no senhor e em vosso pai. Tô esperando resposta do senhor até agora.
    O senhor prometeu, em campanha. Que não prejudicaria os servidores e que ouviria os servidores e a população.
    Tô no aguardo de resposta é solução!
    Se o desconto fosse legal, lei, eu não estaria perdendo o meu tempo e tá me humilhando por um direito que tenho.

    Vamos prezar pela legalidade!
    São direitos sociais Constitucionais! Cláusulas pétreas!
    Governador Renan Filho, o que o senhor está fazendo com os servidores. 2 anos sem reajustes, e ainda. Ilegalmente, retira direitos constitucionais dos servidores da insalubridade nas férias.
    Quero o meu dinheiro que descontaram em março de 2017. Preciso!
    E mexendo com quem tá quieto, com os servidores, que realmente trabalham nesse Estado.
    Se devolveram dos agentes penitenciários, os servidores da saúde também têm o mesmo direito.
    Retirando direitos ilegalmente.

    Tá errado, é ilegal. A pge agiu com maldade. O documento trata de aposentadoria. As jurisprudências acostadas, versa sobre a aposentadoria, dos direitos que os servidores perdem, que não se coadunam com quem está na ativa.
    Em todo o serviço público, em qualquer esfera, federal, estadual e municipal, de todo o país, paga nas férias. É lei, já tá pacificado.
    A pge não é legislador!!!
    O governador não pode acatar isso.
    Senhor governador, vossa excelência está sendo induzido ao erro. Não se pode saber que tal ato é ilegal, nulo, e aplicar essa aberração. Não se pode fazer isso e depois dizer: recorra, dê seus pulos… E por ser nulo, tem que ser, de pronto, de ofício, corrigido rapidamente. Para os servidores, é um prejuízo enorme. O Estado não precisa disso, e não tem necessidade de fazer isso.

    São direitos constitucionais, tem várias jurisprudências a favor do servidor.
    Tenho um processo, que a pge decidiu errado, fundamentando norma, que não versava no meu caso. Ela, a PGE errou!
    A PGE também erra!

    Pois é senador, como o senhor mesmo AFIRMA no vídeo: “sem revogar direitos”!
    Por favor, fale com o vosso filho, pra restabelecer o meu direito e de muitos! Para que ele tenha o mesmo alinhamento que Vossa Excelência, eu enquanto servidor público, estou sendo prejudicado.
    Para se resolver, tem que ser através de decisão política. Pois ato nulo, a administração pode rever seus atos de ofício!

    São 2 anos sem reajustes. E ainda USURPAM DIREITOS.
    QUE GOVERNO É ESSE?!

    É LEI SENADOR!
    No qual em nada a lei menciona, quando está na ativa:

    LEI Nº 7.817, DE 19 DE SETEMBRO DE 2016. (Lei que regulamenta a insalubridade)

    LEI Nº 5247 DE 26 DE JULHO DE 1991. (Regime jurídico único dos servidores do estado de Alagoas)
    (NR 15) NORMA REGULAMENTADORA. ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
    É CONSTITUCIONAL, ART. 7°, XXIII e 37, X. DATA BASE, REPOSIÇÃO.
    A LEI MAIOR DESSE PAÍS, E OS SERVIDORES PÚBLICOS TEM QUE SER RESPEITADA. EU SOU CONCURSADO. NÃO ENTREI PELA JANELA E NEM POR UMA GARAGEM. Avalie PRECARIZADO. EXIJO RESPEITO!

    Basta entrar em alinhamento com o vosso filho, o nosso governador, para restabelecer o meu direito e de muitos servidores da saúde?!

    Senador, vi a folha suplementar dos agentes penitenciários. Eles receberam, em folha suplementar, este mês, maio/17, o que foi descontado em março do corrente ano.
    O deles é periculosidade, mas nada difere da insalubridade. A FINALIDADE, EQUIVOCADA, POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A PGE FOI A MESMA.
    RETIRAR, ILEGALMENTE, O DINHEIRO DO SERVIDORES.
    EU QUERO O MEU DINHEIRO. É USURPAÇÃO. É MÁ FÉ. É APROPRIAÇÃO INDÉBITA.
    EU TRABALHO, É DIREITO MEU.
    TO INDIGNADO!
    AS MINHAS FÉRIAS DEVERIAM SER PAGA SEM DESCONTOS, POIS VERSARIA SOBRE O ÚLTIMO OU TRÊS ÚLTIMOS CONTRACHEQUES, UMA MÉDIA – OU SEJA – NÃO DEVERIA TER DESCONTOS.
    E SÓ AVISARAM DO DESCONTO AOS SERVIDORES, DEPOIS DO FATO CONSUMADO.
    Ainda continua o desconto.
    Já Dos agentes penitenciários, devolveram e suspenderam o desconto. Ainda vai ser incorporado ao subsídio.
    O nosso não!
    São dois pesos e duas medidas!
    SE PUDER AJUDAR. AGRADEÇO!
    Tenho certeza que o senhor e o governador, Renan Filho, não quer prejudicar os servidores públicos de Alagoas. E nem precisa do dinheiro descontado.
    Att. Williams Roger. Servidor público da saúde/Samu, que trabalha, arrisca a vida e quer o seu direito restabelecido!

    São Tiago 5

    1Vós, ricos, chorai e gemei por causa das desgraças que sobre vós virão.2Vossas riquezas apodreceram e vossas roupas foram comidas pela traça.3Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará vossas carnes como fogo. Entesourastes nos últimos dias!4Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.5Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança!6Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu.

    • carlos

      Pois é Roger,tira dos mais fracos para contemplar os aliados para garantir sua reeleição para governador e o do senador pai Renan Calheiros…Ser inteligente na política é iludir ou melhor enganar o povo.Já os depuatdos não falta dinheiro dos pobres dos pobres. Ninguém deve esquecer dos 20 milhões que os deputados deixaram de repassar para o erário estadual,que pertence os pobres dos pobres que o governador “bonzinho seletivo”,quis perdoar em nome ad miséria do povo. ABAIXO O CORONELISMO.VAMOS CHAMAR A SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA, DE SECRETARIA DE MALDADE DO GOVERNADOR…

  • NADO

    NA MINHA ÉPOCA, POLITICOS NÃO ERAM PRESOS.

  • carlos

    O prêmio secretário carrasco vai para Gestão Pública,recebeu a missão do jovém governador,”humanizado,competente e justo”,para suspender por tempo inderminado o pagamento do retroativo dos pobres dos pobres dos servidores,na maioria absoluta de pequenos valores.Já para os aliados deputados porteira aberta em nome da releição do papito senador e da sua reeleição.ABAIXO O COERONELISMO.

  • JOAO ACIOLY LINS

    O povo deveria dar um basta nisso, não são cativos à ninguém, não são gados e nem micos amestrados, ou, se são, já se faz hora de se libertar da sanha de manter no poder sempre as mesma figuras, sempre os mesmos clãs, sempre os mesmos algozes, é vergonhosa a forma como se negociam votos, estamos fadados a viver nesta realidade o resto de nossos dias ?

  • Nanda Rego

    ” Tem coisas que a gente só da valor, quando perde.” Diz um ditado popular!!! Se ele, o ex-governador Teo Vilela e os que fazem o PSDB acha-sem isso tudo do prefeito Henrique Vilela, a valorização dele no partido seria outra. ” Ainda que um prefeito de um município pequeno”, Porto de Pedras deu ao Deputado Federal Pedro Vilela a maior votação proporcional do estado AL, 63% de votos. Realmente o PSDB teve uma grande perda! O prefeito Henrique Vilela é competente, vestia a camisa do partido, um grande articulador político e segundo pesquisa; está entre os melhores prefeitos da região norte de AL com 82% de aceitação. A ida do prefeito Henrique Vilela para o PMBD,facilitará a chegada dos recursos em diversas áreas do município, isso demonstra o compromisso que o prefeito tem com a população que o elegeu. É isso aí prefeito, estamos com o senhor!!!

    • carlos

      “Facilitará a chegada de recursos em diversas áreas do município”Então o governador faz chantagem com os gestores municipais….

      • Edson Fausto

        Não tem nada de chantagem. Henrique Vilela é o prefeito mais bem avaliado da região norte de Alagoas (82%) e nunca foi ouvido ou lembrado nas discussões e decisões do PSDB, que outrora nas mãos de Téo Vilela, sempre o tratou com desdém. Hoje nas mãos da esfinge Rui Palmeira, que só ouve o Abraão Moura, que é de fato quem manda e desmanda em Maceió e no Prefeito.

  • amorim

    Como o povo é besta e gosta de ser manipulado. As velhas raposas que fazem da política meio de vida, ou vida inteira, como queiram, formam os conloios com seus pares, todos suspeitos pelo histórico de apenas legislar em causa própria, e nós ficamos aqui dando ibope para essa cambada de malfeitores, ao invés de darmos a resposta merecida nas urnas. Continuam nos tratando como suas propriedades particulares, pobre dos eleitores. Quando passa as eleições vamos reclamar de educação, saúde e segurança, aí, é tarde.

  • EJ

    O problema é levar um Partido monocraticamente. Tudo que acontecer de perdas para o PSDB, será de inteira responsabilidade de Téo, que é burrinho, pois vence batalhas, mas acabará perdendo a guerra. Se eu fosse o Rodrigo Cunha, já teria desembarcado dessa nau.

  • Alexandre

    Téo Vilela fez cara de paisagem o tempo todo, inclusive para eleição passada.Não pode reclamar né?

  • carlos

    Concordo Alexandre,não ajuda ninguém só pensa nele e não entendo como o Teotonio Vilela Filho,chegou onde chegou é frio e indiferente…Olha o que ele fez com Eduardo Tavares,jogou na fogueira e fez corpo mole…O cara é muito orgulhoso e tenho certeza que as lideranças não tem motivação para ajuda-lo.

  • Edson Fausto

    Meu caro Ricardo Mota, nós sabemos que você é um jornalista muito bem informado, mas não sei de onde você tirou essas informações, deve de ser de alguns “puxa sacos” de plantão. Téo Vilela nunca que iria se magoar com essa situação, mesmo porque Henrique Vilela sempre foi um “trator” dentro do PSDB, foi um dos coordenadores na campanha de 2014, conseguiu em seu município 65% do votos válidos para o Deputado Pedro Vilela, e sempre foi tratado como o “Patinho Feio” no grupo. Agora com a troca de comando no partido, onde tudo se resolve de goela abaixo pelo “Todo Poderoso” Abraão Moura”, Henrique Vilela, pensando sempre no melhor para sua cidade, optou sim pelo PMDB, convidado que foi pelo Deputado Davi Davino e pelo próprio governador.

  • Rômulo Félix

    É assim mesmo nobre jornalista. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Trai-se até parente para se estar no poder. Agora mudando um pouco de assunto, em relação ao Fiscal de Renda Augusto Nicácio ( ainda foragido ), porquê ninguém comenta mais nada a respeito ? O advogado diz que ele está no exterior, mas basta a justiça autorizar a polícia a checar os vôos da segunda feira dia 13 aqui no aeroporto Zumbi dos Palmares e verão que ele chegou neste dia. Todos os fiscais menos ele foram presos. E ele vai ficar impune é ? Soube que estão articulando para que um deputado federal intervenha para deixá-lo solto. É fácil prender este fiscal, basta grampear os telefones da família !

  • Ernandes

    Estou lendo os comentários e acho até graça . Só agora o ex governador resolveu quebrar o silêncio, e se dizer chateado depois da saída do seu primo, o prefeito Henrique Vilela do PSDB. Tem alguma coisa errada aí; e os outros prefeitos não tinham a mesma importância?! Porque será que o prefeito Henrique Vilela, que foi coordenador da campanha em 2014 do deputado Pedro Vilela, deixou o partido?! O ex-governador Téo Vilela e os que fazem a cúpula do PSDB já deram a resposta. A indiferença como eles tratam os que foram seus aliados. O PSDB pra eles se compõe apenas do prefeito de Arapiraca; Rogério Teófilo, de Maceió Rui Palmeira, Eduardo Tavares, Abraão Moura e pouquíssimos prefeitos. Os municípios pequenos como Belém da ex Tucana prefeita Paula Santa Rosa, sem grande colegiado eleitoral, não tem expressão nem vez dentro do partido. Nem para as convenções, nem reuniões e muito menos para as decisões do PSDB os prefeitos eram chamados.Tá na hora dos que comanda o pilotão de frente do PSDB reverem o conceito do partido,pois como todos sabem eleição se vence pela diferença apenas de 1 voto. Achar estranho os prefeitos estarem indo para o PMDB, se é lá que eles estão sendo valorizado! O Governador Renan Filho, antes mesmo desses prefeitos irem para o seu partido já vinha olhando para esses municípios pequenos…coisas simples de grande importância para a população que o ex governador Teo Vilela em 8 anos não fez: como levar a tão sonhada e esperada água para população do município de Belém. Aí vem os puxa sacos, os baba ovo, falar que os prefeitos estão pulando do barco por dinheiro, façam-me o favor, vocês que fazem o partido do PSDB, revejam a maneira de conduzir a política dentro do partido, agora é tarde, não adianta chorar o leite derramado e colocar a culpa de quem deixou o barco.