Há de se compreender a decisão do PT de Alagoas sob a ótica da realpolitik, como fazemos com qualquer outro partido.

A legenda quer sobreviver e estabeleceu duas prioridades aqui no estado: ter um palanque para o ex-presidente Lula e reeleger o deputado Paulão, que sofreu um grande destaque com a derrocada do PT no âmbito nacional.

A lembrar: na eleição para prefeito de Maceió, no ano passado, ele ficou atrás do até então desconhecido candidato do PSOL, Gustavo Pessoa.

É claro que o compromisso do governador Renan Filho e do senador Renan pai é de ajudar o deputado federal petista, ainda que tenha apoiar – objetivamente – outros nomes para o cargo: Ronaldo Lessa, Sérgio Toledo, Nivaldo Albuquerque, Marcelo Victor e “outros que virão” – na definição de um palaciano.

Sem fazer parte da máquina peemedebista local, o PT, que já não tem nenhum deputado estadual e não consegue eleger um só vereador em Maceió, estaria fadado ao fracasso eleitoral.

A discussão sobre se o partido não sairá ainda mais desgastado dessa aliança, provoca outra pergunta: e o contrário?

PT, como os demais grandes partidos brasileiros, perderam representatividade e credibilidade, mas é lembrar que a legenda tem em seus quadros um nome maior do que ela – o do ex-presidente Lula, ainda liderando as pesquisas para a presidência da República (este é o fato).

E Calheiros, o que ganha com isso?

Com um palanque tão recheado de personagens emblemáticos – em várias áreas -, o senador do PMDB, principalmente ele, mantém um verniz mais progressista, à esquerda, entrando numa faixa do eleitorado em que sempre teve dificuldades (com exceção dos filiados do PC do B).

É o pragmatismo que define esta aliança “partidária”, como todas as outras, em Alagoas ou qualquer estado brasileiro.

E não creio que para o eleitorado médio isso faça qualquer diferença.

Joãozinho Pereira queria ser vice de Renan Filho levando Biu para o governo
Disputa para federal em família: Tereza Collor x Arnon de Mello Neto
  • lyro

    NÃO ACREDITO QUE VÃO COLOCAR A EDUCAÇAO NAS MÃES DESTES…

  • Ricardo funcionário publico

    Parabéns PT, é RENAN FIHO governador,para continuar o bom trabalho que está sendo feito.

    • ARIANA GOMES

      CONCORDO COM O SR. RICARDO, RENAN FILHO TA FAZENDO UM OTIMO TRABALHO MALHOR DO QUE RUIM PALMEIRA E TEMER.

      • Claudemir Fênix func. público municipal e estadual

        Muito bem, Ariana e Ricardo. Nós funcionários públicos não esquecemos dos 8 anos de governo do PSDB sob a chancela do Teotonio Vilela a qual é equivalente à subprefeitura do Ruim Palmeira que agora abriu uma indústria de multas na capital.

      • Carlos

        Ricardo funcionário público e Ariana, vocês estão de brincadeira ou melhor os Pseudos… É gente do palácio que empregam vários nomes para confundir a população carente de discernimento! Na verdade está turma não existe são os marketing…

  • Vivo

    Você acredita realmente em pesquisa eleitoral, depois de tudo o que vimos nos últimos pleitos?

    Acredita mesmo que Lula vai se eleger presidente?

    Acredita mesmo que isso vai acontecer?

    O PT em Alagoas pode até sair menos remendado, mas certamente não vai emplacar seus candidatos.

    Paulão deveria pegar o caminho da roça. Mas o que ele vai fazer da vida, se não continuar em cargo eletivo?

    Então vão eleger … E cobrar os dividendos posteriormente sejam em qual projeto for, mesmo que seja um daqueles que acaba com o povo.

    Isso é o verdadeiro balaio de gato.

  • luiz carlos gomes

    TANTO O FILHO COMO O PAI OS DOIS PRA MIM SÃO OTIMOS SENDO CONTRA AO TEMER TUDO BEM.

  • Williams Roger – ex filiado

    Veja o que ficou decidido da aliança entre PT de Alagoas e os Calheiros http://reporternordeste.com.br/blogs/odilonrios/veja-o-que-ficou-decidido-da-alianca-entre-pt-de-alagoas-e-os-calheiros/

    Pt

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/07/31/pt-decide-nao-aceitar-de-volta-ex-filiados-e-vai-disputar-assembleia-sem-coligacao/

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/07/29/presidente-do-pt-diz-que-nao-sabe-se-havera-2018/

    Uma vergonha, PT de Alagoas se juntar com o PMDB. Pc do B também.
    O partido perdeu a identidade, perdeu a autenticidade, não tem ideologia.
    Não tem capacidade própria, vive a reboque do PMDB.
    Virou balcão de negócios. Não tem credibilidade, é golpista contra si mesmo.
    A partir do momento que fez parte do governo do PMDB, saiu, e agora quer voltar, participou do golpe contra Dilma!
    Não tem mais ideologia.
    A única “bandeira”, é a pessoal, por CARGOS!

    Não é nem de longe um partido de esquerda.

    É uma aberração “sui generis”!

    Se apequena a cada dia!
    Os militantes estão se desfilando. Os filiados saíram e estão saindo.
    O partido está vazio.

    Muitos sindicatos e sindicalistas ligados ao PT e CUT estão sem moral, sem credibilidade para com os trabalhadores.

    Parece até uma piada. Kkkk
    Eu e muitos, não queremos voltar!

    Haverá alternância de poder!
    Mudanças!
    PT fecha na 3ª acordo para entrar no Governo Renan Filho http://reporternordeste.com.br/blogs/odilonrios/pt-fecha-na-3a-acordo-para-entrar-no-governo-renan-filho/

    Veja o que ficou decidido da aliança entre PT de Alagoas e os Calheiros http://reporternordeste.com.br/blogs/odilonrios/veja-o-que-ficou-decidido-da-alianca-entre-pt-de-alagoas-e-os-calheiros/

    http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/2017/10/31/em-reuniao-pt-decide-retomar-alianca-com-governo-de-renan-filho/

    http://www.cadaminuto.com.br/noticia/312166/2017/11/01/pt-perde-importante-advogado-e-militante?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/11/01/alianca-com-renan-filho-atende-aos-dois-objetivos-do-pt-de-alagoas/

  • wal

    Ouvir falar nesse nome ( CALHEIROS )….

  • renato silva

    Pt saudações!
    Vai pro buraco que cavou!!!

  • JEu

    Pois é, antigamente ou pensava que “pragmatismo” era igual a “safadeza”… são os tais “sofismas” da vida… quanto ao Lula, pode até conseguir passar no primeiro turno (se chegar lá)… quanto ao segundo turno… aí a coisa fica diferente… e quanto ao Reinão, é puro desespero de causa… Curitiba está se aproximando… e os cabelos cada vez mais rareando… 2018 vem aí e o povo vai dar o troco…

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    AS EMBLEMÁTICAS ALIANÇAS ENVERNIZADAS DE CARAS-DE-PAU
    Joilson Gouveia*
    As eleições de 2016, ainda que nas mesmas urnas digitais eletrônicas – que sempre deram vitórias garantidas aos partidos esquerdistas de esquerda e à Esquerda -, não podem nem devem ser olvidadas porque prenunciam o cenário das eleições de 2018; haja vista que o descuidado, desleixado, ausente e alheio “eleitorado médio despertou” deu-lhes uma resposta clara; pois passou a ver o iminente risco da anelada “cubanização ou venezuelização” do nosso Brasil a ser transformado na Grande-Pátria ou Pátria-Grande, o sonho do caudilho sanguinário tirano cubano e de seu assecla e séquito fiel, o “asceta de prístinas virtudes”, o “alma mas ONESTA”, a “jararaca escarlate”!
    Entrementes, questiona-nos o perlustrado literato caetés e tupiniquim, a saber:
    “A discussão sobre se o partido não sairá ainda mais desgastado dessa aliança, provoca outra pergunta: e o contrário?
    Relembro-os: será um mero abraço de afogados, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/07/abracos-de-afogados-ou-dois-cadaveres.html – Ou não?
    “PT, como os demais grandes partidos brasileiros, perderam representatividade e credibilidade, mas é lembrar que a legenda tem em seus quadros um nome maior do que ela – o do ex-presidente Lula, ainda liderando as pesquisas para a presidência da República (este é o fato).
    Questiono: em sendo verídica a sentença acima assestada, o filho do dito cujo “líder” teria sido eleito vereador mais votado em São Bernardo do Campo, bem como também os candidatos apoiados por eLLe, mormente nas eleições complementares, teriam sido eleitos! E todos foram derrotados. Ou não?
    Aliás, como entender um “líder” que não consegue reunir, em suas “caravanas” de campanha eleitoral antecipada, no Nordeste e em MG, um público que mal caberia numa Kombi? Inclusive, que mais tem sido vaiado e chamado de ladrão de que “guerreiro-do-povo-brasileiro”? – Ver quadros de enquetes abaixo;
    Que líder é esse que não consegue andar sem seus trogloditas/pelegos da CUT, MST e MTST, com receio de ser hostilizado, e, ainda assim, tem sido xingado e vaiado “lula-ladrão seu lugar é na prisão”! É o refrão uníssono, por onde tem passado!
    E Calheiros, o que ganha com isso?
    Com um palanque tão recheado de personagens emblemáticos – em várias áreas -, o senador do PMDB, principalmente ele, mantém um verniz mais progressista, à esquerda, entrando numa faixa do eleitorado em que sempre teve dificuldades (com exceção dos filiados do PC do B).
    É o pragmatismo que define esta aliança “partidária”, como todas as outras, em Alagoas ou qualquer estado brasileiro.
    E não creio que para o eleitorado médio isso faça qualquer diferença.
    Mas, em sendo esse “eleitorado médio” aquele integrante da “abominável e reacionária classe-média” tão odiada pela Chauí et caterva, mas com livre acesso à Internet e redes sociais, podem rechear os palanques e envernizarem as “caras-de-pau” “construírem” alianças e anéis, para o “eleitorado médio” não fará nenhuma diferença tão-só e somente só se as eleições forem nas mesmas “imaculadas, invulneráveis e invioláveis urnas digitais eletrônicas, da venezuelana Smartmatic, de George Soros”, e sem voto impresso, aí serão reeleitos e vencedores. Caso contrário, perderão seus foros privilegiados e tudo desMOROnará! Capisce!?
    Abr
    *JG