Nota da Executiva Regional do PT – AL sobre diálogo com o Governo do Estado.

O golpe havido no Brasil em 2016 veio na esteira de uma conjuntura de ofensiva global do capital contra a classe trabalhadora, a esquerda em geral, sua ideologia e conquistas econômicas e sociais. Há duas décadas que se produzem golpes principalmente na América Latina e especificamente em países cujos governos foram dirigidos por partidos e lideranças com base e inserção nos movimentos sociais e populares, a exemplo do PT e de Lula.
No Brasil pós-impeachment, o governo golpista de Temer dá continuidade ao legado tucano de FHC, com a desregulamentação das relações de trabalho e a volta à escravidão, o início do desmonte da previdência pública, a dilapidação do patrimônio nacional e com nossas empresas nacionais à venda no mercado como sucata. Em suma, Temer, com o apoio da mídia golpista, do poder judiciário e da banda podre do parlamento está deixando o País pronto para o “abate”.
Porém, os golpistas jamais imaginaram que a capacidade de resistência dos trabalhadores e do povo brasileiro, do PT e de Lula chegasse ao ponto que chegou. Para eles, em pleno Outubro de 2017, não haveria mais mobilizações na rua, pois todos teriam sido ganhos pela ideologia da mídia e do judiciário golpistas; Moro seria a própria reencarnação de Tomás de Torquemada; e o PT e Lula estariam dizimados, mortos, e com alguns poucos resistentes encolhidos na vergonha de pertencerem a um partido de “corruptos”. Mas o povo brasileiro, o PT e Lula foram fatores “imprevisíveis” nesta “inquisição” do século 21.
Diante de tantos ataques e retrocessos, o PT e Lula representam hoje a esperança de resgate de uma política que outrora promoveu a maior mobilidade social já vista no planeta. Talvez por isto, a despeito de todos os ataques, o PT tenha alcançado mais de 20% na preferência do eleitorado, e Lula não pare de crescer nas pesquisas. Daí o aumento da perseguição, do jogo baixo. Daí a tentativa de encontrar alternativas para o dilema entre permitir que Lula seja candidato ou transformá-lo, definitivamente, em um mártir. Lula hoje representa um projeto de descontinuidade e reversão dos ataques impostos ao povo brasileiro. Lula 2018 é o projeto, e desde já essa tarefa está colocada para o PT e para todas e todos que queiram se somar a ele.
Mas o PT, sozinho, é incapaz de levar este projeto a cabo. Além das massas populares e suas organizações, que temos que conquistar disputando espaço milímetro a milímetro, temos que nos propor organizar uma frente que abranja todas as forças políticas e personalidades que estejam dispostas a defender a candidatura de Lula desde já. Defender o projeto Lula 2018 é postar-se contra Temer, os golpistas e seu programa neoliberal. Em âmbito nacional, há deslocamentos no âmbito de partidos políticos e suas personalidades que apontam no rompimento com o governo Temer e as forças golpistas e que requerem uma ação imediata por parte do PT. É o que ocorre com o PMDB em Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí; bem como com o PSB em Pernambuco e também na Paraíba, só tratando do Nordeste. Não foi à toa que a caravana de Lula começou por aqui. Em Alagoas, uma das maiores expressões do PMDB nacional, Senador Renan Calheiros, vem se postando publicamente contra Temer e suas reformas e em defesa aberta de Lula. Tal qual o Senador, o Governo do Estado vem assumindo a mesma oposição e postura de aproximação ao projeto do PT para 2018, inclusive acenando claramente para que o Partido ocupe espaços dentro de sua estrutura.
Não estamos tratando de uma aliança eleitoral para 2018. Estamos em uma disputa encarniçada de projeto político e programático cujo seus maiores representantes, Lula e o PT, correm grande risco de serem aniquilados e, junto com eles, todas as esperanças do povo brasileiro que um dia aprendeu que pode sim ser feliz. Neste sentido é que o PT de Alagoas resolve em sua Executiva Estadual autorizar imediatamente as negociações para o retorno ao Governo de Renan Filho, com altivez, dignidade e respeito que são devidos ao Partido e seu legado, bem como iniciar uma ampla, democrática e responsável discussão sobre alianças visando o pleito de 2018.
Maceió/AL, 31 de Outubro de 2017.

Ricardo Barbosa

PRESIDENTE
PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ALAGOAS

Lista de investigados na Sururugate deve ganhar mais dois ex-deputados
"Em pânico", gabinete de Severino Pessoa se negou a receber notificação da PF
  • Ismar de Souza

    Falar tanto para explicar o óbvio. “Vai para cima do muro e pular para o lado mais proveitoso” é assim com todos. Cadê os ideais da classe operária.

  • Há Lagoas

    “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”.
    Pablo Neruda
    O PT se mostrando que na essência é tão podre quanto qualquer outra agremiação política. Uma lástima que a miopia saudosista daqueles que compõe a “esquerda” não consiga enxergar que essa gente deturpa Nicolau Maquiavel acreditando piamente que o filosofo chancelou a sentença de que “os fins justificam os meios” no livro O Príncipe.

  • Cansado do PT

    Em que mundo vivem esses Petistas? Acabaram com o Brasil e agora querem ser os redentores da nação captaniados pelo maior Farçante da história o Megalomaníaco e Cleptomaníaco LULA. Eles vão sentir o peso de suas ações nas eleições de 2018.

  • Vivo

    Reclamem mais do “golpe”.

    Golpe foi o deles na nação toda, isso sim.

    Dos males o pior.

  • wal

    Cheiro falcatrua no ar.

  • Agamenon oliveira

    Esse partido já acabou no Brasil. E em Alagoas não soma nada. É um zero a esquerda. Pt (partido terminal).

  • Serial K.

    Esse Ricardo barbosa é muito cara de pau,defender o “MOLUSCO”, pelo amor de Deus, se vc já era poka urna, agora piorou companheiro, o Molusco afundou o país.

  • Jorge

    Meu Deus !! Quanta indescência e quanta corrupção em um partido podre !

  • Williams Roger – ex filiado

    Desmoralizados

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA AO ANTERIOR
    SOBRE O GOLPE DE GOLPISTA EM GOLPISTAS VITIMISTAS ALIADOS
    Joilson Gouveia*
    Seria mera sordície sórdida, vil, insidiosa ou reles jactância jocosa tragicômica delirante de alienados, alienistas e alienantes lobotomizados “socialistas sinceros”, admitida, reconhecida e firmada “oficialmente” somente para desconstituir, desconstruir, escamotear e dissimular a realidade dos fatos? A quem pensam enganar?
    Diz-se vítima de um GOLPE (e tenta explicar e justificar sua eventual aliança ao “golpista”, que é do mesmo “partido” ao qual se cogita coligar – e mais uma vez como o fizera em tantas outras vezes que alçou ao Poder: onde esteve nos últimos treze anos; graças ao apoio central, essência e fundamental do “partido do golpista”) na mesma cantilena, ladainha, litania e lengalenga esfarrapado, surrado e enfadonho de sempre da carcomida Tesoura-Escarlate:
    “O que pretendo dizer, em resumo, é que o PT está pronto para imolar Dilma e sua nova equipe econômica, vendida como neoliberal, mas que de liberal não tem nada, para, dentro de um debate político entre o “PT neoliberal”, lâmina direita da tesoura petista, e o “PT do povo”, lâmina esquerda da mesma tesoura, este último venha a assumir um papel de oposição e, numa plataforma novamente autoritária, vença as eleições, fazendo com que o Brasil perca mais alguns muitos anos de progresso, às custas das péssimas práticas políticas desse bando”.(Sic.) Sem destaques no original. Na íntegra in https://www.institutoliberal.org.br/blog/verdadeira-estrategia-das-tesouras-o-caso-dilma-x-pt/
    Entrementes, ainda que o PSDB tente negar ser uma das afiadíssimas lâminas da inescrupulosa, odiosa, oprobriosa e criminosa tesoura-escarlate, imputando ao PT as duas lâminas, é inegável desmentir ao Pacto de Princeton, em 1993, a ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/10/tudo-como-dantes-no-quartel-de-abrantes.html.
    Em verdade, a rigor e na prática, nenhuma tesoura funciona sem aquele parafuso, pino ou eixo central, primordial e fundamental para que, acionada pelo povo idiota, imbecil, ingênuo, inocente-útil, ignaro e subliterato ou analfabeto político e funcional, opte por uma ou outra lâmina da tesoura, como sói acontecido desde à década de noventa, no sonegado “foro de São Paulo/1990”.
    O “iluminado executivo escarlate caetés” tenta negar que seu “partido” (juntamente com o partido golpista do MT) esteve no Poder nos últimos treze anos – e o pior: crer nisso; e assina embaixo. Típico de socialista sincero.
    Para ilustrar, a saber:
    “Aceitar as atrocidades do governo do PT só porque ele tem alguns programas voltados aos pobres é como uma mulher aceitar apanhar do marido porque ele coloca alguma comida na mesa” – Na íntegra in http://tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/09-02-2016/a-sobrevivencia-do-pt-esta-cada-vez-mais-dificil.html
    Ademais, já dissemos, repetimos, reiteramos e replicamos em nosso modesto Blog, a saber:
    A rigor, de há muito tem-se olvidado ao escólio de Abraham Lincoln, a saber:
    “Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito” – “Podeis enganar toda a gente durante certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente”. Ou como dito por Bertold Brecht: “Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso”, e “Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este sim é um criminoso.” Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/10/uma-cinica-apologia-censura-e-silencio.html
    Ante de encerrar, uma simples indagação se impõe: quem pôs o “golpista” lá? Ou seja, como Michel Miguel Elias Temer Lulia chegou ao Poder senão através dos votos dos petistas, por duas vezes escolhidos a nove dedos, como vice ideal?
    Encerro com excertos de Danilo Gentili: “O Lula roubou mas ajudou o Brasil”. Pode ficar tranquilo, vou quebrar suas pernas mas vou te dar uma cadeira de rodas”! Na integra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/09/limpas-sao-as-maos-socialistascomunistas.html
    É, pois, o que se deduz e se pode inferir do teor daquilo que é e o que tenta retratar a falaciosa bravata em forma de nota oficial trazida a lume pelo preclaro literata Peninha, ao meu parco entender, claro!
    Em qual “Ricardo” crer, dos dois?
    Abr
    *JG
    P.S.: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/06/a-res-publica-tabajara-ou-tupiniquim.html

  • JEu

    Bem clara fica a maneira de se apossar do poder do PT e dos demais partidos de esquerda: “o partido sozinho é incapaz de levar este projeto a cabo”… ou seja, o projeto de tomada do poder pelo voto (já que a luta armada não vai dar certo nunca no Brasil e eles não têm coragem de dar o primeiro passo, pois as FFAA os colocariam no lugar merecido, a cadeia), então ficam querendo continuar com a enganação de que sofreram um golpe e que estão querendo desmontar o país… ora, e a venda da Petrobras através da corrupção nela implantada?!!! e as montanhas de dinheiro do erário público que foi “doado” para países como Venezuela, Colômbia, Bolívia, Angola, etc, etc, etc?!!! Não defendo a safadeza do temeroso e de seus asseclas não… gostaria de vê-los todos na cadeia… mas quando digo todos, incluo o Lula e todos, mas todos mesmo, que se locupletaram (e ainda se locupletam) com o erário público…

  • carlos

    A nota seria perfeita se a turma tivesse a mesma visão das alianças onde “esquerda”,não esta coligada com determinados partidos! Explica mais não justifica é tripudiar e se achar imputável! VOCÊS SEMPRE AO LADO CORONÉIS…AQUI EM CORURIPE,Joaquim Brito e Paulão,sempre em nomes de “espaços generosos”se aliam aos BELTRÕES…Palavras são palavras,somos o que praticamos no entanto as ações dizem quem é quem.

  • Paulo Duarte

    sabemos que o PT radical do passado, ficou no passado, não passava de uma fantasia. O Lula lutou tanto para se tornar presidente, até que fez um bom primeiro mandato, mas no segundo mandato enriqueceu seus bolsos e de aliados, como Dilma, que no futuro vinha ser a nossa presidente.
    Hoje não há ideologia, fidelidade partidária nem mesmo para os considerados Esquerdistas (Pessoal Anti Golpe).

    Por falar em GOLPE, essa aliança com governo do estado e por baixo dos panos com o pai do mesmo, é um verdadeiro GOLPE. O PT está pior que o PSDB, PP e PMDB. Infelizmente são farinhas do mesmo saco.

    Que o povo tenha o mínimo de inteligência possível e nas próximas eleições não votem mais em Desgovernos como: PSDB, PT, PMDB e PP. Nós, os Nordestinos, precisamos de uma política que olhem pelo nosso estado e tragam o progresso, o futuro ao nosso povo, pois enquanto fecharmos os olhos e cairmos nos contos de fadas de programas sociais (Que são benéficos de certa forma ao povo), e aquela velha venda de votos nos dias as eleições. Visto que esses políticos não querem o nosso bem. Pra eles o melhor é continuar deixam o povo “culturalmente” leigos, para não dizer outro nome.

    POVO ALAGOANO, DIGA NÃO AOS POLÍTICOS DESSES PARTIDOS. CHEGA DE PT, PSDB, PP E PMDB. ESTÁ NA HORA DO NORDESTE EVOLUIR, SE MODERNIZAR E DAR FUTURO PARA O NOSSO POVO TÃO SOFRIDO.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    UMA NOTA FORA DE TOM, DESTOADA E DESAFINADA DA REALIDADE
    Joilson Gouveia*
    Antes, relembrem o que dissemos, a saber:
    No mais, fico com a sabedoria popular retratada num dos mais adequados memes recentes: “Pior que um governo corruPTo é o cidadão que o defende” e “Não é honesto, nem decente um cidadão honrado e de bem defender ou votar no ‘PT’, por ser apologia ao crime”! Ou não?
    Ah! A propósito quando e quantos, dos condenados do tal “partido”, foram expulsos, como vociferado pelo seu presidente Rui Falcão? – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/11/o-temor-do-temido-temer-nao-e-justo.html
    Ademais, como aceitar, acatar e tolerar que tais partidos ditos e tidos como “democráticos, legais e éticos” apoiem, defendam, prestem e manifestem fraterna solidariedade ao ditador cruel e sanguinário venezuelano Nicolás Maduro, ou sequer submetam seus integrantes já condenados e presos aos respectivos conselhos de ética e corregedorias, e investiguem aos citados nas mais diversa delações-premiadas dos mais diversos processos, mormente dos envolvidos na Lava-Jato, dentre outras tantas operações policiais federais.
    De mais a mais, além de não investigarem, apurarem, julgarem e expulsarem seus referidos camaradas já condenados/presos, ainda ousam desdenhar, afrontar e zombar de todos nós, cidadãos e cidadãs honestos, honrados, decentes, corretos e dignos trabalhadores probos e de bem, mormente aos servidores públicos concursados, como o fizera o acintoso “asceta de prístinas virtudes”, a ver:
    “A profissão mais honesta é a do político. Porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem de ir pra rua encarar o povo e pedir voto. O concursado não. Se forma na universidade, faz o concurso e tá com o emprego garantido pro resto da vida.” (Sic.) – Sem destaques no original. Na íntegra in http://reaconaria.org/blog/reacablog/lula-diz-que-por-mais-ladrao-que-o-politico-seja-ele-e-mais-honesto-que-o-concursado/
    É um inaceitável, intolerável, inadequado, inescrupuloso e descabido escárnio escabroso, insidioso, oprobrioso e cínico de um subliterato e semianalfabeto, já condenado/réu e investigado em vários processors criminais, que faz glamour de sua ignorância e incapacidade de estudar e ler “por não gostar e ser preguiçoso”, em detrimento dos que estudaram, se formaram, se submeteram ao concurso público e foram aprovados e nomeados – somos uma nação sui generis: qualquer sujeito subliterato, analfabeto, agnóstico, ignaro e ignorante pode ser da “profissão mais honesta” (e ainda confessa, admite e reconhece: “por mais ladrão que ele seja”) – profissional político – e até presidente, sem nenhuma exigência educacional mínima, elementar, básica, fundamental ou concurso ou qualificação técnica ou científica, mas para ser servidor público (e muito menos honesto que eLLe) há qualificados concursos de provas e títulos.
    Ademais disso, urge relembrar o que fora admitido, confessado, dito e escrito por um de seus fundadores, a saber:
    “Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do “homem mais honesto do país” enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto (!!) são atribuídos a Dona Marisa? Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”, questiona.
    “Aceitarei qualquer penalidade aprovada. Mas ressalto que não posso fazê-lo neste momento e neste formato proposto pelo partido onde quem fala a verdade é punido e os erros e ilegalidades são varridos para debaixo do tapete”, finaliza.
    Carta de Palocci: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-carta-de-palocci-ao-pt/
    Bem por isso, temos dito, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/10/a-burguesia-tupiniquim-e-escarlate.html; dentre outros em nosso blog.
    O povo há de responder, em 2018, como o fez em 2016, não votando nem elegendo nenhum parlamentar desses partidos denunciados como verdadeiras ORCRIM’s.
    Abr
    *JG
    P.S.: https://www.noticiasbrasilonline.com.br/unico-prefeito-de-capital-eleito-pelo-pt-nas-ultimas-eleicoes-e-detido-pela-pf-por-desvios-de-r-700-milhoes/

  • um ALAGOANO

    Realmente Sr Ricardo vcs não conseguem enxergar, ou não querem o que é mais palpável, os danos que seu Guru e sua marionete Dilma fizeram ao país, destruíram toda estrutura financeira do país quebrando suas principais empresas, a Petrobras chegou a valer 1/3 do que valia antes dessa dupla infernal entrar, encheu países medíocres de obras estruturantes onde aqui ficamos nós só olhando pra o nosso dinheiro sumir e as dívidas serem perdoadas acintosamente. Tudo com um pano de fundo ao distribuir migalhas pra miseráveis em vez de estimular o emprego e termos uma geração com mais estudos com escolas em tempo integral, esse vice que aí está foi fruto dos coloios que seu guru fez e pagou caro, e com as denúncias pesadas que ele está recebendo espero vê-lo longe de todos nós, vá defender alguma coisa que preste por favor.