A eleição para o Senado em Alagoas, em 2018, não deverá repetir os últimos pleitos, quando apenas nomes de projeção nacional entraram na briga.

As especulações, com ótimas chances de vingarem, apontam para novidades que trarão desassossego – se confirmados – ao trio Renan, Biu e Téo (sem contar com Marx Beltrão, outra aposta considerável).

Eis que o PSDB ainda pode apresentar para esta disputa o nome do deputado Rodrigo Cunha, contrariando, por óbvio, o desejo dos vilelistas, ainda comandando o partido em Alagoas.

Outra opção viria da chamada “sociedade civil”, de setores que se articulam para lançar um concorrente ao trio que já acumula experiência e mandatos. Já se especulou o nome do PGJ Alfredo Gaspar de Mendonça, condição que ele tem rejeitado com veemência.

Fato concreto: Renan, Biu e Téo querem que as duas vagas fiquem com eles – como “sempre” tem sido.

A ordem é: evitar surpresas.

"Em pânico", gabinete de Severino Pessoa se negou a receber notificação da PF
Em rota de aliança com o governo, PT perdeu seus dois deputados estaduais para o PMDB
  • Carlos Alfredo

    Rapaz, Rodrigo teria condições para federal, agora Senado acho pouco provável no momento.

    • Henrique Rebelo

      Os motoristas Uber de Alagoas apoiariam tranquilamente Rodrigo Cunha para o senado. Chega de oportunistas e negociantes. Precisamos de homens de bem a frente de nossa política. Trabalharemos com afinco por isso!

  • wal

    De repente as mentes desses Homens (as raposas ),pensam que quando forem para o mondo dos mortos,levaram toda as fortunas roubada na terra.
    .
    Viva a ambição, viva a ganância, viva os homens soberbos de Alagoas, viva a roubalheira, viva o PMDB, viva o PSDB, viva a floricultura de Brasília, viva o presidente do Brasil ( TEMER ),viva o senado brasileiro, viva governador de Alagoas ( RENAN FILHO do PAI ). Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…

    • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

      Caro WÁááL! … é que nossos COSTUMES parecem outros neste 31out17!
      amanhã, Dia de TODOS os SANTOS é uma boa HORA pra dar um BASTA:
      – chega de coUsas FEIAS depois de votos contados;
      – somos APENAS [email protected] mandados às FAVAS por candidatos eleitos?
      DESPREZADOS por políticos diplomados e empo$$sados desmandando, apenas paus MANDADOS depois de anunciar até melhores CHUVAS para o SERTÃO?
      Passada a CAMPANHA em arco-íris de PROMESSAS de mesas fartas e camas com barulhinho BOM, apenas brancas NUVENS do que foram IDEIAS amostradas em calçadas e ruas com panfletos poluentes.
      Que nos RESTA há 500 anos de BRASIL invadido pela TRUPE de Pedro Álvares?
      A quem COBRAR a fatura de Cabrais após a CORRUPÇÃO em igrejas ALEMOAS denunciada na EUROPA em 1517 por Martinho LUTERO (1483-1546, 62 de IDADE)?
      https://pt.wikipedia.org/wiki/95_Teses

  • Lima

    Com voto consciente, nem Renan, Biu e Téo, se elegem! O problema que o voto consciente em AL não chega a 13%. Infelizmente, mais 8 anos para 2 desses citados

    • Alvinegro

      Disse tudo. Por isso nosso estado e nosso país vive essa situação.

    • junior

      Especialmente Renan que conta com o apoio de Lula … e se o líder da seita manda votar os militontos votam.

      • Fabricio

        Quase um século essa turma sendo eleita aqui em Alagoas, e o cidadão aí achando que a culpa é do Lula. É muito alienação, esse acha que a roubalheira se resume a um partido e a uma pessoa, quanta inocência.

  • Marcelo

    surpresas ou decepções ?

  • Sérgio

    Entre as surpresas faltou colocar o nome do empresário Rafael Tenório, que seria uma boa opção para ser feita a renovação junto com o Rodrigo Cunha.

  • Lima

    Vergonha brasileira
    A maior parte dos trabalhadores brasileiros contribui para o regime geral da Previdência Social. São os empregados da iniciativa privada, que destinam obrigatoriamente até 11% de seu salário para o sistema. São sujeitos a regras como o fator previdenciário ou a fórmula 85-95, que alongam o tempo necessário para receber o benefício integral.

    Por outro lado, no serviço público ainda existem condições diferenciadas de previdência e, na aposentadoria de políticos, condições mais diferenciadas ainda. Até pouco tempo atrás, os servidores públicos contribuíam para um regime próprio e podiam receber até aposentadoria no valor integral do salário. Apenas recentemente o valor das aposentadorias públicas passou a ser limitada pelo teto do INSS, com a opção de contribuir para um regime de previdência complementar – com a vantagem do governo adicionar ao sistema o mesmo valor que é pago pelo servidor.

    Mas e os políticos, como ficam? O caso deles é ainda mais específico, pois o trabalho em cargo eletivo é transitório – mandatos duram quatro anos ou, no caso de senador, oito. Políticos não são, portanto, servidores públicos no sentido mais próprio do termo. Sob que condições eles se aposentam hoje? O trabalho como parlamentar traz alguma vantagem adicional? Vamos explicar essa questão neste texto!

  • Lima

    Segundo levantamento do jornal O Globo feito em 2014, 104 ex-governadores e outras 53 viúvas de ex-governadores recebem pensão vitalícia no Brasil – esses números podem ter aumentado ou diminuído desde então. As pensões variam de R$ 10 mil a R$ 26 mil.

    O benefício para cidadãos que ocuparam o cargo de chefe do Executivo estadual é objeto de muita polêmica. 21 estados diferentes preveem em suas respectivas constituições uma aposentadoria vitalícia a ex-governadores. Esses benefícios continuam a ser concedidos mesmo após decisão do STF de 2015 que considerou inconstitucional a pensão de ex-governadores do Pará.

    Ao contrário de ex-parlamentares, ex-governadores são beneficiados sem qualquer contrapartida. Em geral, basta ter ocupado o cargo de ex-governador para garantir a aposentadoria pelo resto da vida. No caso específico do Pará, um dos beneficiados ocupou o cargo de governador por apenas uma semana. Caso semelhante ocorreu no Mato Grosso, em que um presidente da Assembleia Legislativa recebe pensão vitalícia de ex-governador por ter passado 33 dias no cargo.

  • ÇábixÕes X Sá Bixinhas: GOLPE à custa de mentirinhas, COMPANHEIRO?

    Essa ‘nossa’ turma de COMENTARISTAS de blog bacana tem tanto VOTO assim, Ricardo? … rsRs
    Teremos em outubro de 2018 um arco-íris de opções daquilo que a baHÊana tem, ideias amostradas a RODO na enxurrada de ÇabixÕes poluindo calçadas e ruas com panfletos!
    Gentes novas e [email protected], GATOS aposentados – desocupados e prome$ssas FEITAS.
    http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-sao-as-95-teses-lutero.htm:
    Depois são votos contados e candidatos eleitos, diplomados e empo$$sados:
    – sai a sabedoria IDEAL da sabiXania, entra a festejação das Sá BIXINHAS!
    Pois BOAS obras LITERÁRIAS num tornam um homem BOM, nem NEM obras MÁS tornam as pessoas más. Homens BONS fazem boas obras: MAUS fazem péssima obras más.
    [Martinho LUTERO (1483-1546,62 de IDADE) a 31out17 em 95 TESES]
    https://pt.wikipedia.org/wiki/95_Teses

  • Diógenes Paes

    Qual a surpresa, tira uma e coloca outro com as mesmas práticas e acordos para se perpetuar com as castas social-econômica no poder, migram de um poder para o outro, não que dizer mudanças. Biu de Lira (Sanguessuga, Operação Lava Jato, etc), Renan Calheiros (Operação Lava Jato e etc), Collor (Operação Lavar Jato, etc, etc…), quem vir de um dos lados virão para fazer o mesmo jogo e a mesma política. Pode sim vim mudanças significativa se partidos mais a esquerda (Psol, PSTU e PCB) eleger um ou dois senadores, ai sim virá uma ruptura na super-estrutura do poder de mando e manipulação em tempos de eleições em Alagoas.

  • Alagoanoorgulhoso

    Com certeza Alfredo Gaspar de Mendonça neto se candidato, ganhará essa vaga do senado e colocará no bolso esses malandros que se dizem alagoanos!!!
    #ALfredo2018!!!

  • Bel

    50 reais o voto. tá bom? Não aprenderam ainda!

  • JOSÉ KELMO PEIXOTO

    UM BOM NOME-MUITOS ALAGOANOS VAM GOSTAR

  • CICERO CARLOS

    ESTA É A OPORTUNIDADE DE MUDARMOS 2/3 DO SENADO E 100 POR CENTO DA CÂMARA FEDERAL, SENADO: RODRIGO CUNHA E ALFREDO GASPAR.

  • Sérgio Eduardo

    Quanto mais sair candidato melhor pra senador Renan q divide os votos, tem é q se unir Rodrigo, bio de lira e Téo Vilela,JHC,Max Beltrão pra acaba com o reinado dos Calheiros.

  • Mario casado

    Bom dia Ricardo!! A surpresa para o senado nas próximas eleições, em minha leitura será, entre Renan, Biu e Téo, só elege um, Ficando uma vaga para um outro nome: Ex: Marx Beltrão e os outros só especulação que para ser candidato ao senado primeiro tem que comandar um partido, segundo tem que ter densidade eleitoral ou seja prefeitos bem avaliados apoiando e terceira tem que ter visibilidade para chegar no eleitorado do sertão e outros!!! Senado é uma campanha majoritária é necessário ter estruturas de marketing, um bom marqueteiro e isso é custo alto, estrutura para percorrer o estado em curto prazo!!!

  • JEu

    Concordo que a dobradinha: Alfredo Gaspar e Rodrigo Cunha (com Rafael Tenório correndo por fora) não vai deixar o trio dormir em paz… e mais ainda, com Heloísa Helena na câmara federal, então Alagoas voltará a ter respeito lá pelas bandas da canalhada do planalto…

  • Gedivaldo Silva

    Se no próximo ano for candidato Rodrigo cunha e Dr Alfredo Gaspar terá o meu voto mais se eles não sair candidatos não votarei em nenhum desgraça dessa nem Renan e biu e nem peste dessa.

  • carlos

    FORA OS CORONÉIS DA POLÍTICA ALAGOANA…VAMOS TRANSFORMAR NOSSAS PALAVRA DE MUDANÇA NAS URNAS! CHEGA DE BIU, TEO, RENAN CALHEIROS E MARX BELTRÃO,QUE NÃO REPRESENTA O ,POVO E SIM UMA FAMÍLIA ORGULHOSA DE POLÍTICOS QUE SÓ PENSAM NO BEM ESTAR DO CLÃ:OLHA O NEPOTISMO NA REGIÃO SUL,SÓ EM CORURIPE,DAS DOZE SECRETARIAS ONZE SÃO OCUPADAS PELO ALTO CLERO DOS BELTRÕES,PARA SEREM ESCOLHIDOS O QUE CONTA É GRAU DE PARENTESCO COMO:SER FILHOS DO PREFEITO OU SOBRINHO….

  • Ficha Limpa

    2018 vote em FICHA LIMPA, a exemplo RUI PALMEIRA e RODRIGO CUNHA!

    • Carlos Ferreira

      Filhinho, você vive no mundo da lua? Como são limpos se são do partido do Aécio Neves, estavam abraçados com Aécio neves e receberam doações da OAS do esquema do PSDB e do Aécio Neves?
      Acorde para a vida!

  • ANTONIO

    Infelizmente serão pelo menos mais 4 anos de inércia em nosso Estado. Os mesmos nomes sendo reeleitos e os mesmos problemas sendo constatados.

  • JOSE ARCANJO PEREIRA

    Agora toda eleição essas raposas se elegem, será que a culpa são deles ou nossa. Temos que falar pouco, e votar com consciência para acabar com essas malandragens politicas.

  • Artur Gaia

    Ricardo, concordo que podemos ter surpresas para o senado, tenho esperança que o Alagoano saberá VOTAR com independência e sabedoria. Já está na hora de votar sem a influencia de amizade, parentesco ou venda de VOTO.
    VAMOS RENOVAR votando em Rodrigo Cunha, e outro jovem político que não seja veterano no ramo.

  • Nivaldo

    Rafael Tenório é favorito, tô com ele.

  • Eleitor

    O tempo é favorável para Heloísa Helena. Contudo, parece que ela está mesmo disposta a disputar uma vaga no câmara dos deputados. Rodrigo Cunha? Excelente político, se elegerá com muita facilidade como deputado federal, mas como senador, pode ser um GRANDE desafio.
    A única coisa que me deixaria surpresa seria se o atual ministro dos transporte, Maurício Quintella Lessa, disputasse uma vaga no senador. aí sim seriam uma dupla poderosa, Max e Maurício. Ambos “poderosos com a máquina na mão”
    Renan e Bio, vem a cada dia se apagando mais no gosto do eleitores. As denúncias de esquema de corrupção cujo os três atuais senadores estão suspeitosamente envolvidos – alguns casos ainda nem foram provados e outros podem está próximo de sua resolução- faz com quer o dinheiro não seja sufi- ciente para reelege-los.
    “Ah, minha Alagoas, tuas belas gloriosas são apagadas por teus político”

  • EDSON BARBOSA

    ESTES TERÃO MEU VOTO, RODRIGO CUNHA E DR. ALFREDO GASPAR, NOVAS OPORTUNIDADES PARA PESSOAS QUE TEM UM ÓTIMO PASSADO E PRESENTE.

  • Isabel

    Vamos Rodrigo Cunha tamo Junto!

  • Consigliere Alagoano

    .
    … APENAS UM GRANDE… DETALHE… R$

    Quem vai BANCAR isso ai? pq pra SENADO é bemmm mais CARO uma ELEIÇÃO…

    Hje em DIA… as CONTRIBUIÇÕES OFICIAIS, vão ser MINGUADAS, quanto as NÃO OFICIAIS….

    JBS, PETROBRAS, OAS, Odebrecht… estão LISOS!

    ** DICA do Consigliere Alagoano:
    Cunha, não é a HORA do SENADO, não vá neste MARKETEIROS de MIGUÉ!
    Sua HORA de ir pro SENADO, vai chegar, continue no trabalho de BASE, q fazer.

  • Rodrigo Rocha

    Cunha e Mendonça tem meu voto.

  • Luiz Henrique

    Sou Alfredo Gaspar e Rodrigo Cunha sem sombra de dúvidas. Renan, Biu e Téo acham que vão ganhar alguma coisa ainda é ? Que pena, o Lula também acha que vai ser presidente, a Dilma achou que ia concluir o mandato e o Gilmar Mendes acha que todo político envolvido em corrupção é inocente !!!! Vamos rir por que em 2018 tem muitos que vão chorar !

  • Ismar de Souza

    Se nada mudar na concepção moral do Dep. Rodrigo Cunha, eu voto nele até para coroinha.

  • DANIEL

    Adoro ver o povo se lascando nos postos de saúde e no HGE porque toda eleição fazem a mesma coisa . Votar em
    Corrupto!

  • Atento na política

    Alagoas precisa de Rodrigo Cunha no Senado. Os que lá estão apenas maculam a imagem de nosso estado e só pensam em favorecimento próprio.