Por unanimidade, a Segunda Turma do STF decidiu tornar o senador Fernando Collor  réu na Lava-Jato.

Ele havia sido denunciado pelo PGR Janot em agosto de 2015, por envolvimento em um esquema de desvio de recursos da BR Distribuidora, empresa vinculada à Petrobrás, no valor total de R$ 30 milhões.

Os cinco ministros que compõem o colegiado compareceram à sessão de hoje, dando continuidade ao julgamento iniciado na semana passada.

O primeiro a votar foi o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, seguido por Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Todos favoráveis à denúncia do Ministério Público Federal.

Um detalhe importante: dos oito denunciados, apenas três foram confirmados como réus e vão responder ao processo no STF. Além do próprio senador, o ex-ministro Pedro Paulo Leoni Ramos (o PP) e Luiz Amorim, diretor das empresas de Collor em Alagoas.

A nota de Collor

ASSIM COMO OCORREU NO PASSADO, SENADOR ACREDITA QUE TERÁ OPORTUNIDADE DE COMPROVAR DE NOVO SUA INOCÊNCIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) impôs, no julgamento de hoje, uma primeira derrota à Procuradoria-Geral da República, pois, dos nove denunciados, somente a recebeu em relação a três deles, ainda assim apenas em parte, afastando cinco de oito crimes imputados, tendo os Ministros da Corte, em decisão unânime, repudiado os excessos da acusação. Mesmo em relação ao remanescente da denúncia, a Corte apontou o absurdo da multiplicidade de acusações em relação a um mesmo fato, ressaltando que nessa etapa não fazia qualquer juízo quanto à existência ou não de crime. O senador acredita que, como no passado, terá a oportunidade de comprovar a sua inocência na fase seguinte do processo, colhendo, mais uma vez, o reconhecimento de sua inocência.

— 

Caça aos partidos: AA deve ficar com a direção do Podemos em Alagoas
Privatização da Eletrobras: Governo de Alagoas corre ao STF para receber R$ 800 mi pela CEAL
  • wal

    Oxi,FERNANDO COLLOR sempre trabalhou pensando no bem dos alagoanos…é só ver Maceió; só perde para a cidade do CANADÁ em melhor condições de vida para qualquer ser humano…
    Se a votação dependesse dos ministros: GILMAR MENDES, MARCOS AURÉLIO MELO e NAPOLEÃO,nosso collorido, estaria livre para roubar tudo o que ver pela frente.
    Santa injustiça…

  • giorgio

    Ainda resta uma esperança…

  • Rubens Mário

    É mais um réu cujo processo vai apodrecer nos arquivos do STF. Quem sabe a alma de mais esse “inocente” não será condenda lá no tribunal do inferno!

  • José Rodrigues

    Falta cassar e bloquear para sempre os bens dele até quitar as dívidas.

  • Eduardo Gomes

    Outrossim: Em vez do governo aumentar impostos;corte os salários dos parlamentares em 70%,ai daria para cobrir o déficit público.Fala-se muito em déficit previdenciário .mas o problema causador do déficit é pelo fatos dos clubes de futebol e as autarquias como: CEF.BB.E OS GRANDES CONGLOMERADOS DE GRANDESSÍSSIMA EMPRESAS;QUE NÃO REPASSAM OS TRIBUTOS INCIDENTES .

  • Lima

    Quase 40 anos na política, usufruindo desse sistema falido chamado democracia. Sistema esse que só tem um feito e uma certeza, tornar os políticos mais ricos e a população mais carente.
    Esse Senhor veio se elegendo da ignorância do povo Alagoano que trata político como uma representação de um DEUS, que vive em currais eleitorais e usam cabresto e que ler as matérias tendenciosa do seu jornal.

  • Bruno

    2 anos pra tornar-se réu, agora mais uns 8 anos (no mínimo) pra sair sentença deste julgamento.
    Brasiiiiil sil sil sil!!!!

  • JEu

    Já, já, o Gilmar manda arquivar o processo contra o collorido… é só esperar para ver… o STF tá vendido…

  • carlos

    Collor e Lula,são acusados sem uma única prova! Segundo seus advogados,assesores e fanáticos!

  • Thiago

    Luis Amorim, é um grande profissional e gestor! confiamos em sua honestidade.