Por pouco, os números da violência em Alagoas não ficaram abaixo dos 100 assassinatos em julho – mas chegaram perto.

É a maior queda registrada desde o governo de Téo Vilela, quando os homicídios no estado atingiram, com o crescimento do tráfico de drogas, os índices que colocaram Alagoas no primeiro lugar deste ranking sangrento.

A Secretaria de Segurança deve divulgar o relatório de julho nos próximos dias – o mês se encerrou ontem.

Com um detalhe: julho teve cinco finais de semana. Lembrando que domingo é o “dia estadual da violência”, quando crescem os homicídios.

A média de assassinatos em julho foi de pouco mais de três por dia.

Ainda é alta, mas já foi maior.

A estatística retoma a tendência de queda nos índices de violência em Alagoas, que se verificaram no início do governo de Renan Filho.

PMDB deve perder cinco deputados na Assembleia Legislativa
Município do Pilar terá a primeira Lei Anticorrupção de Alagoas
  • JEu

    Parabéns à SSP/AL… mas, principalmente, parabéns aos policiais, civis e militares, do Estado… parabéns ainda ao governo do Estado… finalmente alguma coisa boa para se comemorar: as vidas salvas… pois as que se perderam ainda representam um altíssimo tributo que o alagoano paga pela inexistência de políticas sérias nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer para crianças, jovens e adolescentes (principalmente os mais carentes) e na área de geração de emprego e renda, para combater os índices exorbitantes de desemprego, de fome e miséria… se temos algo para comemorar, podemos dizer que sim, porém os índices de violência e criminalidade ainda estão muito longe do que verdadeiramente representa uma sociedade pacificada, ordeira e observadora dos princípios mais comezinhos de educação e cultura… basta dar uma olhada nos índices de acidentes e incidentes no trânsito, que pouco ou quase nada representam para o estado de violência e beligerância que vige no seio social… quanto aos demais crimes: assaltos, roubos; violência contra a mulher, o idoso, as crianças, as minorias, etc, etc… então, se vamos comemorar alguma redução nos homicídios, vamos… porém, nem tanto assim… pois as polícias continuam trabalhando sozinhas, nos efeitos… as causas sociais continuam as mesmas… basta alguma coisa mudar (até o tempo chuvoso) e tudo volta a ser como antes (ou pior) no castelo de abrantes…

    • Joao TT

      JEu, … meus CUMPRIMENTOS entre CHUVA e outra
      … “Estamos tão acostumados a supor que o TRABALHO é a única GRAMÁTICA de reconhecimento SOCIAL
      … “que ESQUECEMOS que o desejo e a LINGUAGEM também definem a luta por RECONHECIMENTO.
      [JOVENS na guerra do tráfico de DROGAS: ensaio SEM resposta], Aline S M
      Um MESTRADO em Psicologia (USP), 215 páginas em 1,5 Mbyte GRÁTIS. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-11122014-095500/pt-br.php

  • ANA LUIZA

    Foi culpa da chuva.

  • Monteiro

    Acredito que o fato de o mês de julho ter menos homicídios, está mais relacionado às chuvas, pois as pessoas se deslocam menos que o normal e ainda não é um mês festivo. O que de fato se comprova ano a ano.

  • carlos

    É torcer e ser positivo,não só pelo fato das chuvas,que diminuem o movimento da população em lugares públicos e também o trabalho da policia preventiva no caso da militar e seria interessante que a civil fosse mais atuantes com trabalho de inteligência abortando os crimes premeditados!

  • wal

    Ele é o máximo. Com essa notícia os alagoanos já podem se considerar a população mais feliz do continente é como se todos os problemas,estivessem apenas nos n° de homicídios. Ou não tivessem:
    DESABRIGADOS, DESALOJADOS, PROBLEMAS NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO, NOS TRANSPORTES,
    NO LASER, NOS EMPREGOS, COM OS FUNCIONALISMO DO ESTADO. Se a roubalheira da grana do povo não existissem, e por aí vai…

  • Maria julia

    Cálculos mascarados pelas chuvas e pelo. E a superintendente socioeducativa? Piada pronta! Quem segura essa figura responsável por 35 fugas e um homicídio(dentro da unidade) só esse ano? Menores fazem vídeos todos os dias dentro da unidade em apologia ao PCC. Quem é o padrinho da figura que coloca socioeducandos para fazer ioga?

  • carlos

    Peço licença Ricardo Mota,para esclarecer !MITOS E VERDADES SOBRE ELEIÇÕES!

    SE MAIS DE 50% DOS ELEITORES VOTAREM NULO A ELEIÇÃO SERÁ ANULADA ?

    NÃO. OS VOTOS NULOS, E ASSIM COMO OS VOTOS EM BRANCOS,NÃO SÃO COMPUTADOS COMO VOTOS VÁLIDOS.DESSA FORMA ,A ELEIÇÃO SOMENTE PODERÁ SER ANULADA CASO MAIS DE 50% DOS VOTOS,NAS ELEIÇÕES MAJORITÁRIAS ,FOREM ANULADAS JUDICIALMENTE.EXEMPLO: O CANDIDATO VENCEDOR OBTEVE MAIS DE 50% DOS VOTOS E FOI CASSADO POR CRIME ELEITORAL.NESSA HIPÓTESE,A JUSTIÇA TERÁ QUE REALIZAR NOVA ELEIÇÃO NO PRAZO DE 20 A 40 DIAS E O CANDIDATO QUE DEU CAUSA NÃO PODERÁ CONCORRER NOVAMENTE.VAMOS ACABAR DE DAR INFORMAÇÃO SEM NENHUMA BASE DE CONHECIMENTO E ACIMA DE TUDO DO OUVI FALAR!

  • nivaldo

    Parabéns a PM,resta agora ao governo dar a reposição salarial que é de direito dos policiais,pois os índices positivos da segurança pública é o carro chefe da campanha política do governo.

  • joao pedro

    Acredito que é necessária uma valorização das polícias desse Estado que diuturnamente vem melhorando os índices de criminalidade em Alagoas, resultado esse que é único e exclusivo do empenho de profissionais abnegados ao serviço. Vale lembrar que tais resultados foram conseguidos apenas com a matéria humana do estado, sem auxílio de governo federal, forças armadas, força nacional ou qualquer outro modo de segurança publica que não aqui do estado. Vemos em outros estados a presença da força nacional assim como das forças armadas (exercito) e o resultado não sai a contento como aqui em Alagoas. O governador deveria valorizar esses funcionários que se doam a cada dia, seja essa valorização pela aprovação da lei de promoções que se arrasta por anos e ainda não saiu do papel, seja por promover o militar em tempo que se completa e adquiri o direito de subir de patente (existem casos de cabos de policia com 28 anos de serviço e uma única promoção em toda a carreira), ou seja essa valorização através do deficit de reajustes que não foram dados em anos anteriores no atual governo.

  • Waldir Santiago

    É lamentável achar que com 100 assassinatos no mês de julho, o governo achar que pode divulgar como menor índice. O que seria louvável seria não ter um número desse de vidas ceifadas.

  • carlos

    Caro Rubens Costa ! Não existe na lei eleitoral,que anulando mais 50%,dos votos será convocada outar eleições e os que foram candidatos não pode concorrer…É MITO

  • M.S

    Vamos ser honestos. Não houve ação real nenhuma que impactasse a contenção da violência, que apenas cresce nas ruas, distantes dessas estatísticas que beiram a sandice. O grande volume de chuvas durante o mês de julho, muito provável seja a única causa da redução na estatística. A única pessoa que podemos agradecer agora é São Pedro. Por nada.

  • Wellington

    Eu não tava querendo sorrir mas foi o jeito, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Eu sou um policial todas às vezes que vou trabalhar tem mortes kkkkkkkkkkk!!!!!

  • OBSERVADOR

    NÃO VAMOS TIRAR OS MÉRITOS DAQUELES QUE FAZEM A SEGURANÇA PÚBLICA EM ALAGOAS. E O FAZEM MOENDO AS TROPAS COM EXCESSO DE CARGA HORÁRIA TRABALHADA, ALÉM DE TOCAREM O BARCO COM UMA POLÍCIA CIVIL DESPEDAÇADA, TANTO HIERARQUICAMENTE, COMO POR FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO. OU SEJA NADA MUDOU EM TERMOS DE ESTRUTURAR AS POLÍCIAS E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS. APENAS HÁ UMA ABNEGAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA SEM QUE HAJA MERITOCRATICIA. RESUMINDO: AS CHUVAS FUNCIONAM COMO ÓTIMA FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA. OXALÁ, O INVERNO SE ESTENDA ATÉ DEZEMBRO. NESTE CASO, PONTO PARA O GOVERNO.

  • carlos

    MITOS E VERDADES SOBRE ELEIÇÕES!

    Se mais de 50% dos eleitores votarem nulo a eleição será anulada ?

    NÃO.Os votos nulos,assim como os votos brancos,não são computados como votos válidos.Dessa forma,a eleição somente poderá ser anulada caso mais de 50% dos votos,nas eleições majoritárias, forem anulados judicialmente.Exemplo: O candidato vencedor obteve mais de 50% dos votos e foi cassado por crime eleitoral.Nessa hipótese, a justiça eleitoral terá que realizar nova eleição no prazo de 20 a 40 dias e o candidato que deu a causa, só somente ele não poderá concorrer novamente! Quero alertar,que deixar de votar ,tanto em branco ou nulo é perder a oportunidade de escolher seus representantes,delegando a outros que vendem o seu voto de escolher esta anarquia ,que se estalou no Brasil e valorizando os que compareceram e terão proporcionalmente maior peso!

  • carlos

    Quem tiver suas dúvidas e achar que estou enganado é melhor pesquisar no site do TSE,para não perder tempo,sem base nenhuma! Me refiro ao comentário de MITOS E VERDADE SOBRE ELEIÇÕES…ABAIXO O CORONELISMO….

  • carlos

    KKKK,Comentários,sem pé e sem cabeça! O governador Renan Filho e o Secretário de Defesa social,ao se levantar pela manhã…Vão logo cantando Chove chuva,chove sem parar…

    • Antena Ligada

      É verdade! E a chuva também é uma boa desculpa para as obras que o mininim nunca conclui. Governinho enganador!!!

  • sertanejo cagota

    Em compensação os 81 +513 roubaram que só a pexte.

  • Arhur Coimbra

    Vários acontecimentos foram formadores para esse indece de homicidios, como o tempo de chuvas no nosso Estado.
    Mesmo tendo os PMS do Estado, um trabalho heroico .