A frase é atribuída a Magalhães Pinto, ex-governador de Minas, um dos nomes civis mais importantes da ditadura militar – e banqueiro. Dizia ele que “política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. O cenário que se imaginava há uma semana em Brasília mudou em relação à situação do presidente Temer.

A expectativa geral era que o TSE iria cassá-lo na próxima terça-feira, dando a ele uma saída honrosa do Palácio do Planalto. Tamanha era a desmoralização a que chegou o principal mandatário político da República brasileira. A desmoralização continua, é a mesma, de Temer conversando com o réu confesso Joesley Batista, à noite, no Palácio jaburu, com um conteúdo de fazer inveja aos hóspedes do Baldomero Cavalcante.

O que mudou foi a direção dos ventos dentro do Tribunal Superior Eleitoral, onde a bancada do governo hoje é, de novo, majoritária. A expectativa agora é de que Dilma Rousseff seja inocentada do uso de dinheiro sujo na campanha de 2014 porque os ministros precisam inocentar o vice que virou presidente (em nome do mercado).

E são assim, os tribunais – todos -, decidindo sob forte pressão política, embora com uma retórica jurídica que é só retórica. No final das contas dá no mesmo.  O jogo foi virado, lá em Brasília, esta semana, com o auxílio luxuoso do ex-presidente José Sarney, espécie de vampiro da vida política nacional, que flerta com a imortalidade, antes que lhe atinja uma metafórica bala de prata.

E por mais que façam iracundos e contundentes discursos pela saída de Temer, partidos considerados à esquerda no espectro político brasileiro – PT, PC do B e assemelhados -, torcem com DEM PSDB, PP e PMDB para que Temer fique até 2018, quando se realiza a eleição presidencial.

Uns ainda acham que têm o que tirar do atual governo. Outros apostam que quanto pior ficar a situação do país, melhores eles chegarão à eleição presidencial.

Era uma vez uma abstração chamada povo brasileiro.

Rui Palmeira: "Os partidos todos estão na lama"
Parlamentares de Alagoas ignoram a tragédia da chuva
  • jose cicero

    eh, eh, eh, eh… se não fosse trágico, seria engraçado.

  • Marcos

    RESUMO DA SEMANA: Moraes pede vista no caso do foro privilegiado, Gilmar vai mudar o voto sobre prisão em segunda instância e a chapa DILMA/TEMER será declarada inocente de receber caixa 2. Coincidentemente empresário alagoano inaugura o disk bosta, cujo serviço não atende aos casos descritos anteriormente.

  • José Adelfo Dantas Chaves

    É tudo tão nojento que tenho medo de me contaminar só de falar alguma coisa.

  • Joao TT

    Xô IN-felicidades acarpetadas, coUsas do CAPETA:
    – um Depu FEDE preso em MAIO por R$ 500 mil numa MALA, Rodrigo LOURES (pmdb-PR);
    – o EX-Mini Justiça, DEMITIDO retorna à Depu FEDência, Osmar SERRAGLIO (pmdb-RS);
    – e o senador EUNÍCIO OLiveira (pmdb-CE),
    CONDECORADOS a 21abr17, Dia de TIRADENTES Inconfidnte pelo Conselho da Ordem de Rio Branco: Grão MESTRE – Presidente da RÉ-pú-TRIDA, mais um SINISTRO (Relações Exteriores) e 3 (três) assessores disso e daquilo. [F Amorim d´UOL]
    02jun17, https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/06/02/rocha-loures-ganhou-medalha-do-planalto-uma-semana-antes-de-mala-com-r-500-mil.htm
    Estes @mig@s, parlamentares do PMDB receberam HOMENAGENS de Temer em casa:
    * MULHER, Vc vai gostar – Tô levand´uns AMIG@$ pÁ conversÁ
    – Salta CERVEJA estupidamente gelada p´um batalhão – ÁGUA no feijão.
    [FEIJOADA Completa em 2min48 – 1978], C Buarque
    http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/feijoada-completa.html

  • Há Lagoas

    Ricardo, me perdoe pelo desabafo, e compreenderia perfeitamente se você não desejar publicar meu comentário.
    Digamos que a nossa República é uma meretriz de quinta, além de ser violentada por seus cafetões – ainda paga para ser sistematicamente violada por aqueles que deveriam ser os guardadores de sua honra. Resta aos seus pobres filhos o vitupério de ver sua pátria jogada na sarjeta juntamente com sua honra maculada.
    Nosso Brasil já cheira mal, só nos resta enterra-lo…

  • Mário

    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.(Rui Barbosa).

  • Ramikla

    Políticos corruptos no Japão, a vergonha os afasta e muitos até cometem o haraquiri, o suicídio. Aqui os políticos corruptos são referências de sucesso e poder, por isso são confraternizados e festejados por onde passam. Se fossem tratados feito leprosos bíblico, talvez esse país tivesse conserto. Aqui em Alagoas é pop star, dá até autografo por onde passa. Viva Getúlio, o politico que teve vergonha e saiu de cena honradamente. Lula e Aécio bem que podia seguir o exemplo.

  • JEu

    Concordo plenamente com vc, Ricardo, quando diz que a justiça brasileira (com todas as letras minúsculas… por não ter tipo menor…) é só pura “retórica”… uma verdadeira mansão messalina… onde tem mais “prazeres” quem “paga melhor”… (com raríssimas exceções)… e ainda tem gente que vive falando desta ou daquela teoria do “direito”… é pura perda de tempo… ou o povo toma as rédeas do país ou, como disse Há Lagoas, só nos resta criar milhares de valas comuns para o povo brasileiro… é tudo muito triste, mais é a verdade que ressalta de tudo o que aí está… e ainda tivemos um pequeno vislumbre de esperança na justiça quando a Ministra Carmem Lúcia disse que era preciso resgatar a imagem da justiça para que o povo não perdesse de uma vez a confiança nas instituições e poderes (sejam quais forem) da Ré-pública brasileira…

  • wal

    O dono do Brasil, RENAN PAI CALHEIROS,quando chamou um JUIZ FEDERAL, DE JUIZECO,o que o juiz fez ??????

  • Eduardo Santos

    Como Charles De Gaulle falou “O Brasil não é um país sério”.
    Definição mais do que certa.

  • sertanejo cagota

    Ricardo, será que para esse Temer ser preso, bem como outros iguais a ele, eles tem que roubar galinha, é?

  • Luiz Antonio

    “Dilma caiu por causa do mercado”…e eu na minha inocência achando que foi pelas “pedaladas” , pela incompetência,por ter quebrado a Petrobrás, permitido e se locupletado da roubalheira ali instalada,pelo caixa dois, pelas contas na Suíça e pelo desemprego, ah meu Deus, como sou desinformado, ou coxinha, preciso ler mais este blog, muita isenção e independência jornalística juntas!!

    Resposta

    Com a sua divina ajuda e do ‘deus mercado’ teremos o Paraíso na Terra.

  • joatas

    Num país onde há pessoas, e não são poucas, que veem inocência em Lula, Dilma, Temer, Aécio, Renan, Collor, Beltrões, etc., ou que simplesmente não se importam com sua culpa na hora do voto, começo a achar que certo são os que acreditam em Papai Noel.

  • ARMANDO

    A verdade é que, enquanto uns choram, outros vendem lenços.