Brasília é produto do voluntarismo de Juscelino Kubitschek, o “artista do impossível”, na definição de Cláudio Bojunga. Foi JK quem inaugurou a capital do país, em 1960, tornando-a, de fato e de direito, centro do poder.

E foi na construção de Brasília, conta o jornalista e escritor Flávio Tavares, no excelente O dia em que Getúlio matou Allende, que as empreiteiras começaram a ganhar corpo, até que se transformassem em grandes assaltantes dos cofres públicos.

O resto da história não registra muitos acontecimentos dignos de comemoração.

Já no ano seguinte, em 1961, o sucessor de JK, Jânio Quadros, renunciou motivado por supostas ‘forças ocultas’, que atuariam em Brasília, sete meses depois de assumir a presidência. O vice dele, João Goulart, foi derrubado três anos depois pelos militares, que nos empurraram goela abaixo cinco generais no comando da nação.

O primeiro presidente pós-ditadura, Tancredo Neves, morreu antes de assumir o cargo em Brasília, deixando o notório José Sarney onde ninguém imaginava que ele pudesse chegar.

A capital da República recebeu, em 1990, o primeiro presidente eleito na nova democracia: Fernando Collor, que não sobreviveu ao impeachment.

Depois de duas experiências exitosas – FHC e Lula -, aconteceu o segundo impeachment, abatendo a primeira mulher presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff. Até que chegamos aos tempos temerários, que já se anunciam na iminência de mais um final traumático.

Não é pouco, mas não é tudo.

Os governadores do Distrito Federal, onde brilha Brasília, reproduzem o pior do modelo da política nacional. Joaquim Roriz, que administrou por quatro mandatos o DF, está impedido pela lei da Ficha Limpa de disputar eleições, tão sujo é o seu currículo. Dos sucessores de Roriz, dois estão presos – José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz.

É demais para uma cidade reconhecida como ‘patrimônio cultural da humanidade’: lá se concentra a elite do poder no país – o que temos de melhor e de pior.

Eu não acredito em forças sobrenaturais, mas se há maldição em Brasília, ela vem dos homens.

 

Collor deixa de ser nome de avenida em Traipu
Renan acha que Temer deixa a presidência até a próxima semana
  • JEu

    Para mim, também não existem forças “sobrenaturais”, pois que tudo está na natureza… “há mais mistérios entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”, disse um dia um escritor e filósofo… porém, para tudo o que existe nesta terra, de bom e de ruim, o homem há que participar por vontade própria (já que não há maldade nos desastres naturais, pois não há maldade e sim uma consequência lógica das forças que a regem)… Quanto a Brasília, lembremos de Sodoma e Gomorra… tantas foram suas corruções que as próprias forças da natureza se descontrolaram em consequência dos mesmos hábitos corruptos dos seres ditos humanos, que terminaram por destruir aquelas cidades e seus moradores… (acreditemos ou não)… Assim, creio que Brasília está fadada à destruição, talvez não por reação de forças descomunais da natureza (muito embora não possa afirmar definitivamente) mas, com certeza, pelas forças insidiosas da corrupção e da imoralidade em todos os sentidos que impera na “aura” invisível daquela urbe… enfim, concordo que a maldição que há em Brasília vem, realmente, dos homens (e mulheres) que vão para lá praticar todos os atos corruptos contra a sociedade brasileira, que também tem seus maus hábitos e, portanto, também é responsável pelo que acontece em Brasília como em qualquer lugar do território brasileiro… Li, alhures, que, para acabar com o erro e a maldade no mundo torna-se necessário não apenas que se editem leis proscrevendo o mal, mas “que o horror ao mal habite o coração do homem”…

  • Paulo Rocha Mota

    Caro Ricardo,

    A renúncia de Jânio Quadro, ocorreu em 25 de agosto de 1961.

  • ANA LUIZA

    Enquanto isso RENANZINHO mantém indiciados pela PF comandando importantes setores do seu governo.

  • Joao TT

    Do criador da BrasíLHa AMARELA dos Mamonas (1990’s),
    o JINGLE da campanha de JK (1955) em 2min 44s: hômI pá TRApAIÁ!
    De inspiração FASCISTA pós Getúlio (1882-1954). EmbaJUlado em sub-COMARCAS (ESTRELA radiosa 1817). Das comarcas SERVIS ao Golfo de Graciliano (1892-1953).
    * GIGANTE p’próprA natureza há 400 anos a dormir:
    – 21 estados [hj 27] t’@s filh@s: vem lutar, traBaIá!
    * Ao @-mund’intêrU Q nUs KérY dominar:
    – U BraZil pertenc’Us braZilêrU, um hômI pá TRApAIÁ
    * Um’ESTRELA radiosa neste CÉU azul de anil:
    – BANDÊRA glorÓZa pÁ salvá’$te BraZil inzoÑerU.
    * JK é o hômI vem de MINAS das bateias do SERTÃO (1902-1976)
    – JK, JK é o hômI – patriota é noss’Irmão, é U nôMY:
    * Vamos p’urnas POVO democrata, GENTE varonil JK, JK, JK!
    – JK pÁ presidente do BRASIL! [Jingle 1955], © Marco Eusébio
    http://www.marcoeusebio.com.br/coluna/jingle-da-campanha-de-jk-a-presidencia-em-1955/50

  • amorim

    Maldito são os que ali fazem morada, aliás, “ingênuos” uma palavra muito em voga nesses dias, temos um presidente declaradamente ingênuo e um senador também ingênuo, ladroagem virou ingenuidade, quanto cinismo! Brasilia é obra de políticos, construída estrategicamente para abrigar temporariamente essa corja de ladrões disfarçados de democratas arrotando poder e recursos advindos das negociações escusas. Nosso solo é abençoado, porém, seus moradores, são apenas passageiros. Em todos os aspectos, independente de ideologia, começo e fim para todos.

  • Observador

    RENAN PRESIDENTE!!!

    • David

      Deus nos livre de tamanho mal! Acha pouco o inferno que o Brasil já vive? Hipocrisia!

  • BRASÍLIA NÃO!

    BRASÍLIA NÃO, POLÍTICOS MALDITOS!!! E O RESTO DA HISTÓRIA NÃO REGISTRA MUITOS ACONTECIMENTOS DIGNOS DE COMEMORAÇÕES? NA ESCOLINHA DO PROF. RAIMUNDO HÁ CONTROVÉRSIA PORQUE CITA O COMPORTAMENTO DO ‘PIB’ ASSIM:
    + 5,3% GETÚLIO.
    + 5,1% JUCELINO.
    +12,0% MÉDICI DE GOELA ABAIXO!!!
    +10,0% GEISEL DE GOELA ABAIXO!!!
    + 9,8% FIGUEIREDO DE GOELA ABAIXO!!!
    + 5,0% SARNEY.
    + 4,0% COLLOR.
    – 3,9% FHC.
    – 4,3% LULA.
    – 5,2% DILMA.
    COMO GRANDES OBRAS DE GOELA ABAIXO:
    PONTE RIO-NITERÓI!!!
    HIDRELÉTRICAS ITAIPU/TUCURUÍ/BALBINA!!!
    TRANSAMAZÔNICA!!!
    ANGRAS 1, 2 E 3!!!
    FERROVIA DO AÇO!!!
    E HOJE IMPERA NO TOPO DA CORRUPÇÃO EMPRESÁRIOS & POLÍTICOS DESONESTOS, TÁ PIOR Q/64 E AS HIENAS POLÍTICAS ESTÃO COMENDO OS ESTERCOS, EXCREMENTOS PRODUZIDOS POR ELES!!!
    SAÍDA ÚNICA: INTERVENÇÃO COM INTERVENTOR CIVIL CAPAZ DE ESTANCAR OS ROUBOS, CORRUPÇÕES GENERALIZADAS E RETORNAR A CONFIANÇA DOS BRASILEIROS NAS INSTITUIÇÕES!!!
    SDS/DEMOCRATAS.
    Domingos Correia

  • carlos

    Que venha uma eleição indireta para uma saída para o país.Um nome 100%,analisado que não tenha envolvimento com propina

  • COXINHA ARREPENDIDO

    Estou arrasado. Aécio é um corrupto? Então os petralhas tinham razão? A turma deu o golpe para roubar mais e barrar as investigações? A FRIBOI não é do Lulinha?Quer dizer que eu ficava enchendo o saco dos meus amigos esquerdopatas por um TRIPLEX que não existiu? A irmã de Aécio está mesmo na cadeia? Se fosse um país sério o Temer deveria estar vendo o sol nascer quadrado? O Moro não é herói nem de revista de quadrinho?
    Meu Deus! Quanta vergonha! Estou arrependido!

  • POVO ALAGOANO

    RENAN CALHEIROS PRESIDENTE JÁ EM 2018!!!! VICE RENAN FILHO,E PARA MINISTRO DA JUSTIÇA Fernandinho. ESSE É MEU VOTO MEU CARO RICARDO.

  • sebastiãoiguatemyrcadenacordeiro

    FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO INTERNAUTA JEu. FOI MAGISTRAL NESSE COMENTÁRIO ! NADA A ACRESCENTAR. . .

  • Thiago

    Um fato interessante ocorreu ontem, foi só vazar a conversa entre o jornalista Reinaldo Azevedo (Veja) e a irmã do Aécio Neves – Andréa Neves, que finalmente (sem generalizar), a grande imprensa se manifestou contra o abuso cometido, ante a liberdade da informação e sigilo da fonte. Até segunda-feira, em regra, podia tudo. Mesmo com o alerta “até ser em você, um filho, etc”. Quando se condena eventuais abusos, ainda que contra investigados/acusados, não está defendendo “bandido”, mas sim a defesa da legalidade. Lá atrás pelo visto, ainda não foi um “santo aviso”, mas sem dúvidas, o evento de ontem foi um santo remédio!

  • Joseph Patavio

    Brasília não é maldita.
    Os políticos transformaram-na em um abrigo de usurpadores do erário, paraíso da impunidade.
    Alguma coisa muito forte e séria tem que acontecer para freiar esse gigantesco carrossel lotado de podridão doentia.

  • Claudio

    Brasilia atual: Congresso desmoralizado tem muito Cacique pra pouco Indio, o resultado disso ja sabemos onde vai dar, a unica solucao hoje seria a dissolucao do Congresso junto com o Poder Executivo, como nao somos Parlamentarista essa solucao nao existe, estamos fadados a sangrar até 2018 nas eleicoes, com esse modelo Presidencialista que existe em toda a America Latina. Por favor se alguem conhece algum país Presidencialista que funcione bem, fale? So nao vale os EUA com o Trump?

  • Cássia

    O pior é saber que nós colocamos estas pessoas lá.

  • Frederico Farias

    Melhor acautelar-se e, no caso de Brasília, ficar com Cervantes: “Yo no creo en brujas, pero que las hay las hay”.

  • Henrique Moura

    Caro Ricardo, me permita uma sugestão para o título do post: Brasília, o retrato do Brasil!

  • carlos

    De Coxinha arrependido você não tem nada.De esquerdopatas tem muito haver com este papo de botar boi pra dormir! Direitopatas ,é invenção de petistas caviar!O povo de verdade,que tem responsabilidade com os seus filhos e clama por uma sociedade mais justa ! Pede cadeia para Lula,Aécio,Dilma,FHC,Renan…E muitos…Porem só temos um Temer,na presidência por culpa,somente culpa do PT,caviar que esqueceu o discurso contra a corrupção e a adotou como regra pelo poder

  • Lima

    Os políticos brasileiros são os maiores criminosos desse país, nenhum homem honesto se mantem na política suja que chamamos de democracia. Os crimes cometidos por eles tem como cúmplice principal o eleitor, que vende o voto, que brinca de responsabilidade de escolher seus representantes.

    Essa herança sera duradoura, não vai mudar nas próximas décadas. De pai para filho, de filhos para netos, seguimos assistindo a toda robalheira que acontece há anos.

    As câmaras municipais são a porta mais fácil para a entrada dos filhos de políticos tradicionais, como forma de perpetuar o poder da família.

  • carlos

    AMANHÃ O PREFEITO SE REÚNE COM OS SINDICATOS,QUE É INFESTADO DE PETISTAS QUE DEVE REJEITAR OS ARGUMENTO DO PREFEITO DE REAJUSTE OU NÃO INDEPENDENTE O VALOR A SER APRESENTADO! POREM SE CALA EM RELAÇÃO AO ESTADO DO GOVERNADOR RENAN FILHO!MOTIVO RENAN PAI,MANDA NA TURMA SINDIPREV,CUT E ETC..

  • Luiz Antonio

    Agora os achacados viraram “assaltantes”?? Que beleza de raciocínio!! Se as em presas não se submeterem as condições dos gestores, especialmente do PT, a maior quadrilha política dos últimos 50 anos, não vencem licitação nenhuma, nem constroem nada para governo nenhum! Por isso que parei de ler isso aqui faz tempo…

  • ALADROAS

    Era para fazer com Brasília o que Nero fez com Roma.

  • Anfilófio Torres

    Coxinhas, não caiu a ficha não? Cunha, Aécio, Irmã de Aécio… seus ídolos , são tudo bandidos.

    • Luiz Antonio

      E os seus heróis não morreram de overdose…estão na cadeia mesmo…Dirceu, Vaccari, Delubio…aguandando o mentor só, e o poste também!

  • carlos

    Concordo com a observação Anfilófio Torres,só teve preguiça de digitar os ídolos dos petistas Jose Dirceu,Palocci,Lula e Dilma,que tem se destacado tão bem como os bandido dos coxinhas…