Esta é uma semana decisiva para os servidores públicos do Estado e da prefeitura de Maceió.

O governador Renan Filho prometeu divulgar o percentual de reajuste do funcionalismo e a forma – parcelada – como ele será concedido.

A referência para o Palácio República dos Palmares continua sendo a inflação do ano passado – 6,29% -, mas o reajuste pode ser menor, a depender da posição da prefeitura de Maceió em relação à folha de pessoal do município em 2017.

O prefeito Rui Palmeira já adiantou que no próximo dia 25 – quinta-feira – vai apresentar os números da Fazenda Municipal, para entrar na fase final de negociação com os servidores.

O governo tem usado como estratégia de comunicação as idas e vindas na definição do percentual de reajuste do funcionalismo, para que o anúncio quase impacto positivo.

A situação não está fácil para ninguém: governos estaduais e prefeituras tentam manter minimamente seus pagamentos em dia, principalmente em tempos de arrocho em Brasília.

Mas é inegável o prejuízo para os trabalhadores no serviço público, que já não parecem ter mais fôlego para suportar a queda no poder de compra dos seus salários.

Seria importante – e até uma prova de maturidade – que a disputa eleitoral do próximo ano fosse deixada de lado nesta questão.

Talvez seja pedir demais.

Tribunal Federal mantém bloqueio de R$ 10 milhões em bens de Biu e Arthur Lira
As delações da Friboi revelam muito sobre o que ainda somos
  • wal

    Todos os funcionários públicos, tem que terem vergonha em suas caras e não deixar-se enganar com esse amento, que não é favor é obrigação; que na verdade é uma continuação das safadezas que vem por aí, principalmente dos CALHEIROS, RENAN-PAI, FILHO e TIO. Não vejam isso como reajuste, e sim como um cala boca, vocês já erraram elegendo RENAN FILHO,um javajatável.
    SIMPLES ASSIM…

  • JEu

    Concordo que o reajuste previsto na CF/88 dos funcionários públicos não deveria ser assunto de concorrência política, como vem sendo tratado, principalmente, pelo governo do Estado… é mais uma prova da falta de coerência e do desrespeito à lei maior da nação, além do não cumprimento da lei estadual aprovada no governo do Vilela dada pelo Reinãozinho… e isso, com certeza, vai custar muito caro para o clã dos Calheiros nas eleições de 2018… É só o Rui anunciar um percentual superior a 7% e a casa dos Calheiros cai de uma vez por todas…

    • Lima

      Como é que você fala uma coisa dessa natureza,o prefeito jamais dará 7%, ele o ano passado só deu 4,5% e dividido. Só se for para você porque para os servidores jamais dará!

  • wellington

    Enquanto os planos de saúde subiram 13,57% em 2016 e agora 13,55% em 2017, o governo do estado deu em 2016 0% de reajuste e está pensando em dar menos que 6,29% em 2017. É a desdem que o funcionário público estadual merece. sem falar no reajuste escolar, que tem impactado fortemente nos custos das famílias. Enfim, não gastará com o funcionalismo mas terá mais despezas com o SUS pois os planos de saúde estão sofrendo uma debandada nunca antes vista, já que quem pode pagar???

  • Fernando

    Só uma expressão: FALTA DE RESPEITO!Isso resume a postura de nossos governantes para com os servidores públicos. E como ter serviços públicos de qualidade com servidores desmotivados? Desacreditados e desrespeitados pelos próprios gestores… Triste realidade desse Estado governado por filhinhos de papai!

    • nilton

      Temos que tirar essa elite nojenta do poder e colocarmos gente do povo pra governar esse cabaré.

  • Nunes

    Esse políticos dee carreiras não tem interesse em representar as necessidades dos trabalhadores e a população. Vamos mostrar nas próximas eleições. Vamos Acordar.

  • MARWEY

    Pelo que entendi, as propagandas não param nos veículos locais de comunicação, basta-se ligar a televisão ou o rádio, o governo está trabalhando, e construindo. Contudo, o governo precisa do apoio incondicional da prefeitura para que seja dado o que o servidor merece. Prefeito ajuda aí, pelo menos 10% todo, já iria ajudar o governo a definir o percentual…..(!)

  • EDMILSON ROCHA

    Estamos mais uma vez no aguardo de nossa data base; que na forma da Lei deveria ser no mês de janeiro, em 2016 foi implantada no mês de outubro, não sabemos em que mês será em 2017; lembrando que estamos próximo das Eleições Eleitoral e Sindical.

  • Sinval

    Meus amigos deixem de ser idiotas, hoje estamos reclamando guando chega a eleição o povo se esquece de tudo.

    • nivaldo melo

      o governo poderia dar um aumento de salario de acordo com o aumento da arrecadação que aumentou nos ultimos anos.
      tanto no estado quanto no municipio.

  • jesimiel dos santos silva miel

    acho que estamos ferrado com esses políticos, ou a gente toma uma atitude ou será mais um ano de sofrimento.

  • Sandro Oliveira

    Hoje na prefeitura tem:
    *funcionários concursados.
    *prestadores de serviços terceirizados.
    *serviços temporários.ex.(educação e semas).
    *aposentados que continuam trabalhando porque a prefeitura não depositou o fgts.
    *os comissionados que tiveram aumento no começo do ano em mais de 40%.
    Essa indecisão toda para dar o aumento aos funcionários apenas concursados.

  • robson silva

    Atitude desses 2 politicos refletem sua filosofia de governo, ou seja, se o prefeito der 5% eu (governador) dou 6% e com isso ganho mais votos na disputa com o prefeito nas proximas eleições. Dois politicos sem compromisso nenhum com o funcionalismo público. Proximas eleições continuem votando nessas figurinhas!

  • Mário

    Parece que o reajuste do servidor público virou leilão. O último lance está em 6,29%. Quem dá mais dou-lhe uma, dou-lhe duas e dou-lhe três. Ferrado. Isso é uma vergonha (Boris Casoy), smj.

  • Wellington

    não tem o que falar sobre politicagem

  • Wellington

    No tempo do Ronaldo lessa, Teotônio Vilela prestem atenção e a mesma conversa isso cansa.

  • mario jorge

    O problema não e da o aumento. O problema e pagar a folha em dia. Se de um aumento de 10% e não pagar a folha o que adianta. Estamos em uma crise financeira em todos os Estados. Receber em dia ja e um bom negócio e esse papo de aumento vem desde Suruagy quando ele passou oito meses sem pagar e ai por diante e a mesma coisa todo Governo não vem de agora não. Com essa crise política não tem nada de bom neste pais so Deus. Mais o tempo e o senhor da verdade. Esse nunca falhou.

  • Moacir

    É os servidores estaduais se unirem greve geral

  • Adriano

    Desse jeito é melhor os funcionários do Estado negociar aumento salarial com o Prefeito Rui Palmeira. Vergonha!

  • Lucilene

    Mas para manter as benesses aos seus colaboradores não há nunca falta de recursos! Servidores públicos precisam reforçar as lutas de cada categoria. A situação é grave, greve é a resposta!!!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    DOAR MIGALHAS OU ÓBOLOS PARCELADOS AFRONTAM À LEI MAIOR
    Joilson Gouveia*
    O anunciado reajuste parcelado dos subsídios (os quais já estão bastante defasados e atrasados) dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas da Administração Direta Estadual, soa como oprobrioso acinte, inescrupuloso escárnio e desbragado desdém ou afronta infensa à Carta-Cidadã, a qual jurara cumprir, respeitar e fazer cumprir, sem falar que há dois anos ou mais que descumpre-a, sobretudo ao não honrar e quitar aos 7% restantes e acordados pelo antecessor e, também, os precatórios dos briosos castrense estaduais.
    Ademais, o Art. 37, incisos X e XI c/c o Art. 40, §8°, todos da CF/88, são bastantes claros quanto aos REAJUSTES ANUAIS dos subsídios dos servidores públicos da Administração Direta, na assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices, conforme se pode inferir, a saber:
    • “X – a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do Art.39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;”(Regulamento)
    • XI – a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal;”
    • §8º Observado o disposto no Art.37, XI, os proventos de aposentadoria e as pensões serão revistos na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo também estendidos aos aposentados e aos pensionistas quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão, na forma da lei.
    Depreende-se, pois, de tais dispositivos suso transcritos que não há falar em parcelamento ou divisão dos índices dos legais reajustes anuais lineares aos servidores ativos, inativos e pensionistas, tampouco que dependam da magnânima bonomia samaritana do suserano temporário no Poder Executivo, é mandamento constitucional que independente da samaritana doação ou concessão minguada em parcelas.
    Parcelar os reajustes é descumprir “parceladamente”, reiterada e continuadamente aos preceitos constitucionais, onde descumprir lei é crime de responsabilidade de quem desdenha, espezinha ou menoscaba preceitos fundamentais, sendo, portanto, passíveis de incontinenti processo de impedimento da autoridade coatora; ou não?
    Demais disso, alguns governos tem olvidado aos índices oficias inflacionários e até mesmo ao IPCA quanto aos reajustes anuais, nas mesmas datas e idênticos índices que devem ser reajustados sempre acima dos referidos índices, para recuperação das perdas salariais.
    Parcelar o reajustes é descumprir a lei!
    Não queremos óbolos; queremos nossos direitos assegurados, pura e simplesmente!
    Chega de engodos!
    Abr
    *JG

  • Luzia

    Nesse Brasil, todo gestor público passa os quatro anos de mandato lamentando crise.

    São abnegados corações bondosos que gastam milhões de reais em campanha com o objetivo de se elegerem para administrar uma máquina pública falida em prol do povo.

    Devemos ser gratos…

  • Mota

    Nossos governantes brincam com os servidores públicos e a culpa é dos próprios servidores públicos do estado e município, quando vão as urnas e elegem políticos desses tipos para governador e prefeito. Todo funcionário público merece o chefe que tem.

  • carlos

    Quando o homem,perde o sentido de humanidade e vê a vida como o poder acima de tudo! assim vejo o governador Renan Filho,um jovem gestor que age sem se preocupar se as suas ações vai fazer o bem ou mal!O que importa é ele de dar bem….

  • carlos

    Joilson Gouveia,parabéns onde você coloca a constituição no seu Art,37,inciso X e XI da constituição federal e o governador nunca cumpre se este artigo fosse para tirar alguma vantagem do servidor com certeza o gestor era rápido no gatilho,com argumento que não podia ir contar a lei magna….Lei no Brasil,se cumpre quando é para lascar com o mais pobre!

  • oliveira

    pagamento do servidor nao é favor e obrigacão não venha com essa conversa de se comparar com outros estados ou desculpa esfarrapada

  • Wellington

    Porque tudo pode ter um aumento, menos os funcionários públicos o dinheiro defaso já era todos os brasileiros pobres não tem poder aquisitivo mas caramba.

  • tania

    Ricardo, onde trabalho tem servidores do nível médio pedindo ajuda para comer……vergonha!!!Trabalho no Hemoal!