Seguindo as críticas do Papa Francisco à política econômica e social do governo Temer-Meirelles, a Arquidiocese de Maceió resolveu manifestar publicamente apoio à greve geral da próxima sexta-feira – a posição da Igreja Católica em todo o país -, lembrando até os tempos de combate à ditadura militar.

E, felizmente, vivemos numa democracia.

Ainda que nem o mais inflamado e crédulo sindicalista acredite numa paralisação total no Brasil – afinal, não somos a Argentina -, as manifestações de sexta-feira põem à prova alguns atores importantes do teatro político nacional: a começar pelo próprio movimento sindical, que vem perdendo força e representatividade ao longo dos últimos anos, quando foi estatizado e só demonstrou musculatura no serviço público de estados e municípios governados por oposicionistas ao governo central.

A ocupação das ruas, com manifestações massivas, como é possível acontecer, pode por um freio, um limite, no pacote de maldades do governo Temer-Meireles. Mudar as leis trabalhistas em plena recessão, com quase 14 milhões de desempregados, é tirar sangue de anêmico. É admissível, sim, discutir até a flexibilização provisória da CLT para pequenas e médias empresas, sem que isso signifique jogar na lata do lixo – como quer o governo – a única proteção para a maior parte do povo brasileiro.

Já defender a Reforma da Previdência como se ela fosse o maior problema do Brasil, sem tocar nos lucros dos bancos, que aqui alcançam patamares que os países mais ricos rejeitam e até criminalizam, é um discurso cínico e impiedoso.

Principalmente numa República em que o presidente acidental se aposentou aos 55 anos de idade.

A maior parte da bancada de Alagoas, pelo menos até agora, ameaça aprovar o pacotaço Temer-Meirelles (seis votaram contra a Reforma Trabalhista). O que custará para nós não é difícil de imaginar.

E eles, os parlamentares reformistas, que paga terão?

Prefeito Rogério Teófilo ainda não se acertou com a Câmara Municipal
Governo já negocia empréstimo de R$ 600 milhões para infraestrutura
  • Joao TT

    Benza DEUS! … antes sexta que NUNCA: 28abr17 – vamos LÁ!!!
    UNS parecem esquecer do tiro pela CULATRA nestes tempos outros com INVESTIGAÇÃO da Polícia Federal e disposição JUÍZES e promotores mais PROCURADORES pra fazer JUSTIÇA antes que retrocedamos à marolinha demo-CrôTA 1964-1985 de triste memória!
    Ao fundo do poço dos 1960 e 1970´s das PROPINAS a intermediários de negócios c´a PETROBRÁS d´época “MORALIZADORA” da DITADURA civil-militar, a marolinha demo-CRÔTA 1964-1985 como lembra Ricardo SEMLER ex-VICE Presid Fed INDÚSTRIAS SãPálio.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Semler
    [NUNCA se roubou tão POUCO], 21nov14 http://bit.do/dnoeW

  • Mota

    A paralisação geral anunciada para esta sexta-feira, 28, tem tudo para ser a maior de todos os tempos. A população cansou de tantas falcatruas e de prejudicar aqueles que menos tem e mais precisam. Bancários, rodoviários, servidores públicos e dos correios, comerciários, industriários, profissionais liberais e uma infinidade de profissionais das mais variadas categorias estarão parados nesta sexta-feira. Comenta-se que veículos públicos serão impedidos de circularem, com exceção de viaturas policiais e ambulâncias. Até as Igrejas Católicas e Evangélicas apoiam a paralisação geral. Tudo isso é o reflexo das atrocidades cometidas contra a população. Espero que a paralisação seja pacifica e que ao final, o resultado seja benéfico para a população que paga impostos e não recebem o retorno esperado em virtude dos desvios promovidos por gestores públicos. Que Deus proteja o povo brasileiros e em especial o povo alagoano e a minha Rio Largo.

  • IGOR ALMEIDA DOS SANTOS

    Qual a segurança que será retirada com a reforma feita? Não houve nenhum direito retirado, apenas flexibilidade, e lembrando: a CLT não protege trabalhador algum, vide o número de desempregados que o Brasil possui atualmente. Reforma previdenciária deve sim ser discutida, o rombo apenas aumenta, e todos devem ser atingidos.

    • ANA LUIZA

      Você deve assistir muito JORNAL NACIONAL. Por isso repete a fala da GLOBO em seu post.
      Deixe eu te explicar garoto: Qual trabalhador terá força contra uma empresa na negociação? Outra: Eles tiraram a obrigatoriedade da contribuição sindical. Num primeiro olhar, isso parece ser bom mas não é. Os sindicatos estão sendo minados e ficarão sem força.
      A lógica é simples: TRABALHADOR FRAGILIZADO, SINDICATO FRAGILIZADO = FORÇA PARA PATRÕES. Um dia (se vc não for um empresário) vc vai sentir o peso disso.
      Quanto a reforma da previdência, ELA É SUPERAVITÁRIA.
      E mesmo que ela não fosse, existem problemas maiores, como aqui colocado pelo RICARDO MOTA: Juros da divida pública.
      Como se explica uma economia em recessão e juros de 2 digitos? Só se explica porque o governo protege os rentistas. Paga juros pra eles sem reclamar. São os bancos que mandam no Brasil.
      Imagine a seguinte situação: Uma pequena goteira na sua casa e uma telha afastada, Qual dessas entra mais água? Logico que a telha afastada.
      É assim: Se existe uma despesa incontrolável (pelo menos 3 vezes o que dizem ser prejuizo da previdência), é o que o GOVERNO ALEGREMENTE PAGA AOS BANCOS.
      Por fim e não menos importante para que você deixe de repetir as mentiras da GLOBO, PESQUISE no google uma tese de DOUTORADO comprovando que a previdência é SUPERAVITÁRIA.
      Ainda eu pergunto: POr que a reforma só atinge a classe mais baixa? Por que não se mexeu com privilégios dos politicos e determinadas classes abastadas?
      Pense nisso meu amigo e saia da sombra da globo. Ela faz muito mal ao país e a você.

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        A TESOURA-ESCARLATE DE SEMPRE DESDE SEMPRE
        Joilson Gouveia*
        Há, pois, pelo que se denota de intrépidos defensores de tutelados sindicatos sindicalizados estrábicos, caolhos, míopes e vesgos ou mesmo cegos de nascença, haja vista que não veem aos mais de treze milhões de desempregados (aqueles que perderam seus empregos, trabalhos e fontes de rendas, nesses últimos tempos escarlates, mormente no mais desbragado, oprobrioso, inescrupuloso senão criminoso desgoverno da criminosa “coração-valentA” – uma inocentA desde estaudantA, para muitos tantos dos militontos sindicalizados -, sem falar noutros tantos milhões de jovens em busca do seu primeiro emprego) a despeito da septuagenária CLT e operosa justiça laborativa e dos mais de 17.770 sindicatos existentes no Brasil, mantidos por óbolos denominados de contribuição sindical-obrigatória quando é livre a associação sindical ou filiação político-partidária e nas mais diversas associações, a saber:
        • XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;
        • XVIII – a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;
        • XIX – as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;
        • XX – ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;
        • XXI – as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;
        É, pois, livre a associação, mas sua contribuição-sindical é obrigatória, porém livre de controle ou fiscalização senão pelas “assembleias” dominados pelos “gestores sindicais”; quem sabe o montante de verbas e recursos arrecadados senão os próprios dirigentes dessas centrais sindicais. Leia mais aqui, a saber:
        http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/09/as-centrais-sindicais-e-sindicatos.html
        A proposta de greve-geral às reformas trabalhistas, de um “governo ilegítimo” (como dizem esses “inteligentes” – não por ter sucedido àquela defenestrada com “uma queda, sem coice”, que perdeu o anel e preservou os dedos, mas em face do maior ESTELIONATO ELEITORAL de todos os tempos, “eleitos pelos mesmos que propõem o movimento paredista-geral”), cujas “reformas” foram urdidas, tecidas, tramadas, defendidas e aneladas pelo “criador” e sua “criatura”. A atual PEC/51 é cópia autêntica da PEC/241. Ou não?
        Há diferenças? Nenhuma! E já replicamos, repetimos e reiteramos! Esse Henrique Meirelles é o mesmo de antanho, desde FHC, que são símiles réplicas de Joaquim Levy e Nelson Barbosa, que são anversos e versos da mesma moedinha alcunhada nas forjas escarlates nesses últimos seis lustros: FHC&LULA/DiLLma/Temer, todos dissimulados, cínicos, hipócritas, patifes, patranhas comunistas-socialistas, na surrada estratégia da tesoura-escarlate enganadora, espoliadora, achacadora e cortadora desde sempre.
        Essas reformas têm por desiderato angariar, arrecadar, extorquir e expropriar ainda mais ao Erário e majorar os extorsivos impostos dos pagadores-de-impostos chamados de contribuintes rigorosamente fiscalizados, policiados e reprimidos pelo bravo, voraz e feroz “leão” da diligente Receita Federal, que nunca viu nem vê os multimilionários das “zelites” envolvidas na Operação Lava-Jato, que esse mesmo congresso nacional busca barrar, dificultar extinguir para salvar a todos os mais de “trezentos picaretas” e continuar sustentando ao nefasto, nefando e funesto socialismo que é mantido por menos de um terço dos mais de 210 milhões de brasileiros e de brasileiras, exatos 28, 3 milhões de pagadores-de-impostos – ver mais aqui, a saber; http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/03/intervencao-marcial-federal-ou.html.
        Abr
        *JG

  • Alexandre

    Essa paralisação mesmo que tenha uma boa adesão por parte da população vai resolver o que?

    Os políticos continuarão blindados no Congresso Nacional rindo de quem terá seu ponto cortado e de quem foi queimar a cara no sol.

    Se o Brasil quiser se manifestar pra valer tem que invadir Brasilia, organizar caravanas e mostrar quem é que manda numa democracia!

  • EX ELEITOR

    UM PAIS ONDE QUEM FAZ AS LEIS SÃO POLÍTICOS ENVOLVIDOS EM FALCATRUA, NÃO É UM PAIS SÉRIO, PORTANTO O POVO DEVIA FAZER UMA OPERAÇÃO VALQUÍRIA, AQUELA QUE TENTOU DERRUBAR O HITLER E NÃO CONSEGUIU, MAS DESSA VEZ TEM QUE DAR CERTO.

  • JEu

    É parece que tem gente que, como dito nos textos bíblicos, tem ouvidos e não ouve; tem olhos e não vê… será falta de massa encefálica?!!! Ora, se o governo quer fazer algo para melhorar a situação do Brasil, comece por apoiar incondicionalmente a lava jato… depois reduza, por medida provisória, o número de ministérios de 28 para, no máximo, 15, reduzindo, de igual maneira o número extraordinário de cargos comissionados de 130.000 para, no máximo, 50.000… então, depois de dar o exemplo e fazer as contas direito, então proponha as reformas realmente necessárias para alavancar o país… de outra forma, é tudo conversa fiada para enganar os bobos… Acho que, além da greve do dia 28/04, o povo deveria “ocupar” o congresso nacional, com, pelo menos, 1 milhão de pessoas, para demonstrar a insatisfação com tudo o que esses facínoras estão tentando fazer e impor ao trabalhador brasileiro…

  • junior

    GOSTARIA DE SABER DA ARQUIDIOCESE, AS IGREJAS TAMBEM VÃO FECHAR AS POSTAS?,JÁ QUE É GREVE GERAL.

  • COMBATE/MÃO BOBA!!!

    VIVEMOS ‘TEMPOS’ DE MÃO BOBA? SERÁ, O QUEEEEEE!!! NÃO, LEMBRAMOS ‘TEMPOS DE COMBATE’ A MÃO BOBA BOLHA BRASIL!!! BOLHA BRASIL? SIM, A FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL, AQUELA QUE ‘FHC’ DEIXOU COMO ‘DÍVIDA LÍQUIDA ‘ EM 31/12/2002 DE R$ 160 BILHÕES, E COMO ‘DÍVIDA BRUTA’ DE SÓ E SOMENTE SÓ R$ 645 BILHÕES, FACE A CONSOLIDAÇÃO DE:
    1°-R$ 279 BILHÕES, DÍVIDAS DOS ESTADOS!!!
    2°-R$ 143 BILHÕES, DÍVIDAS DAS ESTATAIS!!!
    3°-R$ 63 BILHÕES, DÍVIDAS DO ‘PROER – PROGRAMA DE ESTÍMULO À REESTRUTURAÇÃO E AO FORTALECIMENTO DO SISTEMA FINANCEIRA NACIONAL (A QUERIDA MINORIA RICA) ATRAVÉS DA MP: 1.179 E À RESOLUÇÃO: 2.208, AMBAS DE 03/11/1995!!!
    4°-R$ 160 BILHÕES DE DÍVIDA LÍQUIDA!!!
    QUE NO CONJUNTO DA OBRA DA MINORIA RICA ‘SUA DÍVIDA MINHA VIDA’ CHEGOU AO TOTAL DE DÍVIDA BRUTA DEIXADA POR ‘FHC’ NO VALOR DE R$ 645 BILHÕES!!!
    O Q/++++ CHAMA NOSSA ATENÇÃO FORAM OS EMPRÉSTIMOS TOMADOS PELO ‘TESOURO NACIONAL’ NO 1° ANO DO desGOVERNO LULA (2003) NO MONTANTE DE R$ 370,4 BILHÕES (57,42%) DA DÍVIDA DEIXADA POR ‘FHC’, PARA PAGAR A MESMA DÍVIDA E NO 2° ANO DO desGOVERNO LULA (2004) FORAM TOMADOS PELO MESMO ‘TESOURO NACIONAL’ O MONTANTE DE R$ 356,85 BILHÕES (55,32%) OU SEJA NOS 2 (DOIS) PRIMEIROS ANOS DO desGOVERNO LULA FORAM PAGOS A ‘CIRANDA FINANCEIRA’ DA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL NADA ++++ DO QUE R$ 727,25 BILHÕES (112,74%) DA DÍVIDA BRUTA INICIAL DEIXADA P/’FHC’ DE R$ 645 BILHÕES, PELO TAL ‘CÓDIGO ORÇAMENTÁRIO’ 75.000, CHAMADO DE ‘REFINANCIAMENTO’ NO ENGANA OS TROUXAS DOS BRASILEIROS!!! O Q/RESULTA HOJE NO BRASIL SÓ O ABSURDO DE 50.000.000 DE BRASILEIROS ANALFABETOS E SEMI LETRADOS!!! AO PONTO DA ENTÃO PRESIDENTa TERRORISTA COMUNISTA DILMA RUINSELFF FINADA CASTRO CUBA VETAR NO ‘PPA-2016/2019’ A PARTICIPAÇÃO EM AUDITORIAS NA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL DAS ENTIDADES DE CLASSE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA TAIS COMO ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAIS DOS: ECONOMISTAS, CONTADORES, AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL, TRIBUTARISTAS, ADMINISTRADORES, ENGENHEIROS, MÉDICOS & DENTISTAS, ARQUITETOS E POR AI VAI…!!! AÍ TEM E CuMA!!! QUEM ERA EM 2003 E 2004 MINISTRO DA FAZENDA E DO BANCO CENTRAL? O MÉDICO SANITARISTA ÔTOIO PALOCCI E O ENG° CIVIL seuRELLES teuRELLES MEuRELLES MEIRELLES!!! DIANTE DE UMA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL COM PERFIL DE PRAZOS DE MENOS 2 ANOS PARA QUITAÇÃO, É ALGO DUVIDOSO E NOS PARECE CRIME DE ‘LESA PÁTRIA’, NOSSA ‘BOLHA BRASIL’!!! Q/FALE PALOCCI A VERDADE, POIS O BRASIL NÃO PODE SE DAR AO LIXO DO ME ENGANA Q/GOSTO, COM GESTÃO TEMERÁRIA DO MEIRELLES A FRENTE DO BANCO CENTRAL ONDE PAGOU ENTRE 2003/2010 SÓ A MERRECA DE R$ 2,879 TRILHÕES A DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL! PAGOU SÓ R$ 2,879 TRILHÕES!!!!!!
    FALA PALOCCI DIZ A VERDADE PALOCCI O BRASIL ESTÁ PASSANDO A LIMPO!!! COMO TBÉM O PARADEIRO DOS R$ 100 BILHÕES DEVOLVIDOS PELO ‘BNDES’ E OS R$ 40 BILHÕES DA ‘REPATRIAÇÃO’ FORAM PARAR NA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL, A QUE JÁ FOI PAGA, É ANTIÉTICA E IMORAL.
    TEMER AUDITORIA NA FAMIGERADA BOLHA BRASIL DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL!!!
    SDS. DEMOCRATAS.
    P/Domingos Correia.

  • Há Lagoas

    Como sempre a instituição chamada Igreja chegou tarde demais.
    Se o contexto social fosse trabalhado em sua homilia semanalmente, acredito que a maioria dos fiéis saberiam fazer uma boa escolha.
    Antes tarde do que nunca.

  • Joseph Patavio

    Por onde andava a CNBB quando FHC criou a regra de transição usurpando os direitos do trabalhador?
    Por onde andavam os bispos enquanto alguns partidos políticos, colocando os pobres como cortina (bolsa família),
    Assaltavam a Petrobras, BB, CEF, ETC e etc…?
    Nunca é tarde para acordar!
    Graças a Deus, eis que surge das cinzas,a CNBB, tal qual a Fênix!
    Parabéns.

  • Vivo

    Boa noite.

    Já leram sobre o texto da reforma de alguns itens dá CLT??

    Onde foi que os direitos foram atingidos? Estou tentando ver isso de forma clara, mas não estou conseguindo ver.

    Greve em véspera de feriado? Só mesmo sendo coisa de sindicato. Que aliás sai perdendo e muito com o fim da obrigatoriedade de contribuição.

    Muita informação truncada e muita desinformação.

    O que mais acho interessante é que a greve e apoiada por uma grande maioria de funcionários públicos, que sequer são regidos pela CLT.

    Vamos trabalhar … Estarei trabalhando, pois como sou dá iniciativa privada, não tenho a benesse de estabilidade … Ainda bem.