Nunca na história desse país o senador Renan Calheiros precisou tanto do eleitor alagoano – leia-se: foro privilegiado.

Eis que, em busca do voto perdido, o líder do PMDB no Senado deixou de “ser eterno para ser moderno”, contrariando Carlos Drummond de Andrade.

Calheiros reativou suas contas nas redes sociais e até criou uma nova página – com direito a fotos – para ganhar “um milhão de amigos” (quem sabe até mais). É bom lembrar que este território não tem filtro. E ainda que os “da casa” enviem muitas mensagens de elogios e amor eterno, a iconoclastia dos manifestantes da rede não perdoa ninguém.

A turma mais próxima a Renan pai está trabalhando como nunca, apostando que até outubro de 2018, no imaginário popular alagoano, ele será outro personagem.

Ele já voltou até a frequentar os municípios alagoanos fora do período eleitoral.

(É grave a crise.)

 

 

Luiz Dantas e Marcelo Victor já entraram em fase de conciliação
Novatos são os mais agressivos entre os rebeldes da Assembleia
  • JEu

    O problema é que “Curitiba” está ficando cada vez mais próxima de Alagoas…!!! Aí, não tem “cabeleira” que se aguente… tá caindo à toa…!!! Será preocupação? Ou será estresse pós presidência do senado?!!! Será que rato se transforma em morcego?!!! E abacaxi se transforma em uva?!!! Tá mais para estória de saci-pererê, essa do Re(i)nan, o pai, mudar sua imagem por essas terras caetés, depois das redes sociais… 2018 vem aí, e o bicho vai pegar…

    • MALTRATANDOCOXA

      Aqui, no seu blog, Ricardo Mota, eu vejo muitos comentários, porém, tem um tema que ninguém mais aborda, falo do afastamento da Presidenta Dilma, uma mulher de bem, nacionalista, patriota, corajosa e honesta. A Presidenta Dilma vivia lutando com a elite corrupta e sonegadora desse país e fazendo das tripas coração para governar esse país. Todo mundo sabe o que vem acontecendo, não precisa repetir, se o problema era de ladrão, tá cheio de ladrão, se o problema era de incompetência, tá cheio de incompetentes. Mas vamos ao que interessa.
      O que peste esses pobres foram fazer de camisa da CBF, ao lado de políticos corruptos e empresários sonegadores, em micareta bizarra pelas ruas de Maceió?
      Vocês acham que seus chefes e patrões ligam para vocês?
      Estão com vergonha?
      E finalmente> Onde enfiaram as panelas?

      • doideira de carnaval

        Dilma honesta????? Você tá é doido!!!!!!

        • Cesar

          Dilma honesta? Ele realmente está louco! Assim como louco também estavam os “pobres vestidos de camisas da CBF em micaretas bizarras”. A questão é que em Alagoas as panelas “soam de forma diferenciada”, a depender do alvo. O chamado dois pesos e duas medidas. Vão-se os anéis e ficam os dedos já diz o ditado. Venderam ilusão que o Brasil iria do inferno ao céu, bastando para isso trocar seis por meia dúzia. E as panelas de Alagoas agora? Adormeceram!!!

    • Joao TT

      Até que RECIFE esteve mais perto do FILÉ descarnado em 1817 pré-Maçayó na gramática correta e ASTUTA da colônia esperta até 1822, avessa à ÉTICA imperial inovadora até 1889.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Pernambucana
      E a SORTE ainda sorri ensolarada no SERTÃO utópico com Í[email protected] amestiçando com Portugais e Áfricas: PALMEIRA comendo Bom Conselho, St’ANA bebendo Águas BELAS.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Fulniôs
      Tudo que dá certo em St’ANA vem de Pernambuco, o COMÉRCIOS – por exemplo!
      http://alagoasnanet.com.br/blogs-e-colunas/clerisvaldo-b-chagas/santana-ainda-os-tres-comercios

    • José Arnaldo de Vasconcelos

      Gostaria muito que ele tivesse coragem de ajudar a limpar o nosso país, mesmo com o seu próprio sacrifício para o bem das novas gerações.

  • Goilson Jouveia

    Não vai acontecer ABSOLUTAMENTE NADA, POIS Renan é Renan!!!PMDB , DEM & PSDB não são Amadores!!! E quanto a Lava jato? Só dá pena leve aos “Delação premiada”…Quer mais ? “Sonhe general” frase do filme o Patriota , depois do Ataque do recém formado Exército americano , quando os ingleses pensaram q poderiam contra_atacar….PMDB RULES….

  • Luiz gomes

    Curitiba????Foi um sonho de verão, já cumpriu sua missão….Curitiba, DESATIVAR!!!!???
    PMDB 2018 , A dominação Final….Hohohoho….

  • EdsonB

    O homem Sururu , vem aí, Lobão 2018…Para resgatar nossas tradições populares desenraisadas , da periferia , dos mangues e das lagoas, dos negros das favelas -senzalas, dos blocos populares antipintoburguesia dá madrugada, onde a esquerda festeja o bolo do apartheid Maceióense, com sorriso hipócrita nos lábios, locupletando-se febrilmente com a direita burra alagoana , vou me embora para passá rgada , pois lá eu sou amigo do Rei e do Gay…

  • sebastião iguatemyr cadena cordeiro

    PODE ATÉ SURTIR EFEITO POIS É DE BOM ALVITRE NOS CONVENCERMOS(COMO SOU RADICAL E TOTALMENTE CONVENCIDO) DE QUE SOMOS UM POVO ESCATOLÓGICO,PODRE,
    FEDORENTO,CHAGÁSICO,QUE JÁ DEVERIA TER SIDO EXTERMINADO PELA PROVIDÊNCIA , COISA QUE EU DESEJO ARDENTEMENTE TODOS OS SANTOS DIAS DE MINHA PESTILENTA EXISTÊNCIA,QUE TEM COMO NORTE,A DESNORTEADA E CAMBALEANTE MARCHA “DESTEPAIZ”EM DIREÇÃO AO SEU INEVITÁVEL DESASTRE. PENSARÃO ALGUNS,QUE EU SOU UM M … COMO QUALQUER OUTRO ALAGOANO,PRENHE DE RECALQUES,FRUSTAÇÕES,CORNAGENS,ETC. ESTOU ALÉM DESSES PARÂMETROS,ESSAS METRAGENS JÁ FICARAM PARA TRÁS,ALMEJO APENAS A VIRTUDE,O CORRETO,A VERDADE. . . TENHO DITO! DATA VÊNIA PARA OS QUE NÃO SE INSEREM NA MINHA DEFINIÇÃO GENERALIZADA DESTA POPULAÇÃO QUE TEM COMO MAIORIA,PESSOAS DO BEM !

  • eduardo

    So digo uma coisa, o povo alagoano e brasileiro, deveria tomar vergonha na cara e não votar nesse Renan e mais meia duzia de políticos alagoano, vamos derrubar essa corja…..

  • matheus

    Quando o povo acorda os políticos se espantam!
    Se Renan será eleito em 2018? isso dependerá de seu trabalho e de um bom marketing político.

  • Ednaldo

    Dessa vez ele cai, ou então será a revelação de que o eleitor não tem vergonha mesmo!

  • leo

    marx beltrao vem ai ele que se prepare pois a eleicao pro senado pra o renan nao vai tao facil

    • Licurgo

      Nesse caso, seis por meia dúzia. De um clã para outro…ou seja, tudo tiro, facada e bomba.

  • Arthur

    Espero que seja uma ironia.
    Bem sabemos que os votos deste homem e seus parceiros vem da compra de votos (direta e indiretamente) e do voto de cabresto. Ele não precisa de redes sociais para isso.

    Coronelismo, nós vemos aqui!

  • salatiel de souza

    Renan o claudio de murice que falar com você.

  • Gildo Masculino Silva

    Como dizem ” Sem foro é Moro”

  • ALAGOANO

    Vocês lembram da série americana ” o homem de seis milhões de dólares ” nas décadas de 70 e 80? com o personagem coronel e ex-astronauta Steve Austin? A série voltou, a versão é brasileira, e retrata um triste caso de corrupção ocorrida no congresso nacional.Mais uma série de de insucesso com nossa “herói”. Diferente da série americana, pois o personagem era um herói. Na versão brasileira retrata um triste caso de corrupção. Mais um, ah… e a cabeleira do Steve Austin, é muito diferente da do ator brasileiro.

  • NADO

    EM ALAGOAS ELE GANHA SEMPRE. INFELIZMENTE!!! VOTOS DOS IGNORANTES.

  • carlos

    leo Beltrão,são duas vagas para o senado,os Beltrõe(Max Beltrão) querem cuspir no prato que comeu! Olha leo,Renan Calheiros tem muitos pecados na politica mas até a presente data, ninguém tem conhecimento de crimes de mando contra a vida de ninguém ! Só a favor de renovação e não voto em Renan e não vejo o Max Beltrão o novo e sim um viciado na maneira arcaica de fazer politica de grupos por cargos públicos ! Alagoas não é Coruripe,onde os seus irmãos e primos são secretários das principais pastas do município da região sul!” Max é um idoso politicamente falando !

  • dalas

    se o povo alagoano eleger este tipo de tirano mais uma vez essa população merece e ter vergonha!

  • carlos

    Alô,senhores servidores da UNCISAL E FORNECEDORES,QUEM TIVER NOTICIAS DO PARADEIRO DA REITORA, ROSANGELA,AVISE A ELA QUE DÊ UMA PASSADINHA NO SEU GABINETE PARA ASSINAR OS PROCESSSOS DIVERSOS DE PAGAMENTOS…A TRAPALHONA ESTÁ DE VOLTA.

  • Jurubeba

    Carlos, essa família do litoral sul só tem “gênios”, capacitados em todas as áreas, vice prefeita, esposa do prefeito,vereadores quase todos da familia do prefeito, cujo secretariado, em sua maioria, são todos da mesma família(qual?) um doce pra quem adivinhar, o município é Coruripe que ainda tem um secretário de agricultura, alfredo raildo, que tem um cargo vitalício está há quase 20 anos no cargo, desde as duas gestões de joaquim , depois as duas do sobrinho e de novo de joaquim e mais uma gestão do mesmo prefeito, pode? Em Piaçabuçu a mulher do prefeito djalma(qual o sobrenome dele?), é secretária de turismo, entende tudo da área, é fisioterapeuta. Isso aqui tem jeito? Esse senador pode mergulhar no salgadinho que nada mudará o que ele é, uma víbora e seu filho continue loteando as secretarias do estado colocando pessoas desqualificadas para a função de secretário que no próximo o ano o povo vai mostrar que merece respeito e não ser tratado como imbecis e joguetes nas mãos dessa gente ardilosa.

  • José Adelfo Dantas Chaves

    SÓ TENHO UMA COISA A DIZER: VIVA A LAVA JATO.

  • José dos Santos

    E o auxilio moradia do MP?
    Legal?
    Moral?
    O valor gasto com essa mordomia poderia servir para nomear mais promotores, não acha!

    É Alagoas é Brasil. Depois vamos reclamar da classe política…

  • Eleitor consciente

    O eleitor tem a forma correta de mudar esse problema de políticos sem compromissos e com fichas sujas, continuar atuando no meios políticos só depende de nós querer ou não,agora ficar reclamando depois não dá,votar com consciência e o certo.

  • revoltado

    e hora do povo de alagoas tomar vergonha e acabar com esses politicos corruptos que envergonham nosso estado e hora de dar o troco vamos eleger senadores novos acabar com essa raça que estão aí

  • O Caba

    Em Resumo, os votos dele já estão em pré-venda e assim como elegeu e re-elegeu Collor e cia, vai eleger por mais 8 anos esse faz nada, só nos resta a republica de Curitiba.

  • Flávio Cerqueira

    Esse sujeito nunca trabalhou na vida, saiu do banco da faculdade para fazer da política seu negócio, e quem sustenta ele? justamente os otarios que todos os dias pegam ônibus para trabalhar, muitas vezes nem trabalho tem, e ele mais de 20 anos como senador ficou rico,poderoso só com conversa e está se lixando para os besta.

  • Romao

    Se depender mim, não ganha mais nada pela política alagoana… nunca votei nele mesmo! O mais triste é saber que muitos ainda se deixam iludir com esse tipo de criatura…Nojo!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    VOTO PERDIDO?
    Joilson Gouveia*
    Há mesmo isso, nessas plagas caetés, se o dito “caçador” de “votos perdidos” nunca os perdeu por aqui? Ao que se sabe, somente perdera quando pesquisas davam-lhe 69%: dormiu eleito e acordou com a vitória de seu adversário; lembram disso: nos idos de 1990?
    De lá para cá, se perdeu algum pleito, desconheço!
    Aliás, sou bem capaz de apostar nas vitórias das mesmas figurinhas carimbadas de sempre, especialmente em se mantendo e mantida “eleição” nessas invioláveis, invulneráveis e imaculadas urnas eletrônicas, mormente se não houver IMPRESSÃO DO VOTO digital, digitalizado, teclado e depositado, sem possibilidade de conferência, audiência e comprovação ou aferição da computação; já discorremos sobre isso em nosso Blog.
    Afora disso, nenhum eleitor pode e, muito menos ainda, deve ser responsabilizado por nenhum “voto perdido, achado, computado, transferido ou trasladado”, de um para outro candidato e vice-versa: antes dizia-se que compravam do eleitor; hoje ninguém mais sabe, salvo os hackers e experts espertíssimos em cibernética; ou não?
    De há muito que “o voto não decide nada; quem conta os votos é quem decide tudo”! – Stalin: assim tem sido, assim é e assim será, para dar-se impressão que houve manifesta anuência da maioria, que caracterizaria uma Democracia, daí as eleições! Por aqui, tudo se resolve com … Eleições! Tanto é assim que tem-se de dois em dois anos: debacle redemocratização!
    Tem-se visto sobremaneira, dos resultados das últimas eleições, que a vontade da maioria dos eleitores é desdenhada, espezinhada, desprezada e menoscabada porquanto o somatório de votos BRANCOS, NULOS E ABSTENÇÕES, de uma imensa, monumental e esmagadora parcela da população demonstra sua indignação, repulsa, ojeriza, abominação e aversão aos “nossos representantes” (que jamais nos representa enquanto POVO e FATOR REAL DE PODER SOBERANO), os quais defendem tão somente aos seus umbilicais, pessoais, privados, privativos e personalíssimos interesses individuais e de si próprios quando não de sua parentela e apaniguados et caterva de filiados. Os interesses partidários estão acima dos interesses nacionais e de seu objetivos permanentes! Daí o incomensurável, estratosféricos, exorbitante e monumental ou monstruoso e gigantesco gastos com os Fundos Partidários: o governo, a União e o povo os mantêm para devorarem, desviarem e doarem o Erário Nacional!
    Há de lembrar que, num Democracia, mormente num Estado Democrático, Humanitário e de Direito, o soberano povo está – pelo menos deveria estar -acima dos de todos os Poderes, Instituições Órgãos republicanos, mas somente escolhe ínfima parte dos membros integrantes desses Poderes – põe, mas não depõe -: por exemplo, o povo ainda não escolhe seus magistrados, desembargadores, ministros e membros do Parquet, Procuradorias, Defensorias e etc., por exemplo, mercê da indicação da caneta ou bastão do Chefe do Executivo, restando com uma dívida vitalícia, perene e permanente à mão que os alçou; ou não?
    Enfim, não há voto perdido, salvo os BRANCOS, NULOS E ABSTENÇÕES que se manifestam contrariados, abstraídos e até revoltados, mas governados por quem sequer teve a maioria dos votos totalizados somente dos que são considerados válidos por quem conta os votos, que continua decidindo tudo!
    Abr
    *JG

  • Carlos

    Pior é Jurubeba, se fosse em outro município era nepotismo! Já em Coruripe, tudo pode ou melhor o litoral sul.car

  • Amaro do Ferrão

    A nova República das Alagoas tem novo mandatário Zé Renan Beibe.Assinou os contratos de duplicação da BR 101 que virou AL e determinou ao subordinado Maurício Quintela que reinicie as obras e determinou a data de conclusão.Foi o que ouvi num programa da segunda rádio oficial do Estado pela manhã e o radialista ficou exultante como sempre.

  • Sérgio Eduardo

    Para derrubar os Calheiros ; RuI governador Rodrigo Cunha vice governador Max beltrão senador maurico quintella senador

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA
    VOTO PERDIDO?
    Joilson Gouveia*
    Há mesmo isso, nessas plagas caetés, se o dito “caçador” de “votos perdidos” nunca os perdeu por aqui? Ao que se sabe, somente perdera quando pesquisas davam-lhe 69%: dormiu eleito e acordou com a vitória de seu adversário; lembram disso: nos idos de 1990?
    De lá para cá, se perdeu algum pleito, desconheço!
    Aliás, sou bem capaz de apostar nas vitórias das mesmas figurinhas carimbadas de sempre, especialmente em se mantendo e mantida “eleição” nessas invioláveis, invulneráveis e imaculadas urnas eletrônicas, mormente se não houver IMPRESSÃO DO VOTO digital, digitalizado, teclado e depositado, sem possibilidade de conferência, audiência e comprovação ou aferição da computação; já discorremos sobre isso em nosso Blog.
    Afora disso, nenhum eleitor pode e, muito menos ainda, deve ser responsabilizado por nenhum “voto perdido, achado, computado, transferido ou trasladado”, de um para outro candidato e vice-versa: antes dizia-se que compravam do eleitor; hoje ninguém mais sabe, salvo os hackers e experts espertíssimos em cibernética; ou não?
    De há muito que “o voto não decide nada; quem conta os votos é quem decide tudo”! – Stalin: assim tem sido, assim é e assim será, para dar-se impressão que houve manifesta anuência da maioria, que caracterizaria uma Democracia, daí as eleições! Por aqui, tudo se resolve com … Eleições! Tanto é assim que tem-se uma de dois em dois anos: debacle redemocratização!
    Tem-se visto sobremaneira, dos resultados das últimas eleições, que a vontade da maioria dos eleitores é desdenhada, espezinhada, desprezada e menoscabada porquanto o somatório de votos BRANCOS, NULOS E ABSTENÇÕES, de uma imensa, monumental e esmagadora parcela da população demonstra sua indignação, repulsa, ojeriza, abominação e aversão aos “nossos representantes” (que jamais nos representa enquanto POVO e FATOR REAL DE PODER SOBERANO), os quais defendem tão somente aos seus umbilicais, pessoais, privados, privativos e personalíssimos interesses individuais e de si próprios quando não de sua parentela e apaniguados et caterva de filiados.
    Os interesses partidários estão acima dos interesses nacionais e de seu objetivos permanentes! Daí o incomensurável, estratosférico, exorbitante e monumental ou monstruoso e gigantesco gasto com os Fundos Partidários: o governo, a União e o povo os mantêm para devorarem, desviarem e doarem o Erário Nacional!
    Há de lembrar que, numa Democracia, mormente num Estado Democrático, Humanitário e de Direito, o soberano povo está – pelo menos deveria estar -acima dos partidos e de todos os Poderes, Instituições Órgãos republicanos, mas somente escolhe ínfima parte dos membros integrantes desses Poderes – põe, mas não depõe – : por exemplo, o povo ainda não escolhe seus magistrados, desembargadores, ministros e membros do Parquet, Procuradorias, Defensorias e etc., mercê da indicação da caneta ou bastão do Chefe do Executivo, restando com uma dívida vitalícia, perene e permanente à mão que os alçou; ou não?
    Enfim, não há voto perdido, salvo os BRANCOS, NULOS E ABSTENÇÕES que se manifestam contrariados, abstraídos e até revoltados, mas “governados” por quem sequer teve a maioria dos votos totalizados, somente dos que são considerados válidos, por quem conta os votos, que continua decidindo tudo!
    Abr
    *JG
    P.S.: Até a edição e publicação do texto supra ainda não sabia da noidade anunciada no http://reporteralagoas.com.br/novo/mais-de-35-mil-alagoanos-podem-ter-o-titulo-eleitoral-cancelado-alerta-tre/, que nos informa haver 1.961.530 ELEITORES FALTOSOS às três últimas eleições, que considera cada turno uma eleição, logo um de 2012 e duas de 2014 ou vice-versa, mas sequer menciona se correspondem às ABSTENÇÕES ou outro motivo qualquer desse excessivo número de faltosos, dos quais 35.892 seriam de eleitores caetés (?)

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    CHORAR, SONHAR E TORCER NÃO CUSTA NADA
    Joilson Gouveia*
    Algumas duas dezenas ou mesmo dúzias-e-meia de renitentes, recalcitrantes, teimosos, por ignorância, má-fé ou má-índole, de atoleimadas carpideiras escarlates têm “questionado”, mormente nas redes sociais, sobre os “idiotas que saíram às ruas de verde e amarelo” ou “com camisas da CBF” e “batedores de panelas” ou, ainda, insinuando que “estaríamos* satisfeitos” com o atual governo – que assumiu após defenestração da “onesta” decaída por uma “queda, sem coice” (tal e qual querido, tecido, tramado e urdido pela “coalizão vitoriosa”, mormente pelos dois ex-presidentes de então, que rasgaram a CF/88), cujo presidente-em-exercício fora o preferido, proficiente e profícuo VICE deLLa, e por duas vezes consecutivas, escolhido, indicado e exigido pelo “criador” da “criatura”.
    – *incluo-me por ter saído às ruas vestido com as cores da nossa sagrada bandeira verde, amarela, azul e branco, que jamais será vermelha, pavilhão símbolo-maior da nossa Pátria Amada Brasil, principalmente enquanto houver reservistas e os da reserva do verde-oliva “da Pátria filhos, fiéis soldados por ela amados” irmanados, ombreados, juntos e misturados aos ativos soldados e os milhões de cívicos patriotas, que saíram, ocuparam e lotaram as ruas desse imenso país
    Digo-lhes mais: atoleimadas carpideiras escarlates o choro é livre!
    Parem e pensem: por que os supostos 54 milhões e eleitores deLLa não saem às ruas, vestidos de vermelho, bonezinhos e, também, batem em latas (já que não há panelas, nem mortadelas ou pães e sucos de sachês) juntos àqueles tais dos dito movimentos sociais e demais centrais sindicais, que nunca defenderam nem defendem aos mais de 13 milhões de desempregados atuais?
    Vão desobedecer ao encantador de jumentos, que até exigiu que vestissem a camisinha vermelhinha do paladino partido da “Ética na política”?
    Parece que não veem além de seus narizes ou umbigos, nas últimas eleições o recado foi mais que claro e a toda prova, apenas uma única capital fez o prefeito, mesmo assim já está processado tanto quanto o HEPTA-RÉU, “asceta de prístinas virtudes”, que os patrícios babam por recebê-lo de “grades abertas” ou a “república de Curitiba”!
    – Aliás, nem mesmo seu “filhote” foi eleito no seu berço nativo: São Bernardo do Campo; e ainda veem com pesquisas de CNT pondo-o preferência nacional: chorar, torcer e sonhar ainda não paga impostos! – desde que torcidas não-organizadas; claro!
    Enfim, a “queda sem coice” não foi nenhuma derrota para nós, “os de camisa da cbf”, mas, sobretudo, também não foi a vitória querida, anelada, pugnada e buscada: endireitar nossa Pátria; porém, ainda assim, o “tchau, querida” foi mais que uma redobrada alegria.
    Ah! Confesso-lhes: vê-los choramingando, então, que prazer inenarrável: vê-los e ouvi-los xingar, esbravejar esbaforidas e espumantes catilinárias na pífia tentativa de açular suas legiões de subliteratos ou de nosso povo meridiano sempre tão explorado pelo “pobre pai-dos-pobres”, o “virtuoso” e o “alma mais ‘onesta’ dessepaiz”, cujos filhinhos estão passando fome, necessidades e sufocos iguais aos dos demais filhinhos deLLa, de Mercadante e os da “alta-cúpula escarlate”!
    – De lembrar que, também, vesti-me todo de preto (quando era democracia e não-golpe o impeachment postulado, “pela Ética na política”, nos idos de 1992; lembram?
    Abr
    *JG

  • barakinalama

    Sabe quando o renan vai ser processado pelo supremo?
    Resposta:NUNCA!
    Vou explicar: Ele até o momento tem 12 indiciamentos, sendo que somente se tornou réu no processo de 2007 do caso mônica, no ano passado(2016), ou seja, durou 9 anos para o supremo analisar esse caso e somente vai responder por 1 porque os outros ítens desse processo prescreveram!
    No caso da lava-jato, os processos que ele está indiciado, caso demore esse mesmo tempo para julgamento, o resultado não vai ser diferente: PRESCRIÇÃO e em consequência disso a inpunidade!
    NÃO É À TOA QUE ESSES CARAS NÃO QUEREM PERDER O FÔRO PREVILEGIADO.