O novo levantamento do Paraná Pesquisas, sobre a intenção de votos do maceioense para a prefeitura de Maceió, mostra que a “pancadaria” no guia eleitoral do segundo turno não teve nenhum efeito – para os dois lados.

Registro: não me lembro de nenhuma campanha tão suja e sem limites quanto esta, de agora, resultado da despolitização do processo eleitoral e da atuação de personagens que flertam abertamente com o crime.

Rui Palmeira, que foi o principal alvo dos marqueteiros do PMDB, manteve-se com o mesmo percentual da primeira pesquisa do segundo turno, bem à frente do seu adversário Cícero Almeida.

Os números são claros (pesquisa de agora):

Rui Palmeira – 65,2%

Cícero Almeida – 34,8%

Vejamos os números do primeiro levantamento do Paraná Pesquisas, em parceria com o PSCom, divulgado em 11 de outubro:

Rui Palmeira – 65,4%

Cícero Almeida: 34,6%

A conclusão, que me parece óbvia, é de que o modelo de campanha adotada no guia eleitoral do rádio e da televisão precisa ser repensado.

Há um cansaço da população em relação aos ataques sem tréguas, envolvendo familiares dos adversários – para dizer o mínimo.

O discurso do “somos todos imprestáveis” não beneficiou a ninguém, apenas impediu que acontecesse um necessário debate sobre os problemas da cidade em tempos tão difíceis (e que podem piorar).

O princípio do “poder a qualquer preço”, uma velha prática dos coronéis políticos dos redutos fechados, ganhou apenas a modernidade das novas tecnologias, ainda que as práticas sejam tão antigas e, agora, rejeitadas pelos eleitores.

A atividade política, lamentavelmente, entrou num processo de desmoralização e de descrédito que tem consequências, principalmente, para a população – brasileira e local.

Quem aposta na truculência e na violência como os melhores caminhos ao controle de um povo pode estar investindo no próprio enterro político.

Paraná Pesquisas: 72,4% dizem que Rui Palmeira vence a eleição
Defensoria Pública se expande pelo interior de Alagoas
  • Alex

    Acho que o grande Ricardo Mota deixou de observar a pesquisa do Datafolha que vem circulando nos whatsapp’s da vida.
    Nela a tática suicida de Almeida deu certo e Almeida aparece com vantagem a frente de Rui!
    Quem será que fez esta pesquisa?????????

    Resposta

    Não existe a tal pesquisa do Datafolha.
    Este instituto não fez nem faz trabalhos em Maceió (ou Alagoas).

    • zapzap

      ALEX,
      VOCÊ ESTÁ MAIS POR FORA DO QUE BUNDA DE ANJO.
      SE LIGA, MANÉ!
      ACREDITANDO EM PESQUISA DE ZAPZAP!
      PELO VISTO VOCÊ É UM DAQUELES BOBALHÕES QUE SÃO ENGANADOS FACILMENTE.
      TENHA DÓ!

    • Antonio

      Parece que o “comentarista” Alex acredita em Papai Noel.

    • Miral

      Ô Alex, acorda rapaz! Acreditando em pesquisa DataFolha que circula em whatsapp?!? Daqui a pouco você vai acreditar também em Papai Noel e Saci Pererê!

    • Atento

      Acho que o Alex foi irônico no comentário dele e vocês o estão achincalhando. 😛

  • Lima

    Cícero Almeida com seus VÁRIOS processos por envolvimento na Taturana, Máfia do Lixo e por Improbabilidade Administrativa, vem usar o guia eleitoral para elogiar o Renan, que nada faz e nada fez.
    Aparece no Guia como honesto, que foi o prefeito que resolveu todos os problemas de Maceió; que é uma pessoa que fala a verdades e é uma pessoa humildade, ISSO NÃO VAI COLAR nessa eleição e nem nas próximas.
    Temos muitos que ainda não sabem votar, mas muitos eleitores tem demonstrado uma consciência melhor.

  • Lima Jr

    Cícero em baixa, quase não se elege Deputado e com o voto consciente da população não vai se eleger prefeito. Essa é a resposta que tem que existir com os políticos envolvidos em esquemas de corrupção, vamos dizer não aos Taturanas, Máfias de Lixos, Lava jatos e outros esquemas. Vamos dizer não aos Renans, Biu, Paulão, Collor e qualquer um que apareça como investigado!! Mudança começa com o voto melhor!

  • Sônia Porto

    Não sou alagoana por naturalidade, mas cidadã maceioense há 34 anos.
    Confesso não acreditar na gama de promessas em época de campanha, mas o que me move a deixar este comentário é tão somente observações acerca da postura dos candidatos a Prefeito no horário político e nas entrevistas ao Segundo Turno das Eleições em Maceió.
    Muito mais produtivo e convincente seria se os candidatos demonstrassem em horário eleitoral e nas entrevistas, EXCLUSIVAMENTE suas propostas e benfeitorias para a melhoria da qualidade de vida que o povo de Maceió tanto almeja.
    LAMENTAVELMENTE não percebo isso em sua campanha, Sr. Cícero Almeida. O que sempre deseja tornar evidente são acusações que, sejam ou não de fundo verídico, não evocam nesse momento o que a população de Maceió tanto reivindica – viver em uma cidade com melhores condições de saúde, segurança e oportunidades de emprego.
    Fico frustrada em saber que PODERIA lucrar com os oito anos que administrou a cidade. Se você realmente ama Maceió e o povo que aqui habita, ainda há tempo de rever tal postura e manifestar UNICAMENTE suas propostas para que esse povo tão sofrido possa viver melhor e ser feliz em uma das cidades mais lindas e promissoras do nosso país.

    • Gianne

      Disse tudo Sônia Porto!! Eu já havia comentado em outro momento no próprio face do Cícero Almeida. Já se foi o tempo em q faltava esclarecimento ao povo. O eleitor quer ouvir dizer o q se fez, o q não foi feito e o por quê do mesmo e mostrar seus planos para uma próxima administração.para quem administrou uma cidade por 8 anos acredito que se a administração foi bem aceita pela população, não tem o porque de tanta apelação para adquirir um novo mandato.

  • Joao TT

    * De que FAZENDA é o cavalo RUIM que dói? – de MURICI?
    * De que CIDADE é o vaqueiro ruim que DÓI? – de MARIBONDO?
    * E o FAZENDEIRO que apostou nesse cavalo e no VAQUEIRO? – de ARAPIRACA?
    – É muito RICO e gosta de gastar DINHEIRO – da ParMêra Guantanamera?
    # VAQUEIRO ruim que dói/ CAVALO ruim que dói – Na PISTA não volta o GaDO/ e fica nesse “puxa-ENROLA”! _ # [REFRÃO]
    * Quando se vê um vaqueiro todo POSUDO/ Batendo PAPO dizendo que ganha TUDO
    – É o PéÓR que pode ter na VAQUEJADA – Só bate e papo e de gado Ñ volta NADA
    # [REFRÃO]
    * VAQUEIRO ruim na PISTA não volta o gado – CAVALO ruim não MERECE ser tratado
    – Só dá TRABALHO à comissão e ao LOCUTOR – Apagando as FAIXAS com um tal de ESCANTIGRO [ABOIO], Kara Véia, _ http://www.letras.com.br/kara-veia/aboio

  • ANALISTA POLÍTICO

    QUE LAPADA DA BIXIGA!
    ACABOU DE VEZ COM O “PRESTÍGIO” DO RENANZINHO.
    EM 2018, RUI, JHC E RODRIGO CUNHA NELES!

  • Pedro filho

    Parabéns, maceioenses. Vocês estão demonstrando um nivel de intelectualidade política bem elevado. Isso quer dizer: aversão a políticos envolvidos com falcatruas(com processos comprovadamente em andamento, não boatos) e não às propagandas políticas mentirosas e baixaria(sem processos em andamento, só boatos).
    Orgulho de ser maceioense.

  • EDSON

    SEM O APOIO (DINHEIRO )DO JOÃO LIRA O CÍCERO NÃO É NADA, A VICE ( LURDINHA )FEZ FALTA. O PROBLEMA É QUE AGORA, NEM QUERENDO TEM DINHEIRO.

  • FELIPE ALCANTARA

    O que fica mais claro pra mim é que a população rejeitou RENAN FILHO e RENAN PAI.
    2018 NÃO SERÁ DOS CALHEIROS.

  • Marlon

    Caro Ricardo,
    O Guia eleitoral deve acabar. Baixarias, mentiras e tudo que não presta é o que tem no guia, propostas são cada vez mais escassas, não existe uma proposta real. O fim do horário eleitoral seria um favor para população, que não aguenta mais tantas mentiras.

  • JEu

    E isso é só a pesquisa… no dia 30 a boca de urna vai passar dos 70% a favor do Rui… Tchau Ciço taturana do lixo… e leva o Re(i)nãozinho com vc… 2018 vem aí…

  • treal

    Alex,a pesquisa fraudulenta quem fez foi o Cícero (tudo jndica).

  • Edson Filho

    Alagoas não será mais o “pau de galinheiro” de políticos corruptos! No primeiro turno desta eleição, já demonstramos isto, no segundo vamos confirmar! Já em 2018, extinguiremos, definitivamente, os reinãos e outros corruptos contumazes do Estado de Alagoas!

  • santos

    concordo com o comentário do Lima Jr.Que bom seria meu caro, se o povo tivesse essa compreensão.

  • jezualdo

    Incrível como os dois candidatos são mentirosos, será que não enxergam que a população não vê quem são. O povo deveria era ir às ruas e pedir para acabar com a reeleição para poder colocar outras pessoas e idéias. O voto de revolta do lobão trouse a realidade a tona o sr. Maurício quintala (cunha) se vangloriar UE seu partido foi quem o elegeu. Acabar com esses políticos vitalícios.

  • ARTUR GAIA

    O eleitor de Maceió é diferente, é politizado, muito mais informado, independente e sabe quem é quem e qual o objetivo do CIÇO do LIXO ou melhor dos seus patrões quando colocaram o CIÇO para disputar a prefeitura.
    Não vão tornar ALAGOAS em um MARANHÃO.
    Não perdi meu tempo assistindo horário eleitoral por conhecer cada um e quem é FICHA SUJA durante sua trajetória política.
    RUI – 45 em protesto ao seus apoiadores e sua conduta no caso do LIXO.

  • mariah

    quem eo primeiro a colocar a cabeca a premio pela honestidade dos policos em questao parem de achar que um e melhor ou mais “inocente”. me poupe por favor ja basta ter que votar e nao ter opçao.

  • F.Farias

    em questoes politicas de hoje, fica dificil votar em um candidato que seja ficha limpa, é um mais sujo doque o outro. isso é BRASIL!!!!!!