A perda de 165 minutos de inserções de Cícero Almeida no Guia Eleitoral – na reta final da campanha – expõe o papel ditatorial dos marqueteiros contratados a peso de ouro.

São eles que definem o que deve ser dito, como deve ser dito, o comportamento do “assessorado”, e são mais obedecidos quanto mais fragilizados estão os candidatos.

Na minha opinião – que fique claro-, o Almeida “original e autêntico” não teria ido tão longe no guia ou em ações de campanha que em nada engrandecem o embate que deveria ser eleitoral e de propostas para a cidade.

E ele, certamente, deve ter a sua visão de como administrar a cidade. Afinal, o fez durante oito anos e foi até bem avaliado pela população.

Ainda que os tempos sejam outros, o ex-deputado federal sabe que errou na dose, por óbvio, ainda que não tenha sido seu o comando do guia eleitoral.

Ressalto aqui também que o comitê da campanha do PMDB tem excelentes advogados: Marcelo Brabo, Daniel Brabo e Luciano Guimarães – citando os que eu conheço.

Mas, assim como Almeida, eles não têm a última palavra no que vai ou não ao ar.

Está na hora de todos os envolvidos nas campanhas eleitorais repensarem o papel de cada um – candidatos, coordenadores e também os advogados.

Marqueteiros são como beija-flores, sem a graça das aves que são fundamentais na reprodução das belezas que a Natureza produz.

Eles passam, sugam o mel e vão embora.

Doze e Dez Notícias de hoje traz novo resultado do Paraná Pesquisas
Julgamento do STF em 3 de novembro não terá consequências para Renan pai
  • Carlos

    Acho que mudanças na politica deveriam ser feitas, por exemplo a reeleição e candidatos que já exerceram cargos na administração publica. Se já teve cargo de vereador só poderia se candidatar a um cargo mais alto e assim por diante. Pois assim como esta o que vemos é eternos vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidentes. Obras feitas em administração de qualquer politico eleito pelo povo, não é mais do que a obrigação dos administradores. Na verdade não importa quem fez obras, melhorias, quem realmente faz é o povo quem paga. Fulano fez isso, beltrano fez aquilo, quem fez foi o dinheiro do povo, nem um administrador tira dinheiro do próprio bolso para beneficio do povo. Eles são eleitos para administrar dinheiro para saúde, educação e segurança.

    • Paulino Lpoes

      Os administradores tiram do povo para os bolsos deles, e como tiram.

    • Paulo Roberto

      Ricardo Mota, Rui é um arrogante,prepotente, se acha um legítimo descende de reizinho, que pensa que é melhor do que os outros e está acima de tudo e de todos.Trata os servidores municipais, os adversários e o povo em geral com desrespeito,prepotência e arrogância, chegando ao cúmulo de falar que o candidato JHC não tinha competência porque não tinha ainda a OAB.Dessa forma, ele chamou a todos que ainda não lograram êxito no exame de burros.Ele precisa respeitar as pessoas antes de qualquer coisa.

  • Pedro filho

    Agora é tarde. Rui já foi….

  • Joao TT

    O Ciço do POVO cabôco emigrante de Sertões e AGRESTES, ao que parece teria degenerado no RALA-e-rola das faturas pra recolher rumas de LIXOS na capitá d’ORLA marinada e lacuna sururuzada: MAR e sururu – pra que EMBANANAR a capitá ainda respirando MACAYÓS?
    CREIO que dinheiro nenhum do @-MUNDO fá-la-ia Cir$$oiÓ, sugerem PAZ e tranqüilidades aqui em St’ANA com solução VAPT-vupt em turno ÚNICO interrogando:
    – O qui é Brasí CABÔCO? – apRegunta Zé da LUZ, alfaiate PARAIBANO (1904-65)
    # É um Brasi diferente/ do Brasí das CAPITÁ.
    # É um Brasi BRASILÊRO,/ sem mistura de instrangero, … um Brasi NACIONÁ!
    [ Brasi CABôCO ], _ http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez014.htm

  • Alex

    O PMDB encontrou pessoas dispostas a assumir o que o Governador não teve coragem de fazer!
    Enfrentar o povo de Maceió desta forma foi um tiro no pé.
    Esperemos os resultados de domingo 30, mas todo circo foi montado visando 2018, pra infelicidade dos eleitores que passaram a conviver com o personagem criado para o ex-prefeito.
    No final, ele e os advogados ficarão com as imagens desgastadas pelo péssimo serviço prestado, e o grande interessado, que apareceu e sumiu, achará que sairá fortalecido com esta porcaria que fizeram em 2016!

  • Jose Filho Amo Maceó

    O feitiço virou contra o feiticeiro!

  • Romão

    Colocações perfeitas Ricardo Mota… perfeitas! Mas, como diz o adágio popualr: “Quem com porcos se mistura, farelos come!”.

  • santos

    Só discordo, quando você diz que ele não iria tão longe, pois, ele é pior do que tudo isso.

  • Há Lagoas

    Sempre existirá aqueles que se sujeitam a papeis ridículos na sociedade.
    Contudo, é necessário diferenciar aqueles que o fazem por necessidade – sobrevivência – e outros que optam por esse papel porque se sentem bem em desempenhá-los.
    O ex-prefeito é um exemplo esdruxulo de pessoas subservientes que optam por ser uma simples peça no tabuleiro de xadrez.
    Presta um desserviço a sociedade ao mesmo tempo em que é motivo de chacota para grande parte da população.
    É simplesmente digno de pena. Um pobre que se tornou rico – financeiramente falando – mas que esqueceu os princípios norteadores de um homem de bem.
    Almeida não está sozinho neste grupo!
    Lamento por ele, lamento por todos os que assim se vedem.

  • JEu

    A imagem do Ciço taturana do lixo não tem marqueteiro que possa fazer mudar… nesses tempos de lava-jato e outras mais; depois da queda da Dilma e do Cunha, o candidato tem que começar a pensar em como “provar” que é ficha limpa… Então, o Ciço tá tendo o que merece, como o mereceu o Paulão com uma votação bastante pífia… veja o que aconteceu no alto sertão… eis aí o recado que o povo (com exceções, é claro… vide o que aconteceu no litoral sul… por puro medo… alguma coisa precisa ser feita naquela área…) agora o governador tem que repensar sua estratégia para 2018… isso se alguma catástrofe não acontecer lá no planalto e o STF não tome alguma decisão lava-jatável…

  • ARTUR GAIA

    NÃO Assisti o debate por ALAGOAS conhecer de perto os dois candidatos.
    RUI – 45 : FICHA LIMPA , LIVRE E INDEPENDENTE PARA GOVERNAR.
    CIÇO – 15 : FICHA SUJA , ENVOLVIDO NO CASO DO LIXO, TEM PATRÃO E CUMPRE ORDENS.
    O ELEITOR de Maceió é diferenciado, é politizado, é independente e conhece que tem interesse em colocar o CIÇO como testa de ferro para dominar a política no Estado.
    POR ISSO VOTO 45.

  • vladimir dos santos

    Ricardo, como um candidato que está cheio de processos na justiça, pode ter moral de pedir voto aos eleitores de Maceió e ainda mentindo dizendo aos chefes dele que vai virar o jogo, como ciço o eleitor de hoje está cada vez mai antenado, lendo e questionando o povo não é otário.

  • Roberto

    Importante destacar aqui que o marqueteiro foi definido e contratado pelo menino governador. A sua infantilidade – incapaz de separa o que Alagoas e Murici – faz ele parecer o supermenino. O que este governadozinho precisa é trabalhar e pagar aos fornecedores que estão quebrando pela sua incompetência.

  • Macário

    Perfeita sua leitura Ricardo. Se ele já administrou bem uma vez sabe como fazer de novo! Só que qualquer político precisa evoluir. A sociedade evolui possui novos anseios e o gestor precisa entender isso (Ou quem quer ser!). Isso ocorreu com Heloísa(De forma diferente é bom que fique claro), e parece se repetir. Os nossos políticos precisam serem mais eles mesmos e menos produto de marketing. Um dia a casa sempre cai! Pelo fim dos marqueteiros!

  • Ednaldo Fernandes

    Sinceramente, essa campanha política, para mim, foi a pior de todos os tempos, de ambos os lados, esses “filmes”, nós já assistimos há muitos anos e de camarote, estamos cansados e entediados; ao meu ver, nenhum dos dois candidatos apresentou nenhuma novidade que prendesse o eleitor ao “maldito horário político obrigatório”, candidato dizendo que fez isso, que fez aquilo, que irá transformar Maceió na melhor cidade do mundo, beijando pessoas humildes, abraçando-as, dando-lhes tapinhas nas costas e que nós sabemos, que são usadas e pagas para mentir em frente às câmaras; mostrar problemas antigos da capital, que eles conhecem muito bem e sabem que não irão, mas prometem resolvê-los, tudo isso me enoja, causa asco e espécie uma pena, eles deveriam informar aos eleitores, quanto foi que pagaram aos “marqueteiros”, para produzirem esses lixo, “restos de feiras”e “estrumes”, é assim mesmo que vejo e classifico essas propagandas eleitorais de ambos.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    O deputado federal Cicero Almeida tornou-se um simples boneco nas mãos de Renan Calheiros.Sua propaganda agressiva é o reflexo das declarações do senador lá em Brasília.Isso tudo vem acarretar nas eleições de 2018 aqui nas Alagoas.Quem viver verá.

  • Jorge Alves

    A palavra (ditadura) soa até mal em um processo absolutamente legítimo, que é o direito de resposta previsto em lei. A não ser que se leve em conta o fato de o código eleitoral ter sido elaborado neste período.
    Contudo, devo concordar com a opinião pessoal desse eminente, que o Cícero Almeida, aquele que, em tempos de outrora, dispunha de uma originalidade e autenticidade raras na política nacional, pena que estes prodígios foram ficando cada vez mais imperceptíveis. Falo isso pelo fato de ver um “Ciço” em total sintonia com o que reza seu programa eleitoral. Infelizmente.
    Ah! Não podia esquecer de falar do beija-flor, a comparação deles com os marqueteiros foi uma injustiça com os bichinhos, tendo em vista a importância que os mesmos têm na natureza, eles não apenas passam, sugam o mel e vão embora, eles multiplicam aquelas flores que “beijam”.

  • barakinalama

    A Eleição do “CIÇO” foi pro “LIXO”!!!!!

  • WAL

    1º ) O CIÇO,não é o bom moço como você descreve, ele era simples e se tornou um Homem SOBERBO,seu olhar, seu comportamento,seu jeito de ser, não nega. Veja só a quele dedo apontado em direção ao rosto do RUI, no debate.
    2º ) Veja quem são os amigos do CIÇO, na política; JOÃO LYRA,e os CALHEIROS,procure saber quem são essas peças.
    3º ) Estes programas, já estava dando muita dor de cabeça. Se um Homem, não tem segurança,com o que faz, se declare derrotado.
    Ricardo se for para cortar meu comentário, não publique nada.É melhor.

  • saulo mendes

    Ricardo,
    Texto bacana.
    Rui preocupou-se em apresentar propostas. Preocupou-se em mostrar o que fez e que pode fazer mais um pouco.
    O povo entendeu que só poderá comparar Rui com o Cícero, depois de 8 anos de Rui. Cicero falava como se Rui tivesse governado 8 anos.
    Almeida bateu feio e desleal. Campanha baixa que o tira da próxima. Eu nunca vi tanta lama.
    Pensei que Rui ia reagir negativamente. Graças a Deus, a postura de Rui salvou as familias alagoanas deste constrangimento ao Vivo.
    Cicero, literalmente, perdeu!

  • José Ranulfo Correia

    Os minutos que o ciço perdeu até que foi pouco, se ele fez tanto,porque não fala do que pretende fazer, mostre a sua capacidade de fazer com que as pessoas se aproximem dele, o problema é que ele não me parece um cara, correto com as pessoas que fizeram dele gente, ex João Lira o Sampaio e tantos outros.

  • RCarvalho

    A figura do CIÇO como politico está ficando opaca, só lhe resta um pouco da gestão de deputado e depois sua carreira na politica se declinará e com ele vem outros nomes que nem é preciso citar, todos já sabem.

  • André

    Quem é este Cícero candidato,vamos nomear o que ele conseguiu desde que entrou na política: 1.Tá na lista dos taturanas, que roubaram dinheiro da assembléia; 2.Já está praticamente condenado na máfia do lixo; 3.No Tribunal de Contas, também tem processo para condenação.Segundo reportagens o Conselheiro Anselmo pegou fraude do mesmo; 4. E agora a Contralodoria Geral da União, detectou superfaturamento e má qualidade nos serviços de reurbanização da pajuçara. Eu pergunto, quem tem amor a si e a Maceió vai votar num elemento desse?Ele junto com os calheiros vão arrasar com Maceió.Nós maceioense não podemos deixar isto acontecer nunca.

    • JUCELINO

      CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ ANDRÉ! ESSE CARA NÃO MERECE SE ELEGER A MAIS NADA, EM LUGAR NENHUM. ESSE CIÇO DO LIXO, ZÉ NINGUÉM, CHEGOU EM MACEIÓ, PUXANDO A CACHORRINHA, SE FAZENDO DE COITADO E SE APROVEITANDO DAS PESSOAS PRA SUBIR NA VIDA, MENTINDO, MENTINDO E ROUBANDO. HOJE É UM DOS MAIS RICOS EM MACEIÓ, QUEM SABE ATÉ EM ALAGOAS…O CARA É ARROGANTE, PRECONCEITUOSO, COVARDE, FALSO E INGRATO. E AINDA DIZ QUE TUDO QUE TEM CONSEGUIU COM ESFORÇO E TRABALHO. ELE DEVIA TER VERGONHA NA CARA, POR QUE A UNICA COISA DE CONCRETO QUE ELE FEZ, FOI ROUBAR…

  • J c

    CiÇO SE JUNTOU COM QUEM NAO PRESTA. Digo RF ta pagando o preço, vai ser a maior surra que ele vai levar nas urnas.

  • Derivaldo Junior

    As colocações aqui estão perfeitas. Cíço se juntou com os Calheiros, ele Ciço é um marionete nas mãos dos calheiros, só que os calheiros não sabem que o eleitor de Maceió é diferente dos eleitores de Murici. Não vamos permitir que Maceió seja entregue a esses políticos que só pensam em corrupção. Maceió já decidiu, é Rui 45. Os Renans e Ciço vão levar a maior surra nas urnas da vida deles.

  • carlos

    Andre e Juscelino,vocês só falam dos Renan e a turma da Região Sul,está topado com com o Cícero!Eles apoiaram o Nezinho em Arapiraca e perderam e querem tirar o atraso em Maceió !É um projeto das famílias de dominarem o estado todo !A Região Sul,já está sobre controle e no pedaço dos Calheiros Murici,Branquinha,São José Da Lage e União dos Palmares! Cuidado no dia do pleito um grupo de Coruripe,já esta aposto para trabalhar em Maceió,com as suas experiências…

  • Eleitora

    Até agora eu não vi o cancelamento da propaganda do Cícero, vejo toda hora ele falando as mesmas baboseiras.