É bobagem imaginar que o senador Renan Calheiros deixará a presidência do Senado por causa do julgamento marcado para o próximo dia 3, no STF.

O que vai se decidir?

Se uma pessoa que é réu no Supremo pode fazer parte da linha sucessória presidencial.

Algo semelhante ao que aconteceu com Eduardo Cunha (hoje, morador de Curitiba), em 5 de maio deste ano.

É lembra que o Cunha já era réu da Lava-Jato quando o STF o destronou da presidência da Câmara Federal. A decisão do STF, então, foi de que um réu na Corte não poderia integrar a linha sucessória da presidência – em caso de vacância, temporária ou não.

Renan pai?

Nem mesmo em relação ao caso Mendes Júnior, de 2007,  ele se tornou réu no STF – e ninguém sabe se isto acontecerá.

Além do mais, se por uma razão excepcionalmente inesperada, o Supremo aceitar aquela denúncia da PGR – na Lava-Jato não há nem denúncia -, é importante lembrar que Calheiros só tem mais três meses à frente da presidência do Congresso Nacional.

Há de se dizer: “Ele não sabe tudo”.

É verdade.

Mas sabe o suficiente para se manter onde está – o que está longe de ser pouco.

Perda de 165 minutos de propaganda na TV de Almeida expõe ditadura dos marqueteiros
Justiça vai ganhar mais um feriadão de 5 dias a partir de sábado
  • antonio de pádua

    O Senador Renan é o responsável pela estabilidade politica do Brasil, sem ele a democracia já teria acabado há muito tempo, homem destemido,de coragem singular, vem enfrentando uma bateria de acusações nos últimos tempos, enfrentado tudo e a todos, e agora o judiciario, quando teve a coragem de enfrentar um poderoso juiz de primeira estância o chamando de juizeco, numa de coragem e uma demostração clara em defesa da instituição Senador Federal que ele preside.É a minha opinião, é assim que vejo.

    • Joao TT

      De FATO, Renan PAI é habilidoso – sob a RÉGUA monárquica do Século XIX, anos 1900 – pelUmenos tem se mostrado CAPAZ de administrar o enxame de RIXA$ imemoriai$ dos tempos da COLONIA lusitana aqui desde os anos 1.500 – a Coroa PORTUGUÊSA mal-AMADA apertada pelo DOIDO Napoleão da FRANÇA a LESTE e açoitada pelo DUQUE Wellington d´INGLATERRA a NORTE. Aí viu-se que restavam ÁFRICAS a SUL e mares a OESTE: a sudoeste o BRASIL!!!
      _ https://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Wellesley,_1.º_Duque_de_Wellington.
      Os desmantelos nas Câmaras de VEREADORES – em St’ANA por exemplo -, e até na Câmara dos Depu FEDES em BrasiLHa, as estripulias nas Assembléias LEGISLATIVAS – na Maçayó, p ex -, contrastam com o EQUILÍBRIO no Senado onde é de 36 ANOS a IDADE MÍNIMA para sentar PRAÇA na casa opulenta com … “2.819 funcionários terceirizados ganhando NINHARIAS de 34 empresas custando R$ 155 milhões/ ANO, e mais 2.500 servidores de carreira ganhando 7 vezes MAIS que os 2 mil e 800 TERCEIRIZADOS: R$ 1,4 bilhão/ ANO.
      _ https://pt.wikipedia.org/wiki/Senado_Federal_do_Brasil
      VEREADOR se elege com até 18 de IDADE (mínimo), deputados com pelo menos 21 ANOS estaduais ou federais.
      _ http://www.guiadoeleitor.com.br/cargos/requisitos.htm
      O Renan-ZÃO parece ter passado da IDADE, mas já pensou REI-Ñ-ão-ZINHO bolinando as SENSUAIS cúpulas do Congresso NACIONAL?
      A cria sonharia c’a “Cabôca do CIARÁ” da poesia do alfaiate Zé da LUZ?
      * Tú SÔIS, morena triguêra,/ a cabôca mais facêra … qui mora no CIARÁ!
      – Tú SÔIS um diabo-de-SAIA/ que a minha VIDA atrapaia … SEM querÊr me atrapaiá.
      * CABÔCA assim, tão BUNITA,/ tão MIMOSA, tão catita … devêra tá num ARTÁ!
      – Tá no CÉU cum tripa e tudo/ quem fez teu ÔIO pestanudo … das pena do ANUN-mará.

      * Quando tú passa pru EU,/ cum esses ÓI qui Deus ti deu … qui não devia ti dá!
      – Eu vou logo ARRIMUNGANDO,/ comigo mêrmo falando … Oh! Qui CACHORRA do má!
      [ Cabôca do CIARÁ ], do ALFAIATE Zé da LUZ na Gambiarra da GUANABARA
      _ https://pt.wikipedia.org/wiki/Zé_da_Luz

  • Sérgio Eduardo

    Renan pai e filho,, quem vai deruba do poder é o povo em 2018. Aguarde

  • É piada?

    KKKKK! Antonio de pádua você é um humorista?

    Que piada? Você é aspone do RC ou do RF?

    Rindo até 2020!

  • JEu

    Prá mim, alguma situação não desejada começou a ser destravada depois do “soberbo” discurso do Renan (o pai) no senado, contra o Juiz e a PF, depois da prisão dos seus capachos da polícia do senado… é só esperar para ver… pode ser possível que tudo fique para depois de fevereiro do ano que vem, no entanto, o retorno de sua indigitada ação vai acontecer… é só prestar a reação da mídia nacional, principalmente na web, e da população do sul-suldeste…

  • WAL

    O REINAN-PAI,já mostrou, que quem manda,por lá ( STF )é ele.
    Ele ( RENAN-PAI,), mostrou mais uma vez quando enfrentou a presidente do SUPREMO. Só uma lei vai derrubar toda afamilia CALHEIROS,a do voto em 2018.
    ATÉ LÁ REINANS…

  • Paulo Mendes

    ANTONIO DE FÁBULA, ACORDE ANTES QUE O MUNDO SE ACABE OU CANONIZE O SÃO RENAN CALHEIROS!!!

  • Alagoas

    A cada momento a situação do Senador se complica mais. Agora é só uma questão de tempo. O senador mexeu com uma casa de maribondo sem fim.

  • Indignado

    Não existe melhor tribunal do as urnas, onde em 2018 vamos julgar e derrubar o RC e o RG, eles vão ver quem tem poder, até 2018, Topado e colado.

  • Julio

    Por Falar em Renans, o filho sumiu do mapa. Bateu de frete com a maioria dos aliados que o apoiaram em 2014,perdeu em todos os municípios onde botou os pés, a violência explodiu de novo, a lua de mel acabou. De resto e esperar pra ver.A derrota anunciada em Maceió, vai mostrar ao governador/menino danado, que a política tem seus segredos, o principal deles; honrar com a palavra.

  • Antonio Carlos

    Mota, o Senador Renan Calheiros entrou em desespero, está acuado, os dossiês que ele tem dos amigos e adversários farão parte do jogo.
    Renan chamou o Juiz Vallisney de Souza Oliveira, de juizeco, um Juiz que tem uma história de vida construída com esforços do seu estudo e muito trabalho através de concursos meritórios. Atingiu injustamente um homem de bem.
    O Senador tem um processo pronto para ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, onde tem todos os Ministros como irmãos, esperando há 3 anos e 9 meses (quantas gestações já ocorreram durante o tempo) coincidentemente a ação é sobre o pagamento de pensão alimentícia que a construtora pagava para a filha do Senador segundo a denúncia, ele goza e o povo paga.
    Se o processo estivesse com o Juizeco, o Senador já teria sido julgado, inclusive sem a prescrição dos documentos falsos (notas fiscais frias) juntados pelo próprio senador em sua defesa, no desespero, ou quem sabe, já prevendo que no STF algum Ministro deixaria a prescrição acontecer quanto aos documentos, pela ação do tempo, que a tudo atinge, fato que o Senador Renan JAMAIS PODERIA CONTAR com um Juizeco como o Vallisney ou o Sérgio Moro para deixar seu processo prescrever no que lhe é eseencial para o Senador escapar da condenação, coisa de mestre, de poderoso.
    Assim, o Senador levantou a crina e partiu para o ataque, para a briga.
    Igualmente assim, o Senador agiu quando também acuado no passado, esperou na esquina em situações distintas, os Senadores Pedro Simon e Cristovão Buarque.
    Somente afinou com as denúncias contra ele do seu afilhado na Transpetro Sérgio Machado, também afilhado não merece ser atacado, pois a consideração é muito grande do padrinho Senador.

  • Jorge

    Tô pensando seriamente que no nosso PAÍS prá se dar bem, tem que ser delinquente! Político corrupto, ladrão de merendas, usufruir de emendas parlamentares, ser assiduo de propinas, combinar licitações, dividir salarios de comissionados… Que pena!! Esse é nosso ESTADO! Esse é nosso PAÍS… será que temos que aderir à tudo isso???