As declarações feitas ontem pelo presidente do Senado foram a manifestação mais autêntica do Renan Calheiros primordial, em estado bruto.

Inegavelmente, uma entrevista sem papilas na língua, direta, contundente, cortante, lancinante – vacilante, jamais!

Criticou a ação da “PF fascista”, comandada pelo Kojak tupiniquim, o “chefete policial”, circunstancial, eventual, ancestral e, quiçá, artesanal.

Como alguns pontos ficaram obscuros, na entrevista, tentarei humildemente esclarecê-los aos leitores deste blog.

Inicialmente, o foro privilegiado é extensivo a tudo que rodeia os senadores e deputados federais. Plantas, Aedes Aegypti, avestruzes, galinhas, gado e até, literalmente, cobras e lagartos, se estes habitarem a ilha de Sarney no Maranhão (maior do que a de Onassis), transformada, desde já, no Santuário de Proteção ao Foro Privilegiado – com soberania senatorial garantida em até 200 milhas marítimas.

Os cães e gatos são um caso à parte. Graças à astúcia e à inteligência da polícia legislativa, eles foram apontados como fonte potencial de revelação de segredos incontáveis – e que nunca deverão ser contados. Sabe-se, inclusive, que as grandes potências desenvolveram técnicas de captura de memórias animais, baseadas nos de quatro patas.

Gozando da intimidade do lar, os gatos, deitados preguiçosamente nos sofás, sonsos e dissimulados, se grampeados, poderão transmitir em tempo real conversas que podem abalar a República.

Já os cães, com sua eterna carência afetiva, estarão sempre próximos aos donos e poderão ocultar grampos na coleira, postos por algum agente “fascista”. Olhando de baixo para cima, como costumam fazer, poderão captar imagens de bigodes, calvas e cabelos ralos, em momentos de definição do futuro da nossa Nação.

Um perigo, se capturados. Carregarão nas coleiras: “Só respondo ao STF”.

É claro que os papagaios, estes falastrões, também são intocáveis, principalmente pelas forças policiais que investigam questões mais penosas para os congressistas. Sabe-se que eles não suportarão o primeiro aperto e abrirão o bico na sua narrativa de vocabulário tradicionalmente de baixo calão (imaginem se ouvirem e memorizarem as conversas entre autoridades).

Quanto ao alcance ambiental e paisagístico do foro privilegiado, para que não restem dúvidas, a proteção vale para todas as áreas privadas – inclusive as próprias – que pertencerem aos congressistas, no Brasil ou pelo mundo afora.

Embora Renan pai tenha sido econômico nas palavras, ele deixou claro que estão definidas novas denominações para os integrantes da magistratura brasileira.

A saber:

– No 1º grau, juizecos.

– No 2º grau, desembargadorecos.

– No 3º grau, ministrecos.

Mas, atenção: não tente fazer isso em casa – se você não tiver foro privilegiado, é chave de cadeia.

Justiça vai ganhar mais um feriadão de 5 dias a partir de sábado
Secretários Municipais de Saúde pedem socorro ao MP para receber do governo
  • João Santos

    Ricardo Mota primordial, em estado bruto.

    • ZeDoPovo

      pelo que bem me lembro, o ilustre senador foi Ministro da Justiça, nesse período aqui em alagoas, NUNCA SE INVESTIGOU UM ÚNICO CASO DE CORRUPÇÃO. A polícia federal, nunca investigou nada em alagoas à época. Não foi por falta de oportunidade não, trabalho tinha muito, pois a corrupção e crimes de mando, envolvendo figurões da política local, estavam fervilhando. Então acredito que quando ele disse que o ministro não se comportava como um ministro de estado, acho que ele quis dizer, para que ele ficasse bem comportado, quietinho, olhando a banda corrupta passar, e ter os melhores elogios dele. Francamente!!

    • Joao TT

      O lado BOM dessa calhordice, são DOIS:
      – retarda a QUEDA iminente do atual Ministro da JUSTIÇA – Alexandre de MORAES-, promotor EXEMPLAR embora desajeitado ATOR político SOFRÍVEL – reprovável no mais das vezes;
      – e endurece o MUQUE de juízes de TODAS as instâncias – daqui de St’ANA ao STJ passando pelU Barro DURO de roer rumo JACITINHO e Cruz das ALMAS – e de todas as ESFERAS – estadual e FEDERAL;
      e quem VIVER verá o jogo ENDURECER sem perder a TERNURA da Ministra PRESIDENTA do STF, a
      … “Todas as vezes que um JUIZ é agredido, EU e cada um de NÓS juízes é AGREDIDO. E não há a menor NECESSIDADE de, numa convivência DEMOCRÁTICA, livre e HARMÔNICA, haver qualquer tipo de questionamento que não seja nos estreitos limites da constitucionalidade e da LEGALIDADE” [Dra Carmem LUCIA]
      _ http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/10/onde-um-juiz-destratado-eu-tambem-sou-diz-carmen-lucia.html
      E isso NADA tem a ver com CALHEIRICE, genTE: é des-EDUCAÇÃO mêrmo, quase CANALHICE!

  • WAL

    RESUMO: O CALHEIRÃO que exclusivo,leis que nunca punam parlamentares por mais que sejam suas falcatruas. Mas estamos de olho para 2018.

  • Luis Barros

    Nós alagoanos somos os verdadeiros culpados em colocar este senhor no senado.Nunca fez nada por Alagoas, tudo foi para seu benefício e seus familiares. Em faço um alerta desde já, derrotá-lo fragorosamente agora para o seu candidato a prefeito e em especial em 2018. Fica o aviso.

  • maksu

    E como se chamarão as urnas que porventura não contiverem votos em 2018?

  • Antonio Carlos

    Prezado Mota, parabéns pelo criativo e inteligente texto.
    Metáforas apropriadissimas.
    Acredito que o bicho que escreveu o texto para o Senador discursar, foi um Corvo.
    O bicho que primeiro recebeu o foro privilegiado foi o Boi, que na sua defesa apresentada, na denúncia do pagamento da pensão para a sua filha, apresentou o Senador, o Boi como fruto do pagamento e da sua única linha de defesa.
    Como os Bois do Senador tem foro privilegiado, a ação jamais foi julgada ou será pelo Supremo.
    Confessou o Senador que consegui no STF desfazer o indiciamento da Gata Senadora e do seu esposo Ratão, que como bicho faz parte do Senado e tem foro privilegiado.
    Portanto, o Senador Renan manda no jogo político e jurídico de Brasília.
    Decide o bem e o mal e o que direito e justiça dele e dos amigos.

  • Ednaldo

    Enquanto tiver eleitores mal informados e analfabetos (Nada contra quem é analfabeto) só acho que analfabeto não deveria votar (Minha opinião) – eles continuarão seu reinado em Brasilia, e o povo sendo feito de palhaço e tendo que ver esse tipo de coisa acontecer.

  • Bel

    OS MAGISTRADOS TEM QUE REAGIR A ESSA ENORME HUMILHAÇÃO. SEJA DE QUEM FOR!.

  • José Carlos

    Suspeito tem que ser investigado mesmo atingindo os brios de quem quer que seja.

  • Fora ladrões dos sonhos do povo!

    Aprende Alagoas!
    Não vamos votar em quem faz da atividade política um meio de vida, uma maneira de acumular poder e riqueza!

    Vamos acabar com o foro privilegiado!

  • Há Lagoas

    É o “Equilíbrio” desequilibrando os poderes de nossa mentecapta República.
    Há de se reconhecer, Renan – o pai – é de longe a figura mais titânica e astuciosa de Brasília! A ave Fênix de Murici ainda vai sobreviver a tudo e a todos por um longo tempo – ou melhor – até 2018, se os alagoanos não prorrogar seu mandato…

  • GOMES

    A resposta a esses “REINANS”, com certeza vem a galope em 2016 e 2018, através do voto do “POVECO DAS ALAGOAS”

  • Alienado Correia

    OS POBRES BESTAS DE MACEIÓ , SE JUNTARAM AOS RICAÇOS QUE QUEBRARAM O PRODUBAN, NAS PASSEATAS DOS CORRUPTOS CONTRA A CORRUPÇÃO, ACHANDO QUE ESTAVAM SALVANDO O BRASIL. BANDO DE OTÁRIOS, TIRARAM UMA MULHER DE BEM DO GOVERNO FEDERAL. AGORA , NÃO É POSSÍVEL QUE A FICHA NÃO TENHA CAÍDO. ESPERO QUE ESTEJAM COM VERGONHA DA BESTEIRA QUE FIZERAM. A PIOR COISA QUE ATRASA UM PAÍS É POBRE DE DIREITA. ENTENDERAM AGORA PORQUE NO GOVERNO DO PT SE DIZ, NUNCA SE ROUBOU TÃO POUCO?

    • Claudio

      Você deve ser um pessoa muito inteligente, para elogiar os 12 milhões de desempregados que o PT deixou, a maior recessão dos ultimos 100 anos, pagando 423 Bilhões de Juros aos Bancos,e por ultimo levar dinheiro na Cueca como fez o irmão do Genoino. E isso alienado que vc acha o povo de Otario.

    • Licurgo

      Perfeito o seu codinome…só um “alienado” para endossar o governo desastroso do PT e seus aliados.

      Cabe a nós, em especial o povo de Alagoas, a mostrar nas urnas que não somos animais de currais, extirpando os clãs Calheiros, Albuquerque, Ferro, Beltrão, etc.

      Chega de corrupto de estimação…e vamos lutar pelo fim do foro privilegiado.

  • Indignado

    É bom que os magistrados agora tirem os processos das gavetas e julguem e penalizem os verdadeiros culpados(corruptos) da lava jato.,

  • Alagoas

    Renan chama juiz de juizveco e agora? Se fosse um cidadão comum já estava na prisão.

  • JEu

    Kkkkkkkkkk! Eita texto bom de ler… dessa vez vc se superou em número, gênero e grau, prezado Ricardo… Agora, depois do “soberbo” discurso do Re(i)nan, creio que sua queda ganhou alguns graus de inclinação a mais… é esperar para ver…!!!

    • Constant Ramos

      CÊ tá sonhando JEu? Se na época do boi gordo nada aconteceu com ele, imagina agora que nosso país tá que nem merd…..n’água boiando!

  • PORFIRIO

    O QUE RENAN QUER, NA VERDADE, NÃO SÓ ELE, MAS A GRANDE MAIORIA DOS POLÍTICOS É PRATICAR TODO O TIPO DE FALCATRUAS E PERMANECEREM IMPUNES, DESAFIANDO ÀS PESSOAS, ÀS ENTIDADES, ÀS INSTITUIÇÕES, MENOSPREZANDO A INTELIGÊNCIA DO POVO BRASILEIRO.

  • Regina Pereira

    O Rei do “Mundo Animal”, VULGO, Senador de Murici, o Maior Predador do Poder… A ele, Por ELE, E Sobre Ele… Todo direito de IMPUNIDADE…
    Parabéns Ricardo Mota, vc conseguiu nos mostrar a Arca de NÃO É, existe toda ” Espécie de Bichos, mas principalmente Aves de Rapina e a mais nova espécie SENADOR (isso mesmo, não é a Arca de Noé… Em terra de Senador Calhorda, a Arca é De Não É) …

  • Ednaldo Fernandes

    É…. o caro senador Renan, gostaria que o Ministro da Justiça tivesse um comportamento igual a ele (Renan), quando foi Ministro da justiça, pois fechou os olhos para todos os tipos, de falcatruas e roubalheiras, praticadas pela maioria dos políticos que existiam e ainda existem, pois eles são altamente corporativistas, e legislam em causa própria. Lembro-me do caso desse sr. que pagava uma alta quantia mensal, à uma mulher com o dinheiro do erário público e não deu em nada,seu único castigo, foi renunciar, para depois voltar e tentar peitar a tudo e a todos, ele dessa vez voltou a atacar às Instituições sérias desse país, que ao meu ver devem sim tomar medidas enérgicas contra ele, pois pelo que lemos nos noticiários e na mídia, ele está envolvido até a alma em maracutaias e falcatruas. O que vimos e ouvimos ontem dele, foi uma verdadeira “diarréia mental”, tentando intimidar à justiça brasileira, ele está desesperado, pois sabe que à qualquer momento sua hora vai chegar, daí o temor, se às instituições não tomarem uma providência, cairão no descrédito, perante os brasileiros e perante o mundo.

  • treal

    Não tem escapatória!
    A resposta tem que ser dada na urnazeca.

  • Filho da Terra

    Embora seja difícil é preciso separa a mensagem do mensageiro, sua fala em defesa da instituição do Senado da República está correta.

    A polícia federal tem tido sim atitudes facistas e muitos que hoje aplaudem qualquer ação da pf ainda vão saber de todas as irregularidade e crimes cometido por ela, sobretudo nessa operação lava jato, mas não só.

    Muitos Juízes e Procuradores também tem extrapolados nas suas atribuições ávidos por mais poder para suas instituições e também por exposição na mídia.

    É muito repetido hoje que ninguém está acima da lei, mas a PF, MPF e Justiça Federal também não podem está acima dela. Mesmo alguns se considerando deuses.

  • cicero frederico da silva

    E meu caro, em tempos atras ninguem tinha essa coragem de dizer isso, mas o que vemos politicos profissionais delapidando os cofres publicos e quando nossa imprensa inscrita , falada e televisada diz os fatos, sim os fatos. Essa gente se faz de vitima, pois tem a cara de oleo de peroba de dizer que é mentira.

  • Antonio Moreira

    Já escrevi aqui uma vez e digo novamente: O Renan Calheiro é o “despachante” perfeito no mundo dos negócios políticos em Brasília.
    Qual a importância social e econômica do estado de alagoas em nível de Brasil?
    Qual seria a lógica para ser um Presidente do Senado?
    Por que O Renan ainda é o preferido? Quem ganha com isso?

    Pois é, quando vejo o pessoal disputando fervorosamente um cargo de diretor escolar onde financeiramente representa tão pouco, imagine um cargo de presidente de senado!

  • Alagoano envergonhado

    Não sei porque o Ilustre Senador Renan Calheiros está tão desesperado com essa operação Lava Jato. Se ele não está envolvido em nada, porque tanto desespero? porque não deixa esse “juizeco” como ele mesmo diz, fazer o trabalho dele. Somos nós alagoanos que devemos dar o primeiro passo acabando com foro privilegiado desse cidadão, se é que podemos chamá-lo assim.

  • LAPADAZECA

    Derrotados nas eleições para prefeito na maioria dos municípios os Renans estão desesperados com a lapada que vão levar em Maceió dada pelo RUIZECO. Se prepara Renan Pai e Renan Filho que o que é teu vem em 2018.

  • FELIPE ALCANTARA

    RICARDO,
    Morei anos no recife. Lá a bancada tem vários partidos, todos adversários ideologicos e de poder, mas todos se unem em prol do Estado de Pernambuco.
    O cara é presidente do Congresso há anos, tem influencia pra caramba lá e nao faz nada de bom pra alagoas. E os alagoanos não percebem isso.
    Outra coisa. Assisti uns vídeos dele discutindo com Pedro simon e com o Cristovam e também o caso da Gleise. O que tem em comum nesses videos é que o Renan sempre ameaça. É como se ele tivesse um dossie de todos ali. Quando é contrariado ele parte para ameaça na cara.
    Mas vamos falar do Filho. Renan Filho.
    Na educação entregou de porteira fechada a Luciano e sua turma de arapiraca.
    Na saúde está devendo a dezenas de fornecedores e lá o autoritarismo é grande.
    No esporte não fez nada além do combalido jeal. Um deles morreu até gente e teve infecção alimentar dos alunos.
    Na AMGESP os caras licitam 15 milhoes em molhos para uma empresa de arapiraca.
    Na assistencia social acabaram com a SOPA que tanto servia a pessoas carentes.
    Uma vez você cobrou essa sopa e prometeram para breve. O ano tá acabando e a SOPA e as cestas nutricionais não saem. E o secretario de lá é uma piada.
    Vou me mudar pra ARACAJU, SE.

  • Vigilante

    Ou enquadram esse senador de vez, ou as autoridades jurídicas do país serão, continuamente, desmoralizadas.

  • Edgar Duarte

    Ok Ricardo, gostaria que vc se pronunciasse sobre os juizes que quando cometem erros graves, apenas são afastados das funções e continuam sendo juizes com salários e prerrogativas de juizes, um exemplo claro está na prisão de uma adolescente de 13 anos que foi encarcerada junto de vários homens, sendo estuprada pelos mesmos. Está correto esse tipo de punição?

    Resposta

    A minha resposta é NÃO. Como já escrevi e disse em centenas de oportunidade.
    Apenas não acho que um crime justifique outro.

    Sausações democráticas,
    Ricardo Mota

  • João Almeida

    Que todos esses Golpistas fiquem tostados no fogo do inferno pelo mal que fizeram e estão fazendo à nação…

  • Alex

    A verdade é uma só, se é bom para o Renan é ruim para o Brasil.
    Temos que limpar nossa imagem perante a nação e expurgar da política gente como Renan e sua família, para que eles possam enfim pagar pelos crimes que cometeram.
    Não custa sonhar!!!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    O PODER DE NINGUÉM OU NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI
    Joilson Gouveia*
    Alguns diletos amigos meus e outros tantos seus e muitos mais deles que meus, na incomensurável rede social FB, confessaram apreensões, receios e temores de uma eventual crise institucional entre e dos Poderes, após declarações nada amistosas, urbanas e diplomáticas por parte de um agastado, estoico, indignado, iracundo e magoado presidente, que vociferou algumas infensas e indelicadas frases de efeito de sua indigitada contrariedade às ações e prisões da polícia federal, as quais, para mim, não passam de meras bravatas, bazófias e mendazes ou loquazes perorações de parlapatão, tal e qual às do “asceta de prístinas virtudes”, que não consegue explicar o inexplicável ou mesmo justificar o injustificável, ainda que disponha de uma bancada de mais de vinte “adEvogados”, como fala o próprio..
    É, pois, por demais ressabido, ainda que não haja “anjos e santos”, nem todos de lá estariam na mesma vala, esgoto e lodaçal nem seriam iguais nem se equiparariam àqueles “trezentos picaretas” – segundo dito pelo “virtuoso” num passado recente -, sobretudo dessemelhantes, díspares, diversos, diferentes e desiguais dos que são “investigados, processados, indicados e denunciados”; ou não?
    Consabido que “todo cão acuado rosna, ladra, baba e mostra suas presas caninas afiadas”, mas sabe que faltam-lhes força, virtude, coragem e certeza de que suas presas podem morder, ferir e arrostar às ameaças e perigosos ataques e contra-ataques dos seus mais ferrenhos, tenazes e fortes adversários: a Lei, a Ordem e a Justiça, e não só ao Judiciário e sua longa manus! Na verdade, cão que ladra não morde, todos sabemos disso!
    Ademais, nem de raça é-o, mormente por faltar-lhe pedigree e estar mais que ferido na moral, caráter e reputação diante de tantas nódoas, máculas, indícios, investigações, processos e denúncias que se lhe são imputados, mais de uma dúzia – das quais seus “fortes aliados” as temem tanto quanto o iracundo, irascível e risível presidente, que não mais possui nenhum liderança, salvo dossiês semelhantes e dos mesmos, em sua posse e conhecimento!
    Dizer que um magistrado não pode nem deve prender ao delinquente, é, pois, no mínimo, desconhecer ao Art. 301, do CPP, que “faculta a qualquer do povo prender em Flagrante Delito a quem esteja cometendo o crime” ou o delito qualquer; enquanto todas autoridades e seus agente DEVEM, de ofício, prender quaisquer criminoso em situação de flagrância delituosa. – “Art.301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito”.
    Houve quem dissesse faltar competência ao juízo natural a quo, para expedição de decisões e decretos judiciais de cerceamento, detenção, prisão e condução coercitiva de indiciados integrantes da polícia legislativa, cujas provas são bastantes, robustas, induvidosas e inquestionáveis.
    Usurpação de poderes ou de competência o fez, o faz e o fará quaisquer polícias legislativas (administrativas que são) se praticarem atos específicos, privativos, típicos e exclusivos de Polícia Judiciária, consoante muito bem definido no Art. 144, da Carta Cidadã! Não poderia nem deveria, desde que não tivessem delinquido, né?
    O errado, o infrator ou o delinquente e criminosos não pode nem deve invocar os direitos que perdera ao proceder extra et ultra liames legais e limites legítimos ou até mesmo contra-legem; ou não? Salvo, e somente só, se for o caso de que o parlamento sirva de albergue ou seja valhacouto de contumazes criminosos! Ou não?
    A Justiça, a Lei e a Ordem estão acima dos Três Poderes, inclusive e sobretudo até mesmo do próprio guardião da Constituição e da Leis: Judiciário e seus respectivos tribunais ou juízos ad quem e a quo. Ou não?
    Enfim, se a ninguém é assegurado o direito, prerrogativa ou privilégio de alçar, arribar e erguer sobre, por cima e acima da Lei ou espezinhar, desdenhar, menoscabar e desobedecer ou descumprir às leis, o pronome indefinido perde seu efeito, valia, valor e significado que é extensivo a todos porquanto ninguém é qualquer um, qualquer sujeito, indivíduo, pessoa ou cidadão, seja ele agente administrativo, político, magistrado ou policial.
    Enfim, estamos num e somos ou pretendemos ser ESTADO DEMOCRÁTICO, HUMANITÁRIO E DE DIREITO, aquele jungido, subsumido e submetido ao imperativo, imperioso, magnânimo e soberano Império da LEI ou da Legalidade!
    O Direito e as Leis são os parâmetros, pilares e sustentáculos das Democracias, bem por isso urge endireitar ao nosso País, nossa Nação e Pátria Amada de nosso querido Brasil!
    Abr
    *JG