Foi um debate, de bom nível, que não teve um vencedor por nocaute. Por pontos, até que sim, mas fica ao gosto do freguês a definição do vitorioso.

No geral, o debate foi alguns degraus acima do guia eleitoral – iracundo demais, chato demais ou risível demais. Ou seja: tudo em excesso. No debate, não. O fato de que os dois candidatos tiveram sempre o mesmo tempo para perguntas e respostas – ainda que, a essa altura, já sejam previsíveis – deu um ritmo adequado ao programa, não deixando que a discussão se tornasse cansativa, enfadonha mesmo – como poderia ser.

Méritos para os companheiros, aqui do PSCOM, que bolaram a fórmula apresentada hoje.

E os candidatos? Rui Palmeira continuou sendo Rui Palmeira, dono de uma fleuma rara, e se deu o direito até de dar alguns sorrisos para a câmera. De forma geral, aproveitou bem o tempo de que dispôs para não apenas se defender – condição inevitável para quem está no poder -, mas também para apresentar algumas propostas de governo em um possível segundo mandato.

Tergiversou, é verdade, quando indagado sobre 2018 – o que fará, caso eleito. Compreensível porque estava sendo gravado por aquele que criou o Cícero Almeida do segundo turno – diferente do primeiro.

O ex-prefeito deixou um tanto de lado a cara enfezada do primeiro turno (fez algumas caretas), principalmente quando provocado sobre a Taturana ou a Máfia do Lixo. Foi mais sereno e demonstrou que o personagem criado para ele no segundo – que gerou tantos memes nas redes sociais – lhe caiu melhor, mais próximo ao que ele é, de fato, do que o Almeida do primeiro turno – artificial, assim me parecia.

A nova obra – que não foi o Ciço que fez – é criação do marqueteiro Adriano Gerhes, autor, também, do Renan Filho da eleição de 2014, que vive enfurnado em sessões de mídia training. Tentando chegar ao patamar de naturalidade – ao modo dele – do senador Collor, criador de si próprio.

Renan Filho ainda há de penar um bocado para ser o novo Collor ( nesta matéria, que fique claro).

Vereadores eleitos serão decisivos na reta final do segundo turno
Por que defendo como princípio os pardais eletrônicos em Maceió
  • Avante Maceió !

    Domingo 30 de outubro, saberemos se os Alagoanos enterraram de vez Renan Pai e Renan Filho. Assim seja, para o bem do Brasil e de Alagoas.

  • WAL

    RESUMO:
    1) CIÇO;Olhar de quem intimida,mal educado, mal informado,gesto…de:eu te pego;;;.A quele dedo apontado para o rosto do RUI. Postura do MAL…
    .
    2) RUI; Educado,bem informado,tímido,bom ouvinte, postura do BEM…
    .
    Quanto ao REINANZINHO,cadê ele ??????

    • Rodrigo

      Dia 30 será o bom recado para o clã dos Calheiros, aguardem.

  • Fábio Santos

    Para mim, o Gov. Renan saiu muito mais fortalecido dessa eleição, ele elegeu 39 prefeitos do partido dele, só que hoje conta com 79 outras legenda. eu confio no Gov. Renan, e entres esses governadores que ai estão ele demostra pé no chão com os problemas da populção.

    • Aquilis Gomes

      Meu amigo que elege os governantes são os eleitores, não prefeito eleito não. Se toca! Adeus renans tchau queridos.

  • vladimir dos santos

    O ciço dede já está comprometendo a eleição de 2018 para governo, de Renan Filho e Renan Pai. ciço não era o candidato ideal. Um homem ficha suja, condenado no processo da taturana, mafia do lixo, desvio de verba da merenda escolar, e com maior rejeição. Sr. governador fui seu eleitor, e nossa família, desde já o sr. perdeu nosso voto.

  • JEu

    Adeus Ciço taturana do lixo… e leve o Re(i)nanzinho com vc…!!!!

  • Renata Palmeira

    O Rui não tinha o que falar e nem sabia responder as perguntas. Usava o nome do Governador pra sair e disfarçar sua incapacidade!!! Coitado!!! Tão inocente!!!

  • RUI DO ‘BEM’ X ‘CIÇO’ DO MAL!

    O ATUAL PREFEITO E CANDIDATO A REELEIÇÃO ‘RUI 45’ MOSTROU DURANTE O DEBATE QUE NADA MUDOU DA SUA POSTURA, MOSTROU O QUE FEZ, MOSTROU O QUE VAI FAZER, TUDO SEM AGRESSIVIDADE, COM RESPEITO AO POVO DE MACEIÓ, COM RESPEITO AOS ALAGOANOS QUE ASSISTEM O HORÁRIO ELEITORAL E PRINCIPALMENTE RESPEITO AO ADVERSÁRIO, RAZÃO DOS RESULTADOS DA ÚLTIMA PESQUISA TENDO RUI 45 COM 67% DOS VOTOS VÁLIDOS!!! O QUE É DIFERENTE DO OUTRO CANDIDATO ‘CIÇO FOI QUE FEZ’, CONTINUANDO COM SUAS AGRESSIVIDADES NUMA FALTA DE RESPEITO AO POVO DE MACEIÓ E AOS ALAGOANOS COMO CANDIDATO QUE NÃO MERECE CONFIANÇA, PARECE MAIS UM LOBO COM CAPA DE CORDEIRO, E DIANTE DA DUPLA POSTURA PELA FALTA DE EDUCAÇÃO E RESPEITO AOS QUE TEM ACESSO NO GUIA ELEITORAL, AMARGA COM 33% DOS VOTOS VÁLIDOS. NÃO PROVA O QUE DISSE QUE FEZ, ATACA COM MENTIRAS O CANDIDATO RUI PALMEIRA 45 COMO O PREFEITO QUE NADA FEZ, QUANDO NA VERDADE OS MACEIOENSES NÃO SE DEIXAM ENGANAR COM O CANDIDATO DA MENTIRA ‘CÍCERO ALMEIDA’, ENVOLVIDO EM CORRUPÇÃO, CONDENADO NA ‘OPERAÇÃO TATURANA’ POR TER TOMADO DINHEIRO EMPRESTADO NO BANCO RURAL COM PAGAMENTO PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, O QUE É PROIBIDO POR LEI. SE É ASSIM, TODOS NÓS TEMOS DIREITO A TOMAR DINHEIRO EMPRESTADO EM BANCOS E A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA QUE PAGUE!!! A ÚLTIMA DO CANDIDATO AGRESSIVO E DA MENTIRA É O QUESTIONAMENTO DE QUEM FEZ ‘DUBAI’NOS EMIRADOS ÁRABES? ‘FOI O CIÇO QUE FEZ’ PARA PASSEIOS DO SEU AMIGO GuuNVERNADOR QUE LÁ SE ENCONTRA ACOMPANHANDO AS BAIXARIAS DA CAMPANHA DAS MENTIRAS DE ‘CIÇO QUE FEZ DUBAI’? O CANDIDATO DAS MENTIRAS, DAS AGRESSIVIDADES, AINDA CARREGA OUTRO PROCESSO NAS COSTAS, O INDICIAMENTO NA ‘OPERAÇÃO MÁFIA DO LIXO’ QUE SE FALA EM OPERAÇÕES SEM LICITAÇÃO DE R$ 200.000.000,00!!! O CANDIDATO ‘CIÇO’ COM UM PORTFÓLIO RECHEADO DE ILÍCITOS NÃO PODE, NÃO DEVE TER O VOTO DO ELEITOR DE MACEIÓ, É O CANDIDATO DO ‘MAL’.
    NO DIA 30/10 VAMOS VOTAR CERTO PARA PREFEITO NO QUE É MELHOR PARA MACEIÓ E PARA OS MAIS POBRES, NO CANDIDATO DO ‘BEM’ RUI 45, RUI 45, RUI 45, RUI 45!

  • ALAGOANO CONSCIENTE

    MAIS AMIGO WAL, VOCE ESPERA O QUE DE UMA PESSOA SEM FORMAÇÃO. QUE TEM SÓ O ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO. É DISSO PRA PIOR.

    • Joao TT

      Pois! … viveu seus ÚLTIMOS anos submetido a grandes SOFRIMENTOS!
      * Na CONVERSA fiada ao BALCÃO, numa DOSE de Rum ou de CACHAÇA, vivo eu ESCONDENDO uma desgraça, uma mágoa, uma dor, uma PAIXÃO.
      * A tristeza ou a dor do meu IRMÃO, que minh´ALMA sensível logo ABRAÇA; ando eu escondido atrás da TAÇA, procurando, no copo, SOLUÇÃO.
      * O DIA é pouco, adentro a NOITE mansa. O ETILISMO intermitente avança e quando o SOL nasce belo e RELUZENTE.
      * SE eu parar vem a depressão ALCOÓLICA e me parece que uma coisa DIABÓLICA me convida e eu BEBO novamente.
      Soneto ETILISMO [página 63 de Meus POEMAS q Ñ foram LIDOS], Zé LAURENTINO
      Por B LUCIANO _ http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=18908

  • maceioense consciente

    Ricardo, às vezes tenho pena do Ciço. Pensa ele que aquele discurso entre os dentes, com evocação contínua a Deus, convence a grande maioria. “Não usar o seu Santo nome em vão é um dos mandamentos da Lei de Deus”, e Ciço vem fazendo isso com uma grande artificialidade, que é própria de tudo que se vê no programa eleitoral que plantaram para ele. No debate, não respondeu perguntas importantes, a exemplo de como iria baixar a passagem de ônibus. Sabe por quê? Porque é uma promessa que ele não cumpriria. Ele promete tudo que alivia o bolso do maceioense. Sou a favor de aliviar a carga tributária, lógico, mas o que fez o Ciço, nesse sentido, como deputado federal? Tem algum projeto? Uma simples leitura nos jornais da época em que Ciço ficou na prefeitura mostra quão pífia foi a administração dele, mesmo sendo, naqueles anos, o repasse do FPM mais generoso. Ele dizer que a obra que liga Jacarecica ao Zé Tenório foi bem feita é chamar o povo de burro, porque, morando naquela região, sempre evitava andar por ali quando se formava chuva. Hoje está melhor, porque foi feito um serviço de reparo na via, mas o que ele deixou não foi coisa boa, assim como não são os viadutos que ele construiu. São úteis, ninguém nega, mas a largura dos viadutos parece que foi feita para veículos do início do século passado (estreitos). Quanto aos servidores da prefeitura, que ele tenta jogar, estão em situação melhor do que os servidores do Estado, no que diz respeito a aumento. Isso é fato. Outro fato repugnante da propaganda do Ciço é o uso do nome de familiares do Rui e de outras pessoas. Já pensou se o Rui fosse revidar a baixaria? Ainda bem que o Rui não está indo por esse beco estreito, porque, se ele fosse, vontaria nulo. Parabéns ao Rui, por entrar na minha casa com respeito.. e com propostas possíveis! Também se não cumprir o que promete, não voto mais nele (Rui).

  • GOMES

    O Ciço pelo seu comportamento no debate, já tem consciência que perdeu !!!!!!! e se for inteligente saia da politica em quanto é tempo!!!!

    • MAIS UM REVOLTADO

      MAIS SE ELE SAIR DA POLITICA ELE PERDE O TAL FORO PREVILEGIADO.COMO MUITOS QUE TEM POR NA POLITICA.CABE A NOIS ELEITORES MANDA TODOS CATAR COQUINHOS.E VCS CALHEIROS SE PREPAREM QUE 2018 ESTA CHEGANDO.2019 SERGIO MORO NO SEU MOCOTÓ.

  • carlos

    Realmente também não vejo o Cícero como candidato e sim as figura dos Renans pai e filho,que quer por que querem como uma questão só de cunho pessoal de suas sobrevivência política!Quando estou outro estado digo que sou Alagoano.Injustamente e até em tom agressivo só logo questionado por ser conhecido como um estado que tem como representante os “piores corruptos”do Brasil!Cram Renan e Collor!Pior só de Coruripe citam logo os Beltrões,quando estou em ouros Municípios de Alagoas!

    • Morgana

      Sr. Carlos , acho que é apaixonado pela família dos Beltrão,toda reportagem e em qualquer assunto,você tem que falar dos Beltrão, será que é inveja ,há inveja é uns dos pecado capitais,está escrito na Bíblia. Faz mau para a saúde.

  • Claudio

    Pelo jeito Renan Calheiros Filho e Renan Calheiros Pai, não conseguiram fechar o Curral em Maceio como fizeram em Murici a mais de 20 anos.

  • Ferro

    O enterro de Renan Filho e Renan Pai. Concordo que começa dia 30 de Outubro. Mas os Alagoanos devem SACRAMENTAR este feito é nas eleições de 2018. Aí sim; retirando do cenário. Políticos sem expressão nenhuma. Que não se preocupam com o estado de Alagoas. Ainda hei de ver Renan Pai pagar pelos desmandos. Para não falar em outras coisas. Espero que os eleitores de Alagoas aprendam a votar!!!

  • NADO

    SERÁ QUE O CÍCERO VAI PERDER POR CAUSA DOS RENANS?

  • leandro

    Como disse o ciço,o programa do RUIM palmeira poderia ter apenas DOIS minutos,não precisa de mais,só fala as mesmas e pouquíssimas coisas que fez,parece aquele programa do Silvio santos que vc não pode falar,È,NÂO E PORQUE,se vc tirar faixa azul,LED,Pontos de ônibus caindo nas cabeças e UPA do vocabulário dele,ACABOU COM O HOMI,eita bicho fraco!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • diego farias de oliveira

    Até quando a familia Palmeira irá ficar no poder?

  • c

    diego farias de oliveira FOI QUIZ DIZER.OS CALHEIROS,ALBUQUERQUES,BELTRÕES,TOLEDOS,COLLOR E A TURMA QUE O CÍCERO ALMEIDA SE ALIOU !

  • Gestor de TI

    NÃO FALO NADA SÓ OBSERVO……A MELHOR RESPOSTAS VEM NAS URNAS DIA 30…RUI DEIXOU PRA TRABALHAR DE JANEIRO PARA CÁ, E MESTRE CIÇO NÃO DEVERIA SAIR DE BRASÍLIA…PODERIA EXERCER SEU MANDATO PELO QUAL ELE FOI ELEITO…O QUE MAIS DESEJO É QUE TUDO SAIA DO PAPEL…E NÃO FIQUE NESSA ILUSÃO..POIS PENSO NO FUTURO DE NOSSOS FILHOS, POIS O REFLEXO ELES VÃO SENTIR NO FUTURO…QUE VENÇA O QUE O POVO QUISER…ENQUANTO ISSO VOU ESTUDANDO PRA SER ALGUÉM NA VIDA…ABRAÇOS A TODOS E JUÍZO NA HORA DE VOTAR..INTÉ

  • ARTUR GAIA

    RUI – 45, se apresentou com o espirito desarmado, de semblante calmo, verdadeiro, respeitoso e cheio de esperanças.
    CIÇO, se apresentou com semblante desfigurado, cheio de munganga (será que é antigo)kkkkk, demonstrando preocupação como fazer para agradar os patões. Vale salientar que foi respeitoso, humilde no trato com o RUI e aparentava uma aceitação ou um reconhecimento da derrota.

    • ZÉ DO MIGUÉ

      RUI TOMOU O REMÉDIO DE LERDEZA DELE..POR ISSO FICOU DESSE JEITO…E CIÇO É UMA FIGURA

  • carlos

    RC,ouvi uma entrevista de um prefeito reeleito da região sul numa radio local e esta gravado que usou a dinheiro descontado do servidor que tem consignado com os bancos para pagar outras despesas e que não sabe se vai ter condições de pagar o décimo terceiro do servidor!pode usar o consignado para pagar outras despesas?

  • Luciano

    Gostei do debate, o Candidato Rui Palmeira , mostra realmente que está preparado pra continuar no executivo da capital alagoana. Infelizmente o candidato Cicero Almeida não mostra pra q veio , parece q, quem tem proposta e o governador e não ele ( Cicero ).

    Tantas obras q o candidato diz q irá fazer , com a parceria do Estado.
    Pq não fez durante seus oito anos a frente da prefeitura de Maceio?

  • Carlos

    Alagoas quer distancia dos Calheiros. RUI PREFEITO 45.

  • carlos

    É sr. Morgana muita inveja por não está respondendo vários inquéritos de naturezas diversas!Realmente a inveja é dos pecados capitais! Agora me responda apoiar quem pratica corrupção que gera pobreza de toda natureza!Cito os Beltrões sem generalizar como outros políticos que há de 30 anos vem mandando o desmando no nosso estado!Como diz o governador Renan Filho,que Alagoas é mais pobre dos pobres e ele faz parte destas turmas do atraso que tem interesse de alimentar a pobreza e assim manipular para continuar no poder !Agora me responda o que a sra.faz mesmo esses anos todo como servidora da administração da prefeitura de Coruripe !Vou pagar esta conta com Deus,MEU PECADO CAPITAL SER CONTRA A CORRUPÇÃO!