O problema do repasse de verbas do governo do Estado para as UPAs, que já foi tema de troca de acusações entre o prefeito e o governador, retornou.

A prefeitura reclama que, mais uma vez, a Secretaria Estadual de Saúde atrasou o repasse mensal de R$ 1,5 milhão para o custeio da duas unidades, o que deveria ter sido feito até o dia 5 de outubro (conforme certidão abaixo).

Desde ontem à noite, após receber a informação da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Maceió, o blog entrou em contato com o secretário Ênio Lins, da Comunicação Social.

Ele enviou uma nota elaborada pela própria secretária Rozangela Wyszomirska – que também publicamos na íntegra, em sequência.

Que o leitor tire as suas próprias conclusões.

A Certidão:

doc-18-de-out-de-2016-18-00-page-001

A nota da secretária  

“A Sesau informa que não procede a declaração do candidato Rui Palmeira,  já que o Estado tem pago, regularmente, 75% do custeio das UPAs, inclusive a parte de responsabilidade do Governo Federal”, declarou a secretária Rozangela Wyszomirska.

A secretária informa ainda que “As Upas de Maceió foram construídas pelo estado com recurso federal.
Foram entregues em dezembro 2014 ao município. Em 2015 insistimos com a abertura da Upa Cabo Reis, incluindo o Governador, que pressionou para que isto acontecesse.

Enviamos os equipamentos que tínhamos no nosso almoxarifado e depositamos dinheiro para complementar a aquisição de medicamentos.

Demorou o ano inteiro para abrir. A do Benedito Bentes foi a mesma coisa. Enviamos equipamentos e mais dinheiro para aquisição de todos os equipamentos. Só abriram esse ano, após muita pressão do Governador.

O custeio é pago 75% pelo estado. Todo mês mandamos 1,5 milhão referente a parte do estado e do MS.
Além de tudo, o Governador pessoalmente se empenhou na habilitação das Upas no MS. Já saiu a habilitação da Cabo Reis.

Por fim, tentaram judicialmente essa inverdade de que não teríamos feito o repasse. Isto foi desmascarado na justiça e o juiz deu ganho para o Estado”.

Mais uma Nota da Sesau ( recebida às 16h)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

REPASSE DE RECURSOS PARA AS UPAS DE MACEIÓ

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que vem cumprindo com os repasses referentes à manutenção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Maceió, repassando os 25% que lhe cabe para o custeio e, inclusive, o valor de responsabilidade do Governo Federal para a manutenção das unidades, que corresponde a 50% do valor total, ou seja, arcando com 75%. Medida que será efetuada até que as unidades do Trapiche e do Benedito Bentes sejam qualificadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Informa, ainda, que decisão do juiz da 17ª Vara Cível da Capital, Helestron Silva da Costa, determina que o Estado realize o repasse dos recursos para manutenção da UPA do Trapiche até 45 dias após o mês de referência e do Benedito Bentes até o dia 20 do mês seguinte, conforme comprova fac-símile abaixo, que apresentam a decisão do magistrado do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Portanto, com base na decisão judicial, não há atraso no repasse dos recursos para manutenção das UPAs de Maceió, segundo atesta o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem). Isso porque, o pagamento da UPA do Trapiche referente a agosto foi pago e o repasse de setembro – cujo processo foi aberto no último dia 14 deste mês – encontra-se em fase de auditoria para ser efetuado, seguindo a decisão judicial. Já o pagamento da UPA do Benedito Bentes, referente a agosto, foi pago no último dia 1º de setembro, e o do mês de setembro também já foi quitado.

decisao-juiz-helestron-pag-153  decisao-juiz-helestron-pag-154

decisao-juiz-helestron-pag-155

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde de AL

Contatos Redação – (82) 3315.1118

Acesse:
www.saude.al.gov.br

facebook.com/saudealagoas

twitter.com/saudealagoas

 

Prisão de Cunha vai incendiar as eleições de 2018 em Alagoas
Vereadores eleitos serão decisivos na reta final do segundo turno
  • PEDRO ARAÚJO

    CUNHA FOI PRESO. TOMARA QUE ELE SOLTE O BICO. EM ALAGOAS SERÃO PRESOS MUITOS AMIGOS SEUS. DEUS TOMARA.

  • Constant Ramos

    Nesse imbróglio quem sofre? Os descamisados. Deus do céu! Isso tá virando Estados Unidos onde saúde pública não existe. Lá ou você tem grana pra pagar uma consulta médica ou esqueça que tá doente.

  • Cidadão de Olho

    Que mostre as evidências dos fatos!
    Qual juiz? cadê o processo? E o Repasse? A transferência?

  • ZeDoPovo

    É FÁCIL, MOSTRA AO JORNALISTA A TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA. ENVIA SÓ A NOTA NÃO, ENVIA O COMPROVANTE. O JORNALISTA PUBLICARÁ.

  • Carlos

    Rui fica o tempo todo dizendo que ele fez as 2 UPAs. o povo não é besta não. respeite o povo.

  • ANA LUIZA CAMERINO

    Ricardo.
    Só uma sugestão para as proximas eleições no PSCOM.
    Que seja feita a averiguação em tempo real do que está sendo dito no debate pelos candidatos. O uol, parceiro de vcs fazem isso. É a coluna “NÃO É BEM ASSIM”.
    Daí a gente fica sabendo de forma isenta se estão mentindo ou falando a verdade.

  • Amaro do Ferrão

    Jornalista ela não manda na secretaria o seu chefe de gabinete é o dono do pedaço e tem outro secretário que se diz adjunto é quem dita as normas. Vou lembrar mais uma vez Alagoas Terra Radiosa, não é o Maranhão.Ser presidente do Brasil,não é pra qualquer prefeito da cidade com o pior IDH do Brasil.

  • Renan, de Maceió e do Senado eu vejo tudo!

    Aguardo o comprovante do repasse realizado no dia acordado.

  • FORNECEDOR

    Simples, que a Secretária que diz que paga aos fornecedores, MAS NÃO PAGA, apresente os comprovantes de pagamento para serem publicados…Todos os dia estamos na SESAU atrás de receber o que devem, JÁ NA ATUAL GESTÃO, e sempre somos enganados com falsas promessas e o pior AMEAÇAS, que se parar o abastecimento não recebe os atrasados…

  • Estou de olho!

    Simples, se essa secretária esta falando que repassou o recurso porque não tira uma cópia da ordem bancária? Ela não repassou o dinheiro das UPAs!! Simples!!!!

  • marcelo melo

    Se o Estado construiu as UPAS, se o Estado paga quase a totalidade do custeio das UPAS, então de que tanto se ufana o candidato Rui? Por que ele, Rui, diz que “construímos” 2 UPAS na propaganda da TV? Das duas, uma: ou Rui é um malandro da comunicação ou a turma do Governo tem muito que aprender sobre isto.

  • Bruno

    Bom, eu sei que o dinheiro ainda não está na conta da prefeitura.

  • Viva Alagoas.

    Essa gestão da saúde estadual é um desastres. Só é eficiente mesmo para pagar plantão extra, que por sinal, daria para fazer funcionar 4 upas com recursos próprios, independente de repasses do governo federal e so município. É muito fantasma, apadrinhado e familiares dos chefes no claro NEPOTISMO com a batuta do ministério omisso público estadual e federal. “Exoneraram” (não se iludam ele ainda manda, e muito) o primeiro ministro Marcelo Santana mas deixaram seu fiel escudeiro o camaleão Robson. Em 2018 governador você receberá, no popular 3 sapatos.

  • Claudio

    O certo é o Governo transferir o dinheiro todo mes, pq ninguem vai passar 45 dias para receber, acorda Governador, o seu salario não é pago com 45 dias, desde quanto os outros vão receber.

  • Pedro Fortes

    É simples assim, a intenção da senhora Secretária é uma só, tumultuar o sistema. Ela vem com o discurso pronto de acusar o prefeito e defender o candidato do chefe. Com saúde não se brincar senhora Secretária e nós usuários da UPA do B. Bentes precisamos da atuação dela, o prazo de pagamento como a senhora diz é de 40 dias, não quer dizer que tem de esperar os 40 dias para depositar. é melhor a senhora é procurar carro pra plotagem em vez de tá com mesquiaria.

    • Alex

      Povo, a matemática é simples.
      O primeiro repasse resulta em atraso mas os demais deveriam ser depositados até o dia 10 de cada mês, caso o prazo de auditoria seja de 40 dias!!
      Simples assim, a cada dia dez a SESAU deveria depositar pelo menos os recursos de uma UPA, a do Trapiche da Barra e todo dia 20, os da UPA Benedito Bentes!!!!
      É agora José????

  • Jackson Passos

    Não repasses? ô novidade nessa gestão Uncisal da Sesau! Fornecedores, incluindo de medicamentos, sabem a dificuldade e como são tratados por esse pessoal que está destruindo a saúde de Alagoas!

  • Fabin

    Ué, e por que a nota da secretária é direcionada ao CANDIDATO Rui Palmeira? Por que não à sociedade, à prefeitura ou semelhantes?

  • paulo

    todo mundo sabe que a secretária de saúde não paga a ninguém, se já fez o repasse, nem precisava de nota, bastava mostra o comprovante.

  • carlos

    Como sempre o governador mente e seus secretários tem que mentir também se não dançam !Secretária se foi feito o repasse mostre a ordem bancária !Nota de mentira os Alagoanos já perceberam que um novo e velho Collor,nasceu em Murici!