Os pardais eletrônicos, assim como a redução da velocidade nas ruas da cidade, virou uma questão de princípio, para mim.

As campanhas publicitárias sobre o tema têm efeito pífio, porque o Brasil assumiu a posição de quarto país do mundo em mortes no trânsito – o primeiro das Américas.

São 45 mil mortes por ano. A maioria provocada por excesso de velocidade e irresponsabilidade dos motoristas.

Sei que são medidas impopulares, mas que ajudam a preservar vidas num país que já é responsável por 10% dos homicídios que acontecem no mundo.

Mas lembremos: precisamos de leis – que sejam cumpridas – para nos protegermos de nós mesmos.

Veja o exemplo da Lei Seca – pune no bolso e na vergonha do motorista, quando há o flagrante.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, conseguiu a proeza de reduzir a números civilizados as mortes no trânsito da cidade que dirige, com fiscalização rigorosa e aplicação efetiva da lei: são 8 mortes para cada 100 mil pessoas em São Paulo – a média brasileira é de 24 mortes para 100 mil habitantes.

Será que estes números não são suficientes para transformar “a indústria da multa” – de que Haddad é acusado – em indústria da vida?

É preciso coragem para enfrentam o senso comum – mas ela é imprescindível a qualquer governante.

O debate da TV Pajuçara teve a sombra de Renan Filho
A violência volta a crescer em Alagoas, mas não é culpa da polícia
  • Zezinho

    Desde a primeira implantação dos pardais há anos atras que dirijo em maceio e nunca levei multa de pardal ou radar agora quem vive queimando sinal e dirigindo igual louco esse sim achou ruim e vive falando em industria da multa

    • Joao TT

      De fato, ZEZINHO, … a 1a LIÇÃO de CIVILIZAÇÃO é a OBEDIÊNCIA [H Arendt]
      e a filósofa ALEMÃ Hannah ARENDT (1906-75) faz parte do REPERTÓRIO de Ricardo MOTA, creio, _ https://pt.wikipedia.org/wiki/Hannah_Arendt
      A REDUÇÃO de velocidades demanda FISCALIZAÇÃO rígida e MULTAS ardidas,
      com apoio da ONU – Organização das Nações Unidas recomendando
      o LIMITE de 50 km/h em áreas urbanas, TANTO para diminuir os ACIDENTES com para MELHORAR o fluxo do trânsito nas cidades. [El PAÍS 29set16]
      … “Em Nova YORK, por exemplo, há quase dois anos o limite na área urbana passou para 40 km/h;
      … “em LONDRES, a máxima diminui para 32km/h em importantes avenidas da capital inglesa;
      … “Em SANTIAGO do CHULÉ pesado – PÉ na TAuBA com aumento de 50 pra 60 km/h em 2002 provocando aumento de MORTES no trânsito nesta LaTRin’AMÉRICA em vias de aMAÇéYÓ-zoAmento por gentes PEQUENAS e impotentes em carros GRANDES.
      _ http://brasil.elpais.com/brasil/2016/09/27/politica/1475007474_676141.html
      CoUsas da Maçayó en-FEZE-ada, onde só VÊ quem quer cUmA dizem viúvas de CORONÉS … heHEhe

    • Guel Silva

      SERÁ QUE QUANDO VC PRECISAR PRESTAR SOCORRO E ANDAR MAIS RÁPIDO POR UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE…O PARDAL VAI ENTENDER…HUMMMM…DIAS DEPOIS CHEGA EM SUA RESIDÊNCIA O LEMBRETE…

      • Emmanuel

        É só vc pegar um documento no hospital que vc fez o socorro, que está garantido sua exclusão das multas

    • Heleno

      Comentário perfeito, Sr.Zezinho ! Também estou na mesma situação sua, de nao ser multado pelos “pardais”. Acho que, só quem reclama dos mesmos, são aqueles transgressores da lei. Para estes, os rigores da lei. E ainda tem candidato a Prefeito, prometendo desligá-los, se eleito. Nós, pedestres, “agradecemos” e declinamos de tamanha irresponsabilidade, votando contra este inconsequente !

  • NADO

    QUER DIZER QUE OS POLITICOS ESTÃO PREOCUPADOS COM A VIDA DA GENTE? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • DANILO

      Claro que não né Nado! porem se a rodovia marca 60km e vc passa disso vc tem que ser multado! SE TODOS ANDAREM DENTRO DA LEI A ” INDUSTRIA DA MULTA” VAI MORRER DE FOME!!

  • MACEIÓ VIRA FORMULA 1 ‘FOI O CIÇO QUE FEZ’

    A POSTURA NO DEBATE DO 2° TURNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE MACEIÓ ‘FOI O CIÇO QUE FEZ’ EM TIRAR OS RADARES ELETRÔNICOS (PARDAIS), É UM INCENTIVO AO AUMENTO DA VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO PELO USO DE ALTA VELOCIDADE, É O MESMO QUE CONDENAÇÃO DOS PEDESTRES QUE TRANSITAM PELAS RUAS DE MACEIÓ A MORTES POR ATROPELAMENTO DE VEÍCULOS. QUEM NÃO SE LEMBRA DA PERUA TOYOTA HILUX PLACA MUR 8240 QUE SUBIU NO PONTO DE ÔNIBUS EM FRENTE AO SHOPPING IGUATEMI ATROPELANDO 10 PESSOAS E MATANDO 2 (DUAS) PESSOAS, UMA CRIANÇA DE 7 ANOS E A AVÓ QUE AGUARDAVAM O ÔNIBUS PARA O BENEDITO BENTES!!! DEVERIA O ‘FOI O CIÇO QUE FAZ’ COMO POLÍTICO, DEFENDER A POPULAÇÃO E JAMAIS COLOCAR A POPULAÇÃO EM RISCO QUANDO ESTIVEREM NAS RUAS, NOS PONTOS DE ÔNIBUS E NAS CALÇADAS!!! UM POLÍTICO COM TAMANHA ABERRAÇÃO DE RACIOCÍNIO, DEVE TER NA CABEÇA O QUE O CAMARÃO TEM NO CORPO, É ESTARRECEDORA A POSTURA ERRADA, EQUIVOCADA DO CANDIDATO A PREFEITO DE MACEIÓ CIÇO ALMEIDA EM INCENTIVAR O USO DE ALTAS VELOCIDADES DENTRO DO PERÍMETRO URBANO. É NECESSÁRIO UMA JUNTA MÉDICA PARA SABER ATÉ ONDE O CIÇO 15 GIRA BEM DA CABEÇA, SÓ UM LOUCO PODE TOMAR TAMANHA DECISÃO CONTRA 1.200.000 HABITANTES DE MACEIÓ, COM CERTEZA VAMOS AUMENTAR AS MORTES POR ACIDENTES DE TRÂNSITO DEVIDO A LOUCURA DE FAZER AS RUAS DE MACEIÓ UMA PISTA DE FÓRMULA 1. AGORA É COM VOCÊ, NO DIA 30/10 VOTE CERTO EM UM CANDIDATO QUE DEFENDE SUA VIDA, DE SUA FAMÍLIA E QUER FISCALIZAR O LIMITE DE VELOCIDADE NAS RUAS DE MACEIÓ!!! VOTE CERTO VOTE RUI 45 RUI 45 RUI 45.

  • Ivana Ramos Ferrari

    Concordo plenamente Ricardo. A quem incomoda tanto os pardais? A quem não cumpre as leis do trânsito e usa o transporte sem o devido respeito às pessoas, Rui foi
    criticadíssimo por isso e eu não entendo porque.

  • ARTUR GAIA

    Ricardo, parabéns pela participação no debate e confesso que foi melhor que o esperado.
    Rui- 45, se apresentou com um semblante de tranquilidade, de humildade, de verdadeiro e de quem não deve nada a justiça.
    CIÇO do LIXO, não poderia ser diferente, se apresentou com um semblante facial inquieto, apresado em arranjar alguma saída para agradar aos seus, um semblante de preocupação e inquietude para arranjar uma forma de agradar seus patrões.
    Na realidade foi o que eu já esperava, um CIÇO se comportou com humildade e como quem reconhece a derrota.

  • Bruno Oliveira

    Esse papo de industria da multa, é só papo! Os radares precisam voltar e rápido, e em mais lugares, como por exemplo a avenida joão davino, que vira uma pista de arrancadas, quase todas as noites.

    • Katherine Santos

      Concordo com você! Falta uma atenção maior com os semáforos que ficam intermitentes cada vez mais cedo em cruzamentos importantes. Qualquer via em que não haja controle por blitz, deve ser vigiada pelas câmeras de trânsito! Papo furado de indústria da multa…

    • Guel Silva

      FICA DEPOIS DE 00:00 NO SINAL, PRA SER ASSALTADO…

  • bebeto

    Quando há um acidente em avenida a população vai a rua queimar pneus para exigir quebra mola , já os Pardais nada mais é que prevenção.Sou a favor .

  • DANILO

    mais uma vez o candidato Ciço mostra claramente o descaso com o nosso dinheiro, todo esse equipamento custou caro para reduzir as morte em nossa capital, porém o candidato da mentira diz que vai tirar os mesmos. SE A RODOVIA MARCA 60KM E OS RADARES SÓ MULTA DEPOIS DE 60KM QUAL O PROBLEMA ?? CIÇO FOI APROVADO!! CONDENAÇÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA É CADEIA VIU !!!

  • ana luna

    Precisamos de um na região do Novo Brasil Distribuidor, trata-se de um retorno que ninguém faz nada p/ melhorar o fluxo e mais um antes de chegar no Eustáquio Gomes já que fazem verdadeiros rachas.

    • Romão

      Isso mesmo Ana Luna, você postou as minhas falas! Aqui no sinal da antiga Cidade de Lona, próximo ao Eustáquio Gomes/Santos Dumont, é uma verdadeira pista de corrida, às quintas-feiras e por todo o final de semana, um absurdo! Sou favoríssima aos radares. Só é multado quem ultrapassa os limites, né, não?!
      Dá-lhes RUI(45)!

  • Zelma

    Concordo plenamente com as palavras de Ivana Ramos.

  • Cabeça de Gato

    Sou usuário da faixa azul na boa, furo sinal vermelho na boa, ando a 100 por hora na Durval e a 80 na Fernandes Lima na boa, não dou passagem a pedestre na boa, bebo e dirijo na boa. Nunca atropelei ninguém, só bati uma única vez, e foi por trás, mais por culpa do motorista da frente que era um retardado e um perigo para o trânsito e o prejuízo foi mas meu, pois o carro dele só arranhou. Então, é indústria da multa sim. Faixa azul, lá vou euuuuuu……..quaquaqua

    • Joao TT

      CABEÇA de GATO, … juízo de PORCO?
      até onde sei, amigo URSO … “a 1a LIÇÃO de CIVILIZAÇÃO é a OBEDIÊNCIA”
      [H ARENDT, filósofa 1906-75, _ https://pt.wikipedia.org/wiki/Hannah_Arendt%5D
      A REDUÇÃO de velocidades demanda FISCALIZAÇÃO rígida e MULTAS ardidas: PARDAL coibem a falta de JUÍZO de ANIMAI$ $elvagen$, saboroso REFRESCO pra sociedade CIVILIZADA, a nossa convivendo na PAZ animais DOMESTICADOS, respeitando peTs!

  • Ednaldo Fernandes

    Lí e entendí o comentário do nobre blogueiro; concordo em parte, mas uma pergunta que não quer calar, por que não começamos à criar um movimento, para que à EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO, seja matéria obrigatória nas Escolas? quando você aprende determinado assunto, ainda pequeno, às chances de esquecê-lo é muito pequena, digo isso com experiência própria e como educador que sou, tenho certeza absoluta, que teríamos muito mais êxito, do que essa gastança desnecessária, com os conhecidos “pardais”, que na minha concepção e de muitos internautas, não serve para muita coisa, aliás serve sim, como máquina de arrecadar dinheiro, enchendo os cofres da Prefeitura e os bolsos dos donos deses malditos. Se assim for feito tenho certeza, que às gerações futuras, já sairão de casa com à consciência de que o trânsito é um mal necessário e respeitarão às Leis de Trânsito; sairão de seus lares, ou de qualquer outro lugar com a consciência e a certeza de que o trânsito não é uma competição, como estamos acostumados a ver nos dias de hoje, e sim um mal necessário. Vejamos o exemplo hipotético que vou dá: Se você vai numa loja compra uma calça comprida, chega em casa, observa que a calça ficou curta, então você pega uma serra e corta às pernas? em vez de voltar à loja e trocar às calças, seria essa à solução? Chega de colocar toda à responsabilidade em cima da população, às autoridades, têm que assumirem à sua parte.

  • Alyson

    Ao meu ver a Fernandes Lima não é uma via capacitada para este equipamento, ali não precisa de radar para andar devagar já que a via é ‘parada’ pela alta frota de veículos que Maceió possui. Mas cada um tem a sua opinião. Abraço, Ricardo.

    • Carlos Montenegro

      Em parte você tem razão. Mas o que precisa ser explicado é que os acidentes que matam mais e dão maiores prejuízos materiais, são aqueles que acontecem fora dos horários de pico, quando os motoristas excedem a velocidade da via.

  • André

    É interessante, só é contra os pardais aqueles que já tem interesse em burlar as leis,que andam apressados.Por que ninguém fala dos pardais federais que existem nas rodovias(quem vai em direção ao aeroporto já encontram vários e todos diminuem a velocidade). Por que não na cidade?Esperar pela educação do trânsito no Brasil ceifarão muitos. Sejam bem vindos os pardais.

  • JEu

    Concordo plenamente que os tais pardais são e serão sempre equipamentos capazes de reduzir a velocidade e fazer cumprir os limites estabelecidos e, por conseguinte, protetores de vidas… no entanto, muitas pessoas acham que são meras indústrias de multas… Assim, creio que outras medidas poderiam ser adotadas para fazer com que a velocidade seja limitada sem que seja necessário multar os condutores de veículos automotores… é o caso das lombadas físicas… creio que, se se implantassem essas lombadas nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Menino Marcelo sempre com distanciamento de 300 a 400 metros, incluindo a faixa azul (pois condutores de ônibus, taxis e vans também não observam os limites de velocidade), poderemos ver uma significativa redução na média de velocidade nessas vias, sem a necessidade de implantação de novos pardais… esses equipamentos, creio que mais baratos que os tais pardais, além de não ficarem sujeitos às críticas dos mal-intencionados condutores que só querem “acelerar” suas máquinas, ainda vão salvar muitas vidas e também podem ser implantados em todo tipo de vias públicas, como já vemos por aí em Maceió… Quanto às estradas e rodovias federais, minha sugestão é para que as tais passarelas sejam substituídas por pequenos túneis (2,5m de altura por 2m largura) ao nível da calcada ou meio-fio, construindo-se rampas de terra para passar a estrada por cima, pois muita gente não usa as passarelas, mesmo com rampas, porque ou tem problema físico (idoso, obesidade, algum tipo de doença, cadeirante que não deseja enfrentar a dureza de escalar a rampa de acesso, etc, etc) ou simplesmente é preguiçoso para fazer atividade física (vejo muitos estudantes da UFAL passar na via e não usar a passarela porque não gosta de fazer esforço físico)… Creio que os tais túneis talvez fiquem mais baratos que as passarelas e podem mais facilmente integrar o planejamento da via…

  • Filho da Terra

    Acho bastante irresponsável a posição do candidato Cícero Almeida em contra os pardais eletrônicos.

    A redução da velocidade em São Paulo além do principal objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes também melhorou o fluxo do trânsito.

    E galera vamos quebrar a indústria da multa cumprindo a legislação de trânsito.

  • Marise simone Omena de Olivier Porto

    EITA CIÇO OS SEUS PATRÕES SABEM DISSO, QUE VOCÊ VAI TIRAR OS PARDAIS , CASO SE ELEJA A PREFEITO, OLHE QUE LE NEM GOSTA DE DINHEIRO.

  • vladimir dos santos

    O candidato ciço quer contribuir com o aumento das estatísticas dos acidentes de transito em Maceió, com a retirada dos pardais,muitos motoristas brasileiros, só respeita as leis do transito quando é multado.

  • Petrucio Matias de Lima

    O ciço estar falando esse monte de besteira porque ele agora está andando de máscara, depois de velho perdeu o senso de humor, te toca velho enrrolado.

  • Luiz R S Flho

    Ricardo, o tema insta polêmica porque somos afeitos à indisciplina. Morei 03 anos em Brasília e vivenciei o quanto é importante/benéfico os redutores de velocidade para o trânsito. E lá existem várias situações onde os redutores são de 40, 50, 60, 70 e 80km pela característica da via de tráfego. Além disso foi a cidade, das que conheço, onde é mais respeitada as faixas de pedestres e sem sinais de alerta amarelos….é bastante esticar o braço, nas faixas, e atravessar. Dia desses quase fui atropelado na Jatiuca (em frente ao Corredor Vera Arruda) mesmo sinalizando que iria atravessar o veículo não respeitou meu aviso e piscando a luz alta continuou o trajeto. Ainda sobre trânsito em São Paulo capital, fechar ou permanecer num cruzamento de vias com sinal fechado gera uma multa alta. Bem em nossa Maceió fechar cruzamentos é o que mais vemos e se analisarmos, esse procedimento atrasa mais o tráfego do que a própria intensidade de veículos nas vias. Um dia aprenderemos posto que permanentemente estamos em processo evolutivo.

  • Douglas

    Não sei qual o prazer de você dirigir em alta velocidade pra quê pressa principalmente dentro da cidade de Maceió onde é sinal em cima de sinal na Fernandes Lima por exemplo quando um sinal abre o motorista que vem logo atrás buzina freneticamente e arrancar em alta velocidade como se fosse uma largada de algum grande prêmio eu saio e vou guiando na velocidade entre 50 e 60km/h e alcanço o próximo sinal fechado agora pergunto, pra quê correr tanto no trânsito? Parece um jogo imbecil pra quem chega primeiro no próximo sinal.

  • CARLOS ALBERTO LEAO PEIXOTO

    Enquanto não estivermos bastantes educados para respeitar o trânsito (a vida), os pardais são, no momento, nossos melhores aliados para prevenção de nossas vidas. Com relação as “indústrias de multas” é só não desrespeitar as normas de circulação e conduta contidas na legislação. Desta maneira vamos falir essas mesmas “indústrias de multas”.

  • herbety

    precisa Se fala a verdade no que realmente esta por traz do pardais em nossa cidade foram 9 milhões de reais que poderia ter sido investido na saúde publica na educação, que os pardais sejam necessário de fato poderia se pensar nisto aos poucos, mais algo QUE NÃO ERA PRIORIDADE EM NOSSA CIDADE pois o que mais mata em maceió é segurança publica e a saúde isso sim deveria ter investimento lamento algumas pessoas se portarem tanto com imagem publica de um candidato e esquecer dos de mais habitantes de maceió.

  • carlos

    Já fui multado pelos pardais e eu acho é pouco !só assim presto mais atenção e agradeço de ter sido educado desta maneira do que causar um acidente ! posso ser a vítima ou carregar na costas o desgosto de mutilar ou matar inocente! Quando no domingo fui abordado por um cabo desse que recebe dinheiro para trabalhar pedindo voto !respondi que não tinha nada contra e sim era simpatizante!

  • Amaro do Ferrão

    A resposta do candidato do PMDB sobre a sua pergunta sobre os radares, diz da incapacidade de gerenciamento de um gestor.Ele falou que tinha uma solução,mais não falou qual seria.Realmente tem gente dono de programa de rádio que é o sabe tudo.Estou me referindo a um cidadão que ele sabe tudo, esculhamba outros apresentadores.Meu irmão sempre me disse ele foi contratado para isso.Por onde passou é a mesma coisa. Voltar a GAZETA DE ALAGOAS é o sonho.

  • Vivo

    Mota, boa tarde.

    São Paulo e Haddad não são parâmetros. A redução drástica e em muitos casos não sinalizada, aliada a radares fixos e móveis, atravanca o tráfego e mesmo com 60km em várias vias, não se anda a mais de 45km.

    A coisa toda está vinculada à cultura; ao ensinamento desde a mais tenra idade; à punição a quem quer que seja, ‘otoridade’ ou não; a eliminação de multas por amizade política e por aí vai.

    Ensinar o cumprimento das leis desde pequeno, na escola fundamental, contribui para que o cidadão mais à frente seja fiel a elas.

    Não tomo multa de radar,pardal ou que quer que seja. Estou atento, mantenho a velocidade de acordo com o indicado. Quem reclama é porque não cumpre as leis de forma mais ampla; depois reclama …

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    NOSSAS MÁQUINAS MORTÍFERAS VERSUS SALVADORES PARDAIS
    Joilson Gouveia*
    De novo o tema torna à tona e os “pardais” voltam a sobrevoar cabeças, mentes e pensamentos como sendo uma panaceia ao busílis do trânsito no mundo, nas américas, no Brasil e aqui nas plagas caetés de nossa querida Maceió que sequer dispõe de uma eficiente, eficaz, habilitada, capacitada e qualificada CET – Central ou centro ou companhia de Engenharia de Tráfego e/ou trânsito – tal e qual à da pauliceia desvairada aqui citada.
    Ora, a prevalecer tal e tais premissas e/ou princípios aqui abordados, citados e trazidas à baila algumas estatísticas* e veementemente defendidos como adequados, urbanos, civilizados e civilizatórios, é bem melhor, pois, que todos os veículos automotivos saiam de fábricas com sua velocidade máxima aferida dentro e muito aquém desses tais limites de velocidade seguros e cidadãos – assim como não é arma que mata e sim quem a usa, é-o com o automóvel e demais veículos automotivos!
    Aliás, já dissemos, repetimos e reiteramos, o dificílimo nó de Górdio ou busílis e quizila ou imbróglio não está no “Pardal” ou na “redução” dessa ou daquela velocidade nessa ou noutra via, mas nos seus aleatórios, indiscriminados e idiossincráticos propósitos, fins, desideratos, metas e objetos ou objetivos de “proteção à vida humana”, os quais, no mais da vez, para sua implantação, que não cumprem aos seus pressupostos legais e científicos, como dito recentemente, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/02/os-pardais-sao-precisos-trafegar-nao-e.html
    Ah! Mais diriam ou dirão: há as estatísticas aqui citadas, daí vale recordar o seguinte, a saber: “Alguns usam a estatística como os bêbados usam postes: mais para apoio do que para iluminação.” ― Andrew Lang In http://kdfrases.com.
    As mais de 45 mil mortes anuais no Trânsito – nem todas foram por causa de excesso de velocidade ou fata de pardais -, ou as mais de 56 mil mortes anuais, nesses últimos catorze anos, das vítimas de crimes violentos letais intencionais não foram produzidas por só por armas de fogo, ou não?
    Ademais, somem-se todas as taxas de mortalidade (mortes acidentais, naturais, por doenças fatais, letais e acidentais ou decorrentes de pandemias, endemias, epidemias e decorrentes doenças tropicais – aedes aegypti, chikungunya, zika, malária, dengue e etc. e tal) o Brasil já teria um déficit demográfico assustador, nesses últimos catorze anos; ou não?
    Enfim, se é a vida que mais vale e tem mais valia que todos os veículos saiam de fábrica com motores potentes de até à velocidade mínima requerida ou exigida pelos imperiosos, imperativos e imprescindíveis “pardais”, que nada rendem aos cofre públicos dos municípios preocupadíssimos com a vida humana de seus munícipes ou cidadãos civilizados, né? Ah! E na mesma esteira: fechemos ou extingamos as fábricas de armas ou mudemos sua linha produtiva; ou não?
    Fosse verossímil, de fato, na prática e realmente, a altruística preocupação com a VIDA do ser humano, por cuidadosos, zelosos, generosos, bondosos e samaritanos alcaides, teríamos todas as cidades, municípios, distritos e povoados altamente saneados (com o imprescindível saneamento básico mínimo adequado e com suas estações de tratamentos de redes de esgotos e galerias pluviais tratadas), hospitais e unidades e postos de Saúde suficientes, para pronto-atendimento de urgência e emergência, todas as ruas, vias, estradas e logradouros públicos devidamente sinalizadas, pavimentadas e sem os buracos ou crateras, iluminadas, limpas, urbanizadas e seguras e adequada infraestrutura com transportes-coletivos públicos gratuitos, saudáveis, salutares e seguros e uma mobilidade social e urbana no mínimo razoáveis ou aplicariam os recursos dimanados das multas e infrações de trânsito na Educação, Sinalização, conservação, manutenção e preservação e, sobretudo, na Segurança do Trânsito, como determina o CTB! Ou não?
    Fora disso, é pura bravata, bazófias e ardil enganador ou arrecadador!
    Temos dito!
    Abr
    *JG
    P.S.: Nem todos habilitados e portadores de CNH estão qualificados, capacitados e suficientemente preparados para conduzir suas máquinas mortíferas acima da velocidade média e em segurança, nas vias, estradas e rodovias, bem como nem todo aquele que tem uma arma de fogo sabe usá-la com a precisão devida e habilidade adequada à necessidade de sua defesa própria ou de terceiros; melhor nem tê-la! Assim é-o com os veículos automotores; ou não?