O roteiro já era aguardado e se realizou. Mais do que isto, se repetiu.

Líder das pesquisas e atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira foi alvo do ataque de todos os candidatos. Pela tática utilizada pelos adversários, foi quem menos pode falar. Sobreviveu com ferimentos leves, ainda que sem a mesma facilidade dos outros debates, principalmente porque JHC e Cícero Almeida demonstraram um entrosamento muito maior ontem, antecipando a aliança entre os dois em um provável segundo turno. O que se poderia esperar era um enfrentamento entre os dois, o que não aconteceu. Ao que parece, alguém já jogou a toalha.

O deputado Paulão, que teve uma postura mais agressiva neste último debate, de novo não formou ao lado da dobradinha dos outros candidatos da oposição. Nas suas considerações finais, ainda lembrou a injusta acusação ao candidato do PSOL, Gustavo Pessoa, talvez o mais preparado intelectualmente entre todos os postulantes, e que foi tratado como “nazista” (!) por JHC no único debate em que participaram juntos.

JHC melhorou as explicações para os seus projetos digitais, mesmo que confunda, algumas vezes, o papel da tecnologia – um meio e não um fim em si. Talvez seja fruto do excesso de juventude. Mas ele tem feito uma campanha muito acima do esperado (no caso do Gustavo Pessoa, um pedido de desculpa só o engrandeceria).

Finalmente, Cícero Almeida, que não retomou o tema da “máfia do lixo”, que tanto o incomoda, mas que ele fez questão de lembrar nos outros debates. Recobrou um tanto do que ele é, abandonando, aqui e ali, o personagem que os seus marqueteiros teimaram em criar.

Propostas?

Para todos os gostos, como é próprio das campanhas eleitorais.

Lembrando que teremos pela frente alguns anos, ainda, de forte crise econômica, o que significa dificuldade de recursos e para atender às crescentes demandas da sociedade.

Lamentei por não ver, nos três debates, nenhum dos candidatos apontar a necessidade urgente de um novo pacto federativo – e tínhamos três deputados federais entre eles -, obrigando a União, que fica com a maior parte dos tributos no país, a tratar desigualmente os desiguais: repassar mais recursos para quem mais precisa.

E estamos falando da capital de um estado que é “o mais pobre entre os pobres”, segundo o próprio governador Renan Filho, que ocupou mais espaço no guia eleitoral do que a maioria dos candidatos que disputam a prefeitura de Maceió.

Por esses tempos, esta parece ter sido a campanha possível.

Agora, é com o eleitor.

 

 

A grande aposta de novo "fenômeno eleitoral" é Lobão
Justiça Eleitoral proíbe reabertura de hospital do Pilar até a eleição
  • Joao TT

    Daqui de St’ANA sequicentenária em 2025, uma lapada de CACHAÇA quente abrindo o APETITE pras louras GELADAS. Uma golpada de CANA caiana: ELEITOR banana?
    – Quem tem DENTE chupa CANA, ôxente!

    Os PROGRAMAS dos candidatos a PREFEITO na MAÇAYÓ varÊiam de uma a CEM páginas:
    [Candidato 15, 91 PÁGINAS], _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/AL/27855/2/20000002709/proposta_governo1471299661420.pdf
    [Candidato 33, 01 PÁGINAS], _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/AL/27855/2/20000002956/proposta_governo1471299782881.pdf
    [Candidato 50, 11 PÁGINAS], _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/AL/27855/2/20000007475/proposta_governo1471300022535.pdf
    [Candidato 40, 18 PÁGINAS], _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/AL/27855/2/20000002086/proposta_governo1471299573753.pdf
    [Candidato 13, 12 PÁGINAS], _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/AL/27855/2/20000002852/proposta_governo1471300478174.pdf
    [Candidato 16, 12 PÁGINAS], _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/AL/27855/2/20000003507/proposta_governo1471021343333.pdf
    [Candidato 36, 07 PÁGINAS], _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/AL/27855/2/20000007586/proposta_governo1471300104062.pdf
    [Candidato 45, 15 PÁGINAS], _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/AL/27855/2/20000001535/proposta_governo1470847376498.pdf

    E até VEREADORES apresentam PROPOSTAS
    _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2016/2/27855/candidatos

    Aprecio com MODERAÇÃO – rir é o melhor REMÉDIO – neste SERTÃO mestiço de meu DEUS. Entre Lampião e Padim CIÇO [1844-1934, 90 de IDADE], VICE governador do CEARÁ (anos 1920). Em 1898 esteve em Roma pra beijar a mão do Papa Leão XIII.
    _ https://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_Cícero

    • ZeDoPovo

      Votar no candidato do “gunverno” é passar vergonha nacional, haja vista que as manchetes nacionais vão ligar o poder do renan presidente do senado, que é um dos homens mais influentes do país, e também um dos mais processados pelo MPF, no STF. Mas isso não é nada, comparado ao que vem por aí, pois corremos o risco de ter uma confusão e ficar sem prefeito, pois o candidato do “gunverno” também tem processo no STF e no TJ de Alagoas, então pode perder o mandato, caso se eleja,como ficha suja.

  • Helio Duarte

    Caso se confirme a união entre JHC e Ciço no segundo turno, será uma afirmação de JHC que vale todo tipo de aliança para chegar ao poder. Certamente muitos dos seus eleitores, os conscientes, abandonarão as suas candidaturas, atual e futura.

    • Romao

      Realmente. Decepcionou-me muito ele (JHC)… Tinha até admiração por ele e sua postura frente à política praticada aqui em alagoas. Acho que ele está se tornando mais do mesmo!

  • Sergio

    Neste momento prefiro reconduzir quem já está com a casa “arrumada” que votar em outro que vai passar 2 anos “tomando pé” da situação o que num tempo de crise pode ser um desastre.

    Voto Rui e torço para que vcs votem tb para acabar com esta eleição neste domingo evitando mais delongas e comprometimento dos candidatos num eventual segundo turno o que só aumentaria os problemas futuros da administração do município.

  • genival ferreira lima

    vamos de Rui mudar agora seria uma catastrofe…ta tudo indo muito bem e legal!!!!!!

  • Zé MCZ

    “E estamos falando da capital de um estado que é “o mais pobre entre os pobres”, segundo o próprio governador Renan Filho, que ocupou mais espaço no guia eleitoral do que a maioria dos candidatos que disputam a prefeitura de Maceió.”
    E o governador geral de Maceió disse isso?! Afinal quem é o candidato?(ensaio geral para 2018) Existe TRE em Alagoas?! Ou é porque painho desmanda que tudo é permissível?!
    A pergunta que eu me recuso calar!
    O Gustavo em Pessoa, do P só participou?! É caso para entrar com processo, igualmente o Cícero Almeida Calheiros está fazendo com ele, em que acusa o Gustavo por tratar como…
    Ciço do lixo…
    Ou Ciço, o taturana..
    Tem também o Ciço da merenda… Que vergonha Ciço! Deixar de alimentar a quem de fato necessita, situação que você com certeza viveu!
    Pode parecer cômico, mas a verdade é que é muito triste…

  • Fernando

    Sou contra a reeleição, acho que a cidade perde muito com a renovação de um mandato, é necessário mudar sempre. Afirmo isso ao lembrar das reeleições passadas, onde Katia Born deixou a prefeitura e o Cícero disse que estava “desarrumada”, e o mesmo fez o Cícero, onde Rui afirmou encontrar a prefeitura da mesma forma “desarrumada”. Acho que 8 anos para toda administração é desgastante e isso gera uma estagnação e um comodismo do eleitor. Mas concordo que o Rui sobreviveu bem ao mandato, passou por tempos duros para a economia e ainda conseguiu algumas melhorias.

    Sobre o Debate, era natural o Rui ser o alvo das críticas, pois é o atual prefeito e líder nas pesquisas! Ele esperava o quê? Ele pareceu estudar bem o “dever de casa”, mas acho que ele errou em alguns momentos em atacar, se expôs muito desnecessariamente entrando no jogo do Cícero e JHC, ele deveria se diferenciado nesse momento. O Cícero por sua vez tentar ser o salvador da cidade de Maceió, isso é um erro, notamos que a parceria com os Deputados Federais é essencial para uma boa governabilidade e ele (Cícero) quando foi prefeito foi “ELE” que fez, quando foi o Rui, foi “ELE” como deputado ou prefeito anterior, bom isso foi um erro terrível. JHC peca pela juventude, mas tem ideias muito boas e que deveria ser mais respeitado pelo Rui, acho que o RUi poderia aproveitar muitas das ideias do JHC na sua plataforma, mesmo que adaptando as coisas. O Paulão paga pela bandeira desgastada do PT, mas é um candidato interessante, mas não como Prefeito, mas como uma pessoa como apoio forte.

  • Ednaldo.

    JHC me decepcionou muito nos dois últimos debates, votei nele para a Câmera Federal mas depois do que ele fez, se juntar a Ciço para tentar derrubar o Rui pra mim foi o fim, ele tinha condições de brigar por um segundo turno sem precisar se expor como fez, esse tipo de aliança política suja me enoja, o Ciço faz qualquer tipo de aliança para se manter no poder, não consegue se manter em nenhum partido por muito tempo, muda sempre para o partido que lhe é mais conveniente, que tipo de político é esse? Domingo é o dia de dá o troco para esses dois ai, político sem escrúpulos tem que ficar sem mandato, pena que eles vão continuar com os deles de deputado federal pra sorte deles.

  • Carlos

    SOU RUI 45 CONTRA A OLIGARQUIA DOS CALHEIROS. MACEIÓ NÃO É CURRAL DO GOVERNO.

  • ARTUR GAIA

    Assisti a primeira parte, não vi novidade, fui dormi. Rui-45, sempre se apresentando verdadeiro,com simplicidade, e demostrando muita segurança. JHC, votei nele para federal mas hoje vejo um político indo com muita sede no fundo do pote, chegando ao ponto de se aproximar do CIÇO do caso do LIXO,uma decepção para mim. Paulão, se comportou com muita serenidade,equilibrado porem é um conhecido TATURANA, isso é que lhe estraga.
    Por isso PREFEITO : RUI PALMEIRA – 45 FICHA LIMPA.
    VEREADOR : FABIO CABRAL – 40123 FIRME E FORTE PARA INICIAR O MANDATO.

  • rubens costa

    Estava pensando até em votar no FHC, mas, depois dessa ridícula proposta do EAD nas escolas de 1° grau, desistí. Se nós morássemos em Amsterdã, Estocolmo, Tóquio, ou Berna, talvez, eu aprovasse essa proposta, mas, quando imagino as crianças do Gama Lins, do Carminha, das Piabas, dos Virgens dos pobres e adjacências, depois das aulas, em suas confortáveis residências, bem alimentadas, reunidas com suas famílias, assessoradas por seus país, navegando e pesquisando conhecimentos relevantes,e acordo …

  • CARLOS HENRIQUE

    O eleitor consciente e responsável deve observar estes 10 mandamentos:

    1 – Tomar consciência da importância da política e do valor do seu voto.

    “Voto não tem preço, tem consequências”.

    2 – Verificar se o candidato ama o povo o qual ele deve servir.

    Em primeiro lugar deve se olhar o projeto político do partido, se visa o bem do povo, de modo bem concreto; pois o político deve ser um servidor, um empregado do povo, que respeita o projeto político de seu partido.

    Justificativa da mudança: A interpretação gramatical do texto original indica uma generalização para o lado da desesperança. A frase iniciada com a palavra NÃO, desvaloriza totalmente as instituições democráticas, ao passo que afirmar que é preciso primeiro olhar o projeto político valoriza o projeto coletivo em detrimento do interesse e projeto pessoal do candidato.

    3 – Examinar se o candidato assume verdadeiramente o compromisso social.

    Só se deve votar num político comprometido com o povo, não apenas com seu discurso na campanha eleitoral, mas, sobretudo, com suas atitudes, demonstradas por seu passado limpo, honesto e envolvido com as causas populares. Suas propostas políticas e sociais devem ser concretas, com possibilidade de serem executadas e totalmente voltadas para o bem do povo.

    4 – Observar se o político respeita seu adversário.

    O político que só sabe atacar e desrespeitar a imagem dos colegas de outro partido, em seus comícios, não merece o nosso voto. Política verdadeira não se faz na base do ataque pessoal e sim a partir de propostas e programas concretos. É preciso acabar com a politicagem dos ataques pessoais, tratando os adversários como se fossem inimigos.

    5 – Não considerar nenhum político como representante da Igreja.

    A Igreja não tem partido. O compromisso da Igreja é com a vida, a dignidade humana, a justiça, o bem comum e com a ética na política.

    6 – Não votar em candidato, cujos projetos atentam contra a família ou contra a dignidade da vida humana.

    Por isso é indispensável ver a relação do candidato com a defesa da dignidade e a promoção da pessoa humana e da vida, em todas as manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural com a morte. Aqui se deve lembrar, sobretudo, do que diz respeito à legalização do aborto e da eutanásia.

    7 – Exigir e fiscalizar aqueles que foram eleitos quanto à sua absoluta transparência administrativa.

    O eleitor deve acompanhar o desempenho daqueles que foram eleitos, pois, o voto é uma espécie de procuração para que o eleito aja em nome daqueles que o elegeram.

    8 – Colocar em prática a Lei n. 9.840 de 1999, que altera o Código Eleitoral contra a corrupção eleitoral.

    Eleitor consciente não vende e não troca de seu voto. É preciso quebrar o círculo vicioso de candidatos que corrompem eleitores, e eleitores que corrompem candidatos. Quem vende o voto está vendendo a sua própria dignidade. Quem compra voto, compra a consciência do eleitor. Quem compra e quem vende voto está se degradando em sua dignidade.

    9 – Levar em conta a Lei da Ficha Limpa já em vigor.

    Substituir ou acrescentar:

    Não se trata de uma Lei para alterar a Lei 9.840/99, que já existe, mas sim de incluir novos critérios de inelegibilidades, baseados na vida pregressa dos candidatos.

    Agora, com a Lei da Ficha Limpa poderemos evitar que candidatos sujos com a justiça ou que não tiveram suas contas aprovadas concorram às eleições e venham a ocupar cargos públicos.

    10 – Não anular seu voto nem votar em branco.

    Se fizer isto, você poderá estar beneficiando um candidato que não merece o seu voto.

  • carlos

    O candidato que foi escolhido pelo DEUS,do céu e pelo Deus de Alagoas REnan Filho,pode tirar o cavalinho da chuva. A aliança que ele fez com os poderosos do mal da política Alagoana foi um fracasso.Maceió e Arapiraca,tem os eleitores mais atentos.Murici e Coruripe,tem os donos Calheiros e Beltrões ! Respeitem Maceió e Arapiraca !Vamos aguardar a eleição para governador e senador !

  • Romao

    Pra frente com Rui Palmeira (45)! Retroceder, jamais!

  • carlos

    JHC,se uniu a turma do mal,perdeu a minha admiração que foi construída como dep. estadual e teve o meu voto para federal!Ontem dia 29-09 -2016,foi a caminhada dos Beltrões em Coruripe.Onde o luxo e riqueza dos carrões do clã,foi a maior atração !Será que é desta vez o povo vai dizer não ou sim o continuísmo dos Beltrões !Eleição difícil porém não é impossível a fé e a revolta do povo promete uma boa votação para o Edinho do Hélvio ! O perigo em Coruripe é a 17 horas,quando encerra o horário da votação a maioria dos mesários é gente deles dos mandões. O juiz precisa alertar que vai checar quantos eleitores justificaram que não poder votar !

  • Cesar

    É Rui 45

  • NONOUH CORREIA

    Paulão é o melhor candidato para Maceió. Voto 13.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Na minha opinião,os três deputados federais se coligaram pra desvirtuar Rui Palmeira que se saiu muito bem tratando com muita ironia e sabedoria as perguntas de seus adversários que não apresentaram nada de novo pra governar Maceió.

  • karl jorge charles

    O ciçu fala que não tem ambição politica pensa ele que o povo é idiota, imbecil, ta na cara que os planos são:com muito tempo de TV(PMDB),eleito prefeito(nunca vai acontecer) de maceio, ele ficaria de olho e qdo o governador deixar o mandato, ele CIÇU, se apresentava como futuro candidato ao Governo de estado, mais isso não vai acontecer NUNCA, nem falando com o PAPA, o ciçu é muito esperto.VIVA O IRMÃO DE PRESIDENTE DE MEU QUERIDO CSA, ELE FOI ENVIADO POR DEUS rsrsrsr

  • Luiz Henrique

    Se juntar Ciço do Lixo, Gustavo, Paulão e JHC, não dão a metade de um Rui Palmeira. Ciço está mais sujo que a consciência de Judas. Paulão insiste em ressucitar o seu partido já em óbito, inclusive expondo a figura do seu patrono, hoje réu e mentor do maior esquema de corrupção do país. O JHC insiste na imagem de bom moço, mas o povo sabe bem quem é o seu genitor e quem o educou, portanto vale o velho ditado que diz: ” Tal o pai, tal o filho ”. E por fim o Gustavo, que por estar despertando para a politica agora, ainda não tem forças para mostrar para que veio, porém demonstra ter caráter, o que na política é muito raro, principalmente em Alagoas.

  • Paulo

    JHC, perdeu meu voto com essa dobradinha com o Ciço e Renans. Cícero jamais votaria, não sou cúmplice de político ficha suja, vou de 45 e se seu aparecer nos escândalos, será excluído da minha lista, igual a Cícero, Paulao, Renans, Biu, Arthur e muitos outros!

  • Antonio ARANDA da Silva

    Debates Debates e mais Debates mas todos vazios sem expressão sem proposta e as que apareceram sem logica sem consistência, e o eleitor que é o responsável maior por sua vida futura esta sem rumo sem prumo, ficando desgastado por se vender a esses tipinhos de seres por miserais trocados oriundo de varias fontes sem transparência. Mas o que vale quem tem o maior poder no domingo de votação é aquele que deixa de ser patrão par ser simplesmente um miserável esmoleu de uns trocados ou uma miserável garrafa de cachaça e depois ver a própria família destruída por ter votado por uns miseráveis trocado que não tem mais volta.
    É BOM PENSAR ANTES EM QUEM VOTAREMOS POIS JÁ CONHECEMOS.
    LEMBRE POLITICO NÃO TEM LETREIRO NA TESTE: MAIS OS MAUS POLÍTICOS TEM UM OUTDOOR NO CORPO TODO.
    DEPOIS NÃO ADIANTA CHAMAR POLÍTICOS DE LADRÃO
    FOI VOCÊ QUE VOTOU, NÃO FOI O LADRÃO.
    Eu voto Paulo Memoria/coronel Ivon

  • joao miranda de o0liveira filho

    CARO RICARDO . O MEU ULTIMO COMENTARIO , A RESPEITO DA FRUXURA DO DESEMBARGADOR AO ADIAR A VOTAÇÃO NO JULGAMENTO DOS TATURANAS NÃO FOI PUBLICADO . FIQUEI DECEPCIONADO COM SUA ASSISTENCIA . ESTE É MEU ULTIMO COMENTARIO NO SE BLOG . THAU E ABRAÇOS .

  • JUNIOR

    QUANDO O JHC, DISSE QUE O RUI JUNTO COM MARCELO VICTOR , ESTAVAM COMPRANDO VOTOS ,PARA SE ELEGER A DEPUTADO FEDERAL, O RUI FICOU MUDO E NEM PEDIU DIREITO DE RESPOSTA. E OUTRA ELE É REALMENTE ANALÓGICO, ELE DEMORA MUITO A PENSAR, DA-LHE JHC.

  • Paulo

    Votei em JHC para deputado, mas ontem eu vi que não merece mais confiança, pois está se comportando como os políticos tradicionais. Por isso decidi votar no Rui apesar de não concordar as vezes com sua maneira de administrar, mas, melhor ele do que Ciço do lixo e JHCALDAS.

  • jezuz

    Todo esses candidatos são na verdade umas pragas. O ex. prefeito cicero almeida era um homem liso e hoje riquíssimo, quer voltar pra roubar mais.
    Jhc filho do sangue suga, quer seguir os passos do pai e da mãe com desvios do dinheiro público.
    Rui palmeira com a máquina publica na mão e fica mentindo que todo o dinheiro de propaganda desviado.
    Paulão falta carisma e confiança do povo de maceió.
    Na verdade não deveria ter o segundo mandato para o candidato concorrer a uma outra coisa e não enganar dizendo que vai fazer mais para população.

  • Lima

    JHC, Cícero e Renans, sem futuro para Maceió. Não dar para ser cúmplice de político ficha suja, acordos visando apenas o poder e as próximas eleições. Sem falar que Votar no Cícero é ser cúmplice. Mente descaradamente, falque que Maceió durante sua gestão tudo funcionava, era uma maravilha na sua mentira.

  • Alguem

    Rui Palmeira eleito no primeiro turno pra liquidamos logo com esta fatura, vamos mostra aos Renans que não são eles quem manda em Alagoas, seria uma vergonha nacional sermos vistos como eleitores de taturana mafia do lixo sanguessuga e outras, sem contar que o Padrinho de Cicero Almeida e péssimo para o servidor Publico, e vamos a Vitoria Rui 45.

  • Glorioso

    Maceió não é Murici(Taturanas).
    Maceió não é Ibateguara(Sanguessugas).
    Honestidade na prefeitura agora tem. Rui é do bem.

  • WAL

    1º) Nunca votei o RENAN-PAI.
    2º) Não votei no RENAN-FILHO,que aprendeu as aulas do pai raposa.
    3º) Maceió, já está dando a resposta,a os camaradas do mal.
    4º) Cabe os eleitores do interior, mostrarem que não merece sofrerem,passar fome,sede,injustiça,ter a merendas escolar dos seus filhos roubadas. Tem que saber,que um voto, é tão poderoso como uma decisão do CALHEIRÃO,QUE MANDA E DESMANDA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
    CABE OS MAIS LETRADOS, A PASSAR ESTAS INFORMAÇÕES A TODO POVO DESENFORMADOS DO INTERIOR.

  • ANA LUIZA CAMERINO

    Agora é a hora de mostrar que você realmente é contra a corrupção.
    Você foi as ruas nos desfiles para tirar a Dilma com a desculpa que era pra punir todos os corruptos e a corrupção?
    Você bateu panelas nas varandas contra a Dilma e a corrupção?
    Você usou adesivos de fora pt, fora dilma, lula nunca mais,coruPTo e coisas mais agressivas?
    Pronto. Agora eu quero ver se vc tem realmente ombridade e caráter de seguir pensando contra a corrupção.
    Ou você só é contra a corrupção do PT? Ou vc vai vender seu voto? Ou você tem aquele amigo ou parente candidato que vc mesmo sabendo que ele não é bom nem honesto vc ainda assim vai votar nele?
    Tá ai sua chance de mostrar sua palavra.
    VOTE EM QUEM NÃO TEM HISTÓRICO DE CORRUPÇÃO NENHUMA.
    Quero ver. Temos que decidir essa eleição do primeiro turno.