Primeira

Desde agosto, Cícero Almeida caiu muito na preferência do eleitorado de Maceió, e de forma consistente. Em pouco mais de um mês perdeu quase nove pontos percentuais.

Segunda

Rui Palmeira continua liderando – agora com boa folga em relação ao segundo lugar – e segue em rota de crescimento, levantando a possibilidade de uma vitória no primeiro turno.

Terceira

JHC também continua subindo e vê, agora, a própria candidatura se viabilizar, inclusive com a possibilidade real de chegar a um possível segundo turno.

Pergunta

Quem crava que haverá, de fato, o segundo turno nesta eleição atípica, sem o viço das ruas, sem a tradicional onda que define as vitórias acachapantes?

Probabilidade 1

Para vencer no primeiro turno, Rui Palmeira terá de trabalhar com extrema eficiência o chamado voto útil – aquele em que o eleitor é estimulado a resolver logo a disputa, sem prorrogação, ou, para tantos, sem mais chateação.

Precisaria ganhar pelo menos mais quatro pontos percentuais até domingo, sem que seus adversários avançassem de forma significativa.

Há outras movimentações possíveis – de troca de lado, inclusive dos que pretendem votar nulo, além da definição de indecisos.

Mas este é um cálculo complicado demais pela grande quantidade de variáveis.

Probabilidade 2

JHC pode ultrapassar Almeida na reta final e chegar ao segundo turno com Rui Palmeira.

Sabendo que se isto vier a acontecer, ele – JHC – contará com o apoio do próprio Almeida e do governador Renan Filho – o que tem ficado evidente nos debates televisivos entre os candidatos.

Almeida entra com nove representações contra Gustavo Pessoa (PSOL) pela uso da expressão "Máfia do Lixo"
Desembargador Tourinho adia voto no julgamento da Taturana
  • FORA TATURANAS, FORA MENTIRAS!

    COMO MENTIRA TEM PERNAS CURTAS, JUNTANDO CIÇU RENUNCIA TATURANA, MAIS PAULÃO TATURANA, MAIS JOÃO CALDAS NOVO RICO, OS ELEITORES DE MACEIÓ ESTÃO COM O DESEJO DE VOTAR CONSCIENTE, EM UM CANDIDATO QUE MOSTRA TRABALHO E RESPEITO AOS MAIS POBRES, QUE SE PREOCUPA EM MELHOR DENTRO DO POSSÍVEL A EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA. EM UM CANDIDATO HUMILDE, EDUCADO, TRABALHADOR, E VOLTADO AO LAZER NOS BAIRROS MAIS AFASTADOS E NÃO TEMOS NO MOMENTO UM NOME COM TANTA VONTADE DE TRABALHAR POR MACEIÓ, DO QUE O ATUAL CANDIDATO DO BEM PREFEITO RUI PALMEIRA 45. ESSA TURMA QUE ATACA DE FORMA AGRESSIVA, COM ÓDIO, COM INVEJA, É PORQUE ESTÃO DE OLHOS NOS TRÊS ANOS DE PROJETOS E LUTA POR FINANCIAMENTOS PELO BID – BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO, JÁ CONSEGUIDOS PELO PREFEITO RUI PALMEIRA NO MONTANTE DE R$ 500 MILHÕES, QUE SERÃO APLICADOS NA REURBANIZAÇÃO DA ORLA LAGUNA ENTRE A VILA BREJAL E O RIACHO DO SILVA EM BEBEDOURO CONTEMPLANDO COM 4 PISTAS DE ROLAMENTOS, SANEAMENTO, PAVIMENTAÇÃO, HABITAÇÕES LOCAIS E ILUMINAÇÃO. ALÉM DO SANEAMENTO E PAVIMENTAÇÃO EM GRANDE PARTE DA CIDADE ALTA, PENSE ESSE DINHEIRO TODO NAS MÃOS DE POLÍTICOS JÁ CONDENADOS NA OPERAÇÃO TATURANA E OU COM SINAIS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITOS!!!
    VAMOS VOTAR CONSCIENTE, COM AMOR AOS NOSSOS FILHOS, VAMOS MOSTRAR AO BRASIL QUE MACEIÓ NÃO BAIXA A CABEÇA PARA POLÍTICOS DO MAL QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO LAVA JATO, INDEPENDENTE DE TER A PRAGA CHAMADA FORO PRIVILEGIADO.
    VAMOS VOTAR CERTO PELO BEM DE MACEIÓ E DE NOSSAS FAMÍLIAS, VOTANDO COM ESPERANÇA PARA PREFEITO DE MACEIÓ EM RUI PALMEIRA 45.

    • JOTA ALVES

      vai vencer no primeiro turno, ou vai disputar com jhc. fora ciç0 e calheiros,

    • Romao

      É isso mesmo abençoado(a). Estão de olho é nos “milhões” que o prefeito já tem garantido para dá continuidade as reformas pleiteadas. Mas, com fé em Deus e no bom siso dos maceioenses, ele vence no primeiro turno! Concordo com todas as adjetivações referentes ao prefeito, realmente, ele tem mostrado ser sereno, equilibrado e um verdadeiro gentleman, e isso os barraqueiros da política e do povo não suportam… rsrsrs! Parabéns pelo post!

  • Glorioso

    Maceió não é Murici nem Ibateguara. Topado com Rui.

    • JOTA ALVES

      estava com viagem marcada para o sitio, quando soube que o rui pode ganhar no primeiro turno, ja nao viajo mais, mas estou com titulo na carteira. 45 neles.

  • silva

    dois partidos conservadores e neoliberais, unidos pela impeachment de dilma, dominam o cenário político de alagoas. seja na capital ou no interior. democracia viciada e teleguiada pelos jornais e televisão. tem jeito não.

    • Zé Nunes

      O choro é livre! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Claudio

      Pior é ser um partido Progressista e assaltar a Petrobras e os fundos de pensão.

  • Pedro

    O PMDB DOS CALHEIROS VAI PERDER NA CAPITAL E VARIAS CIDADES DO INTERIOR. O POVO NAO QUER EX PREFEITOS DE 8 ANOS QUE NADA FIZERAM.

  • Joao TT

    Em St’ANA e Arapiraca + PALMEIRA e adjacências, cidades com menos de 200 MIL eleitores – sem 2o TURNO, nem PESQUISAS confiáveis – as chances de NAUFRÁGIO do PMDB nestes mares agrestinos e SERTANEJOS é grande – comenta-se nas RUAS das cidades pessoas de TODAS as idades, becos e VIELAS: xô Zé RUELAS!

    Em São PAULO – a MAIOR cidade NORDESTINA do Brasil – é NÍTIDA derrocada da NEO-peeemedebista (15) Marta SUPLICY ex_PT (13). Antigos ELEITORES de Marta, como eu, estamos PASMOS com o apoio dos partidos do GOLPE a ela: PMDB ( M Temer) e PSD ( G Kassab). Assim meu VOTO vai pro ex-marido dela, o EX-senador EDUARDO Suplicy com a mesma atitude PT (13) de sempre desde 1980. Nas PERIFERIAS haja voto EQUIVOCADO na galega VIRA-CASACA: Marta-13 na URNA digital … rsRS

    Tudo a CONFERIR domingo, GENTEeee … Kkkkk

  • Thiago

    Com todo o respeito ao Prefeito Rui, mas ele não fez um mandato para ter esse folga. Muito menos ganhar em um 1 turno. O eleitor de Maceió se contenta com pouco mesmo.

    • Everson

      O fator honestidade pesa muito nesse momento!

  • Alexandre Henrique

    Vamos ver ser não vai ter segundo turno e Cícero almeida na CabeÇa

  • Gomes

    Vejam que essa eleição é a primeira pós lava jato, e pelo andar da carruagem a população vai ser implacável em seu juramento para políticos ficha suja. Conselho: Quem quiser ser politico tem que andar na linha!!!!

  • Servidor

    Engraçado que um candidato inaugura posto de saúde mas não tem mobília, cadeira de dentista ou mesmo mínima estrutura para atendimento. Estou falando de vários postos de saúde.

  • mario jorge

    Não tem nada ver ibateauara ou joao caldas com jhc ele tem livre arbítrio como todos nos temos. Vocês querem ser julgados pelos erros dos seus pais. Quem não quer para si não der aos outros. Voce tem de ser julgado pelos seus atos bom ou mau. Enquanto ao dinheiro eles são empresário ha muito tempo com certeza jhc se tem uma condição financeira boa não e dinheiro de politica ate as verbas de gabinete ele devovia foi o único deputado ha fazer isso. Se quer votar vote comciente so isso.

  • JOTA ALVES

    estou em minas gerais, ia justificar o meu voto, quando soube que rui pode ganhar no primeiro turno, ja estou de mala pronta, estarei ai no domingo pra
    votar em rui 45

  • ZÉ DO MIGUÉ

    VAMOS AS URNAS…SÓ TENHO ISSO PARA DIZER….ANOS ATRÁS JL SERIA O GOVERNADOR FOLGADO, ATÉ MESMO PELO DINHEIRO QUE INVESTIU E NAS URNAS DEU VILELA…ENTÃO REPITO VAMOS AS URNAS, CAIXINHA DE SURPRESA SERÁ DIA 02/09/2016…ABRAÇOS A TODOS.

  • Livia

    Menino a gente só ver Cabo eleitorais aqui nos comentários, esperando o Rui ganhar, parece urubus esperando carniça nesse caso esperando cargo comissionado. Tenho certeza que quem vota consciente e sem pensar no bem comum não vai se passar pra ficar nos comentários batendo boca. Menino cresça!!!!

    • ZÉ DO MIGUÉ

      NÃO SOU CABO ELEITORAL DE NINGUÉM…SÓ FALO ISSO…NÃO LEVANTO BANDEIRA DE SEU NINGUÉM…SOU UM CIDADÃO QUE VOTA E QUE EXIGE DOS PARLAMENTARES, POIS QUEM PAGA OS SALÁRIOS ALTÍSSIMOS DELES SOMOS NÓS PAGADORES DE IMPOSTOS…QUERO GARANTIR O FUTURO DE MEUS FILHOS…QUE NÃO ESTÁ NADA FÁCIL…COM TANTO DESEMPREGO ASSIM…ENTÃO QUEM PODE MUDAR ISSO SOMOS NÓS NAS URNAS…QUE VENHA DIA 02 DE OUTUBRO…E LOGO APÓS AS 17 HORAS VEREMOS ALGUMA COISA

  • carlos

    Estou torcendo que o governador Renan Filho,que pensa que é o bom na avaliação que ele faz dele mesmo baseado na pesquisa dos que ficam em torno dele( puxa sacos falsos)! Apareça nesta reta final pedindo voto para o Cícero o e povo de Maceió,decida logo no primeiro turno e diga não o seu projeto de capitania hereditária!Vocês estão pensando que Maceió e a Arapiraca é Murici ou Coruripe !

    • Observador

      Concordo com seu comentário!
      Aqui em Arapiraca estou torcendo pela derrota de Ricardo Nezinho.
      Que seja eleito qualquer um dos três oponentes.
      Motivo: A prefeitura de Arapiraca não é propriedade particular de Luciano, Célia, Renan Pai ou Renan Filhote. Eles não podem, e nem devem se apoderar do destino da cidade por 20 ou 30 anos. O ideal é que haja mudanças. Caso contrário, fica tudo no mesmo. O que se viu nos últimos dias foram “obras fantasiosas” de Célia Rocha e Renan Filho: pequenos retoques em algumas ruas e anúncios ilusórios como pista dupla Arapiraca-Palmeira, Arapiraca-Barra de São Miguel, etc.
      Vejam o que fizeram na parte antiga do Parque Ceci Cunha: há vários meses colocaram tapumes ao seu redor para dar a ilusão de que estavam reformando.Lá dentro não removeram sequer uma pá de areia;
      Prefeita e Governador: verdadeiros ilusionistas enganadores da boa fé do cidadão arapiraquense.
      E sejamos realistas: na possibilidade de Ricardo Nezinho ser eleito, vai ser um menino de recados de Luciano e Renans.

  • WAL

    Todo o problema é esse.Temos JHC,como revelação.; onde está o erro;se juntar com quem não presta,como p/ex: CALHEIROS,CIÇO TATURANO,e o PMDB. O mesmo erro do CICERO ALMEIDA,O FORROZEIRO,na qual se juntou com o JÕAO LYRA,outra praga ruim, e depois com os CALHEIROS e o PMDB.3 erros…
    Fica assim: diz,com quem tu andas,e eu direi; quem tu és…
    É SÓ PENSAR…

  • BRUNA

    RUIM PALMEIRA DE NOVO??!!! Não é a toa o ditado que diz que “O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE” Fala sério…..

  • Sergio

    Vamos ser sensatos o Rui fez um mandato acima das expectativas para um tempo de crise, não vamos retroagir a CIÇO-do-LIXO ou a JHCaldas que quer escola pelo celular!!!!( que adolescente vai ficar 3 horas estudando no celular?).

    Por mim acaba logo domingo e chega de horário eleitoral e campanha.

  • Consigliere Alagoano

    Consigliere Alagoano DIZ:

    Esqueceram a Eleição que tinha JL?


    Eleições com a presença de Renan PAI, é algo inesperado em qualquer Cenário!

    E tem mais…
    Se ciço perder… vai ARRANHAR a “força” de RENAN FILHO, em 2018.

    Aqui em Alagoas, só te “PROFISSA”, ninguém entra nessa pra queimar recursos { MINGUADOS}, nãooooooooo!

  • Cesar

    É Rui 45

  • carlos

    kkkkk,assisti um vídeo do dep. Max Beltrão,que por orientação dos marqueteiros está tirando nome BELTRÂO, que tem pesado negativamente na sua corrida ao senado ( é bom dizer e nunca generalizara ,que tem muitos Beltrões da paz e trabalhadores).Quem construiu essa imagem negativa foi o dep João Beltrão,pai do agora “Max do povo “.Voltando ao vídeo numa cidade do sertão pedindo voto para o seu candidato a prefeito e ressaltando que toda mudança é salutar!No caso contra a reeleição do atual prefeito !KKKK ,Hilário ,pois na Região Sul e principalmente em Coruripe onde o Clã ,que acerca de 25, anos vem governando com mão de ferro e impondo muito medo na população onde até os vices – prefeitos tem que ser alguém do núcleo familiar! A candidata a vice da releição é a esposa do atual prefeito e tem mais lançaram 8 Beltrões, candidatos câmara municipal de Coruripe,com reais chances de serem eleitos pelo motivo de melhores estruturas financeiras e simpatia do clã !Eles estão apoiando o Cícero em Maceió e Nezinho em Arapiraca !Mudança Já, para lá e para cá,tudo com dantes no quartel de …

  • carlos

    Se JHC,não for para o segundo turno e se unir ao grupo do mal ,do governador Renan Filho e o pai senador !Sua história vai acabar na hora e sua luta como dep. estadual não vai valer nada !

  • Manuel

    JHC, o menino que esconde o “caldas” do papai.

  • Fernando Costa

    Votar em Cícero Almeida é votar nos CALHEIROS. É o mesmo que tansformar nossa linda MACEIO em uma cidade como MURICI. Comento com tristeza, pois sou de MURICI.

  • ANA LUIZA CAMERINO

    Ricardo, vou dizer a quarta Tendência.
    A quarta tendência é que o eleitor alagoano ja descobriu quem é RENAN PAI E FILHO. O pior governo que já tivemos.
    Como dizem aqui, Alagoas não tem espaço pra meninos que um dia administraram mal uma cidade como MURICI.
    Eles querem o poder total, por isso estão tão empenhados em conquistar prefeituras, especialmente a de Maceió.
    Pela lógica dele, se conquistar Maceió ele se reelege.
    Ledo engado. Ninguem quer mais meninice no Governo.
    Os indices de violência so almenta. Chegaram a 36 num final de semana.
    A educação está entregue ao governador de fato LUCIANO BARBOSA e sua turma.
    A engessa, ou melhor a amgesp… bom.. é só olhar quem ganha as licitações.
    A saúde será privatizada com aquela secretaria da UNSISAL.
    A sopa? Kd a SOPA que iriam fazer para os pobres? Disseram inclusive a você que era coisa pra pouco tempo. Já se faz mais de 3 meses e nada da sopa.
    E essa turma quer mACEIÓ?
    Não terão. mEU Candidato não é rui mas agora vai ser, pra ver se ele leva tudo no primeiro turno e sepulta de vez as pretenções do clã dos Renans.
    Minha gente, votem em quem quiser, mas não votem em quem é apoiado pelo palácio.
    Assim, começaremos a destruir as intenções desde já e sepultaremos essa ideia maluca de RENAN no poder em 2018. Pronto. falei

  • kinho

    Sei q todos querem vencer, mas quem fez e vai fazer é Rui 45, faz e mostra q faz, e tem transparência, pois bem, hoje Paulão fala q foi o PT q fez, justamente fez esta bagunça que esta o BRASIL com tantos e tantos roubos explicitados, mais será que vão devolver o dinheiro roubado(QUE NÃO FOI POUCO NÃO!) dia 02 é 45 neles…

  • carlos ferro

    Ricardo!
    Cícero Almeida já está derrotado.Totalmente desgastado e sem credibilidade,e para piorar se uniu aos Renans.Coloquem uma coisa na cabeça,em Maceió Renan não ganha nem para vereador.Alagoas não é o Maranhão!O cilclo desses políticos de carreira está chegando ao fim.

  • José Nunes de Oliveira

    O choro é livre para as viúvas da Dilma! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • carlos

    Observador,gostei de sua observação os Renans já manda nesta administração !Agora você vai vê onde a porca torce o rabo se Nezinho foi eleito e os Beltrões de Coruripe,colocarem gente deles aí…POVO DE ARAPIRACA É UM POVO TRABALHADOR E VOCACIONADO PARA O PROGRESSO NÃO PERMITIR QUE SEJA UMA SUCURSAL DE MURICI E DE CORURIPE !

  • Sidney

    Até que enfim o povo alagoano abriu os olhos!! No dia 02 de outubro, vamos colocar esta turma dos Calheiros pra correr!! E correr muito, porque o MPF e a PF estão na cola!! O dia destes corruptos está chegando…

  • ARTUR GAIA

    Maceió tem que continuar sendo administrado por mãos limpas,transparente em suas ações e livre de qualquer suspeita.
    Maceió não pode se tornar um MARANHÃO para ser governado por um partido só.
    PREFEITO : RUI PALMEIRA – 45
    VEREADOR : FABIO CABRAL – 40123

  • Dionisio

    O povo de maceió esqueceram que foi Cicero Almeida, quem pagou salario dentro do mesmo mês trabalhado, quando o ultimo dia do mês caia no final de semana seu salario estava na conta na ultima sexta feira útil, nunca tivemos uma greve,os ambulantes eram respeitados pela guarda municipal e pelos os agentes da prefeitura, então Maceioense dia 02/10 vote no 15 para prefeito.

  • carlos

    Dionisio,concordo com você !Porém a aliança que o Cícero,com este governador que quer mandar em Maceió,não garante que o Cícero será o mesmo !