Resolvi não fazer uma avaliação individual do que foi, na minha visão, o debate entre os candidatos a prefeito de Arapiraca, no último sábado, pela TV Pajuçara.

Mas não posso negar: sai da perplexidade para a indignação, chegando à tristeza, ao ver a marcante mudez da maioria dos postulantes à cadeira de Célia Rocha. Foi doloroso ver a incapacidade que demonstraram, fartamente, de verbalizar sobre temas os mais banais, balbuciar coisas minimamente inteligíveis, principalmente para quem se propõe a governar uma cidade cada vez mais pujante e complexa.

Por tudo que representa de grandeza para Alagoas, Arapiraca merece bem mais do que “aquilo”.

Ainda que houvesse exceção – e houve -, o que vimos foi algo chocante, em alguns aspectos. Não falo aqui das acusações, das trocas de farpas, coisas comuns e que marcam cada vez mais esses encontros midiáticos.

O que mais me impactou – e não foi só isso – foi o silêncio assustador de alguns dos candidatos, que não conseguiram, em várias situações, sustentar uma fala de dois minutos sobre determinado tema. Às vezes, ao disporem de um minuto para dar uma resposta ou fazer uma pergunta, deixavam 15, 20 segundos de silêncio no ar, ainda que alertados pela mediadora, a jornalista Gilka Mafra.

Parecia uma eternidade, exasperante, aquele reloginho contando o tempo, e o candidato mudo, constrangido, travado, incapaz de preencher um tempo que qualquer orador de escola infantil tiraria de letra.

Não vou citar nomes. Deixo que o eleitor identifique na sua visão crítica, principalmente se desapaixonada, os absurdamente incapazes.

No mais, é lamentar que os caciques da política alagoana sejam, em última análise, os maiores responsáveis pelo que vimos.

Faltou e falta a estes o senso de responsabilidade para quem deve respeito e zelo ao povo arapiraquense.

 

 

Debate entre candidatos de Maceió: todos contra Rui
Chegou o momento mais aguardado pelos pistoleiros da modernidade
  • Glorioso

    Em uma falsa democracia que obriga o eleitor a votar e “Analfabeto Funcional” vota e é votado, se esperar o que. Voto nulo já.

  • Observador

    Não quero aqui citar nome, com uma só exceção, os demais candidatos mostraram a sua incapacidade de administrar a segunda cidade do Estado. Tanto na cultura, na postura, nas propostas de ações e nas respostas apresentadas mostraram o despreparo para o cargo que querem assumir. Isso mostra o quanto estamos atrasados na questão da gestão pública. Almejam apenas o poder, seja da forma que mais lhes satisfazem: uso da máquina pública, troca de votos por favores banais, apoio das raposas políticas que querem se perpetuar no poder, etc.
    Lamentável.

    • Joao TT

      ôI, OBSRVADOR! … seriam os mesmos ANALFABETOS FUNCIONAIS?
      o BANDO querendo diminuir o$ cu$to$ da EDUCAÇÃO,
      aumentando a MARGEM de lucro da COORRUPÇÃO?

      … “REFORMA do ensino tem Q ser discutida e decidida por PROFESSORES/ NUNCA foi assunto de parlamentares, entre eles alguns ANALFABETOS funcionais!
      … “Reforma do ENSINO” p medida provisória é RESTRINGIR o tema à discussão, SE houver, no CONGRESSO–o ambiente onde proliferam ANALFABETOS funcionais.
      … “A “REFORMA do ensino” lançada por M Temer é só um ENGODO para haver algo q pareça ATIVIDADE no governo FEDERAL-imóvel.
      [´Soluções INÉDITAS` Lava JATO: Tribunal de EXCEÇÃO ], F S Paulo J Freitas
      _ http://jornalggn.com.br/noticia/tribunal-de-excecao-por-janio-de-freitas

  • WAL

    1º) Teve o imenso prazer de não assistir.
    2º) Ta aí, quem se dizem, que vai trabalhar ou quem já trabalhou em pró do povo.
    3º) Tava lá o candidato do dono da justiça brasileira ( REINAN-PAI e FILHO )

    ESTA É APROVA QUE O POVO DE ARAPIRACA,DEVE DAR O TROCO A ESTAS PRAGAS,CUJOS SEUS ÚNICOS OBJETIVOS, E SUGAR TUDO O QUE PODER DE BENS, EM PRÓ A SE MESMO E A SUAS FAMÍLIAS. OU APRENDEM A VOTAR OU VÃO CHORAR POR MAIS 4 ANOS.

  • Futuro sem Futuro

    Ricardo, essa também foi a minha avaliação. O que demostra cada vez mais que o modelo de politico que se apresenta a nos eleitores, leva-nos a cada eleição situação em que eu , você e milhares de Alagoanos fiquem com uma imensa duvida em quem votar para dirigir os destinos do nosso Município. Aproveito e faça um indagação: Qual será o futuro do nosso País se não ocorrer um grande mobilização da população, em especial dos jovens ?

  • José Preah

    Na grande maioria das cidades brasileiras predominam candidatos medíocres, apoiados pelo poder econômico. O único partido que poderia mudar essa realidade seria o PT, mas, como ele contraria interesses do capitalismo, foi marginalizado, criminalizado e é caçado diariamente pela mão do Estado. Os pobres viraram as costas ao PT, o futuro que lhes aguarda será triste. Vejam um exemplo simples que sinaliza para o que estou dizendo: os três senadores de Alagoas estão com TEMER GOLPISTA, dos nove deputados federais, apenas Paulâo não está com TEMER GOLPISTA, os demais fazem parte do governo do TEMER GOLPISTA. Entenderam ou querem que eu desenhe?

    • Claudio

      Se 12 Milhões de desempregados, uma divida Interna 3,2 Trilhões, e quebrar as 4 Previdencia dos trabalhadores dos Correios, CEF,Petrobras e Banco do Brasil é uma boa Heranca que o PT deixou, então ja na sei o que é Heranca Maldita?

    • Diógenes Paes

      Correção, o Dep. Federal Ronaldo Lessa e seu partido PDT não está apoiando nem no governo TERME GLOBO GOLPE…

    • José Alcindo dos Santos

      O único seria o PT? mas como se este partido se mostrou mais eficiente, o mais capacitado em roubalheira do que todos os outros partidos, meu amigo? Não tenho predileção por nenhum outro partido, para mim todos, mas todos mesmo, rezam pela mesma cartilha: querem o poder pelo poder.

  • Claudio

    Os Caciques da politica em Alagoas, deixou o povo de Arapiraca numa situacao dificil, pois tem um Candidato que tem um bom nivel Cultural, mas em termos de Gestão muito Fraco, e os outros Dois tem baixo conhecimento, sem conhecimento em Gestão, podendo classificar esses Dois como Analfabetos Funcionais, ou seja sabe ler e escrever, triste para Arapiraca uma cidade de grande porte numa situacão dessa.

  • Bruno Gama

    É o que temos em nosso acervo humano pra política. Só Homos-Jumentis.

  • Diógenes Paes

    Caro jornalista Ricardo Mota, se um dos postulantes ao cargo de prefeito de Arapiraca autor do ridículo projeto de lei (vetado pelo próprio padrinho político dele) da “Escola sem Partido”, não leu o que escreveu e tão pouco soube explicar para a sociedade alagoana e nacional (mídia nacional) a tal lei da mordaça, imagina se iria contextualizar propositivamente alguma coisa nesse pífeo debate, quem sai perdendo é o eleitorado arapiraquence.

  • carlos

    Enquanto o eleitor pensa em melhorar a qualidade dos candidatos o grupo político do governador e do pai senador só tem um objetivo continuar no poder.Às alianças que pai e filho mantem há anos é que pode chamar a elite do mal!No sertão com os coronéis de sempre e na região sul,também ! No projeto para as duas vagas para o senado Renan calheiros,já garantiu ao dep. João Beltrão,que a dobradinha está garantida com o dep. Max Beltrão.Que o apoio dos Beltrãos a candidatura do Nezinho em Arapiraca e Maceió Marchando firme com Cícero Almeida,onde os Beltrões é muito querido pelo povo destas cidades é uma garantia de vitória !

  • CHARLES LIONS

    É meu caro Ricardo Mota, nós arapiraquenses estamos aflitos. Não temos para onde correr, aliás, precisamos ficar e enfrentar esse mal. Que tudo corra bem! Eu espero!

  • Lima

    Além do dinheiro; de driblar o fisco com declarações de imposto de renda falsa; de manter um curral eleitoral; comprar votos de cadastros; de mentir descaradamente nas campanhas; de fazer propostas a partir da opinião dos marqueteiros; o que mais precisa para ser político?

  • CHARLES LIONS

    Ricardo, sou ouvinte do seu programa “12 e 10 Notícias” em todos os dias, a caminho de casa. Fiquei muito triste por ter perdido justamente o programa do dia 26/09/16, com relação a sua crítica sobre o debate “deplorável” dos prefeitos de Arapiraca, pois passei o final de semana na expectativa do mesmo. Por favor, imploro, tem algum meio de escutar suas palavras novamente?

  • Decepcionado

    Foi lamentável o debate político de sábado com os candidatos a prefeito de Arapiraca. Uma vergonha o nível intelectual dos candidatos de Arapiraca, até Alzheimer eles tiveram, esquecendo da pergunta postulada. Muito triste a 2ª maior cidade de Alagoas, ter políticos tão incultos como estes. Ficavam rezando para que o tempo terminasse, pois, não tinha o que responder, não mostraram segurança, não tinha plano de governo, e, sim ataques uns aos outros com palavras. Que vergonha, très candidatos a prefeito, dois são deputados e o outro já foi deputado, conversarem tantas abobrinhas. Decepcionante para mim, um debate tão pobre, a repórter da TV Pajuçara perguntavam aos candidatos se não iam aproveitar o tempo disponível, e eles passavam o tempo ou deixavam reinar o silêncio até o cronômetro zerar, que falta de capacidade. Acorda Arapiraca estamos diante de políticos pobres de plano de governo, Nélson Mandela diz: Que a arma de mudar o mundo ainda é a Educação, mas, estes políticos não sabem o que é isso. Acorda Arapiraca!

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Como morador de Arapiraca eu sabia que isso iria acontecer só pelo fato de ouvir através das emissoras de rádios seus programas de governo.Proposta nenhuma,apenas acusações mútuas.Uma vergonha pra Arapiraca.

  • Israel Medeiros da Silva

    O debate entre os quatros candidatos de Arapiraca não passou de um show men, um copo vazio em cima de uma mesa, isto não me surpreende as esfinges representam na política de Arapiraca o caos da negação uma aridez sem vida, impedido de germinar bons frutos, a política arapiraquense está na caverna escura sem o norte para superfície, é lamentável no que tange aos nossos políticos. Os quatros candidatos são reflexo da sociedade de arapiraca

    • Autora

      Não, nossos candidatos NÃO são reflexo da nossa sociedade arapiraquense não. Arapiraca tem muitos homens e mulheres mais bem preparadas em todos os níveis de preparo necessário para administrar uma cidade tão pungente como a nossa. Gente mais instruída, mais culta, mais honesta,mais bem relacionada…

  • Autora

    Infelizmente você tem muita razão Ricardo. Adoraria vir aqui e dizer que nossos candidatos deram um show de espírito democrático e preparo mas ninguém na cidade é tão cego assim pra não ter notado o fastio de idéias boas para nossa amada Arapiraca neste encontro que a TV Pajuçara promoveu.

  • Amanda

    Lamentável que alguns eleitores não consegui ou não querem enchegar, os candidatos a prefeitura de Arapiraca não despreparados. Infelizmente mente os alienados os que troca voto por favores, não aceitam a criticas, ainda dizem que oposição quando se dá uma opinião. Mas apesar dos pesares voto no 45, creio que o “menos ruim”.