Ao revelar que conseguiu “desfazer o indiciamento no Supremo”, feito que Polícia Federal, de uma senadora e do marido dela, o senador Renan Calheiros voltou a botar luz sobre um tema que é motivo de revolta para a grande maioria das pessoas comuns no Brasil: o foro privilegiado.

Esta excrescência é responsável, por exemplo, pelo andar manco da Lava-Jato, deixando de fora exatamente os que têm a tal blindagem às leis.

Mesmo com a justificativa de que foi uma “ação institucional”, Calheiros deixou claro que o apartamento de um integrante do Senado é um templo onde a polícia não pode entrar, esteja o que ou quem estiver lá.

Fato concreto é que o tal foro privilegiado passou a ser um atrativo para o crime e para criminosos. Basta ver a quantidade de parlamentares que respondem a processos os mais diversos.

Não foi por acaso que caiu tanto o padrão político, moral e intelectual do Congresso Nacional.

Pior para os que respeitam o seu trabalho de parlamentar ou de governantes, que são obrigados a conviver no cotidiano com um tipo de gente que teria outro destino que não o poder em Brasília – ou nos estados e municípios – , se nós fôssemos, é claro, além das queixas pelas redes sociais.

Eis que Calheiros terminou prestando um serviço à Nação ao revelar o que havia feito discretamente.

Governo de Alagoas demonstra sintonia com modelo de gestão Temer
Planalto da solidão
  • Há Lagoas

    É utopia imaginar que a política ficará livre desta gente.
    E o que mais me constrange, essa anomalia tem o aval do judiciário.

  • JEu

    Concordo plenamente com o seu comentário, Ricardo. A tal lei de im(p)unidade parlamentar é realmente uma excrecência jurídica, principalmente em um estado democrático de direito, como o nosso. E os tais parlamentares que fazem questão da permanência da mesma, normalmente têm débitos com a polícia e com a justiça… e são, por isso mesmo, também, verdadeiras excrecências da política brasileira…

  • wal

    Vendo bem, não parece nada com o RENAN CALHEIRO…

  • José Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, e o que dizer do chefe dos aloprados, mensaleiros e similares, o famigerado Lula? Ele tem foro privilegiado? Não. Não tem. E por que continua solto, e cinicamente tenta desmoralizar às instituições e a justiça brasileira? Eu respondo: Porque Janot, e os ministros que o PT colocou no stf, (assim mesmo, com letras minúsculas), não deixam.

  • JOSÉ JOAQUIM DE FRANÇA

    É POR ESSA E OUTRAS QUE O MUNDO INTEIRO ESTÁ ADMIRADO COM O IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA. ONDE CORRUPTOS, A PRETEXTO DE COMBATER A CORRUPÇÃO, COM A INDIFERENÇA DE POBRES DE DIREITA , ESTÃO A RASGAR A CONSTITUIÇÃO, FERINDO DE MORTE A DEMOCRACIA.

  • AMANHÃ? OUTRO DIA…

    APESAR DE VOCÊ DILMA RUIMSELFF COMETER ERROS CONTRA O POVO BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE CONTRA OS ++++ POBRES, COM CERTEZA HOJE E/OU AMANHÃ HÁ DE SER UM OUTRO DIA!!! DIZ AÍ CHICO SEM SER PAPA?
    A LUTA POR CIDADANIA CONTINUA COM ++++ AMOR À PÁTRIA & NOSSAS FAMÍLIAS!!!
    FORA DILMA XÔ DILMA DANE-SE DILMA PELO BEM DO BRASIL E DOS BRASILEIROS!!!
    SAUDAÇÕES DEMOCRATAS!!!
    P/Domingos Correia.

  • sebastião iguatemyr cadena cordeiro

    E NÃO É POR ACASO , TAMBEM , O BAIXO NÍVEL DE CANDIDATOS A VEREADORES “NESTEPAIZ”,QUE SE TRADUZ EM UM INUSITADO MORTICÍNIO ENTRE ELES…E BOTE MAIORIA NISSO,MATÉRIA,SÓ POLÍTICOS MEQUETREFES E SEUS ÁULICOS E COMENSAIS É QUEM SE ANINHA NA LAMA E DEJETOS ESCATOLÓGICOS DESSES VALHACOUTOS CONSTITUCIONALIZADOS POR SEUS PRÓCERES AMORAIS…COMO SEMPRE,QUANDO ALGUM PRÓCER DA MAIS ALTA CORTE “DESTEPAIZ”,COMETE UM DESLIZE,UM ATO FALHO,POR EXEMPLO,IMEDIATAMENTE,AINDA SOB O IMPACTO DA MANCADA,ELE RESOLVE PENETRAR NA LEGALIDADE,QUE É O OPOSTO DE SUAS CONVICÇÕES,PARA ATENUAR A OPINIÃO PÚBLICA. É SEMPRE ASSIM…O PIOR É CONVIVER COM ESSES “DEJÀ VU”,SEM SENTIR VERGONHA…

  • JOSÉ DOS SANTOS

    RICARDO,
    CONTO AQUI UMA PASSAGEM QUE REFLETE A EXPRESSÃO “O PRODUTO MAIS BEM ELABORADO E ACABADO DO CAPITALISMO É O POBRE DE DIREITA”.
    EM 1989, NA PRIMEIRA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE, ESTAVA FALANDO COM UM COLEGA DE TRABALHO E PEDI QUE VOTASSE NO LULA, ESTE RESPONDEU QUE NÃO VOTARIA PORQUE O LULA IRIA TOMAR NOSSAS TERRAS. COMO EU SABIA QUE ELE NÃO TINHA TERRA, A NÃO SER NAS UNHAS, PERGUNTEI “E VOCÊ TEM TERRA?” NESSE MOMENTO, RESPONDEU “EITA, É MESMO DÃÃ, NUM TENHO NÃO”.
    SÓ É CLASSE DOMINANTE QUEM TEM OS MEIOS DE PRODUÇÃO, O RESTO, POR TRABALHAR NA COZINHA DA CASA GRANDE, ACHA SEMPRE QUE UM DIA IRÁ FREQUENTAR O SALÃO.

  • Joao TT

    PRIVILÉGIO pUn$ gera DESEMPREGO e pra maioria SOFREDORA – Fora TEMER!

    Dilma foi ELEITA em 2014 pUM mandato de PRESIDENTE de 4 anos 2015-18: ficaria PIOR sem ELA!!!

    Quem SONHOU cU fim cheiroso da CORRUPÇÃO e acordou cU podre PMDB no PODER,
    o QUE fazer AGORA?

    Artistas e intelectuais – MANIFESTOS CONTRA o IMPIXO de DILMA Rousseff

    [ ESTRANGEIROS ] quinta 25ago16 – 22 signatários, entre OUTROS:
    * ESCRITORES engajados: N Chomsky (EUA) e N Klein (Canadá), E Ensler (EUA) e A Roy (Índia), + T Ali (Paquistão);
    * ATORES D Glover (EUA) e V Mortensen (EUA), S Sarandon (EUA) e S Fry (Reino Unido);
    * CINEASTAS K Loach (R Unido) e O Stone (EUA);
    * MÚSICOS T Morello (EUA) e Bn Eno (Reino Unido) – ALERTAM pra consequências na América LatRina
    … “Lamentamos que o governo INTERINO no Brasil tenha SUBSTITUÍDO um Ministério DIVERSIFICADO,
    dirigido pela 1a presidente MULHER [do Brasil], por um Ministério composto por homens BRANCOS, em um país onde a MAIORIA se identifica como negros ou PARDOS”.
    _ http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Artistas-e-intelectuais-estrangeiros-divulgam-manifesto-contra-impeachment-de-Dilma-Rousseff/4/36683

    [ NACIONAIS ]domingo 28ago16 – 212 na LISTA, entre eles:
    * Betty Faria e Camila Pitanga, Dira Paes e Letícia Sabatella, Chico Buarque e José de Abreu, Marco Ricca e Paulo Betti.
    … “Artistas, intelectuais, pessoas ligadas à CULTURA que vivemos direta e indiretamente sob um regime de DITADURA militar CORRUPTA [1964-85];
    … que sofremos CENSURA, restrições e variadas formas de OPRESSÃO; – que dedicamos nossos ESFORÇOS de forma OBSTINADA, junto a outros setores da sociedade, para reestabelecer o Estado de DIREITO,
    NÃO ACEITAREMOS aceitaremos qualquer retrocesso nas conquistas históricas que obtivemos.
    _ http://hojeemdia.com.br/almanaque/artistas-e-intelectuais-assinam-carta-contra-pedido-de-impeachment-de-dilma-1.347535

  • Filho da Terra

    Devemos apoiar o combate a corrupção, mas que esse combate ocorra dentro da lei, a ação da PF feita no apartamento funcional foi irregular e nesse sentido como presidente do senado o Renan agiu corretamente.

    Atualmente tem se dado muita importância ao indiciamento de pessoas pela polícia federal, mas o indiciamento em si não não é condenação como a mídia tenta impor, após o indiciamento ainda é preciso a apresentação da denúncia pelo MP que pode ou não ser aceita pela Justiça e mesmo sendo aceita ainda não significa a culpabilidade da pessoa, pois isso é apenas o início do processo.

  • Lima Jr

    Os nossos políticos e seus partidos, não se sentem responsáveis pela falência da ética nesse país? Viver como vocês vivem é fácil demais, são salários altos, benefícios, mordomias, empregos para familiares, além dos envolvimentos em crimes de desvios de dinheiro público, caixa 2, lava-jato, etc. Será que se a política não fosse tão vantajosa, teríamos interessados em trabalhar para o povo e pelo povo? Será que sem benefícios, vocês políticos passariam o legado para seus herdeiros? Será que se cortassem em 100% os benefícios teríamos interessados em ser político no Brasil? Esquece, esse cenário não muda, eles cada vez mais ricos e nós, cada vez mais tolos. Moro No Brasil, país sem futuro!