E a verdade é que a eleição hoje está rigorosamente empatada – 31% a 31% -, inclusive na rejeição – Almeida, 34%; Rui 28% -, dentro da margem de erro de 4%.

Para quem foi melhor o resultado de agora?

Se considerarmos os boatos majoritários, o prefeito Rui Palmeira teve uma intenção de votos acima daquilo que circulava, insistentemente, nos corredores do Palácio República dos Palmares. Também recebeu uma avaliação positiva do seu governo além do que se podia esperar.

Isto não significa nenhuma vantagem de Palmeira. Ele mostra, no entanto, que está no páreo na disputa com um candidato que tem uma inegável popularidade e um apoio fortíssimo no Palácio República dos Palmares, que tem investido pesado em Maceió – com muita mídia -, e no senador Renan Calheiros, “pai” da sua candidatura pelo PMDB.

Temos que considerar que a campanha está apenas começando, mas ela será muito curta, bem menor do que o eleitorado estava acostumado.

Outro nome a se acompanhar: JHC, que pontua muito bem no terceiro lugar, mas que vai enfrentar a barreira  temporal, inclusive na propaganda do rádio e da televisão, para tentar criar uma “onda” em torno da sua candidatura.  .

No mínimo, como o blog já afirmou em outras oportunidades, JHC garante a realização de um segundo turno nas eleições para a Prefeitura de Maceió.

Os demais candidatos seguem o roteiro previsto, inclusive o petista Paulão, com uma rejeição de 41%.

Uma campanha eleitoral lida com o imponderável, mas a tendência é clara: uma disputa renhida a ser decidida no segundo turno.

P.S.: Peço aos leitores que não enviem comentários com agressões aos candidatos, que serão prontamente descartados, apenas dando mais trabalho ao titular desta página.

HGE administrado por uma OS vai custar mais caro do que hoje
Família Beltrão quer ampliar domínio na Região Sul para 5 prefeituras
  • Cesar

    Vamos pra frente Maceió! É Rui!!!

  • WAL

    MEU VOTO VAI PARA: Quem os nomes não estejam na POLÍCIA FEDERAL,para quem não andas,ou é parente dos CALHEIROS,para quem não é do PMDB.
    SIMPLES ASSIM…

  • ZeDoPovo

    Minha opinião,

    Votarei naquele que não responde a nenhum processo.
    Votarei naquele que não está sendo apoiado pelo governo – Questão simples – Não é bom colocar todos os ovos numa única cesta, vamos apostar na diversidade de pensamento, de forças politicas, a possibilidade de acertar é maior, e se errar, ainda temos a força oposta. Além de tudo, isso é salutar à democracia e a sociedade alagoana, não podemos fortalecer um grupo politico, correremos o risco de nos tornar um Maranhão.

  • Zé MCZ

    É uma pesquisa que pode indutora. Afinal o grupo que contratou o instituto que uma enorme credibilidade perante a opinião pública não iria deixar o deles para trás. No mínimo já iniciar empatando. No final dos 100m rasos veremos se Justin Gatle que arrancou melhor irá chegar na frente de.. Bolt! Bolt! Bolt! Useeiinn Bollt!(narração Luiz Carlos Jr, Sportv)

  • JEu

    Desculpe, Ricardo. Porém, se não disser que será realmente uma lástima o povo de Maceió recolocar o Cícero Almeida na prefeitura, devido aos escândalos de corrupção (máfia do lixo, principalmente) em sua administração; que Paulão tem contra sua candidatura os fatos de ser um dos envolvidos na Taturanas e pertencer ao PT (partido com atual carga de rejeição muito grande pelos maus feitos de Lula e Dilma), então não há razão de se comentar, pois terei a impressão que neste país não temos mais a liberdade de expressão prevista na CF/88…

  • CORRUPTOS, NÃO!

    Foi levado em consideração nas perguntas formuladas na pesquisa, o envolvimento e indiciamentos de candidatos em ilícitos penais, em máfias da corrupção? Se não foi, nos parece dois pesos e duas medidas que só beneficia candidatos indiciados em maracutaias. Pense antes de votar que Maceió não precisa de políticos envolvidos em corrupção!!!

  • Cristiano Magalhães Araujo

    O candidato taturana se deu mal…

  • Joao TT

    É a VELHA e atualizada HISTÓRIA! … ALAGOAS sempre vale uma PRATA, apo$ta$?

    Desde os TEMPOS imemoriais de PORTUGAIS e ramalhos MALUCOS mau-RÉXAI$,
    sempre APOSTAMOS uns trocados em MAÇAYÓS arenosos rochosos e penedos MOVEDIÇOS!

    FINAL da 8ª ONHB – OLIMPÍADA Nacional em HISTÓRIA do Brasil.
    ALAGOAS: 1 medalha – vale pelo menos uma PRATA!

    BAHIA 6 medalhas; Pernambuco 4; Rio Gde do NORTE com 14 TIMES: 1822 e Azul de Metileno, Guantánamo e Hanna Pow Pow e os Powzinhos, mais Os Mitos. Região NORDESTE, o melhor DESEMPENHO do país: 43 MEDALHAS ouro/ prata/ bronze.
    1o LUGAR no Brasil: CEARÁ com 19 medalhas – 1 OURO, 9 PRATA e 9 BRONZE.
    [Estudantes do NORDESTE: melhor colocação em Olimpíada de HISTÓRIA do Brasil ], UOL-SãPALO segunda 22ago16
    _ http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/08/22/estudantes-do-nordeste-tem-a-melhor-colocacao-em-olimpiada-de-historia.htm

    • Zé MCZ

      Caro João TT(é de Audi?!),
      Sempre você coloca uma letra ou um link de música, então eu humildemente peço licença para colaborar com o seu comentário.
      Abaixo, a aquarela do (atual e quase sempre) Brasil:

      https://youtu.be/k5U1gNK1SkE

  • Bel

    O PREFEITO ATUAL ESTÁ DEIXANDO PARA LIGAR OS PARDAIS DEPOIS DAS ELEIÇÕES.KKKKKKKK

    • ZeDoPovo

      melhor que ligue mesmo, chega de mortes no transito.
      Apressado, faça como eu saia cedo de casa.

      • Elias

        Concordo com vc Zé do povo, pra mim foi uma das melhores coisas que aconteceu, tem até que colocar mais pardais pois ainda tem lugar que motoristas mal educados se aproveitam e andam na faixa azul!!!!!!!

  • Há Lagoas

    As cartas estão na mesa. E vale para determinado clã, a perpetuação do poder…

  • carlos

    A propaganda falsa temo seu valor.Gov. Renan Filho,acredita nessa ferramente e vai fundo!O projeto de oligarquia dos Calheiros,Beltrões e Albuquerques pode vingar na capital fazer o que se entregar ou lutar!

  • TOTONHO

    Cicero de Almeida não é maias bola da vez, já foi eleito duas vezes, não é aconselhavel reeleger ninuém, imagina três legislatura, ninguém merece se fez fez, caso contrário já passou sua vez, a fila anda, assim é mais um que vai virar profissional da politica, e ainda por cima tem bronca na cartório, pensem nisso.

  • MFO

    Ricardo, deveria fazer parte da reforma eleitoral a proibição de divulgação de pesquisas eleitorais. Infelizmente temos a cultura de não querer “perder o voto”, ou seja, a maioria vota em quem polariza. Se perguntarmos para população quantos candidatos a prefeito terá Maceió, a maioria responderá 3, ou talvez 2.

    Importante ainda é a reoxigenização da Câmara! Escolher um bom candidato, sem amarras, com convicção e inteligência. Como já falei em outros comentários, esse ano pra vereador estou com FÁBIO CABRAL.

    • SFMF

      A realidade é que todos querem falar bonito e serem uns verdadeiros intelectuais e conhecedores da politica alagoana. Mas a verdade é que tudo isso não terá importância alguma para os CALHEIROS, CICERO, RUI E OUTROS, o que importa mesmo é se reeleger e só.
      Há anos que Alagoas tem essa politica família e ninguém faz absolutamente nada, a verdade é que nos temos apenas dois partidos politico em nosso país, não falo nem a nível da nossa Alagoas. É AQUELE QUE ESTA NO PODER E O OUTRO É AQUELE QUE ESTA QUERENDO ENTRA E SÓ. O resto é balela e matéria para mídia.

  • Sergio

    Fantoche nunca mais !!!

  • O ALAGOANO

    para a felicidade dos servidores municipais e para maceio volta a sorri CICERO ALMEIDA E O FUITURO PREFEITO DE MACEIO

  • Maria

    Ricardo, penso que essas pesquisas deveriam serem feitas tb na periferia, onde as ações do atual prefeito quase não aconteceram, votei nele e não voto mais, pois ele hoje pra mim um gestor que deixou a desejar, tanto na escolha dos seus secretários, quando na sua administração voltada apenas para as áreas nobres da cidade. Nunca votei no Cícero Almeida, mas o Rui nunca mais. Péssimo gestor.

  • Rostand

    Um governo que tem uns Secretários(as) como esses (as) de Saúde,Educação,Esportes e Cultura não tem credibilidade nenhuma para querer eleger o Prefeito da capital do estado. FORA PT, PC do B e principalmente o PMDB.

  • Fernando

    Quando a Dilma voltar o Paulão vira o jogo!

  • COSTA GRAVAS

    O MELHOR CANDIDATO É PAULÃO 13. ELE NÃO TEM O APOIO DA MÍDIA E NEM DAS OLIGARQUIAS ALAGOANA, MUITO MENOS DOS SONEGADORES E DOS CORRUPTOS DOS PODRES PODERES. TEM O MEU VOTO.

  • Luís Lins

    Ricardo,surpresa foi o empate entre Cico e o Ruim pois o atual prefeito vinha fazendo campanha durante todo ano,mostrando uma Maceio que não existe.
    Vamos mostrar nas urnas a força do povo e o povo vota C Cico.

  • Wilson

    Bem, analisando cuidadosamente cada comentário supracitado, vejo que todos vocês por motivos óbvios e comuns, votarão no Deputado JHC, pois não querem mais do mesmo, não querem corrupção, e, querem o progresso de nossa cidade.

    Sendo assim, JHC para prefeito!!! JHC!!!!

  • ronaldo

    eu voltarei no candidato que nao tem o nome em processo ficha limpa

  • Adriano

    É preciso mais cidadania, ética e compromisso dos maceioenses com o pleito que aproximar-se é diante de tal eloquência e de uma gama de adjetivos que votaremos em preservar a honra e permanecia de políticos sérios,,, E isso temos Rui Palmeira PSDB o tucano honrado para mais 4 anos… Esse será o voto certo e rumo a vitória.

    Chega de dá diploma a oportunista aproveitador da miserabilidade alheia,,,

    É 45 45 e 45

  • Zé da Zeca

    Ainda tem alquém q vota em Ruim Palmeira depois do imoral aumento do IPTU?

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Eu não acredito nessa pesquisa do ibope.Essa pesquisa é pra iludir eleitores burros que,segundo os mesmos,tem medo de perder o voto.Só votam em quem tá na vantagem.São eleitores considerados Maria vai com as outras.BURROS.

  • Alberto Cavalcante

    Rui e Cícero são duas péssimas opções para prefeito de Maceió, mas Rui Palmeira é dez vezes pior que Cícero Almeida. Infelizmente a eleição será decidida entre os dois por falta de opções, já que os demais estão concorrendo, mas não levam.

  • Pra maceió voltar a sorrir

    Essa pesquisa deve ter sido feita na ponta verde, a parte alta de Maceió onde a atual gestão não fez nada vota em Cicero Almeida, esse sim fez muito pelo o povo.

  • Alexandre Aciolly

    Que pobreza intelectual achar que um candidato deve ganhar porque este será melhor para o funcionalismo público(não desmerecendo os trabalhadores) ou porque aquele não colocará pardais espalhados pelas ruas.

    Coletividade essa é a palavra!

    Os critérios utilizados para definir quem é o melhor para governar a cidade deixa claro que são corruptos querendo eleger alguém.

  • Henrique

    Temos que avaliar também nessa eleição o jogo de interesses. Por trás do candidado Cícero Almeida está um Senador que tem um projeto político de se perpetuar no poder. Já domina a pobre Murici, conseguiu o Estado e agora tenta a Prefeitura de Maceió. Até hoje não vi esse cidadão fazer nada de bom para Murici, para Alagoas e nem para o Brasil, portanto não sejamos imprudentes e nem inconsequentes na hora de votar.

  • Lima

    Oque prefere: República dos Calheiros? Candidato ficha suja, taturana e rei do lixão? Filho do Caldas? PT? Reeleição do Rui? Vamos aplicar o filtro da ética, quem sobra?
    Mas se vc costuma ser controlado ou pertence alguma curral eleitora, só lamento. O meu voto é livre e eu faço as minhas escolhas!

  • Marionetes dos Calheiros

    Vamos transformar nosso estado na república dos Calheiros, teremos algumas porteiras nas principais saídas e também a presenta de capataz para manter o rebanho (vacas, burros, jumentos, etc) no pasto. Votem em corruptos e depois ganhem a praça pedindo ética na política.

  • JOSTAFA

    POLITIQUEIRO PROFISSIONAL E FICHA SUJA, NUNCA MAIS. AINDA FICO ESTARRECIDO QUANDO VEJO PESSOAS DEFENDENDO ESSES CARAS QUE RESPONDEM A INÚMEROS PROCESSOS JUDICIAIS, POR MÁ ADMINISTRAÇÃO E ENVOLVIMENTO COM A CORRUPÇÃO, SERÁ QUE ESSA MENTALIDADE NUNCA VAI MUDAR? NO ÚLTIMO PLEITO VOTEI EM RUI PALMEIRA E SINCERAMENTE NÃO OBSERVEI MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, APENAS A MESMICE, APESAR DE NÃO TER ESTOURADO NENHUM ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO, AO MENOS ATÉ AGORA. O PROCESSO ELEITORAL VIGENTE NOS PERMITE MUDAR A CADA QUATRO ANOS, MUITO SALUTAR PARA A SOCIEDADE, POIS, PODEMOS ASSIM EXPERIMENTAR NOVAS IDÉIAS, NOVOS PROJETOS, NOVAS PESSOAS QUEM SABE UMA NOVA REALIDADE, DIFÍCIL, MAS POSSÍVEL. VOTEI NELE PARA DEPUTADO E VOTAREI NOVAMENTE PARA PREFEITO JHC, SE NÃO DER CERTO DAQUI A QUATRO ANOS,”XAU”. O NOVO É SEMPRE TEMEROSO, ENTRETANTO NÃO PODEMOS FICAR NA MESMICE, MINHA SINGELA OPINIÃO.

  • Quiteria

    Se queremos acabar com a corrupção não podemos votar em candidatos que respondem a processo na justiça.

  • JUNIOR

    Não sei qual o pior se Cícero Almeida ou Rui Palmeira, os outro dispensa comentarios são apenar urubus , aguardando a hora de decidir para quem apoiar no segundo turno para ganhar algumas secretarias.

  • Luciano Macena Soares

    O voto tem que ser em alguem que ainda não foi prefeito que é o caso do candidado FHC que é ficha limpa. Isso sim é voto democrático.

  • Alberto Jorge

    Só louco vota no ciço. Vai querer pasar 4 ou 8 anos de empréstimos e quem vai pagar é o municipio .Com os Calheiros gerenciando.Com banana e bolo, engana os tolos …..Volta pra radio copo kkkmm

  • Antoniobrasil

    Meu voto vai Para o melhor prefeito-Rui Palmeira-45,confirma?(SIM)Fim

  • Henrique

    Moro no conj colina dos eucaliptos há 20 anos.Até então nunca havia sido feito absolutamente nada em nossa praça Central a não ser pintura de meio fio, portanto parabéns prefeito pq a reforma da praça ficou linda!

  • Lidiane Maria de oliveira gomes

    Eu e minha casa somos todos Rui palmeiras porque ele está trabalhando, ainda que muitos cego não queiram ver

  • Vivo

    Mota, boa noite.

    Respeitando a opinião de todos os comentaristas de plantão, à parte Rui Palmeira, as opções não são boas.

    JHC é uma incógnita; não sei até onde, administrativamente,
    poderá ser uma boa escolha. Vejo um self marketing pesado em torno de sua pessoa.

    Paulão e Cícero … Aí, reiterando meu respeito pelas opiniões já colocadas, é mais que complicado … Um nunca fez nada e é filiado ao que há de pior, outro dispensa comentários, entrou pobre e saiu bem na fita.

    Mas fica por conta de cada um… Eu já decidi.

  • Cíço

    JHC É ILUSÃO
    SÃO TDS CORRUPTOS ELE QUER CHEGAR A PRDCEITURA PARA ROUBAR MAIS. Eu voto é no ciço melhor ele Q esses padrões Q já nasceram em berço de ouro

  • Eu sou Cicero

    Vamos para frente gente…. Educação e saúde é com Cícero

  • Observador

    Só leigo não se envergonha de tais candidatos fazer o q Acorda Maceió minha Terra Linda de Povo Trabalhador, se a maioria de Nós votasse Nulo teríamos nova Eleição sem estas malas, com outros candidatos quem sab com novas ideias e sem rastro de sujeira,q Deus Nos Abençoe e Nos Livre das Mazelas

  • senhor indignado

    Somos todos Rui. ..pois não podemos deixarmos q os Calheiros escravizam todos os alagoanos com sua política de cobrarem altos impostos e assim massagrarem os alagoanos. …..Este governo de renanzinho quer acabar com os servidores .Este se conseguir maceió com o candidato que respondem processo terá a chave do curral de todos os alagoanos. ..Somos todos Rui

  • Anderson Pinto

    Dois zero a esquerda p atual prefeito e parado no ponto só que cobrar multas com os famosos pardais irregulares.o ex-prefeito não falta adjetivos envolvido na operação Taturana,máfia do lixo essa com desvio de 200 milhoes e só pesquisar na web.Meu voto vai pra JHC ficha limpa.

  • Cristiano Gusmão

    Devemos sim avaliar, analisar e compreender que a campanha eleitoral não traduz a verdade de uma trajetória de trabalho sério de nenhum candidato, temos que compreende que não possuímos memória perfeita e esquecemos sempre de pesar o passado. Esse candidato de fato prescisa ser bom para todos.

  • Macos da Silva

    CICERO ALMEIDA É RETROCESSO..PELO AMOR DE DEUS NÃO VOTEM NESSE CIDADÃO.FICHA SUJA E TEM A CARA DE PAU DE SE CANDIDATAR.

    RUI PALMEIRA TEM ÍNDOLE, REPUTAÇÃO ILIBADA, NÃO TEM FICHA SUJA. INÚMEROS BENEFÍCIOS, MACEIÓ CRESCEU, EVOLUIU… E AINDA FOI O AUTOR DO PROJETO DE LEI QUE DÁ A ISENÇÃO EM INSCRIÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA QUEM DOAR SANGUE.

    QUERO MINHA MACEIÓ NAS MÃOS DE BONS POLÍTICOS…ESTOU COM RUI PALMEIRA!!!!!