O Sindicato dos Médicos realizou uma reunião, ontem à noite, para discutir os procedimentos a serem adotados contra os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a entrega de medicamentos especiais pela Farmex – a farmácia do Estado.

A questão foi levantada, na semana passada, pelo neurologista Fernando Gameleira – em carta enviada a este blog -, que mostrou sua indignação quanto às exigências apresentadas a pacientes com problemas neurológicos graves, como ELA e Alzheimer:

– Nós já tentamos resolver a questão pelo caminho administrativo, mas não tivemos avanços. A burocracia do Ministério da Saúde, seguida pela Farmex, não pode condenar os pacientes, como acontece hoje.

Ele explica que os medicamente devem ser entregues aos pacientes do SUS na apresentação da receita médica:

– Cada profissional que apresenta encaminha um paciente à Farmex é responsável pela indicação feita. Se houver erro, ele que responda, mas o paciente não pode ser penalizado, como acontece agora.

Com menos dinheiro, Renan seleciona candidatos para financiar campanha
Vereadores autorizam Célia Rocha a vender terrenos da prefeitura em "sessão extraodinária"
  • antonio carlos medeiros

    Boa Tarde, Realmente tenho minha mãe com Alzhaime e apanhava o remedio memantina de 10 mg e desde maio de 2015 que esta faltando o mesmo, e agora pediram exames que tenho que fazer, mais a minha mãe já não tem locomoção, ficando muito dificil para a realização.

  • Antônio Carlos Barbosa

    O programa doze e dez notícias de hoje, trouxe a entrevista no estúdio com o Dr. Fernando Gameleira.
    Foi a mesma muito impactante pela suas verdades e pela colocação do médico, da absurda tentativa do governo em barrar o acesso a medicação dos pacientes, e da insensibilidade dos burocratas da Farmex, com uma burocracia insana, a ser cumprida para a entrega dos medicamentos, atingindo toda a população e os médicos.
    Corajosamente o DR. Gameleira, vem nesta luta inglória, desde muito tempo, conforme a sua fala sincera no programa, do seu cansaço e esgotamento. Foi comovente, especialmente após a denúncia realizada pelo mesmo, no Ministério Público Federal e arquivada pelo Tribunal Regional Federal em Recife. Causando-lhe decepção e angústia com a decisão judicial.
    Raros profissionais se preocupam com a qualidade do atendimento aos pacientes no ambulatório do HU, como o Dr. Gameleira.
    Desejo que o Sindicato, os Médicos, o MP e a Imprensa ( a exemplo do 12 e 10 notícias e este Blog), se mobilizem para a solução do grave problema.

  • ARTUR GAIA

    Ricardo, a fala do Dr. FERNANDO GAMELEIRA já mostrou resultado. Hoje, recebi um telefonema da FARMEX solicitando meu comparecimento para receber os insumos e fitas accu- check.
    Fico grato pela eficiência da FARMEX.
    Obs. : Vale salientar que a FARMEX passou a responsabilidade da entrega de fitas para o MUNICÍPIO em 2015 e que a 8 meses está em falta. Foi retornado a entrega das fitas para a FARMEX, a todos que tem AÇÃO JUDICIAL.

  • JOSÉ

    O MELHOR É QUE SE FIZESSE UMA AUDITORIA NA SESAU E EM TODOS OS SEUS ÓRGÃOS. A FARMEX É SÓ MEDICAMENTOS, MAS TEM UMA PERGUNTA QUE NÃO PODE DEIXAR DE SER RESPONDIDA. PORQUE ATÉ AGORA NÃO SE FAZ PROCESSOS TRAMITAREM E LICITAÇÕES PARA AQUISIÇÕES DE PRODUTOS DE CONSUMO ANUAL NA SESAU ATENDENDO O QUE DETERMINA A LEI 8.666/93? TUDO É COMPRADO EM “CARÁTER EMERGENCIAL”, MAS JÁ PASSARAM MAIS DE UM ANO E MEIO DESSE GOVERNO E DESSA SECRETÁRIA E SUA “EQUIPE” E NADA DE COMPRA ANUAL OU ADESÃO AS ATAS DE COMPRA DOS OUTROS ESTADOS. E AS COISAS BÁSICAS FALTANDO PARA A POPULAÇÃO E O CUSTO SAÚDE EM ALAGOAS CADA VEZ MAIOR. É UMA ABERRAÇÃO ADMINISTRATIVA.

  • Mané

    Esses médicos parecem que não querem atacar diretamente a secretaria de saúde, então usam o FARMEX para descontar sua raiva, todos sabem que quem manda as empresas fornecerem medicamentos é a secretaria (ela compra e ela paga), e que o FARMEX não tem autonomia para alterar as portaria do ministério, agora o povo alienado vota em certos políticos depois estão chorando, o povo recebe o que escolheu, vamos ver se eles não iram vender receitas medicas. País sujo de pessoas ignorantes.

    • Indignado

      Perfeita colocação. Os culpados são os gestores. Mas esperar o que de um governo que diz que ser policial não significa ter uma profissão de risco ? O negócio é apoiar o forrozeiro para prefeito de Maceió.

  • NILTON CESAR DE ARAUJO SAMPAIO

    tenho um parente que praticamente se humilha todos os meses para consequir o medicamentos,epsilon,azatioprina quando nao falta por varios messes pedem varios ezames que demora muito tempo para conseguir. absurdo falta de respeito.

  • WAL

    Pediram a saída da DILMA, agora veja os resultados cabras do PMDB.
    Tendo seus cabeças: TEMER, CUNHA, JUCÁ, RENAN, SARNEY, e seus aliados;
    BIL , ARTUR LIRA, COLLOR.

  • ariana gomes

    E ELES PEDEM EXAMES CAROS PARA OS PACIENTES DE ALZEIMER PARA TER DIREITO AOS MEDICAMENTOS NÃO EXISTE ISSO, ESSA DOENÇA NÃO TEM CURA MAIS PODE FICAR ESTÁVEL SEM OS MEDICAMENTOS NÃO TEM CONDIÇÕES E MUITOS DELES NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR OS EXAMES PARTICULARES, ESPERAR PELO O SUS VÃO MORREM MAIS RAPIDOS SÓ SENDO BRASIL. CADE O MINISTÉRIO DA SAUDE? QUEREMOS A VOLTA DA DILMA. cade o medicamento exclon de 10 para os pacientes de alzeimer?

  • LUIZ CARLOS GOMES

    falta de respeito aos pacientes a mae de uma minha amiga minha, tem alzeimer e quando foi pegar o pessoal mandou fazer varios exames não existe isso sem medicamento não tem condições cade a justiça desse pais cade os governos municipal, estadual e federal só querem votos e nada faz esse ano prefiro pagar a multa mais não voto em ninguém. TORA TODOS ESSES GOLPISTAS E DILMA VOLTA

  • Márcio

    Meu caro Ricardo Mota, a insatisfação com a atual gestora da saúde já foi demonstrada por servidores da SESAU, Usuários do SUS e profissionais médicos, no entanto não vejo nenhuma mobilização para tirar a senhora Rozangela!!!!! A pior secretária e equipe de todos os tempos!!!! Estamos praticamente no final do ano e pelo visto o desmande da saúde irá se perpetuar por mais dois anos!!! Muito triste mesmo!!!!!!!!!! Cadê o Ministério Público? Concursados sendo substituídos por contratados (pagamento através de empenho)! Como por exemplo na Gerencia da Atenção Básica da SESAU conferir a quantidade de pessoas despreparadas/contratadas substituindo os concursados! E a Saúde Mental do mesmo jeito!!!! Amanhã passarei o nome dos contratados para você Ricardo. Um abraço

  • Maria

    Parabéns ao Dr. Fernando Gameleira pela coragem e competência. O Brasil e Alagoas carece de gente qualificada, que possa agir diante desses órgãos, de onde saem essas determinações que, muitas vezes, estão distante da realidade. Quem sofre são as pessoas doentes e as famílias. Nesse caso, as dificuldades de submeter os doentes a grande quantidade de exames exigidos pela Farmex, são enormes: financeira, de deslocamento, pessoas acamadas,etc. O neurologista já não é o profissional competente? Tomara que esses médicos consigam reverter tantas burocracia. Dessa forma, favorecendo os doentes que realmente precisam ser medicados.

  • Indignado

    Muito bem Márcio, tudo verdade, além desse governo demitir concursados e colocar um monte de despreparados, ainda por cima acabou com a renda de 80 país de família concursados do LIFAL e manteve os comissionados, que justificativa tem Sr Senhor governador, só existe recursos para os apadrinhados políticos,por que antes de demitir, não remanejou esses país de familia para ocupar esses ocupados por esses “precarizados” será governador que não dói na sua consciência demitir 80 pais de família faltando pouco tempo para conseguir sua aposentadoria.

  • Maria

    Espero que a burocracia da Farmex facilite as condições dos pacientes sobre os exames eu tenho artrite cronica e uso a medicação Arava e a cada 3 meses é preciso fazer todos exame.

  • Costa

    Pior é a falta de controle na distribuição de medicamentos para as unidades de saude,é do tempo da caderneta,totalmente ultrapassado e muito falho aí todos já sabem o que acontece!!!!!