O “lobista” Milton Lyra, conhecido em Brasília pela sua ligação com o senador Renan Calheiros, é um dos alvos da nova fase da Lava-Jato, batizada de Operação Sépsis – de infecção generalizada.

Os imóveis dele, residência e escritório, na Capital Federal foram alvo de mandados de busca e apreensão, mas o empresário não está no Brasil, segundo informou uma fonte do blog.

Há uma forte expectativa, conforme já foi dito aqui, de que Milton Lira venha a fazer delação premiada.

(Leia matéria publicada pelo blog esta semana sobre o personagem)

Milton Lyra, um personagem que chegou a Alagoas em 2002, para coordenar a campanha do empresário João Lyra à Câmara Federal.

Como as coisas deram certo, ele montou barraca por aqui: atuou nas campanhas de Cícero Almeida à prefeitura de Maceió (vitoriosa) e de JL ao governo do Estado (derrotada).

Teria sido o responsável por trazer para Alagoas a Viva Ambiental e a SP Alimentação, empresas que se envolveram em notórias complicações por aqui.

Depois da derrota de João Lyra, ele deu sequência à relação com o senador Renan Calheiros, de quem teria se aproximado cada vez mais.

Milton Lyra é o que se chama em Brasília, eufemisticamente, de lobista – sem o seu significado clássico em outros países.

O nome dele aparece, mais uma vez, em uma nova delação premiada, de um ex-diretor do poderoso Grupo Hypermarcas.

Nelson Mello disse aos procuradores da República – em um inquérito sem relação com a Lava-Jato – que pagou propina a Lyra e a outro personagem do submundo do poder, Lúcio Funaro, para que fosse repassada a coroados da República, entre eles o senador Renan Calheiros (além de Romero Jucá e Eduardo Braga).

Valor do suposto repasse: R$ 30 milhões.

Mylton Lira é citado em várias investigações, inclusive da Lava-Jato, sempre com o nome relacionado ao do presidente do Senado.

É claro: pode ser apenas mais uma denúncia entre tantas contra Calheiros, que nem chegaram a se tornar processos no STF.

Mas a informação insistente de que Milton Lyra estaria tentando também uma delação premiada parece destinada a provocar muita insônia no Planalto Central.

 

Candidato a prefeito de Collor bate forte em JHC, Almeida e Rui
Só Renan pode "salvar" ministério para Marx Beltrão
  • Consigliere Alagoano

    Lobistas PROFISSIONAIS, e seus CLIENTES, já sabem o que Não FAZER, quando a “CASA CAIR.”

    Todos FALAM ALTO:
    – Entrego HOJE meu SIGILO: TELEFÔNICO/BANCÁRIO
    [ Só um mané deixa rastros em SUAS contas bancárias e ou pessoas próximas];
    – Nego “COM VEEMÊNCIA”;
    – REPILO e considero as AFIRMAÇÕES OFENSIVAS à minha HISTÓRIA POLÍTICA;
    – Sou alvo de “CAMPANHA ORQUESTRADA”;
    – Nego ‘CATEGORICAMENTE’, as acusações.

    O cerco ESTAR FECHANDO**, e a lição é CLARO:
    A Máquina é PESADA e só A-N-D-A a base dos 10%, é preciso mais TRANSPARÊNCIA e COBRANÇA em qualquer OBRA/SERVIÇO licitados.
    .
    ** EMPREITEIROS e LOBISTAS, A-P-R-E-N-D-A-M:
    “Políticos só querer saber do D-E-L-E, e NÃO tem DIFICULDADE alguma de DIZER que sofreu um ACHAQUE. ” e entregar VOCÊ, a P.F. ou M.P.

    Participem, vençam, entreguem a OBRA e XAU!

    { Essa lição também serve para os Empresários de transporte coletivo}

  • Severina

    Porque o PSDB não vai mais se envolve para tira de vez Eduardo do poder sera que estão com medo da língua de cunha ou estão esperando a Dilma sair de vez para o Brasil entra novamente na tão sonhada pizza

  • carlos

    KKKkk.o homem junto com o filho governador,que eleger mais 80%,dos prefeitos junto com os títeres (vereadores).O povo fica criticando justiça e tem o voto que pode fazer justiça no dia 5 de outubro,muito mais rápido do que qualquer processo.Tirar o mandadto desse povo é cortar a sua pernas na hora.Não vote nulo e nem em brando,Pode sim escolher alguém,que não sejam apoiados por esse povo.

  • porfirio

    Muita gente roubando o pais, é claro que tem o aval de autoridades. O que fazer? – revolução de verdade.

  • carlos santos

    Caro Ricardo Mota, sempre acompanho seu Blog e muito estranhei que você em nenhum momento fez qualquer comentário sobre a operação da polícia federal na cidade de Traipu no dia último 28, logo você que sempre foi um ferrenho divulgador das mazelas passadas naquele município, hoje você se cala. Me pergunto a quem você quer proteger, afinal seu blog sempre elogiou o candidato apoiado pela prefeita na sucessão daquele município, será que é hora de jogar o lixo pra debaixo do tapete ou torna-los públicos? afinal sempre acreditamos na seriedade deste blog.

  • ARTUR GAIA

    Não temos como confiar em um congresso que a grande maioria que comanda são todos amigos de doleiros de empresários corruptos que dividem seus mal feitos com eles. Não podemos permitir que os políticos coordenem modificações em leis com a unica finalidade de BARRAR as investigações.

  • JEu

    Realmente, para um país que está com sepsemia corruptiva generalizada a solução é uma dose cavalar de lava-jato… doa em quem doer… os corruptos e seus corruptores têm que ser presos e algemados sim… têm que ser filmados e mostrados na tv e na web sim… não vamos deixar o Re(i)nam fazer reinação com a PF e a Justiça Federal em Curitiba não… e quando estiver vendo o sol quadrado, tem que usar fardamento de presidiário e ter a cabeleira com corte “zero”… Moro já para o STF…

  • marcos

    se essa lava-jato vier aqui pra Alagoas, Ricardo, vai faltar água…kkkkkkkk. Este será o dia que mudaremos de Alagoas para ALADROAS.

  • O Profeta

    Dr. Moro já para Presidente do Brasil.

  • WAL

    Depois das olimpíadas do Rio de Janeiros, o povo esquece a lava jato. Quem quer apostar ?
    VIVA O PMDB.

  • WAL

    VIVA O PMDBS…

  • Filho da Terra

    Quem autorizou essa fase da operação foi o Min. Teori do STF e não o moro, interessante por que o moro não foi pra cima desses personagens que não tem foro privilegiado, o que mostra sua parcialidade, já Teori tem atuado até o momento com completa imparcialidade.

  • Edson Filho

    Filho da Terra, o Dr Moro já condenou quase noventa ladrões sem foro, enquanto o STF não condenou nenhum!
    Carlos, concordo contigo quando sugere que ninguém deve votar em candidatos apoiados por ladrões ! É assim que o Povo alagoano demonstrará que Alagoas não é quintal de corruptos!

    • Filho da Terra

      Então poderia ter condenado muito mais, é nítida sua proteção a políticos e pessoas ligada ao PSDB e até ao PMDB. Ele tem dois pesos e duas medidas. Você poderia explicar por que para a força tarefa da lava-jato doação para o pt é propina e propina para o psdb é doação, por que todos os tesoureiros de todos os partidos envolvido no esquema não estão na cadeia?