Muitos esperam que chegue logo a vez do senador Renan Calheiros.

Se isso vai mesmo acontecer, acredito que ainda não é hora.

A não ser que apareça uma nova revelação bomba, “o batom na cueca”, não foi agora que o presidente do Senado entregou o que uma boa parte do país aguarda.

As gravações de Sérgio Machado, seu afilhado na Transpetro, apenas tornam público um pouco mais do que é a “alma” do senador Renan Calheiros.

Dizer que ele é contra a delação premiada, nos moldes atuais, que considera Janot um “mau caráter”, que acha que Lula tem “cabeça de pobre” por ter comprado um “apartamento de bancário”, convenhamos não é nada surpreendente. Foram apenas falas banais e normais no mundo em que ele vive.

Disse um amigo meu: “São conversas de banheiro” as gravações de Machado.

Sim, são privadas demais.

Imagino que, no seu ambiente, Rodrigo Janot não faça elogios a Calheiros, mas há de reconhecer que o senador de tornou “um mal necessário”, um ponto de equilíbrio, ainda que tênue, em meio à avalanche de “denúncias” e publicações de conversas delatoras.

Se ele sai da presidência do Senado, assume inicialmente o petista Jorge Viana e, um pouco mais adiante, outro senador pemedebista de uma facção que pode fazer mais estrago do que o atual mandatário da Casa.

Calheiros se fez necessário ao governo, à oposição, ao PGR e até ao Supremo, neste momento.

Mais à frente poderemos reavaliar essa necessidade, mas por enquanto é assim: ele balança, mas não cai.

Crise pode ajudar Renan Filho a criar identidade própria
Desmemórias
  • JEu

    Pois é, a que ponto chegamos em nosso país: precisamos de “um mal necessário” para que a politicagem continue a “sobreviver”… Como bem destacou o ilustre narrador nas entrelinhas: “até quando”?!!!! Dizer que a culpa é também do povo, que elege, re-elege e volta a re-eleger não é coisa nova e nem vai mudar o panorama… algo tem que ser feito… senão….

  • O Profeta

    O Brasil vive um momento de tempos sombrios, o brasileiro honesto não confia mais nos políticos. Que caiam todos, pois, nós só queremos saúde, educação, emprego e segurança. Será que é pedir de mais diante da alta carga tributária que pagamos?

  • Bel

    NUNCA VAI CAIR!!!!!

  • POBREBESTA

    QUANDO É QUE VÃO ENTENDER QUE VÃO ENTENDER OS OBJETIVOS DO GOLPE?
    -PARAR A LAVA JATO
    -TOMAR O GOVERNO
    -CONTINUAR SONEGANDO
    -CONTINUAR ROUBANDO
    -AUMENTAR O ORÇAMENTO PARA A GRANDE MÍDIA
    -TIRAR DIREITOS DOS TRABALHADORES
    -TIRAR TERRAS DOS ÍNDIOS
    -REDUZIR O APOIO A AGRICULTURA FAMILIAR
    -IMPEDIR INVESTIGAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL CONTRA POLÍTICOS ALIADOS
    ENFIM , BENEFICIAR OS MAIS RICOS DO PAÍS.
    E AGORA EU PERGUNTO.
    O QUE FOI FAZER VOCÊ, POBRE DE DIREITA, SE JUNTANDO A MARCHA DOS CORRUPTOS, PARA DERRUBAR A PRESIDENTA DILMA?

  • Rodrovisk

    O Cunha era chamado por alguns de “meu malvado favorito”, perdeu o favoritismo quando deixou de ser indispensável.
    O Renan é a perfeita materialização do chamado “mal necessário”. Não fosse sua atuação na presidência do Senado o Brasil estaria ainda mais afundado.
    Resta esperar se o dia em que deixará de ser necessário chegará. ..

  • Francisco Souza

    O problema, caro “profeta” é o tal “brasileiro honesto”. Pois para ser honesto, primeiro tem que ser destemido, não ter medo de “mostrar a cara”, não compactuar com a desonestidade mesmo que sendo beneficiário desta. Não vai dar para profetizar algo assim tão cedo, não é?

  • WAL

    Os. Srs: TEMER,RENAN, COLLOR, SARNEY, CUNHA, compraram uma briga com Deus; e com o auxílio do Janot, e Moro, quando eles caírem, não se levantaram mas…
    Quem duvida ?

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Por um lado,é bom essa mala ficar na presidência do senado até à caída de Dilma.Pois,depois dessas gravações,ele vai fazer das tripas coração apenas pra mostrar ao povo brasileiro que está do lado certo.Depois,povo na rua gritando pela saída dele.Vamos com calma com o andor que o santo é de barro.

  • ARTUR GAIA

    Ricardo, é porque ainda não está maduro, kkkkkk.
    O homem está mais seguro no poder que carrapato em morcego. Acredito que aprendeu o segredo com o pai político SARNEI.. Renan hoje conhece todo mundo na política do quanto mais sujo melhor.

  • Givanildo Canuto da Silva

    Quem deveria ter vergonha na cara somos nós eleitores, por isso não adianta da opinião, o certo era chegar no dia da eleição, cruzar os braços e não votar em ninguém, pois todos falam a mesma lingua e só pensam neles.

  • Jorge Firmino

    Meu caro Francisco Souza, nos seu comentário se encaixa muito bem o Sr. Givaldo Carimbão. Quero ver até onde vai chegar estas fiscalizações, para esclarecer onde é que esses caras trabalham tanto para ter bens imensuráveis.

  • carlos

    Alo,alo servidor público,que tem consignado quem ainda não recebeu a carta de cobrança é só ter paciência a qualquer momente a sua chega.Pois a minha já chegou.Na meu salário foi descontado e se o estado não repassou é de quem o divída.Será quem nem Ricardo Mota explica.Foi lapso de memória nem FREUD,explica.

  • Lima

    Existem três raças principais de raposas políticas, a federalis, a estadualis e a municipalis, que, por sua vez se subdividem em três outras sub-raças, o executivus, legislativus e judiciárius. Não há uma ordem certa de evolução entre as raças, mas acredita-se que a mais simples é a municipalis, que sempre almeja tornar-se estadualis ou mesmo federalis. Não se pode porém determinar que a evolução ocorre dessa forma, havendo espécimes que já nascem em uma “raça superior”, isso em virtude do legado familiar.

    Os Politicii espertae (plural de politicus espertae) podem ser encontrados em todo o território nacional, não havendo preferência por região, clima ou relevo, desde que haja uma boa e calibrosa “teta” governamental para se alimentar. Podem ser encontrados desde os municípios mais longínquos até os grandes centros, especialmente em Brasília, onde se concentra a maior população de animais dessa espécie, inclusive das mais diversas raças, predominando, no entanto os federalis.

    Seu principal habitat são os confortáveis e luxuosos gabinetes de órgãos públicos da União dos Estados e dos Municípios brasileiros, de onde podem obter fartamente seu principal alimento e de sua família, que é o dinheiro público, o dinheiro do contribuinte, ou seja, O SEU DINHEIRO PAPANGU!!!

  • Vater

    Eu não diria raposas, mais DINOSSAUROS. Há mais até os dinossauros foram exterminados. Vocês sabem como?

  • José Saraiva de Sousa

    Sou cidadão brasileiro portanto tenho direito a opinar. Pois bem ,acredito piamente que a classe política precisa ficar mais unida, caso contrario será engolida pelo judiciário . a população serve apenas como massa de manobra seguindo os meios de comunicações que nem sempre segue e conhece a realidade.