Pode ser que Michel Temer nem tenha tempo de preencher todos os cargos comissionados no governo federal.

É claro que para uma missão tão espinhosa ela contará com o esforço dos seus aliados – os antigos, os recentes e os futuros.

Mas não será uma tarefa fácil: nada menos do que 107 mil cargos em comissão estarão à espera dos seus novos felizes proprietários, que deixarão tristes os que hoje servem ao país ocupando as vagas existentes.

Agora, e como sempre, o que vai ser decisivo não será o mérito, muito menos a capacidade: os padrinhos haverão de satisfazer a gula dos afilhados.

Não foi por acaso que o historiador e pensador Sérgio Buarque de Hollanda apontou o “Estado Patrimonialista” como um dos grandes males do Brasil.

Só há um jeito de acabar – ou reduzir – prebendas e sinecuras no Estado brasileiro: com a profissionalização do serviço público.

É claro, desde que o dono do Estado descubra, finalmente, quem é que manda no pedaço.

Que tal: manifestações de ruas, protestos e mobilizações contra uma doença que apodrece o corpo da administração pública?

STJ rejeita recurso de Cícero Amélio para permanecer no TC
"Temer pode vir a ser 'o breve'", diz Demétrio Magnoli
  • WAL

    Sai Dilma-PT, fica: Temer/ Renan-pai / Collor /Bil / Artur Lira. É trocar o seis por meia dúzia.

  • JEu

    Primeiro, os que estão aí ocupando os cargos, com raríssimas exceções, são “inservíveis” para o país… segundo, concordo que há cargos em comissão em demasia nos governos municipal, estadual e federal… não passam, em sua maioria, de cabides de emprego para “cabos eleitorais” e negociações descabidas de apoio aos chefes de executivo… terceiro, acho que realmente os cargos comissionados deve se restringir aos casos de secretários e ministros, junto com ele somente um chefe de gabinete e uns poucos auxiliares diretos… os demais cargos devem ser preenchidos por funcionários públicos, que podem receber não por ocupar um cargo em comissão, mais ser acrescido em seus vencimentos como função gratificada… e, quarto, concordo que devem haver manifestações públicas para moralizar o serviço público, no caso, exigindo a redução dos tais cargos comissionados… também acho que essa opinião expressada agora pelo nobre jornalista, deveria ter sido feita desde os tempos do governo Lula….

  • NADO

    ESTOU ALIVIADO. FOOOOOORA PT!!!!!!

  • Francisco Martins Silva

    QUERO AGRADECER AOS DOIS SENADORES DAQUI, COMO TAMBÉM AOS DEPUTADOS, HOMENS ILIBADOS, RESERVAS MORAL DE ALAGOAS. ELES ME REPRESENTAM. EU TIVE FOI PREJUÍZO COM ESSE PT, ONDE JÁ SE VIU ESSE SALÁRIO MÍNIMO TÃO CARO, , CEM DÓLARES TAVA BOM DEMAIS. FIQUEI COM SETE DAS MINHAS CASAS SEM ALUGAR, OUTRAS TIVE QUE BAIXAR O ALUGUEL, PORQUE ELES SAÍRAM DANDO CASA PARA TODO MUNDO. ESSA FISCALIZAÇÃO EM NOSSAS FAZENDAS PARA SABER SE TEM TRABALHO ESCRAVO, ISSO É UM DESRESPEITO A NÓS FAZENDEIROS. PARENTES MÉDICOS TIVERAM QUE REDUZIR OS EMPREGOS POR CAUSA DESSES COMUNISTAS QUE VIERAM DE CUBA. UM TRÂNSITO HORRÍVEL, CADA POBRE AGORA QUER TER CARRO. SE EU FOR FALAR TUDO AQUI ENCHE UMA PÁGINA. TÔ ALIVIADO. FORA PT.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Acabou a farra da presidenta graças a Deus.

  • Bel

    O SENADO APROVOU O AFASTAMENTO DA MAIOR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DO PAÍS, DE TODOS OS TEMPOS. JÁ VAI TARDE DESGRAÇADOS!!!!!!

  • Jr

    País das injustiças, impunidade e maiores impostos.
    Não tenho dúvida que continuaremos pagando a conta dessa farra chamada política e dessa falsa democracia.
    Estamos fritos, endividados (não me refiro a políticos em nem empresários que financiam campanhas) e vivendo em um país que nada funciona.
    Meu protesto vem nas urnas, dizendo não aos mesmos desonestos, fichas sujas, donos de currais eleitorais.
    Dilma, saiu, mas não devemos permitir que esses protestos parem por aqui. Queremos um país melhor, justo e que nosso voto afaste. Voto na renovação e na esperança dessa farra acabar.

  • Consigliere Alagoano


    AUTOCRÍTICA JÁ [ Não só RECONHECER, o q fez igual aos OUTROS]
    Mas com CORTES na CARNE![ Expulsar Zé Dirceu e outros]
    Contextualizar o Discurso sobre SOCIALISMO e outros atos POPULISTAS, q são pano de fundo.
    .
    PERGUNTA:
    ,
    Na Oposição Qual o discurso do PT?
    – ÉTICA, COMBATE A CORRUPÇÃO*, reclamar de Juros ALTO!
    .
    Com qual Credibilidade, JA PRATICOU Como OS OUTROS?
    .
    Há, e não me vem com o TERROR das GREVES, a população já percebeu a MANOBRA!
    .
    *PT mordeu a língua, nas relações com EMPREITEIROS…
    .

  • ariana gomes

    E VCS NÃO SABEM QUEM ESTÃO NO PODER? OS RATOS LAVA JATO, PETROBRAS, OAS, ODEBRECHT. E MUITOS OUTROS RATOS POR AI ESCONDIDOS DENTRO DOS BUEIROS. FORA TODOS OS GOLPISTAS DO SIM.

  • PEDRO BARROS

    SÓ TEM ILIBADOS E RESERVA MORAL NO GOVERNO TEMER.

  • Ângelo

    Parabéns Presidente ‘interino’ !!!!
    Começou muito bem, 7 Ministros empossados são investigados na lava jato.
    VIVA AO BRASIL E AO FIM DA CORRUPÇÃO.