Como já disse reiteradas vezes neste espaço, eu não faço parte das redes sociais. Que eu não vejo, deixo claro, como um mal em si – o problema é o mau uso que se faz delas.

O deputado JHC, da nova geração, o mais votado nas últimas eleições – por méritos -, é provavelmente o que melhor trabalha neste território.

Mas confesso que me assustei ao receber o vídeo, publicado abaixo, feito por ele durante uma manifestação pró-impeachment, em Brasília.

Conversei com o deputado JHC, por telefone, e disse da minha perplexidade com o conteúdo da gravação (na verdade, uma transmissão ao vivo).

Principalmente pelo que simboliza a família Bolsonaro, com sua agenda extremista, à direita, com seus discursos racistas, xenofóbicos, misóginos e golpistas.

No vídeo estão Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, este último defendendo o fim do Estatuto do Desarmamento.

Depois, pesquisei na rede e encontrei uma foto dos três juntos, de novo.

O que isso significa?

 O que disse JHC?

Que não comunga da mesma ideologia dos Bolsonaros, que se afina com eles em relação à proposta de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Disse que vota sempre de forma independente e de acordo com o programa do seu (novo) partido.

O PSB, uma legenda historicamente progressista, certamente não há de ver com bons olhos a pregação dos Bolsonaros, ainda que eles representem uma parcela, felizmente minoritária, da população brasileira.

O que digo eu?   

Tomara que seja apenas excesso de juventude.

Quem viveu sob a ditadura e não era um deles não há de ter qualquer saudade.

Se o coronel Goulart era 'laranja', estava a serviço de quem?
Efeito Kelmann: mais quatro vereadores se filiam ao PSDB
  • Miral

    “Me diga com quem andas que te direi quem és!”. Que decepção Deputado JHC! E olha que achávamos que era um político da nova geração.

  • robert wagner

    caro blogueiro, sua postagem me parece inutil, ao meu ver, aparecer ao lado de um homem em um video como Jair Bolsonaro não é demerito pra ninguém. Bolsonaro é um deputado honesto e tem seu nome limpo, não tenho conhecimento de ter vistoenvolvido em corrupção. é um politico extremista, radical e que tem um perfil ditador. Mas de qualquer o video me trouxe uma mensagem de união em prol do impeachment e não que JHC comungue da ideologia politica de Jair, são perfis diferentes, sendo assim, melhor JHC aparecer em um video com bolsonaro do que com RENAN CALHEIROS, COLLOR e outros politicos velhos conhecidos das paginas policiais.

  • MINEIRÃO

    JHC está unindo forças contra essa canalhice do PT, que se acham acima da lei, bolsonaro é um bom aliado para o impeachment, JHC a favor do povo brasileiro e alagoano.

  • advogado taxista

    prefiro ver um deputado alagoano ao lado da familia Bolsonaro do que ao lado da familia calheiros, assim que tem que ser, pelo bem do Brasil, pelo bem do povo. os bolsonaros não tem históricos de corrupção.

  • Flávio Santos

    Não compartilho com essa visão da grande imprensa referente à família Bolsonaro. A esquerda vende essa imagem de homofóbicos, intolerantes, etc. Só que a realidade é bem diferente. São pessoas que lutam por um Brasil melhor: à favor da família, contra a corrupção e pela redução da desigualdade. O país não aguenta tanto desmando e roubalheira. Apoio 100% a iniciativa do dep JHC, nosso melhor representante na câmara dos deputados.

  • NADO

    ESSE É FILHO DE JOÃO CALDAS.

  • Bruno Moura

    Rapaz eu até gostava dessa página. Dizer que bolsonaro é racista, xenofóbico, golpista… aonde isso ? prova de racismo, cadê? prova de xenofobia, cadÊ? Mas até ai tudo bem, nessas questões de politica é assim cada um pensa de um jeito, mas falar da queda do estatuto do desarmamento como algo ruim já é demais. A população quer o direito de se defender e de defender sua família, só bandido tem arma nesse país, ta na hora do trabalhador ter também. Se você gosta tanto assim da democracia, faça valeu o refendo de 2005, que a população voltou a favor da arma de fogo. Quando nega o acesso a arma, estão assassinando a democracia.

  • Emerson Cavalcante

    Ricardo Mota, definitivamente você não representa a população brasileira. Parabéns ao deputado JHC e Eduardo Bolsonaro por serem a voz jovem que representando a população brasileira esclarecida e pensante. Tem mais: sugiro que procure saber um pouco sobre as ideias do deputado Jair Bolsonaro antes de sair disseminando ignorância intitulando o mesmo de extremista. Sua declaração apenas mostra o baixíssimo nível de conhecimento sobre o assunto em questão.

  • José

    Qual o problema do Deputado Jair Bolsonaro?
    Será que é pq é um dos poucos que sinaliza uma mudança de verdade?
    Explicite aqui o problema dele. Xenofóbico? Racista? Vá se inteirar da vida do deputado. Depois dê a sua opinião.

  • Francisco

    Sou contra a volta da ditadura militar mas, eu gostaria de saber que regime estamos vivendo? Pois só os bandidos são respeitados, a justiça é cega, as leis só beneficia os criminosos, a roubalheira é escancarada. Por isso eu pergunto, que regime estamos vivendo? Acho que pior que uma ditadura.

  • Eu

    Só em Alagoas para aparecer pessoas defendendo esta união, pena tinha esperança no FHC de um nova politica.

  • Sidney fernando

    Caro blogger, foste muitíssimo infeliz com tal post!

  • Renato

    Não vejo problema algum do nosso deputado estar ao lado do Deputado Jair Bolsonaro. Temos realmente que unir forças para desarticular a quadrilha que ora comanda nosso país. Comungo com muitas idéias do Deputado Jair Bolsonaro e como já disseram, melhor estar ao lado dele do que ao lado de certos figurões locais. Decepcionado com vc Ricardo Mota.

  • Tino

    É mais um, Ricardo. Estava com o Rui, agora é oposição. Lembrem do pai dele que berrava e conseguia votos por isso. Ou o povo acorda ou continua sendo enrolado.

  • Esau Neto dos Santos

    Aprovo todas as atitudes de jair bolsonaro como politico, pois é o unico parlamentar de vergonha neste Pais de ladrâo. Espero que seja o proximo Presidente para o bem do Cidadão, da familia, da politica e dos bons costumes e da economia.

  • Fíleas Fogg

    Lembro bem de um “selfie” risonho do JHC com Eduardo Cunha em um ambiente semelhante, no começo dessa marcha pelo impeachment, foto que desapareceu de seu perfil oficial. E agora chuta o balde com a família Bolsonaro. Como se não bastasse ser a favor de um golpe, o deputado parece não se importar em combater a corrupção ao lado de inescrupulosos, espero que ele não seja mais um. Ainda tem tempo.

  • Mário Câncio

    Como já foi dito aqui, qual o problema do JHC sair em foto com a família Bolsonaro? Ele está muito bem acompanhado. Fico feliz de um deputado alagoano está ao lado da família e dos bons costumes. Parabéns deputado.
    Em tempo, não votei em JHC na última eleição. Mas agora ele já ganhou meu voto para a próxima.

  • Carlos Valerio

    Caro Ricardo, não vejo na figura do Deputado Jair nenhuma característica as quais o Sr. o atribuiu. Quanto ao termo “xenofobico”, não vejo a iniciativa de uma pessoa em defender a soberania nacional e não aceitar que o governo comungue com o que tem de pior no planeta, como Irã, Venezela ou Cuba, como atitude xenofobica. Defender as famílias, a propriedade privada são valores que eu prezo.

  • Alexandre Jr

    Decepcionado com Ricardo Mota!! Até vc é massa de manobra e acredita nessas mentiras que inventam sobre o Bolsonaro. Muito bem JHC, votei e votaria em vc e agora vendo ao lado do Bolsonaro é que voto mesmo! Vergonha seria estar ao lado do Collor, Lula, Renam, Dilma!!

  • Ribeiro Cohen

    Votei em JHC, como muitos daqui, e não gostei das postagens dele com Cunha, depois retirada, e agora com Bolsonaro. Apesar de discordar, respeito Bolsonaro pela transparência e por representar uma fatia da população, ainda bem mínima. O político vive da sua imagem e de símbolos, o que ele quis passar associando sua imagem a essas duas figuras? Espero que tenha sido um arroubo de inexperiência. De qualquer forma, não me representa mais, nem a minha família.

  • Marcelo

    Parabéns ao deputado JHC! E tbm não vejo problema algum da foto com o mito Bolsonaro. Já sobre o repórter: meramente infeliz em suas colocações e viva a família Brasileira.

  • CARLOS ANTONIO ARRAES

    Taí uma chapa boa em 2018..

    Bolsonaro -Presidente do Barsil
    JHC – Governador de Alagoas.

    Aí eu voto e confirmo, DEPOIS A GENTE VER NO QUE VAI DAR.

  • William Marinho

    Mais orgulhoso ainda de vc deputado JHC!!! BOLSOMITO É O CARA!!!

  • Eduardo Lopes

    Caro Ricardo,
    Receba minha solidariedade com seu post. Infelizmente, não há limites para a estupidez humana.

  • Romão

    As más companhias corrompem os bons costumes, assim diz o SENHOR Deus… Onde há fumaça, há fogo, diz o adágio popular…!
    Perigoso isso!

  • fernando costa

    BOLSONARO PARA PRESIDENTE. Contra esta ESQUERDA DE BANDIDOS.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    URGE ENDIREITAR NOSSO BRASIL, E JÁ!
    Joilson Gouveia*
    Há, pois, uma mitomania à esquerda sobre a “ditadura”, que, a bem da verdade histórica, não passou de um CONTRAGOLPE ao GOLPE, urge que se destaque isso, por imperioso, fundamental e supino!
    Ao nosso querido, espoliado, aviltado, achacado e depenado Brasil, desde os idos de 1985, com o ocaso e fim dos áureos tempos do Regime Intervencionista Constitucional Militar Federal, URGE reparação, faxina, conserto, remendo e endireitado, literalmente. Passado a limpo!
    Ou seja, à época, urgiu um imprescindível, necessário, imperioso, forçoso e urgente CONTRAGOLPE ao incontinenti GOLPE urdido pelos comunas-socialistas de então, que já haviam INTENTADO impor a velhaca, arcaica e assassina ditadura do proletariado leninista-marxista-stalinista, nos idos de 30, 32, 35, 47 e 64, e, como previsto na Carta Política de então, nossos militares foram INSTADOS pelo povo, Poderes Constituídos, Imprensa Nacional, Igreja e Congresso Nacional, que assumiram o governo, o comando e o controle do país, para eventuais eleições em até 180 dias.
    Entrementes, os derrotados de sempre optaram pelo conflito subversivo armado de guerra de guerrilhas rurais e urbanas com atos bélicos terroristas, implantando o caos, desordens, sequestros, assaltos, explosões de bombas e invasões de quartéis e assaltos a bancos e etc., o que compeliu assunção do brioso marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, sucedido por Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, até João Baptista de Figueiredo (todos morreram pobres, bem diferentes de seus sucessores!)
    Figueiredo até vaticinara – vide quadro abaixo -, que fez a transição política democrática, inclusive ANISTIANDO ampla, geral e irrestrita aos terroristas fujões e aos enclausurados nas masmorras, xadrezes e prisões, que retornaram e fundaram essa coisa que pode ser tudo menos um “partido” político, que está há mais de quatro lustros no “puder”, mas não consegue sair das páginas policiais dos meios de informação e comunicação de massas e mídia em geral, bem por isso, já o disse e reitero: URGE uma guinada à DIREITA, para salvação de nossa amada pátria – vide, pois, aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/01/para-endireitar-e-salvar-nossa-patria.html , dentre outros textos no Blog.
    Ademais, a população brasileira de 1964, com mais de 82 milhões de habitantes, era feliz e não sabia! Em 70, já éramos 90 milhões em ação numa corrente prá frente, pondo o Brasil como a oitava economia mundial e sendo TRICAMPEÃO, no futebol, foi tido como o país do futuro e potência emergente. Tínhamos Saúde, Educação, Habitação, Segurança, Ordem, Progresso, Emprego, Trabalho, etc.
    Destaque-se que, mesmo tendo sido vasculhado, fuçado e erguido os tapetes e chafurdado os “porões da ditadura”, inclusive pela tal impassível, imparcial e justíssima comissão caolha, estrábica e míope Comissão Nacional da Verdade – CNV, foram mortos ou desparecidos ou “justiçados” menos que 400 insurretos subversivos terroristas, sequer computou suas vítimas, assassinadas em atentados a bomba, emboscadas armadas e explosões e invasões em quartéis, bancos e estações, portos e aeroportos. Fato é que, hodiernamente, desde a assunção da esquerda, o Brasil já perdeu mais de 650 mil cidadãos, todos mortos, ceifados, assassinados por crimes violentos letais intencionais por armas de fogo, numa média anula de 56 mil mortos, somente nesses últimos treze anos.
    Enfim, nosso Brasil merece uma chance de ser endireitado de novo e novamente, para que possamos ter a chance de sobreviver, ver e conviver com nossos filhos e netos, seguros, livres e em paz. Ou não?
    Tenho dito e reiterado: IMPEACHMENT, CASSAÇÃO e PRISÃO desses corruPTos e corruPTores escarlates, de seus aliados e de quaisquer cores, matizes ou bandeiras partidárias, ora envolvidos no mensalão, PTrolão, CARFão, Zelotão, Postallisão, BNDESão e outros mias que virão! Oxalá! Sua renúncia; ou, em ultima ratio, INSTITUIÇÃO MARCIAL CASTRENSE OU INTERVENÇÃO EM REGIME CONSTITUCIONAL MILITAR FEDERAL, para eleições em até 180 dias, como previsto em Lei Fundamental.
    Somos todos MORO! Fora corja de canalhas!
    Abr
    *JG