Este é o texto do Ponto Crítico – da TV Pajuçara – da última sexta-feira. Publico-o a pedido:

Ponto um: Lula não é uma pessoa comum. Ele foi o presidente da República com maior popularidade na história do Brasil – só comparável a Getúlio -, deixou um legado político e social inapagável. Esse currículo invejável, no entanto, não o torna inimputável nem imune a qualquer investigação policial, se há algum indício de crime ou algo assemelhado.

Ponto dois: o Brasil não é um país igualitário, nem o será mesmo quando concluída a Operação Lava-Jato, julgados os denunciados e condenados os que tiverem culpa.

A Justiça continuará, durante muitas décadas – ou sabe-se lá, até sempre – a ser seletiva: mais dura com alguns, mais branda com outros.

A vigésima – quarta fase da Operação Lava Jato bem que poderia ter sido realizada sem que o ex-presidente, um nome de destaque internacional, fosse levado preso para depor no Aeroporto de Congonhas.

Sim, porque a condução coercitiva não deixa de ser uma detenção de algumas horas. Todos os envolvidos na ação estão obrigados a deixar claros, já, sem espaço para questionamento, as razões da medida extrema.

E, repito: estamos falando do líder político brasileiro com maior popularidade até hoje. Que fique demonstrado que há provas cabais contra o ex-presidente ou que havia motivação suficiente para que ocorresse a tal condução coercitiva – algo nos bastidores, desconhecido para nós.

Se assim não for, o conjunto responsável pela Lava- Jato – Polícia Federal, Ministério Pública e Justiça Federal – terá tão somente contaminado com a arrogância toda a investigação e devolvido ao Lula o que ele estava perdendo celeremente: o vigor político.

E quanto a nós, cidadãos comuns, seja qual for o credo que sigamos, não podemos entender a Justiça como um instrumento de vingança.

Não se trata de inocentar o ex-presidente, nem tampouco jogar sobre os ombros dele a pecha de criminoso.

No final das contas, pobre do país que precisa de mártires e de heróis – mesmo que eles se chamem Lula ou Sérgio Moro.

Uma mentira de liberdade
Celso Tavares: "A população precisa ser vacinada contra a febre amarela"
  • Lopes

    O Lula, na cabeça dele, desempenha o papel tradicional do rei, que se apóia no povão para destruir os aristocratas. Mas isso é só imaginação, porque a base de apoio do Lula SÃO os aristocratas – as quinze famílias mais ricas, os banqueiros, a grande mídia, etc. – e não o povão, que o odeia. Ele está doidinho da cuca, representando um papel inexistente num filme que não está em cartaz.

  • ariana gomes

    o melhor presidente que o pais ja teve, sou lulinha e não abro.

  • zuleide farias

    SENHORES MEMBROS DO MINISTERIO PUBLICO E PROCURADORIA DA REPUBLICA:
    Como cidadão alagoano e pai de 3 filhos adolescentes, continuo a insistindo na tese de que, essa política da “Lei do confronto” ou “Lei da reação”, não poderá nunca lograr êxito, sob hipótese nenhuma, isso porque, fomenta a criminalidade no que diz respeito aos crimes dolosos contra a vida (banalizando); nossos filhos começam a entender que “bandido bom é bandido morto”, “Lei da Reação”, “Lei do Confronto”; e, isso não se conceber em estado de Direito, evidentemente, a menos que mudemos o texto Constitucional, estão, desse modo, contribuindo para uma “guerra” desigual e ineficiente, OS POLICIAIS QUE HOJE PARTICIPAM DESSA “GUERRA” serão aqueles marginalizados no amanhã sob o crivo de uma condenação, porque a mesma sociedade que está aplaudindo as mortes por confronto, ira CONDENAR perante o Tribunal do Júri seus ‘heróis do ontem’, o suficiente, será, que o governo seja outro, para o Judiciário punir rigorosamente os “paus mandado”, que se empolgam a cumprir “ordens” muitas vezes ao arrepio da Lei. Por outro lado, os mortos e ameaçados serão sempre os mesmos: pobres, negros, jornalistas, desempregados, indefesos, marginalizados, dependentes de drogas ilícitas, como um todo. Política da discriminação e do preconceito, onde os mortos em “confronto” jamais poderiam se defender, tendo em vista, a forma cruel e covarde no qual são acometidos pelo aparelho policial do estado. Satisfazendo, tão somente, os anseios das elites que continuarão sempre com seus ‘canudos’ de prata e ouro consumindo impunemente. A sociedade Civil, almeja, tão somente que o Ministério Público Estadual e, a Procuradoria da República, acompanhe lado a lado, todas as mortes havidas como sendo em confronto com a polícia, inclusive, que as pericias de local de crime não estejam muito perto daqueles que irão apurar. Que sejam cadastrados estatisticamente todos os policiais que participam dessa pratica. Pois, se o estado continuar com esse ‘exemplo’, não tenho como educar meus filhos, pois, como irei justificar que a morte é o caminho da libertação, eles viram isso quando estudaram os bárbaros, e hoje me indagam sobre. Do contrário, terei que tirar minha família desta minha linda e querida Maceió, para que meus filhos não aprendam que matar é a solução. Infelizmente.

  • josé Lopes

    Lula o eterno…..um mortal que tentou tirar a fome,desigualdade e a miséria de uma nação 90% corrupta.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    BOM DOMINGO , MATÉRIA ! ESPEREI TANTO TEMPO (ANOS E ANOS ) , PARA VOCÊ ME OFERECER ESTE MOTE , AONDE VOU SURFAR NESSAS ÁGUAS POLUÍDAS DO “PARAÍSO DAS ÁGUAS” . APESAR DE NÃO
    SER RICO OU MEMBRO DE FAMÍLIA ILUSTRE , QUE , NESTA TERRA , SIGNIFICA IMPUNIDADE , POIS , PLANAM ACIMA DA LEI , JÁ FUI VÍTIMA DE CONDUÇÃO COERCITIVA QUANDO DEBUTEI NA “MELHOR IDADE” , NINE YEARS A GO . RECONHEÇO AS QUALIDADES DO MAMULENGO ( INASSO OU IGNÁCIO ? ) E SUA NOTÓRIA FAMA DE PRESTIDIGITADOR INTERNACIONAL , UM ILUSIONISTA
    ESPETACULAR ( LEMBRAS DO “ESPETÁCULO DO CRESCIMENTO” ? ) . FOSFORILANDO NA HISTÓRIA DA
    HUMANIDADE , ULISSES TERIA ÊXITO EM DECAPITAR
    A MEDUSA , QUE TRANSFORMAVA EM PEDRA QUEM A ENCARASSE , SE NÃO FOSSE ARDILOSO ? COMO O
    PROPRIO MAMULENGO SALIENTOU , CERCADO POR SEUS ÁULICOS MOVIDOS A CARGOS E A SANDUÍCHES DE MORTADELA ( QUERIA VER ELE SAIR PARA AS RUAS ACOMPANHADO APENAS DE FAMILIARES OU AMIGOS , COMO NORMALMENTE O FAZEMOS , MATÉRIA ) , ELE FOI MUITO FELIZ EM REGISTRAR ESTE DETALHE INTRÍNSECAMENTE PESSOAL , ” ELES ACERTARAM O RABO ( DA SERPENTE ) E DEIXARAM A CABEÇA ” . . . A CABEÇA DA MEDUSA TINHA TANTO PODER , QUE MESMO MORTA , AINDA TRANSFORMOU EM PEDRA , UM LEVIATÃ QUE DESTRUÍA UM REINADO GREGO . QUE
    EU SAIBA , O ÚNICO OBJETO QUE NÃO FOI DERRUBADO PELA ARTILHARIA VERBAL DO ( INASSO
    OU IGNÁCIO ? ) ATÉ O DIA DE HOJE , FOI A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL , QUE SE ENCONTRA FORA DA ATMOSFERA TERRESTRE , E , PORTANTO , LIVRE DAS EMANAÇÕES , DOS EFLÚVIOS , DESTE FENOMENAL COMUNICADOR . EITA CABECINHA PERIGOSA . . . SÓ CESSARÁ DE PRODUZIR VENENO , QUANDO O “GALÊGO DO VENENO” , FIGURA FOLCLÓRICA QUE VENDE VENENO SÔBRE A LINHA DO TREM , NO MERCADO , TROCAR DE PROFISSÃO . . . MESMO DESGOELADO , ESSA JARARACA , COMO ELE MESMO SE INTITULOU , AINDA TERÁ PODERIO SUFICIENTE PARA REVOLUCIONAR GENTE BRUTA , COMO O POVO BRASILEIRO . . . DEPOIS DISSERTAREI SOBRE A MINHA CONDUÇÃO COERCITIVA . . . Ô M I !!!

  • joao batista

    Parabens Ricardo. Nem mais nem menos no seu comentario. Na medida.

  • FELIPE

    Quero apenas dizer (sem julgar o mérito de culpa ou não) que a responsabilidade pelos confrontos é do MPF e do Moro, ambos não tinham a menor necessidade de conduzir o LULa de forma coercitiva. Foi apenas um espetáculo de humilhação.
    Um dia toda essa história será reescrita e os “heróis” de hoje pdem não ser o de amanhã.

  • Marcos

    Nesse comentário não concordo com você.

  • José sobrinho.

    O legado do Sr. LULA foi com seu exemplo, deixar o Brasil na maior crise de moral, ética e decência de nossa história. Ninguém em um país civilizado e decente está em condição de inimputável. O brasileiro trabalhador e decente não compactua com a imoralidade que o Lula apregoa. Vide o vídeo que ele o grande mestre, não meu elogia a justiça deste país. O que ele é na verdade um mau caráter. Não confundir popular com comiseração.

  • ANTI MORTADELA

    Não concordo com o seu posiocionamento caro RICARDO, acredito que Lula não está acima da lei e vamos parar de achar pelo fato dele ter sido presidente e ter seus méritos ( poucos em relação a lama que o pt está deixando esse país nesse momento). Em países do primeiro mundo, líderes envolvidos em corrupção tem o tratamento dado como qualquer outro cidadão, e é assim que tem que ser feito. Esse dicurso parece algo ”voce sabe com quem voce está falalndo”

  • Paulo Pimentel

    Respeito, mas não concordo com seu texto. O ex-presidente não foi levado a depor em Curitiba, o depoimento aconteceu no aeroporto de Congonhas, e o principal: de acordo com o Art. 5º da nossa constituição “Todos são iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza…”.

  • Petronio França

    Nós alagoanos, deveríamos erigir uma estátua do LULA. Foi o Presidente que mais fez pelos pobres. Como estariam nossos irmãos miseráveis se o PT não tivesse chegado ao poder em 2002? Na mão dos políticos daqui? Vocês que vociferam contra ele, tomem vergonha. Em quem vocês costumam votar? Bius? Arturs?Renans?Cilços?Prefeitos Gabirus?Téos?Navalheiros?Sanguessugas?etc,etc,etc,
    Tomem prumo de gente meus conterrâneos!