(Atenção: o blog está em fase de transição, o que tem resultado em alguns problemas técnicos. Peço desculpas aos leitores, na expectativa de logo retornarmos à normalidade.)

É bem verdade que os chamados “pardais eletrônicos” já estão instalados em dez pontos da cidade. As multas, no entanto, só passarão a ser cobradas no próximo dia 28 – mas com atraso em relação às demais capitais do Nordeste.

Exatamente: Maceió é a única capital da Região que não usa – ou não usava – os radares eletrônicos para punir os motoristas infratores.

Segundo o site MapaRadar.com, que fornece informações sobre o trânsito, a capital de Alagoas andava na contramão das principais cidades do Nordeste.

Veja a relação abaixo com o número de radares em cada capital:

– Fortaleza: 284 (uma das cidades que mais possuem semáforos com radar misto – velocidade e ultrapassagem)

– Salvador: 160

– Teresina: 87

– Recife: 85

– João Pessoa: 65

– Aracaju: 55

– Natal: 53

– São Luís: 37

Maceió?

Zero.

Esses equipamentos são cada vez mais necessários para ajudar a conter a fúria de motoristas que preferem desconhecer ou desrespeitar as leis de trânsito – ou até o bom senso -, pondo em risco a própria vida e a de pessoas inocentes.

Sua instalação é bem-vinda.

 

Medeiros quer votar "PEC do voto aberto" para atender Assembleia e Justiça
Marqueteiros crescem com pobreza e analfabetismo político
  • WAL

    Todos tem carros e novos.Mas não tem CNHs,estacionam, nas calçadas,nos pontos de ônibus,nas contra mãos, buzinam em frente aos hospitais,andam na faixa azul em alta velocidade e dando o sinal que vai volta para a faixa central,bebem e matam pessoas em plena Fernandes Lima,via expressa, Durval G.M. Ao abastecerem saem dos carros e deixam no local e vão tomar uma; na lanchonete, nas vagas de idosos,e cadeirantes, e por aí vai… uns verdadeiros criminosos ao volante,uns mal educados,umas pragas.
    PROCURA-SE O CIÇO ALMEIDA !!!

  • ALESANDRO SILVA RAMOS

    DESNECESSÁRIO, ISSO SIM! NÃO VEJO A INSTALAÇÃO DE RADARES COMO SOLUÇÃO OU SAÍDA PARA O TRANSITO EM NOSSA CAPITAL. NA VERDADE VEJO COMO UMA FALTA DE COMPETÊNCIA. TRAZER SOLUÇÕES PARA OS INÚMEROS ENGARRAFAMENTOS NA FERNANDES LIMA NÃO VEJO NENHUM ÓRGÃO SE MOBILIZAR PARA TRAZER SOLUÇÕES. VIVEMOS EM UM PAIS QUE JUSTIFICA SUA INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA EM TRIBUTOS E IMPOSTOS. QUE VENHA MAIS UM PARA O NOSSO BOLSO!!!!

  • Bel

    ISSO É SÓ PARA ARRECADAR, OU VOCES ACHAM QUE OS POLITICOS ESTÃO PREOCUPADOS COM NOSSA SEGURANÇA?

  • Jorge Luiz da Silva

    Agora é que vamos passar horas no congestionamento.Em Maceió só tem duas passarelas é uma grande vergonha,vocês só querem cobrar vamos construir mais passarelas e diminuir os números de semáforos.

  • Jorge Luiz da Silva

    Maceió, é a única capital do Brasil que só tem duas passarelas!!!

  • Luis Lins

    Ricardo,é impressionante a quantidade de viaturas da SMTT na orla de maceió mais uma prova que o Rui governa na orla la tudo limpo iluminado e asfaltado na periferia tudo sujo,esburacados,escuros e sem viaturas da SMTT,EX:
    A feira do Jacintinho dia de sábado e domingo não
    passa uma viatura pra organizar o trânsito,B Bentes
    outro caos nas feiras tudo sujo na ruas.
    Os postos de saúde estão falidos uma vergonha,uma moradora do bairro do Feitosa sexta passada desafiou o prefeito fazer uma visita ao posto do bairro já q ele coloca na propaganda q visita os bairros o Rui não foi e mandou um assessor chegou o posto fechado sem nada o prefeito foi embora por q começaram dar vaias uma vergonha esse prefeito.
    Agor vem com pardal pra arrecadar mais.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    PESSOALMENTE , SOU FAVORÁVEL A ESTA MEDIDA . SOU UM IDOSO QUE QUASE SEMPRE DIRIJO VAGARO-
    SAMENTE , DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO E A PRU-
    DÊNCIA ADQUIRIDA COM A EXPERIÊNCIA E O ARREFE-
    CIMENTO DAS EMOÇÕES , O QUE NÃO DEVE SER PRIVILÉGIO ÚNICO . POREM , O QUE SINTO NO TRÂN-
    SITO , EM MEU COTIDIANO , NÃO É NADA AUSPICIOSO .
    MOTOQUEIROS DIRIGINDO COM UMA FÚRIA , UM DE-
    SEMBESTO INSANO , UM TOTAL DESRESPEITO ÀS LEIS DO TRÂNSITO E DO BOM SENSO , QUE ME FAZ ,
    TEMÊ-LOS MUITO MAIS DO QUE UM A AUTOMÓVEL , OU UM CAMINHÃO OU ÔNIBUS . E OLHE QUE EU SOU UM MOTOCICLISTA , COMO VOCÊ BEM O SABE . . . DE MANEIRA QUE , UMA VÍTIMA FATAL DIÁRIA , É O PATAMAR EM QUE ALAGOAS JÁ SE ENCONTRA ( EM SÃO PAULO SÃO TRÊS ) , FORA AS DEZENAS DE FERIDOS E SEQUELADOS QUE SE AMONTOAM EM SERVIÇOS HOSPITALARES E DEAMBULANDO COM APARELHOS ORTOPEDICOS PELAS RUAS , UM ALTO CUSTO PARA OS GOVERNOS E PARA AS PRÓPRIAS FAMÍLIAS . QUANDO VEJO PASSAR POR MIM UM MOTOQUEIRO EM VELOCIDADE ENCESSIVA , REALIZANDO MANOBRAS OUSADAS NO TRÂNSITO , E
    PORTANDO NA GARUPA UMA JOVEM , EU TEMO PELA SEGURANÇA DELA , QUE , NAQUELE MOMENTO , SE ENCONTRA EM MÃOS ERRADAS . DIMINUIR ESSA TRÁGICA REALIDADE É IMPOSSÍVEL , COMO TAMBEM O É , DIMINUIR A QUANTIDADE DE POMBOS ATROPELADOS PELO TRÂNSITO , SÓ TENDEM A CRESCEREM . . . EM 2005 , QUANDO EU ERA PLANTONISTA DA U. E. DO AGRESTE , A SITUAÇÃO DOS ACIDENTES COM MOTOCICLETAS JÁ ERA CRÍTICA , IMAGINE AGORA ! LEMBRA MUITO , OS FAMOSOS KAMICAZES DA I I GUERRA MUNDIAL , QUE SE SACRIFICAVAM PELO IMPERADOR , MAS , SERÁ QUE ESTAMOS EM GUERRA COM OUTRO POVO , ALÉM DA NOSSA GUERRA CIVIL !?

  • Bruno

    É muito simples… quem andar correto não tem motivos para preocupação. NÃO SERÁ MULTADO!
    Mas infelizmente há condutores que se aproveitam da impunidade que o estado proporciona, e esses, terão que terem punições sim. Vamos conduzir nossos veículos conforme as leis de trânsito que não seremos multados. MUITO SIMPLES!

  • Jose Ferreira

    Ainda bem que os pardais foram instalados do jeito que estava não dava pra continuar. Agora nós motorista seremos mais responsáveis…..

  • Maxwell Pontes

    Totalmente contra. Estes aparelhos só servem como arrecadadores ou tomadores do dinheiro do cidadão. Do incauto, porque os “sabidos” vão empurrando e muitas vezes conseguem não pagar. Por outro lado, deveria haver sim, uma fiscalização dos orgãos de trânsito. Estes existem para quê? centenas de funcionários a receberem dinheiro público sem a perfeita contra-prestação dos serviços públicos que a sua função determina. E, aí sim, punir da maneira mais correta, quem ultrapassa os limites da Lei.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    OS PARDAIS SÃO PRECISOS; TRAFEGAR NÃO É PRECISO; OU NÃO?

    O leitor Sebastião Iguatemyr Cadena Cordeiro disse quase tudo sobre o nosso caótico tráfego e descontrolado trânsito urbano – relembro-os que não temos Engenharia de Tráfego como noutras urbes metropolitanas brasileiras – mormente sobre os kamikazes sobre duas rodas, os motociclistas ou motoqueiros, que nunca se portam como veículos nem respeitam suas regras de tráfego, ora ultrapassam pela direita ou pela esquerda quando não em zigue-zagues ziguezagueando por entre os veículos em açodadas ultrapassagens e alternadas mudanças de faixas de rolamentos sem sinalizarem seus intentos, daí os números citados pelo leito suso citado.
    Os “pardais” ou fotos-sensores redutores ou lombadas eletrônicas, que visam muito mais arrecadar que “educar para o Trânsito”, premissa essencial de nosso Código de Trânsito Brasileiro – vide nossos textos editados in https://jus.com.br/artigos/1750/sensor-fotografico-eletronico e https://jus.com.br/artigos/2256/breves-anotacoes-sobre-infracao-e-multa-de-transito-derivada-de-sensor-radar-ou-redutor e https://jus.com.br/pareceres/16447/tripulacao-e-passageiro-segundo-o-novo-codigo-de-transito e, também, o mais recente, a saber: https://jus.com.br/artigos/29468/beber-e-dirigir-ou-dirigir-apos-beber-e-crime-mas-fabricar-vender-ou-comercializar-bebidas-nao – não podem nem devem ser distribuídos ou pulverizados ao livre arbítrio, alvedrio ou talante ou ao bel-prazer da autoridade de trânsito ou de seus agentes, no caso de radares móveis ou portáteis, e de atalaia à espreita de eventuais “infratores”, sobretudo aferidos consoante recomendação do INMETRO.
    Para que se faça uso deles, urge, pois, que sejam respeitadas as exigências de aposição das sinalizações educativas, de advertência, obrigatórias, regulamentares e compulsórias (aéreas, verticais e horizontais) em respeito às Resolução que a regem e ao próprio CTB, conforme o registro dos números de acidentes na via que esteja instalado fixo ou provisório e móvel.
    Fora disso e desses liames legais e de suas resoluções, portanto, sobrevirão ou deixarão subjetivas suspeições sobre eventual recrudescimento ou majoração de arrecadação, malgrado a famigerada TAXA DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS VIAS, que são desprovidas de sinalizações, estreitas e malconservadas e não se consegue trafegar por menos de 50 a 100 metros sem passar por buracos e irregularidades ou crateras asfálticas nas vias “pavimentadas”.
    Ademais, algumas vias da orla litorânea marítima, para turistas verem, sobretudo nas Praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e até Cruz das Almas ou Jacarecica há demasiadas ou excessivas faixas de segurança para pedestres – que devem ser respeitados nela, exclusivamente nelas, por direito desses e, por conseguinte, dever dos motoristas e condutores de veículos pararem, obrigatoriamente – mas nas demais vias centrais ou da periferia de dos bairros contíguos deixam a desejar; ou não? Sem falar que muitos pedestres sequer usam-nas corretamente!
    Enfim, ainda urge que os atores, figurantes e protagonistas do Trânsito sejam urbanos suficientes para RESPEITAREM e SEREM RESPEITADOS, mormente pelos Agentes e Autoridades de Trânsito! Ou não?
    Abr
    *JG

  • NADO

    DEFENDER PARDAIS PARA ARRECADAR EM CIMA DA POPULAÇÃO É DEMAIS!!!!!

  • VALDIR MAURICIO DE BARROS

    Desnecessários, sinônimo de pura incompetência para tomar conta do transito da capital alagoana.
    Colocar os pardais fica fácil porque não sai do bolso dos gestores da pasta e do executivo.
    A média de velocidade das principais avenidas da capital alagoana é abaixo do que estão medindo os pardais, exemplo o engarramentos sem soluções.
    enquanto isso nas farmácias do município de Maceió falta até vergonha e a secretaria municipal de saúde não cumpre mandatos judiciais.
    Se tivéssemos vereadores em Maceió não teria sido gasto tanto em algo sem fundamento.
    Alagoas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • José Bezerra da Silva Neto

    não entendo, se você andar na lei não será multado, qual o problema em se adequar as leis de transito? ANDE CERTO QUE O PARDAL NÃO SAI DO NINHO.

  • Ricardo Melro

    Mota, será que as outras capitais estão sem disponibilizar exames, inclusive os simples, que custam cerca de R$ 90,00, R$ 120,00 e 160,00 reais? A pergunta é relevante, pois foi noticiado que os pardais eletrônicos custaram mais de 9 milhões de reais. Bom, se estamos em crise e o cobertor é curto, penso que escolhas devem ser feitas para gastar o dinheiro do pagador de impostos. Não achei a escolha boa. O povo está sofrendo demais. Sem exames não há diagnóstico nem tratamento. Os mais de 9 milhões de reais gastos nos pardais dariam para fazer vários exames. Tudo bem: os pardais são importantes educar nossos motoristas. Mas, se nao podemos ter tudo, quais as escolhas mais importantes para a população? Desenganadamente é a saúde. Lamento a escolha.

  • gustavo alexandre

    é necessário o uso desses equipamentos pra conter a estupidez no trânsito, agora, trechos com limite de 50km/h vai travar a cidade. é preciso se fazer um estudo sério e não copiar e colar de outras cidades.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Preclaro “Peninha”, ainda sobre os tais “pardais”, se o noticiado aqui for verdadeiro, a saber: http://eassim.net/pardais-instalados-sem-licitacao-vao-custar-r-9-milhoes-a-prefeitura-2/ ; aí o caso muda de figura; ou não?
    Houve ou não houve a imprescindível LICITAÇÃO?
    Abr
    JG