O promotor Alfredo Gaspar de Mendonça é o mais bem avaliado secretário do governador Renan Filho.

O seu ótimo desempenho à frente da pasta tem relação direta com o apoio que recebe do Palácio República dos Palmares, é verdade, mas se deve muito mais à sua forma de atuação, sempre presente nas ações policiais, conquistando o apoio e a liderança das corporações que dirige.

Ao apontá-lo como um dos nomes do PMDB para a disputa à prefeitura de Maceió, Renan Filho queima, no entanto, o filme do seu secretário.

Ao fazê-lo, o governador levanta uma injusta suspeita sobre o comportamento de Alfredo Gaspar de Mendonça, aliás, o mesmo desde os seus tempos de Gecoc – cria uma relação de causa e efeito insuspeita para todos.

Não é o caso de se duvidar da capacidade do secretário como dirigente público, mas a atividade político-partidária sempre foi algo distante para ele – até por opção do próprio secretário. Essa independência faz dele, também, o que ele é.

Que assim continue sendo, pelo menos até quando Mendonça der por concluída a sua missão no comando da Secretaria de Segurança Pública. O que nos parece longe ainda de acontecer.

Menos do que isso é desperdiçar a chance de transformações mais efetivas em uma área tão sensível para a população de Alagoas.

Depois do carnaval, reforma do secretariado deve mudar duas pastas
Assembleia pede mais R$ 20 milhões de duodécimo para 2016
  • valter luiz

    O secretário tão elogiado vai para mais um “confronto”. Meu Deus!

  • Mauro Silva

    O TSE tem admitido a candidatura de Membros do Ministério Público sem a necessidade de se exonerar do cargo em casos como os seguintes: 1) Membro do MP que ingressou na carreira antes da CF/1988 e optou pelo regime anterior (CF/ADCT, art. 29, § 3º). Para os Membros do MPU, o art. 281 da LC 75/93 dispõe que essa opção tinha de ser feita até 20/05/2005, mas já se entendeu que esse argumento não se aplica ao MP Estadual por falta de regra específica na Lei n. 8.625/93, podendo, portanto, a opção ser feita a qualquer tempo; 2) reeleição, na hipótese de o Membro já estar no exercício do mandato para o qual pretende concorrer.Caso contrario ele tera que ser aposentado (exonerado) do cargo de Promotor de Justiça. Será que ele vai aceitar?

  • Reinaldo Oliveira

    Renan Filho não podia deixar de ser “expert” em politica. Sabedor da popularidade do secretário já quer lançar sobras sobre a atuação coerente do Dr. Alfredo. Alagoanos estejamos atentos a tudo isso. Alagoas precisa ser governado por homens de bem e do bem.

  • marcelo

    Sobre a reportagem os investimentos na região norte, está como em 2015 e o certo seria 2016.

  • BEL

    O Dr. Alfredo Gaspar é mais competente e sério que o próprio Governador. Ele deveria se afastar desse povo e se candidatar a qualquer cargo em Alagoas que ganharia fácil.

  • Carlos Enoch Barros

    Toda vez que alguém se destaca, lançam logo seu nome para essa imundície que é a política. Deixem o homem trabalhar, ele é mais importante na segurança do que na prefeitura, que aliás, diga-se de passagem está bem servida. Alfredo Gaspar não vai querer se meter nesse lodaçal.

  • JUNIOR

    ALGUEM DEVE ESTÁ INCOMODADO, COM AS AÇÕES DO SECRETÁRIO , POR ISSO QUEREM YIRAR ELE DA SEGURANÇA PUBLICA, QUE CARREGA COM TANTA MORALIDADE, É O MELHOR SECRETÁRIO DE SEGURANÇA QUE ESTE ESTADO JÁ TEVE, ACHO UMA COVARDIA DO GOVERNADOR , TENTAR ELEGER O PREFEITO DE MACEIÓ.

  • THIAGO OLIVEIRA

    Será que tudo isso não é um mero trampolim político?
    Rezo para que não seja!
    Estava indo tão bem, mas pelo que o senhor governador deu a entender, será mais um envolvido pela classe política refém dos poderosos!
    Continue secretário, não vá pro lado de lá!!

  • Ademir Cabral

    Prezado Jornalista: Permita discordar, em parte do seu texto. Incentivar homens probo e decente de fazer política partidária, não significa dizer “queimar filme”, muito pelo contrário, significa sim, incentivar que pessoas de bem e com passado testado e atestado, façam cada vez mais parte da política partidária em nosso Pais e em nosso querido Estado de Alagoas. A sociedade precisa cada vez mais de pessoas do quilate e da capacidade do Dr. Alfredo Gaspar a frente da administração Pública.
    Ao fazer tal afirmativa, o nobre jornalista melindra possíveis sonhos de um cidadão que encontra-se em seu pleno direito de participar de forma mais efetiva da política partidaria em nosso Estado em nosso Pais.
    Não tive oportunidade de saber do Dr. Alfredo se o mesmo pensa em fazer politica partidária, mais se for de sua vontade quero desde já dizer contar com o meu apoio pessoal: SEJA BEM VINDO DR. ALFREDO GASPAR.
    Quanto digo em parte é que quero concordar com com os elogios acertado que tecem ao mesmo, parabens.

    Ademir Cabral

  • A verdade Esclarecida

    Com todo respeito ao Sr. Mauro Silva, na verdade existem três pontos para admissão de membros do Ministério Público, candidatarem-se a cargo político partidário, vejamos: 1) Os que ingressaram antes da constituição de 1988 ( independente de opção de regime); 2) Os que ingressaram no Ministério Público, depois de 1988 até 2004 (data da emenda 45), tal fato é reconhecido pelo CNMP, inclusive com a resolução 72, Inclusive, já foi dito pelo Presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, Rodrigo Janot, quando DEFERIU o direito do membro do Ministério Público Federal o Procurador da Republica Mario Avelar ( ingresso na hipótese 2), ser candidato nas eleições de 2014; e 3) Proibição a todos os membros do Ministério Público que ingressaram depois de 2004. Outro fato, é que Se o membro do Ministério Público, da União, Estados e Distrito Federal, TODOS são disciplinados pela Resolução 72 do CNMP do ano de 2011 ( Que atualmente autoriza). E caso o membro queira se candidatar e esteja nas hipóteses 1 ou 2 acima citados, seu afastamento ocorrerá 04 meses antes do pleito para cargos de prefeito e 06 meses para cargo de governador. Este é o quadro atual.

  • Antonio

    Eu fico me perguntando, o que é atividade-político-partidária ?
    Pessoas independentes distam da política?´
    É, acho que na política alagoana só tem espaço para quem faz acordos esdrúxulos, pelo menos é que sinto.

  • o sistema é bruto

    O ser humano por natureza é vulnerável a situações adversas! O secretario Alfredo Gaspar, no momento e em tempos passados, teve e tem uma atuação de fazer inveja a esta sociedade sedenta de justiça. tem sido implacável com a bandidagem. tem dado o apoio necessário aos seus pares. Reduziu drasticamente o índice criminal, é de longe o melhor candidato para representa nossa sociedade. Só espero que, sendo eleito, não mude sua conduta!
    pro Dr. gaspar passo cheque em branco!

  • Eraldo Cavalcante Silva

    Seria lamentável a perda do Dr. Gaspar de Mendonça para a política partidária, a única esperança do nosso estado diminuir de forma consistente a violência, pois dificilmente faria o mesmo trabalho no executivo. E se por acaso optar pelo legislativo, aí é que ficará somente na campo da retórica, ou seja, nada de concreto se somará a sua brilhante carreira como secretário.

  • ARTUR

    Ricardo, primeiro quero lhe informar que notei no 12:10 noticia que voltou com as baterias carregadas, notei pela voz firme e disposta. Alagoas agradece sua volta.
    Quanto ao secretário, realmente foi muito negativo esse desejo do jovem e imaturo governador. Não acredito que o Secretário trabalhe com esse objetivo, pois por onde passou nunca quis nada em troca.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    RICARDO, DEPOIS DESSA SUA OPINIÃO, NADA MAIS ME RESTA A COMENTAR SOBRE ESSE TEMA.

    POR ISSO, IPSIS LITTERIS, FAÇO DAS MINHAS AS SUAS PALAVRAS.

  • Paulo Sergio

    Pelo amor de Deus Dr. Alfredo não faça uma tolice dessa. Tanto a população como a própria polícia tem dado o maior apoio ao trabalho sério que o secretário tem feito na segurança publica. Espero que isso não venha acontecer.

  • Amanda Reis

    Sou Alagoana com muito orgulho e vejo que os politicos desse Estado estão deixando muito a desejar, por isso gostaria muito de ver HOMENS DE BEM na política, e porque não PROMOTORES DE JUSTIÇA E JUÍZES DE DIREITO, homens sérios, que prezam e fazem justiça, com certeza meu voto seria dado e faríamos uma Alagoas melhor.

  • maria

    Deixa o secretario no cargo pois ele esta mandando bem, mas esses governantes a eles só interessam a política esse jogo sujo que é ai a segurança pública vai voltar a estaca zerooooo

  • maria jose da silva

    nosso secretario ALFREDO GASPAR esta fazendo bom trabalho EM NOSSO ESTADO e tem meus parabéns tou com senhor DR Alfredo SENHOR TEM MEUS PARABENS.

  • marcos

    Secretário por o SR. ser uma pessoa séria e competente eu lhe digo saia dessa como diz o canetinha….

  • Eduardo M. C JR

    Espero e desejo, que seja quem for que entre na politica aqui em Alagoas e no Brasil, entre com vontade de trabalhar, e traga melhorias para a sociedade. Infelizmente a política hoje em dia é nada mais que nada menos uma maneira fácil de se enriquecer, o ser humano está ganancioso, não pensa mas no próximo e nem na sociedade, e sim em entrar na política para encher o bolso de dinheiro! Existe pessoas boas e bem intencionadas sim, mas está cada vez mas raro de encontrar. A ganancia toma conta da mente dos fracos, achando que viverão eternamente, criando ilusões e egoismo no seu coração, sem saber que um dia partirá para a vida espiritual, deixando tudo aquilo que cobiçou. Espero que um dia eu possa vivenciar uma boa política e desfrutar de uma sociedade justa e digna!

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, são perfeitas as suas colocações. Seria um erro crasso não permitir que o secretário Alfredo Gaspar dê continuidade ao trabalho que já resultou na redução da criminalidade nesta capital.

    Sugestão.: Um formato de apresentação dos textos desta página precisa ser revisto pois está desproporcional. Abrs

  • Raniele

    Não acredito que o secretário seria capaz de tal ato, mas se for, diante de todas as ações por ele comandadas e o eficaz serviço prestado à Alagoas, teria o apoio da maioria. Mas acho meio difícil, corrompe muito a imagem de uma pessoa tão digna quanto ele.

  • Carlos Amaral

    O Secretário Alfredo é o melhor secretário entre todas as pastas dos últimos anos. Postura ética e honesta, além de trabalho incansável e constante.
    Na minha opinião seria um Prefeito excelente, com capacidade de tirar Maceió desse marasmo.
    Mas por seu perfil sério, acredito que só aceitaria se não houvessem conchavos políticos, o que é praticamente quase impossível em nosso país.

  • maria quiteira da silva

    DR Alfredo GASPAR não pode si candidata mem pra perfeito ele tem que fica neste mesmo lugar que e secretario de segurança que e cara dele ele e muito melhor com secretario do nosso estado de alagoas tem meus parabéns e tb minhas oração todos as dias parabéns DR Alfredo FIQUE AONDE SENHOR ESTA TA BEMMMMMMMMMMMMMMMMM

  • Romão

    Ricardo, só espero que esse governador não faça o que o Teotônio fez com a gente: enganou-nos! Lançou o dr. Eduardo Tavares e depois descobrimos que ele apoiava o Renan Filho… tremenda roubada! Sou grilada com isso! Espero que o dr. Alfredo Gaspar não caia nessa cilada. Como homem público, admiro muito.

  • miguel

    Com certeza Dr. Alfredo é um ótimo Secretário ou seja O ÚNICO QUE PRESTA, QUE SOBRA COMPETÊNCIA PARA DESEMPENHAR ESTA FUNÇÃO NADA FÁCIL. NÃO FOI EM VÃO SEUS ESFORÇOS NO GECOC. PORÉM DISCORDO DE QUE NOS ÚLTIMOS ANOS APENAS FOI O MELHOR. JAMAIS DEVEMOS ESQUECER DO NOBRE E COMPETENTE : DR. “MARCÍLIO BARENCO” QUE NOS DEIXA SAUDADES DA SUA DETERMINAÇÃO. MAS DESEJO AO DR. ALFREDO O MELHOR. QUE ELE CONTINUE SENDO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E QUE HONRE ESTA MISSÃO QUE TANTO LHE ADMIRAMOS PELA CORAGEM E HONESTIDADE.
    OBSERVO APENAS QUE ELE NÃO CONFIE TANTO ASSIM NESTE CONVITE DO GOVERNADOR, QUE COM CERTEZA SÓ TEM MÁ INTENÇÃO!!!!!!!!
    JAMAIS PERCA SUA “PRÓPRIA DETERMINAÇÃO” NÃO SE MISTURE …

  • GABRIEL

    Parabéns ao Secretário!
    Hoje mais uma vez ele acompanhou a equipe para mega operação em Arapiraca. VOLTE SEMPRE !!
    Peço que acompanhe de perto o caso DO MENINO DYLLAN. A sociedade cobra JUSTIÇA …