O rolo compressor de final de ano vai passar na Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira.

São ao menos 15 projetos importantes e que têm o governo do Estado como principal interessado.

Não paremos por aí: também deve estar na pauta da sessão de segunda a Lei Orçamentária Anual, com seus cálculos intrincados e que ficaram para a última hora – como sói acontecer.

O que ainda impressiona é que esse tipo de espetáculo se repita a cada ano, sem que os deputados se rebelem ou cumpram o famoso Regimento Interno: só a LOA deveria ser apreciada, em tese, após o dia 15. As demais matérias ficariam, então, para o ano que vem.

Mas, de novo, entramos no território do imponderável. A interpretação da lei, o RI, é absolutamente individual, como o umbigo: cada um tem o seu.

Seguramente, e sem medo de errar, nem mesmo os deputados, com as exceções de praxe, saberão o que estarão votando ou o que será aprovado (e será).

Pesquisa do DataRenan mantém Tarciso Freire na frente em Arapiraca
Nivaldo Albuquerque (AA ) pede ao TSE cassação de JHC
  • Pedro filho

    Sem que os professores se rebelem, você deveria dizer, pois dentre essas matérias há o rateio do FUNDEB que não foi votada “por falta de acordo”, segundo os párias alegaram.

  • JEu

    É isso aí, Ricardo. Temos um monte de “maria vai com as outras” no momento de tomar decisões que afetam, principalmente, a população… quando o caso se refere a interesses pessoais de cada um, aí a coisa muda da água para o vinho… Creio que a principal mudança na LOA será no duodécimo da ALE/AL, que, todos sabem, quer um orçamento maior para “pagar” o IR do funcionário do poder legislativo… E assim o mundo continua a girar…!!!!

  • Lenilda Santos

    Com relação ao rateio, é injustificável a postura de alguns parlamentares, inclusive dos que fazem parte das comissões dos dois uma. ou os Deputados não gostam dos professores ou votar o rateio serve como instrumento de barganha por parte da casa. Explico todo ano essa lei é enviada para a assembleia é a mesma lei, e boa parte dos parlamentares que votam são os mesmos de sempre, então qual a duvida. O governo já deveria buscar uma alternativa para o pagamento desse rateio sem a interferência da assembleia. ” que parece odiar tanto os professores”.

  • luis

    Ricardo, só as pessoas poderosas conseguem evitar as consequências…

    Nunca vi nenhum apresentador fantoche das mídias alagoanas denigrir poderosos, apenas os pobres e favelados, pequenos batedores de carteira e traficantes rafamé.

  • eleitor

    é lamentável para não dizer “nojento” ler isso. eu na minha insignificância e leigo tenho o PRAZER de dizer aqui: GRAÇAS A DEUS NÃO TENHO TITULO DE ELEITOR E HA MUITOS ANOS NÃO PERCO MEU DOMINGO PARA IR AS URNAS.

  • Renato alvis

    são um bando de sangue suga só pensão em si próprio

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    DE GOIAMUNS EU ENTENDO O BASTANTE , POIS , COMO JÁ FRISEI ANTES , PASSEI BOA PARTE DA MINHA INFÂNCIA , NOS MANGUES DE MACEIÓ , CAÇANDO E COMENDO CARANGUEJOS E GOIAMUNS , O

    BASTANTE PARA ME ABSTER DE MAIORES COMENTÁRIOS . . . Ô M I !

  • José Ivaldo de Andrade (Professor do Margarez)

    É incompreensível que todos os anos, os mesmo deputados tentam “complicar” os professores. Rateio, que não era para ter e sim aplicado nos vencimentos, é realizado todos os anos, e dessa vez Toinho Mavadeza, foi os responsável por obstruir a votação desses recursos. Tá na cara que ele (Toinho) nutre um ódio contra os professores, e o motivo? Nós somos politizados e não votamos em taturanas.

  • O justiçeiro

    DEPARAMOS COM UMA EMENDA NA LOA DO DEPUTADO BRUNO TOLEDO BENEFICIANDO OS SERVIDORES DO D.E.R./AL, PRONTAMENTE VETADA PELO GOVERNADOR RENÃZINHO, POIS SE TRATAVA DE UM BENEFICIO ESPERADO AO LONGO DOS 13 ANOS SEM RECEBER NEM UM TIPO DE REAJUSTE DIGNO. OS NOBRES DEPUTADOS, QUE NUNCA FIZERAM NADA PELOS SERVIDORES DO D.E.R.,( COM EXEÇÃO DO DEPUTADO CHICO TENÓRIO) QUE SOZINHO NÃO CONSEGUIU NADA A FAZER POR AQUELES SOFRIDOS SERVIDORES. OS OUTROS POUCOS COMPARECERAM, PARA VOTAR O VETO. TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE NUNCA IRÁ APARECER UMA ALMA PENADA PARA DEFENDER AQUELES POBRES COITADOS.