Os deputados estaduais começarão a analisar esta semana o que já está sendo denominado de “Pacote do Santoro”, numa referência ao secretário da Fazenda. As mensagens foram protocoladas na Assembleia Legislativa na última sexta-feira.

São sete projetos, no total, que devem aumentar a arrecadação própria do Estado, mas também ajudar a promover o que o secretário já denominou de “justiça fiscal” – caso, por exemplo, do IPVA: quanto mais potente o veículo, maior a alíquota do imposto.

As matérias vêm sendo discutidas há vários meses dentro do governo, com o corpo técnico e com o próprio governador Renan Filho.

Veja, abaixo, um resumo de cada projeto:

Mensagem 44: revoga o tratamento tributário simplificado para a construção civil, a partir de janeiro de 2016.

Mensagem 45: impõe penalidades mais rigorosas para as empresas que praticam, com frequência, infração à legislação fiscal.

Mensagem 46: aumenta as alíquotas do ITDA, um imposto que havia sido “esquecido” em Alagoas e que começou a ser cobrado este ano.

Mensagem 47: aumenta a alíquota de ICMS para cigarros, joias, armas de fogo – entre outros. O mais importante: reduz em 2% o ICMS do álcool e aumenta em 2% o da gasolina.

– Mensagem 48: aumenta taxas cobradas pela Receita Estadual ao contribuinte (autenticação de livros fiscais, baixa de inscrição etc.).

Mensagem 49: aumenta a alíquota do ICMS destinada ao Fecoep de vários produtos, entre os quais: ultraleves, embarcações e asa delta.

– Mensagem 50: aumenta a alíquota do IPVA de acordo com a potência dos carros (o percentual era o mesmo). O imposto será progressivo.

Como se vê, e é sempre assim, não haverá diminuição de imposto para ninguém – o que é uma regra dos governos no Brasil em todos os tempos.

Lembrando: ainda haverá, este ano, um novo pacote, só que na área da Previdência Estadual.

STF notifica a Assembleia sobre a PEC da Bengala Alagoana
Marx Beltrão se torna colecionador de legendas partidárias
  • JEu

    Não vi nada sobre a revogação do Decreto Estadual que “perdoou” a dívida do ICMS da cana da açúcar produzido pelas usinas… Por que só sobra para as classes B, C e D?

  • Frederico Farias

    Como diria Juca Chaves: “Ah, mas que …..!!!” gente honesta!

  • Ewerton Lira

    “Aumentar impostos”…sempre foi assim, principalmente nos governos mais corruptos. Com certeza, a medida correta e que se fosse tomada, sobraria dinheiro [e muito], seria reduzir em grande parte, a corrupção neste país…mas isso é uma medida muito extrema, não?

  • ARTUR

    TUDO COMBINADO, O GOVERNO CENTRAL ARROCHA DE LÁ E OS GOVERNOS ESTADUAIS ENFORCA DE CÁ. No final nós abestados ficamos confusos sem saber a quem atribuir a culpa.

  • Arapiraca de Tal

    Eu, sabia disso, ele é filho de quem? não poderia ser diferente.

  • lucas

    Salve-se quem puder! A solução é o caminho do aeroporto.
    Ninguem aguenta mais pagar imposto, nem pode.

  • fabrício lima

    Vender a Casal e outras geringonças estatais nem pensar…assim fica difícil.

  • Luis Carlos

    Honestamente, acreditar que esse país vai melhorar é impossível, pois só temos políticos sangue suga, se os valores arrecadados fossem em pró do povo se pagaria sem haver questionamentos.

  • Eduardo Lopes

    Dos males, o menor. Pelo menos, procurou-se ser justo.

  • Carlos Henrique

    o que esperar de um governo aliado do pt?

  • Zé justo

    A maior carga tributária do mundo , a de Alagoas maior do Brasil e ainda acham pouco ,no EUA é 6 a 7 % no geral aqui quase 50%vcs governantes estão de brincadeira ,aqui não se tem Educação , saúde , moradia e o principal saímos de casa e não sabemos se voltamos e ainda querem aumentar impostos .vcs só querem o mal para o povo , infelizmente !!!!

  • Márcia A.Silva

    Estamos numa época que muitos pais de família irão à loucura por não conseguir arcar com tantos impostos.Falo por mim, tem meses que tenho até medo de sacar meu salário para não ter que enfrentar a dura e cruel realidade de que o que vc ganha não dar para sobreviver.Praticamente o que estamos recebendo estamos devolvendo com o pagamento de vários impostos.O inferno está aqui !!!

  • José Aelmo Silva Braga

    Esperar o que ? filho de peixe peixinho é! Cada povo tem o governo que merece.Reduzir despesas ninguém quer.Que tal reduzir o gasto com publicidade?

  • HILDEMAR TARGINO

    fizeram um rombo tão grande que tem de aumentar os impostos para continuarem mamando.Políticos nojentos.

  • BEL

    ABSURDO!!!!!!! MAIS IMPOSTOS? ESSE NÃO GANHA MAIS PRA NADA.

  • aluisio marques de carvalho

    O Serviço Público é muito caro para o cidadão pagar a conta, os gestores não tem a coragem e a honestidade de cortar as belas mordomias dos poderes, pois não querem perder as mamatas que os cargos lhe dão.
    Aumentar imposto é como demitir funcionário, fácil demais.
    E o povo mais uma vez enganados por discursos mentirosos de políticos oportunistas.

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, a indecência e a imoralidade tomaram conta desse país, e vendo governantes acatarem medidas de aumento de impostos, ou seja, as loucuras empurradas goela abaixo pelos Petralhas do governo federal só revela a incompetência da classe política. Aliás, a oposição deixou de existir faz tempo, foram todos comprados com o dinheiro do povo.
    “Os governos nunca quebram. Por causa disso, eles quebram as nações.” (Kennet Arrow)

  • carlos

    Márcia A. silva,disse tudo é uma sofrência sem fim.O aumento do IPVA,para carros pequenos devia ser zero ou diminuido.Compensar nos carrões que estes sim,nunca tem crise ou melhor,quanto maior a crise mais dinheiro eles ganham!

  • Governo e Sociedade

    O governo é o fruto da sociedade ou a sociedade é fruto do governo? Uma boa sociedade elege um bom governo, um bom governo melhora uma sociedade. Não temos nenhum dos dois no Brasil.

  • alagoano

    Absurdo! Ngm faz nada sobre o aumento dos impostos,onde está o dinheiro? Pra onde vai mais dinheiro?

  • claudio cardim

    por que ele não faz feito o governado de Pernambuco que esta reabrindo as Usinas que estão fechadas para dar mas emprego para o povo .

  • Jeylla

    Senhor governador, faltou cortou em alguns % os salários e regalias do senhor e de seus deputados, ah, corra atrás dos sonegadores de impostos, ajuda bastante.

  • Mariana Silva

    Renan, não é melhor a gente trabalhar e já creditar nosso salário numa contaúnica do Estado não ? Mais prático…

    É brincadeiraaaaaa…gente não aguento mais!!!

  • Alexandre Aciolly

    A solução que esse rapaz tá tentando encontrar para Alagoas é a mesma que a Dilma quer para o Brasil.

  • Justiça !

    Filho de peixe, peixinho é !!

  • Paulo dias

    Sempre quem paga a conta é quem realmente trabalha! todos os politicos são desonestos.. é um pais que se voçê tenta ser honesto não sobrevive dignamente. quando alguem fala de politica da vontade de vomitar é quem ta mamando contra quem quer mamar….mas temos o governo que merecemos! a democracia de burro é a chibata… so tem bandido nesse filme sem super hérois. não temos nem a segunda opção (mas a culpa é do jornalismo alienado não só em alagoas mas em todo o pais)

  • Paulo Já Laska

    Certo, vai aumentar impostos. A pergunta é: se foi incapaz de gerir o arrecadado com os existentes. Será de fazê-lo com os novos? O que o gpverno de Alagoas tem feito para o contribuinte? Estradas? Hospitais? Escolas? Transportes? E para os gestores? Ainda estou para ver um pobre.

  • wal

    Ao invés de; queimar pneus, fechar ruas, e fazer soada com panelas eu voto nulo.
    Simples assim…

  • Régis Azevedo

    Enquanto isso o estado de Alagoas fará uma licitação para ter um jatinho exclusivo para o governador utilizar 12.500 km mensais de deslocamentos aéreos.
    Quanta economia.
    A conta sempre vem para o povo!

  • Everaldo

    Vá lá votar pra prefeito ano que vem

  • carlos

    Wal e Everaldo e muitos outros,que anulam o voto inocentimente.Vou entrar no seu mundo e aí,o que vai acontecer !Os politicos vão morrer de vergonaha?…KKKK,eles tem vergonha…Alguém,vai ser indicado e se é indicação é politíca…Olha, site do TRE,quantos votaram em branco e nulo,para senador,Dava para eleger Heloisa Helena,que pode ter os seus pecados.Mas elegeram Collor.Os votos nulos e brancos ajudaram ELLE.Votar em candidatos novos e não nos filhos e nos netos dos de sempre…