Só uma criança. A foto. A blusa. Vermelha. Muçulmana. Judia. Cristã. Umbandista. Uma vida. Sem sangue. Sem viço. Sem ar. Sem rosto. Sem cor. Olhos opacos. Só vício. Só farsa. Só triste. Só mar. Só.

Apenas. Vergonha. Vileza. Corpo afogado. Olho afogado. Insone. Tormento. Tormenta. Homens. Migrantes. Sírios. Assírios. Sumérios. Alemães. Franceses. Apátridas. Os sans-culottes. O mundo. Uma criança. Apenas.

Todas as crianças. A imagem. A TV. Os jornais. A internet. O corpo. As almas. Os sem-alma. Os bons. Os perversos. Os empáticos. Os antrópicos. Os derrotados. A glória. O acinte. O assecla. As dores. Todas.

Uma. Dezenas. Milhares. Milhões. Fronteiras. Mares. Embarcações. Coturnos. Fuzis. Fugitivos. A criança. A blusa. Vermelha. Revolução. Genocídio. Escravidão. Guerra. Império. Delírio. Ouro. Fome. Morte. Uma.

Solitária. Emborcada. Emboscada. Imolada. Aguada. Ferida. Espremida. Entalada. Presságios. Naufrágios. Fardas. Fendas. Mulheres. Estupros. Saudades. Vazio. Sem tréguas. Só trevas. Sem par. Solitária.

Silêncio. Sem pena. Sem sorte. Sem tardes. Sem manhãs. A criança. Só água. Só pulmões. Encharque. Achaque. Sotaques. Estranhos. Os guardas. Os bichos. As feras. A esfera. A foto. A blusa. Vermelha. Silêncio.

Cena. Grito. Pavor. Remorso. Descoberta. Consciência. Inocência. Sem chão. Sem afeto. Só mágoa. A ferida. A fé. A fúria. A perda. O encontro. A negação. A estupidez. A cupidez. A criança. Sem sol. Só fim. Cena.

E a vida, que nasceu no mar, ao mar foi devolvida.

O oceano, imenso demais para abraçar um corpo tão miúdo, o regurgitou.

O oceano, pequeno demais para tanta iniquidade, nos revelou.

 

Em decisão de "mérito", juiz manda Assembleia devolver dinheiro do IR dos servidores
Nonô: "Deputados fisiológicos adoram uma presidente fraca"
  • JEu

    Bom dia. Gostaria que o fosse para o mundo inteiro. Quantas dores ignoradas, desprezadas por toda a humanidade. Talvez seja simplesmente “falta” de humanidade o que vemos e, talvez o que fazemos… nos tornamos insensíveis ante a dor das outras pessoas… E não precisa ir muito longe não… é só olhar para fora de nossa janela… Que Brasil é esse! Que mundo é esse! Queria que fosse um bom domingo, caro Ricardo….!

  • Nara

    Cada palavra, um punhal. Todos voltados para nós mesmos. Tocante.

  • MANDIOCA ALUCINADA

    Isso.Exatamente assim.Mas,como dissociar isso da política?! Como não lembrar que o governo PTralha saiu do Brasil mais de uma vez para apoiar esse tipo de regime,de governo(?).Não é por falta de informação que esse povo age assim pq essa chega aos quatro cantos do mundo hj em dia.Não é por falta de dinheiro que os tais governantes fazem isso também não.Ganância.

  • Eduardo Lopes

    A miséria, infelizmente, ainda faz parte deste terra: a miséria das costas curvadas, dos rostos sulcados, da quase inanição; a miséria do desprezo do ontem, do medo hoje e do amanhã, tudo é produto de uma brutalidade bestial do ser humano contra ele mesmo. Há pessoas cuja esperança se encontra não nessa, mas em outra vida.

  • Mais do Mesmo

    Todos os dias, só no Brasil, crianças dessa idade morrem ou sofrem violência e negligência de todo tipo. Se formos considerar o planeta, aí é covardia. Precisamos de mais fotógrafos a postos, para que a indignação – quem sabe – aumente.

  • Carlos Correia

    Ele era apenas mais um para estes desgraçados. Recebeu a luz e o dom de viver para ser feliz. Mas a desgraça da política lhe cortou este direito divino. A Justiça Divina virá. A terrestre não nos dá esperança,mas a de Deus sim. E o Brasil se prepare para recebê-la também.

  • Maurício Álvares

    Caro amigo, infelizmente as pessoas só lutam quando acontece com elas. Enquanto acontece só com o vizinho, nada é feito. Quando as pessoas entenderem isso, aí sim não só o Brasil mas o mundo será outro.

  • José da Silva

    O sentimento de desumanidade, de indiferença que ronda o nosso mundo tem nos colocada numa realidade surreal. Não e difícil acreditar, o fim está próximo. Esperança, Deus…

  • Anthony

    “Imagine que nao haja paraiso e nem inferno”. Se nao houvesse essa famingerada
    “Recompensa” fatalmente nao haveria o ” castigo” e a terra seria um bom lugar para se viver.( Adap. Imagine: J. LENNON)

  • memória

    Buquê e florete antagônicos ?

  • Joao tenorio

    Meu caro Ricardo
    Momentos como esses se repetem raros
    Poucos , pouquíssimos momentos tão dramáticos , tão desumanos mas tão real que nos moiliza , ou melhor , nos imobiliza em busca de algo melhor , de um mundo mais suportável , de um planeta mais ” vivível”
    Parabéns pela crônica
    Triste mas bela