Vem aí o pacote do Santoro. Segundo o próprio já adiantou, nele estarão medidas para corrigir históricas injustiças fiscais e para tentar achar um fundo para o poço cujo nome é Previdência (estadual).

Se haverá aumento de alíquotas do ICMS e outros tributos?

Provavelmente, sim.

Todo pacote empacota alguma maldade com o contribuinte, que sempre termina pagando o pato e o prato do papa-tudo.

Mas, ao contrário do ministro Joaquim Levy, o secretário da Fazenda de Alagoas tem demonstrado que tem empatia com gente – e não acredita apenas nos número$.

O ministro, bem sabemos, foi contratado para fazer exatamente o que tenta fazer – e nem sempre consegue, felizmente. Da escola do darwinismo social, passou pelos bancos da mais alta banca e hoje é o seu representante no Planalto.

Santoro, desde que aqui chegou, tem dado sinais de que sabe do malfeito histórico nas Alagoas – na área fazendária – e tenta desfazê-lo. Conhece, também, quem aqui paga o que deve e a quem deve – o contrário, também -, mas já disse que está próximo do limite no aumento da arrecadação própria, considerando a economia tão insignificante para o país.

O pacote de Santoro não há de ser igual ao de Levy: uma transfusão de sangue retirado de anêmicos.

O que se espera? Um ajuste que seja justo. O outro já tem identidade conhecida.

Com apoio do Palácio, Carimbão quer ser prefeito de São Miguel dos Campos
Um bilhete aos que defendem um novo golpe no Brasil
  • Agremiel

    Sinceramente Ricardo Mota,
    Nem o próprio secretário da fazenda acredita tanto nele como vc acredita!
    Até agora, para mim, esse rapaz não mostrou a que veio!

  • fred

    ARRECADAR, VERBO DA PRIMEIRA PESSOA, ENTÃO VAMOS FAZER UMA VERDADEIRA COBRANÇA COM NOSSA MÍDIA , ESCRITA , FALADA E TELEVISADA, POIS VOÇES REPORTER NÃO FAZEM ISSO , ENTÃO COBRE DO SECRETARIO, QUE SE FACA UMA DIVULGAÇÃO FORTE PARA QUE O POVO PEÇA A NOTA FISCAL ALAGOANA

  • MANDIOCA ALUCINADA

    Há 14 anos,um vagabundo Paulo Paim,no governo FHC,pedia salário mínimo de 1230 reais.Óbvio,era para tumultuar,como sempre fez essa cambada do PT.Hj,15 anos,depois,esse canalha nao abre a boca para reivindicar.Por conveniência,claro.Foi esse tipo de mentira e de falta de escrúpulos que fez com que o BRASIL e seus estados,chegassem a essa situação.

  • Janson

    O Santoro é o melhor secretário que a fazenda já teve. Quem fala mal, não sabe de nada. De uma tacada, arrecadou mais impostos,
    o ITCMD, do que em todo o ano de 2014.

  • JEu

    Vamos ver primeiro o qual é o tamanho do bicho (o tal pacote fiscal) para depois ver de onde é que vai buscar o alimento (os impostos). Se só quiser carne com osso, então os pobres e os assalariados é que vão pagar o “pato”, e as injustiças sociais continuarão a se perpetuar… Se quiser um carne de primeira, então vamos ver usineiros e empresários de médio e grande porte contribuir um pouco mais para com a sociedade alagoana… Com a palavra o secretário Santoro…

  • MARCOS AVILA

    Companheiro Ricardo, infelizmente quando se fala em impostos a sociedade como um todo reclama(com razão), uma vez que a carga tributária do Brasil é semelhante a dos países ricos. Entretanto a diferença é que não temos retorno, pelo menos, nos serviços básicos como educação, saúde e outros. Porém o Secretário da Fazenda foi outra escolha acertada deste governo. Quem é da área consegue perceber que suas atitudes são de quem entende do assunto, não é nenhum político ou caiu de paraquedas. Não o conheço + acho que a escolha foi acertada.

  • Jorge

    Acredito que o secretário tem feito um trabalhando interessante, mas precisa saber dosar o remédio. AL não é o RJ que tem capacidade contributiva. Um aumento de alíquota no ICMS pode fazer a conta ficar mais cara ao governo, afinal a conta não é paga pelo empresário, mas pelo consumidor. Apertar na fiscalização acho que é o caminho, mas cuidado para não atingir o alvo errado. Sabe-se muito bem que há empresários (que de pequeno não tem nada) – bem conhecido no meio político e da mídia – que estão no simples nacional, quando não deveriam. Acredito que a Sefaz conheça bem. Vamos aguardar!

  • eduardo

    Quem estar defedendo o secretário da fazenda :é por defesa própria ;estes Governantes só pensa naquilo: Ou seja beneficiar Aos seus e mais nada. Com a palavra Ricardo Motta.

  • Gama

    Caro Ricardo, parabéns pelo texto, entretanto, face as providencias adotadas pela Sefaz, é preciso que nós funcionários estaduais, ativos e inativos, estejamos alertas, com as reservas financeiras do Al Previdência, senão, diz o dito popular, ” a emenda pode sair pior que o soneto “