Contam os historiadores não oficiais que o Grito do Ipiranga não ressoou de fato, mas, ainda assim, estamos aqui: um país gigante no seu espaço geográfico, rico – ainda que com maioria pobre –, democrático e, de novo, em crise.

Há controvérsias sobre o que Pedro I fazia no exato instante em que leu a carta paterna alertando que era melhor que ele fizesse o feito “antes o que um aventureiro o faça” (até que menos femeeiro).

Fato é que não temos lá grande apreço pela data de hoje.

O 7 de Setembro virou uma parada militar, desde sempre, ao contrário da Independência Americana, uma data civil (que ajuda a alimentar a máquina de guerra dos EUA). O que termina por nos afastar da importância da separação brasileira de Portugal, que continuou a nos levar as riquezas e a nos enviar escravos.

A comemoração, hoje, em todo o país, foi protocolar e televisiva. As Forças Armadas estão majoritariamente profissionalizadas, como cabe a qualquer República democrática. Tivemos uma presidente acuada, os protestos de quem resolveu sair de casa para “ver” o desfile, as crianças – também como sempre – encantadas com as armas que, felizmente, já não desfilam nas ruas do nosso cotidiano (e já desfilaram, não faz muito tempo), mas não só isso.

A turma do novo golpe militar também foi ver o sol, principalmente nas ruas de São Paulo e do Rio – pelo que vejo no noticiário -, deixando outros seguidores em casa, saudosos ou ansiosos por viverem o que não conhecem. Estes são minoria, estou convencido, embora os povos sigam as emoções que lhe tocam a cada momento da história.

Como não tenho nenhuma saudade dos anos de chumbo, deixo apenas um recado para a turma da “moral e dos bons costumes”: que eles nunca ocupem sozinhos as ruas do país.

Enquanto assim for, a independência terá valido, sim, a pena, e a liberdade será o canto que aprendemos a cantar nos campos e nas cidades e não queremos mais esquecer.

Pacote do Santoro deve contrariar Levy e não sangrar os anêmicos
Um só Pessoa pode complicar dois De Lira e dois Renans
  • Fábio José Gomes Bastos

    Viva 07 de setembro, viva o Brasil e viva a democracia! A democracia que pode por na presidência qualquer pessoa desde que o povo assim decida pelo voto universal, secreto e igual para todos, e é essa mesma democracia que exercida de forma responsável, e não apenas representada pelo voto periódico de quatro em quatro anos, pode sim tirar qualquer pessoa da presidência, afinal, o poder é exercido para o povo, pelo povo e basta esse mesmo povo não querendo mais o seu representante, legitimamente escolhido pelo voto anteriormente, para retirá-lo legitimamente do poder sem que ter que esperar necessariamente pelas próximas eleições, pois a democracia deve ser exercida pelo povo através do voto e de sua expressão maior de quando descontente com seu governo tirá-lo do poder. O voto não pode ser considerado algo absoluto, não podemos tornar o voto um ídolo, um deus, algo indiscutível, a democracia é mais do que simplesmente votar!

  • luis

    Ótima explanação… Não podemos nos dar ao luxo( ou seria desgraça?) de deixarmos voltar ao militarismo desumano e arcaico. Quem já viu aquilo, prefere a morte, do que a volta deles.

  • JEu

    Concordo com o que o Fábio Gomes diz acima: “a democracia é mais do que simplesmente votar”. Acredito que o mesmo povo que votou pode, querendo, retirar do poder quem o enganou e vilipendiou com mentiras e campanhas fraudulentas… Não acredito em golpes e em governos ditatoriais, porém, creio que todos cidadãos juntos (civis e militares) podem mudar os destinos de um país, para melhor, quando assim o desejarem…

  • SEM IGNORANCIA

    Para não delongar no comentário do Sr.Fabio José Gomes Bastos:
    Aviso-lhe, que tratando-se de ELEIÇÃO – a DEMOCRACIA é exercida pela decisão da maioria.
    Sua interpretação está equivocada! Foram 54 milhoes de pessoas que optaram que o BR, não fosse governado por alguém que governou seu próprio Estado e o deixou quebrado.
    Também escrareço-lhe que nosso Deus, criador do Céu, da Terra e dono de nossas vidas, não escreve-se com letras minuscula”deus’.
    Vamos esperar até 2018, lá; Deus! julgará o melhor para nosso país.
    Assina: Cesare LOMBROSO.

    P.S: BASTA DE ANALFABETISMO POLITICO e CULTURAL.

    AS PORTAS DAS FACULDADES E ESCOLAS FORAM ABERTAS POR LULA e DILMA para todos. Que tal, aperfeiçoar-se nestas oportunidade?

  • Glorioso

    Vivemos uma ditadura esquerdista e acabaram com a moral e os bons costumes, com os valores da família e sequestraram todo o dinheiro publico brasileiro mandando fortunas para outros países quebrando o Brasil que está no abismo profundo.

  • j.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, não sei o por que de todo esse medo de um “golpe”, se estamos vivendo num país sob um estado de completa anarquia fiscal, moral e política. Se temos um STF de faz de contas, onde a vaidade e o desejo quase insano de posarem de intelectuais, leva os ministros a proferirem frases de efeitos retóricos, mas sem nenhuma serventia para os graves problemas vivenciados pela população brasileira. Lembram dos “embargos insurgentes”? Os doutos ministros do stf, e os doutos advogados, conhecem os caminhos que levam os poderosos para os braços da impunidade. Quanto ao que você escreveu : “embora os povos vivam as emoções que lhe tocam cada momento da história”, o que não é o caso do povo brasileiro – não estamos vivendo “emoções”, estamos sim, pagando um alto preço pelos desmandos praticados pela presidenta dilma anta lula da silva, que se reelegeu usando a mentira, e a empulhação para permanecer no poder.

  • Camorim

    Parece que nesse país, tudo é uma farsa, a começar por esse 7 de setembro, protagonizado pelo filho do imperador, que estava montado em uma mula à beira de um riacho, devia está bêbado, que era de costume, e aparece essa pintura dele em cima de um belo cavalo, com uma espada na mão, gritando, independência ou morte.
    O artista, deve ser o mesmo, que pintou o marechal deodoro, proclamando a república.
    Tudo enganação.
    Vê se na Bahia, se comemora esse 7 de setembro.

  • Allysson Rafael Araujo dos Santos

    Bem, Ricardo! De fato o contra-golpe de 1964 se deu, na prática, em desconformidade com o que lhe era proposto na teoria, a saber, o impedimento imediato de um golpe comunista tal qual se deu houve – e há – em Cuba. Não obstante, atrevo-me a dizer: ainda que não tenha vivenciado os “horrores-sem-fim” daquela Intervenção Militar, não temo em dizer que, com certeza, foram enormemente mais brandos do que seriam os desastres causados pelo golpe comunista. Frise-se que tal constatação não parte de mera e infundada perspectiva, mas basta olhar com honestidade para a História, como se deu em Cuba e, ainda hoje, ocorre em quase toda a América do Sul. Assim, oponho-me a dizer hoje “Intervenção Militar nunca mais”, mas digo “espero não haver mais tentativas de golpe, para que não seja necessário o esforço militar para detê-las”. Ademais, faço aqui o que não pude fazer no espaço destinado às suas opiniões em vídeo: quão infeliz comentário sobre o que você chama de “ilusória ideologia”. É triste a abertura de um espaço midiático em nível local para que alguém se exaspere, sem conhecimento, contra a realidade. Não me prolongarei sobremaneira. Aconselho que, sobre o tema concreto Ideologia de Gênero, o senhor possa buscar na fonte primária os acontecimentos, lendo a autora estadunidense Judith Butler, mais especificamente em sua obra intitulada “Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade”, ao invés de depositar a tua total confiança no raciocínio alheio: isso se chama alienação. Tal prática é desaconselhável a qualquer indivíduo, quanto mais a alguém que tem a nobre tarefa jornalística. Por fim, espero que não continues a subtrair conhecimento àqueles que esperam ávidos pelas informações exaradas neste blog. Por: teu ex-leitor.

  • Eduardo Lopes

    Infelizmente, Ricardo, hoje é moda ser fascista em nome da razão (e veja-se o nível de nossa razão).

  • JAQUES JACINTO BRANCO

    O golpe resolverá alguma coisa? Eu sempre ouvir pessoas esclarecidas fazendo a seguinte pergunta: diante da data cívica de independência do Brasil, o que se tem para comemorar?. Analisando esta pergunta, eu mesmo não tenho nada para vangloriar com esta data cívica. Em 2022 o Brasil completará 200 anos de independência de Portugal, podemos dizer que temos território livre e soberano, temos uma nação formada por um povo ordeiro, analfabeto, boa parte que vive informalidade e depende das variadas bolsas famílias para sobreviver e um governo que é metido escândalos que vem se perpetuando desde a sua época colonial, Imperial e republicano. Em minha opinião é uma vergonha se comemorar qualquer data cívica neste país, enquanto houver uma generalizada corrupção que afunda a qualidade de vida do povo brasileiro.

  • REGINALDO

    SENHOR JORNALISTA: A ESPERANÇA MINHA E DO POVO BRASILEIRO CONSCIENTIZADO, É QUE AS FORÇAS ARMADAS ASSUMAM ESSA BAGUNÇA EM QUE SE ACHA O NOSSO BRASIL. BASTA DE TANTA CORRUPÇÃO E DE TANTA IMPUNIDADE.

  • carlos

    Quem defendem o golpe militar, geralmente é militar ou tem parente militar e no último caso,não tem conhecimento do malfeito do terror que este regime esvreveu com tintas negras a história do Brasil.

  • carlos

    RICARDO,

    VIVA democracia, fora corrupTOS. FORA DITADORES.
    FORÇAS ARMADAS NUNCA MAIS.

  • carlos

    Capitão Reginaldo,você defende a volta dos militares,sabe muito bem porque.Vem de família de militar e lugar de voces é no quartel e não decidindo educação,saúde,agricultura etc.

  • carlos

    Para o Sem Igonorancia,sem acento circunflexo.Todos os eleitos é por maioria dos votos.Assim foram eleitos Fernando Collor e Ferando Henrique Cardoso e o povo tem sim o direito de protestar e o seu PT,foi o fez e prometeu acabar com a corrupçãp e não elimentar.

  • Edson Filho

    Somente quem não viveu, não leu e não refletiu, pode desejar uma ditadura! Imagine seus direitos individuais restringidos a quase nada! Imagine ter sua voz calada e seu direito de protestar ser motivo de prisão, espancamento e morte! Lembre-se dos milhares de mortos e desaparecidos durante aquele período negro da nossa história! Hoje, somos livres, podemos ir e vir, temos voz, expressamos sem medo o que pensamos e podemos escolher nosso destino! A democracia realmente não é só um voto! É um estado de espírito, é o respeito ao direito do outro, é a capacidade de conviver com as diferenças, de fazermos nossas próprias escolhas e de respeitar o resultado da maioria! É termos o direito de nos defendermos quando acusados ou acusarmos quando nos ofenderem, mediante processo legal! Democracia é sinônimo de liberdade, de ordem e de justiça para todos, sem exceções!.O Brasil não pode retroceder!

  • o sistema é bruto

    …Então democracia é ser eleito pela maioria e governar para a minoria…!!!
    …Condenar os ladrões da oposição e beneficiar os da situação!!!
    …clamar o nome de Deus para se eleger e cultuar o diabo para governar…!!!
    …É projetar uma coisa e fazer outra…é mentir em nome da verdade!!
    …É tirar do trabalhador para dar ao preguiçoso…e dá a isso o nome de programa social…!!!
    …De fato, não sei o que é democracia!!!

  • Claudio

    Nós estamos falando da Historia, algo que não volta mais, seria como querer voltar a maquina de escrever, o Ferro a Brasa, ou o Disco de Vinil. Esses tempo acabou, mas como em toda a sociedade sempre vai haver os saudosistas, nada mais do que isso. Basicamente esses movimentos politicos se deu nos anos 60, onde EUA e Ex União Sovietica disputavam o dominio do Mundo, e nös da America Latina servimos de Laboratorios para essas duas Nacões, que no final acabou a luta por sistemas de Governos, e hoje o que vemos são disputas Economicas e Politicas, não tendo espaco mais para sistemas governos comunistas, ate pq os ultimos paises que tem esse regime de governo estão com seus dias contados, que sao Cuba e Correia do Norte.
    Quanto a essa Minoria saudosista, é normal haver nas sociedades, mas não vão a lugar algum são os: Defensores Regime Militar, os Machistas, Homofobicos, Comunistas, …….., O Mundo mudou e eles ainda não acordaram, mas isso é sociologicamente compreensivel.
    Obs: Todas as Ditaduras dos anos 60 foram apoiadas por EUA e URSS.

  • Antonio xavier

    Nobre jornalista.O termo correto é contra- GOLPE.Vá estudar História, pois seus descendentes vão pagar a conta dessa ditadura comunista, ABORTADA EM 64. AGORA A CRISE É INSTITUCIONAL,A SOCIEDADE ESTÁ NO CAOS GRAMSCIANO E “SALVE-SE QUEM PUDER”.

  • REGINALDO

    NA ÉPOCA DO ATO INSTITUCIONAL N. 5 , NÃO SE TINHA BADERNA, ROUBALHEIRA E NEM CORRUPÇÃO. NINGUÉM IA PARA DENTRO DO PALÁCIO PRESIDENCIAL E DIZER QUE VAI PEGAR EM ARMAS PARA DEFENDER A QUEM ESTÁ ERRADO. VAMOS EM FRENTE.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA PARA CORREÇÃO DO ANTERIOR, A SABER:
    GOLPE OU CONTRAGOLPE II
    Joilson Gouveia*
    Ao que se pode depreender e se deve inferir, do assestado, insinuado e alegado pelo autor “Peninha”, por quem nutro especial apreço, respeito e admiração ao seu saber literário, poético, artístico e cultural, sobretudo à coragem cívica, ética e moral ao lidar com determinados assuntos da política caeté, mas, in caso e sobre o affair, que se nos antolha equivocado e deixar a desejar sobre os conhecimentos históricos contemporâneos ou recentes, ouso divergir, discordar, contestar e objurgar ao nobre e dileto amigo, pois jamais tivemos “anos-de-chumbo” ou nenhuma “ditadura sanguinária militar” e muito menos GOLPE MILITAR; não! Não mesmo!
    E o digo, repito e reitero o não, negando, objurgando e contestando com a vibração veemente da hialina verdade histórica dos fatos reais retratados! Tivemos, em verdade, de fato e na realidade, um CONTRAGOLPE ao iminente golpe esquerdista-socialista-comunista da maldita e odiosa ditadura do proletariado – que todos eles, que intentaram o golpe, admitiram e, desbragadamente, confessaram (o Youtube, Google e rede mundial de computadores da Internet está repleto de seus cínicos e oprobriosos depoimentos e declarações), inclusive muitos que jamais foram exilados, banidos, desterrados ou extraditados, pois nunca houve nenhuma pena nesse sentido, mas meros fujões, evadidos, covardes, que retornaram, após a anistia ampla, geral e irrestrita, viraram políticos e até presidentes; de comum entre os mesmos: foram presos no regime democrático militar e nas operações mensalão e PTrolão ou lava-jato -, chegaram ao Poder e lá estão e sequer soergueram os tapetes ou vasculharam, chafurdaram, fuçaram e limparam ou passaram alimpo os “porões-da-ditadura”, a Comissão Nacional da Verdade nada provou nem apurou sobre os fatos históricos e dos “justiçados” pela amistosa solidariedade fraterna dos companheiros e dos “camaradas vermelhos” aos que desistiram ou se acovardaram; eis a verdade!
    O Brasil e os brasileiros e as brasileiras fomos salvos da cruel, atroz, bárbara, sanguinária e assassina ditadura comunista vermelha e odiosa implantada em Cuba, por exemplo. Adoram a democracia e AMAM à Cubana, um “exemplo de democracia; não?
    Amigo “Peninha”, quantos foram mortos pelos camaradas – leia-se: justiçados pelo fogo-amigo? –, e quantos pelo Regime Constitucional Democrático Militar, que deveria durar até à realização das eleições normais, no máximo de 180 dias, que os subversivos não deram tréguas com atentados, guerras de guerrilhas, atentados, sabotagens, assaltos, roubos a bancos e residências de autoridades, assassinatos e até invasões de quartéis e sequestros de embaixadores e cônsules ou diplomatas; ou não? De que serviu a caolha, míope, estrábica e zarolha comissão nacional da verdade (CNV) que nada viu nos porões e nos tapetes da tal indigitada “ditadura”?
    Aos seus leitores e “comentaristas”, insto-os visitarem ao osso Blog, a saber:
    a) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/05/golpe-ou-contragolpe.html ;
    b) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/02/militares-brasileiros-em-face-da-labia.html ;
    c) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/05/breves-notas-sobre-o-show-de-50-anos-do.html;
    d) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/11/o-impeachment-e-golpe-contragolpe-ou.html ;
    e) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/02/nunca-lutaram-pela-democracia-nem.html ;
    f) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/10/os-esquerdistaspatas-ou-sinistrospatas.html;
    g) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/11/a-verdade-e-uma-moeda-e-sempre-teve-tem.html .
    Enfim, os subversivos “anistiados” fundaram um partido, em 1979, que se dizia dos trabalhadores e que deixou as páginas sociais e políticas dos cadernos, revistas e jornais, para ocuparem aos cadernos policiais; virou uma quadrilha? Os ditos “anistiados” puseram em prática os “doutos ensinamentos” de Antonio Gramsci, chegaram lá e estão há treze longos anos… todos estamos vendo seus resultados!
    Já os cinco honrados militares “ditadores” morreram todos com o patrimônio muito aquém dos 10% de alguns ditos e malditos ditos ex-presidentes “honestos, honrados, éticos e democráticos” eleitos por URNAS SMARTMATIC venezuelanas, cujo contador de votos decidiu retribuir à graçola da sinecura ascensão e generosa benesse recebida anteriormente; ou não? – Stalin: “Quem vota não decide nada. Quem conta os votos decide tudo”!
    Abr
    *JG