Se não é isso, é quase isso: os comissionados do Estado, a partir da Lei Delegada nº 47/2015, terão de passar por um funil para que sejam nomeados.

É o que garante o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, o faz-tudo do governo Renan Filho:

– Os servidores têm que obedecer aos pré-requisitos, comprovar experiência, que deve ser aprovada pelo gestor, para tornar a gestão pública mais célere e eficiente.

Como vai funcionar?

As funções dos cargos comissionados são legitimadas por atestado de experiência na área de atuação, com cada secretário de Estado responsável pelas escolhas dos funcionários, levando em consideração a competência para a função exercida no governo. Ou seja, o servidor prova, por meio de diplomas, cursos de especialização, pós-graduação e afins, que pode assumir tal função na estrutura pública – de acordo com a informação do Gabinete Civil.

Há, sim, boas novas: está confirmada a redução em 30% – na média – dos cargos comissionados, que devem (espera-se) ser ocupados majoritariamente por servidores efetivos, desde que tenham a qualificação exigida e, claro, padrinhos fortes.

Três pontos são destacados pelo secretário Fábio Farias para a nova gestão: a ética, a transparência e a proximidade com a sociedade.

Vamos esperar para ver como funciona na prática, desejando que se consiga melhorar o desempenho fraco da máquina pública estadual.

De Lira Alagoas: estado confirma ser a maior bancada do país na Lava-Jato
MP de Contas ganha apoio nacional na luta por vaga de conselheiro
  • Sergio cardoso

    Realmente esse RF é um ator, a TV Globo está perdendo um grande artista, esse vestibular deveria começar com os seus Secretários, quase todos despreparados e sem experiência. Ricardo me diga por favor ou lance um desafio no seu blog: que alguém mostre uma ação do Governo, digo desse Governo, não é ação do governo do Vilela porque até agora RF só fez divulgar o que o outro deixou.

  • JEu

    Parabéns ao governador RF pela medida adotada. Isso trará, com certeza, melhores resultados para a administração pública, evitando que “qualquer cabo eleitoral” seja nomeado para ocupar cargo comissionado, simplesmente por ter puxado saco durante o período eleitoral. Creio que uma outra medida, complementar, se faz importante: estabelecer o controle de frequência no local de trabalho, de acordo com a carga horária exigida pela função.

  • Romeu Soares

    Simplesmente, QI

  • carlos

    Qualificação será o quesito com nota de menor peso.O padrinho é uma nota muito alta,que preenche os requisitos necessários que pode bater com facilidade,a qualificação exigida…Vamos aguardar discursos são palavras que se perde no vento.As nomeações são documentos,que ficarão na hisstória!!

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    DIZER O QUE , SE ESTE PSEUDO ESTADO É A PRÓPRIA FRAUDE EM MATERIALIDADE !? SE ATÉ OS VESTIBULARES DAQUI E DESTE PAÍS FULEIRO , ESTÃO
    EIVADOS DE EMBUSTES !? SÃO INCONTÁVEIS OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS USUFRUINDO DESSA SI-
    TUAÇÃO , AQUI EM ALAGOAS , FRUTO DA CUMPLICIDADE HISTÓRICA E SOBERANA DESTA SOCIEDADE QUE SE DEIXOU LEVAR PELA PERVERSÃO
    MORAL E ÉTICA DE SEUS COSTUMES E IDEAIS . . . ÔMI !

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    CUMPLICIDADE E PROMISCUIDADE !!

  • flexaldecima

    Bom dia, se o INDICADO para o cargo comissionado for COMPETENTE E SINCERO,tudo bem!!!

  • memória

    Problemas; não são poucos os padrinhos fortes.

  • Josê Antônio

    Conversa… não existe essa economia, foram criados mais cargos, basta alguém analisar com cuidado e irá ver que foram criados mais cargos.

  • Consigliere Alagoano

    **
    .
    A Escola de Governo, pode e deve ajudar no BIZURAMA do “VESTIBULINHO”.
    .
    Domínio de INFORMÁTICA BÁSICA deve ser pré-requisito em todos o cargos.
    .
    ** E-M T-E-M-P-O **
    .
    Com a mudança de cargos e setores o INTEGRA já foi atualizado?
    SEPLAG+ SOFTPLAN + ITEC, vão ESPERAR quanto tempo, pois tramitar processos na estrutura antiga é um ENGODO.
    .
    **

  • Irene Lyra

    Quantas “inovações” propostas pelo governo atual e o Estado não sai do lugar, até sai, mas indo cada vez mais ao fundo do poço. Quem deveria fazer um tipo de “vestibulinho” era o próprio governador, pois só assim ele mostraria toda a sua incompetência e ineficiência para com toda a sociedade.

  • ARTUR

    O correto seria que fossem concursados, mas pelo menos melhora a escolha por exigir doutorado e qualificação para o cargo que irá ocupar. Acaba ou diminui os empregos por indicação eleitoreira daqueles chamados cabo eleitoral que só aparecem para receber e só trabalham nas eleições para eleger o protetor do atraso político. MELHOROU.

  • Tata

    Pobre Alagoas…. se for fazer vestibular para os comissionados, façam também para os secretários e já que é uma exigência do governador, por que ele não dá o exemplo de homem preparado e faz também a prova e mostra que ele é “tampa de crush”? Lógico que a prova deve ser elaborada por profissionais e que ninguem tenha acesso as provas! Ok?
    Poderíamos inclusive estender a prova a nossos dep estaudais! O que acham? Só para o povo saber também que estes são preparados…
    Com certeza teremos uma leitura significativa que explica muito sobre o importante IDH do povo alagoano… uma vez que, são estes seus representantes, o espelho mais fiel da sociedade!
    Topa governador?

  • Sirleide

    A ideia de apresentar experiência em gestão pública seria muito pertinente se esta envolvesse todos os que fazem a gestão pública, no que concerne aos cargos comissionados e porque não dizer também aos cargos públicos/políticos. E aqui não falo de experiência de já ter trabalhado em órgãos públicos, mas sim ter criado e efetivado projetos sociais com a obtenção de resultados eficazes. Vejo que para que um cidadão seja aprovado em concurso, por exemplo, não basta apenas ser aprovado em uma prova objetiva, ele precisa comprovar muitas experiências; se um cidadão for se candidatar para uma seleção de mestrado, de doutorado ou se prestar a algum processo seletivo para professor ou outro cargo, ele tem que apresentar títulos, experiências… Desse modo, eis o meu questionamento: porque não proceder desse mesmo modo com aqueles que estão ou que pretendem atuar na política, na gestão pública? Será que todos os “servidores públicos” eleitos pelo povo conhecem de fato qual o seu papel social e político? Enquanto as leis, as normas, a justiça ou qualquer uma dessas coisas que dizem prezar pela ordem social somente abranger a uma parte, esse “Vestibulinho” será apenas mais um capítulo dos muitos episódios políticos que estão por vir. Vamos seguindo e assistindo as cenas dos próximos capítulos.

  • Ricardo

    Conversa prá boi dormir. E ainda tem gente que acredita !

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Agora eles vão fazer o ENEM.

  • Santos

    Ricardo quando você fala em padrinho forte, já melou a Lei Delegada, o processo é competência não apadrinhamento, outra coisa no seu comentário é que seja aprovado pelo Gestor, quem seria este Gestor o Secretário da pasta, que não deixa de ser indicação politica a qualidade de indicação dos Gestores para Cargos Comissionado é uma tragédia só sabe quem é efetivo que tem de lidar com um monte de incompetente e se achando o mais inteligente, faça uma pesquisa e veja quantos tem curso dentro da área que atua.

  • Ricardo Gomes

    Se for aplicar esse vestibulinho a chapa as avessas reafirma Luciano Barbosa “dos teclados” como governador.
    Fábio Farias seria gerente de arrecadação da Secretaria da fazenda.
    Rosangela da SESAU seria diretora de engenharia da santa monica.
    Aparecida de Caixa sairia da seinfra para fazer pagamento da folha no banco.

  • Barbosa

    Gente, comissionados são pessoas indicadas por políticos, isso faz parte das negociatas, é notório que se todos os funcionários efetivos + comissionados resolvessem aparecerem no trabalho todos no mesmo dia e horário não teria espaço físico no local para abriga-los. Então isso é conversa fiada, o governo que iria revolucionar alagoas está longe de cumprir a promessa. E olhe que na campanha tinha Lessa, Collor, Renan pai, Ciço Almeida, Paulão, Marx Beltrão, Carimbão e cia, todos prometendo o que até agora não cumpriram.

  • luis

    Acha isso correto Ricardo?

  • WILLIAMS ROGER

    “A beleza só é completa, quando ela permanece após a aparência agradável aos olhos se degradar.”

    A minha maior riqueza são as minhas palavras, boas atitudes e o que eu tenho de bom dentro de mim. E mesmo eu perecendo, mesmo assim, NINGUÉM nem pode e nem deve tirá-las de mim! D.É.+

  • carlos

    Barbosa,tem um deputado que está trabalhando e muito .Max Beltrão,está entupindo os protocolos do congresso de requerimento pedindo tudo. Estrada,segurança,educação energia,saúde,laser,agricultura,automobilissimo,bicicletário,futebol,carater,judo,capoeira,dança de bale,circo,cinema,praias despoluidas,sorvete de graça para crianças carentes,creche em horário integral…E muitas outras coisas,está pavimentando sua carreira política para senador,Tem como exemplo o mercado público de Coruripe,que está sendo construido há mais de 23 anos com zelo e responsabilidade,desde a gestão do pai,quando foi prefeito,Vamos ser justo com quem trabalha!

  • Barbosa

    Carlos, com esse trabalho todo o seu deputado deve ser candidato a presidente, o senado é muito pouco. O Coruripe que você conhece deve ser diferente do que eu conheço. Algumas cidadãs alagoanas são administradas á década pelas mesmas famílias, que são da mesma escola, que usam as mesmas filosofias, essas cidades deveriam servir de modelo para o pais.

  • viajante

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk do jeito que esse estado é cheio de mutreta esse vestibulinho so vai servir pra duas coisas: 1-desviar dinheiro e 2-oficializar o apadrinhado. duvida? Alagoas as as as as. Deveria fazer vestibular para politicos para saber se eles tem o minimo de conhecimento sobre legislação e gestão publica só pra depois eles poderem concorrer a uma eleição. so assim saberiamos quem em o minimo de condições para atuar na vida publica

  • severino feijó feijó

    CONHEÇO UMA SENHORA QUE É REALMENTE DE UMA EXTREMA COMPETÊNCIA EM DEMITIR OS SERVIDORES DA CARHP,TANTO É QUE ESSA PESSOA GANHA OS MAIORES ELOGIOS JUNTO AO ESTADO E ISSO VEM DESDE OS PRIMEIROS DIAS DO GOVERNO RONALDO LESSA , E VEJAM QUE JÁ SOMAM 17 ANOS COMO DIRETORA JURIDICA DAQUELA COMPANHIA, E OLHA QUE ELA VAI TERMINAR SOZINHA NA CARHP COM A CHAVE PARA FFECHAR A EMPRESA.AÍ SIM É QUANDO ELA VAI SER DEMITIDA PORQUE NÃO TEM NINGUEM MAIS PARA BOTAR PARA FORA.

  • carlos

    Barbosa,o Coruripe,que eu conheço é “alegre “e as crianças gostam,de passear de carro com os pais.Ruas com os paralelepípedos ondulados pintados com betumes,pareçe que estamos num parque de diversão descendo no tobogã.O mercado público simboliza o canal do sertão,quem sabe um dia a obra será entregue para o povo de Coruripe.Max Beltrão é um trator ,sem óleo diesel que trabalha esse é o meu deputado!

  • Nana

    Daqui uns meses faça um levantamento e verá que isso não procede. Muitos ja nomeados ontem não possuem critérios colocados por eles mesmos – como: “Ou seja, o servidor prova, por meio de diplomas, cursos de especialização, pós-graduação e afins, que pode assumir tal função na estrutura pública – de acordo com a informação do Gabinete Civil.”
    Aguardemos.