O blog recebeu a nota da Associação dos Membros do Tribunal de Contas do Brasil sobre a polêmica em torno da vaga existente de conselheiro do TCE. Publico-a na íntegra: 

A ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – vem a público manifestar seu integral apoio ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas e ao Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas pela acertada decisão plenária da Corte de Contas alagoana que homologou a lista tríplice de Procuradores de Contas para provimento do cargo de Conselheiro vago em decorrência da aposentadoria do Conselheiro Luiz Eustáquio Toledo.

  1. Uma das diretrizes para o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas do Brasil estabelecida na Resolução n. 03/2014 da ATRICON é a implantação, o mais breve possível, da composição formal estabelecida nos incisos do parágrafo 3º do artigo 73 da Constituição Federal, em especial a efetivação das vagas reservadas aos conselheiros substitutos e aos membros do Ministério Público de Contas.
  2. Passados quase 27 anos da promulgação da Constituição da República, a festejada deliberação unânime conformará a composição da Corte de Contas alagoana ao modelo preconizado na Carta Cidadã de 1988, sanando a ausência de representação do Ministério Público de Contas, sem prejuízo da exata e devida participação dos demais Poderes e Órgãos em seu Conselho, inclusive da cadeira de livre escolha do Chefe do Poder Executivo.
  3. Diferentemente do sugerido em recente ofício expedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, em que informa ao Governador do Estado de Alagoas que o cargo de Conselheiro ora vago seria de livre escolha de Sua Excelência, cumpre ressaltar que não padece mais qualquer dúvida sobre o preenchimento da vaga de livre escolha do Governador pelo Excelentíssimo Conselheiro Otávio Lessa de Geraldo Santos, Presidente da Corte de Contas Alagoana.
  4. Além do reconhecimento unânime pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, tal fato restou confirmado expressamente pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (Acórdão n. 5.0111/2012) e pelo Supremo Tribunal Federal (RE n. 717.424), por ocasião dos julgamentos proferidos no mandado de segurança em que se debateu a quem caberia a anterior vaga de Conselheiro surgida no TCE-AL. Nesse sentido, oportuno rememorar que a própria Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas – em tese que se sagrou vencedora –reconheceu que a vaga de livre escolha do Governador já foi devidamente preenchida, tendo inclusive pronunciado da tribuna da Corte Suprema que “no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, existe a composição pela escolha do Governador de um conselheiro que foi nomeado em 1986, então, antes da Constituição de 1988; existe um conselheiro que é da classe dos auditores; e existe um conselheiro que foi de livre escolha nomeado em 2003″.
  5. Alçado, portanto, o momento histórico e único para o aperfeiçoamento constitucional da composição do Egrégio Tribunal de Contas do Estado de Alagoas com o ingresso de Conselheiro oriundo do Ministério Público de Contas, a ATRICON presta apoio público a ambas as instituições e espera que Sua Excelência, o Governador do Estado de Alagoas, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, cumpra a decisão do TCE-AL e siga a orientação jurídica da Procuradoria-Geral do Estado (Despacho GAB/PGE n. 1.299/2015), que confirmaram ser devido aos Membros do Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas o cargo de Conselheiro ora vago, concretizando, enfim, a composição estabelecida na Constituição Federal e na Constituição do Estado de Alagoas.

Brasília, 31 de agosto de 2015

Diretoria da Atricon

 

 

 

Comissionados do estado terão que passar por "vestibulinho"
"Parcelamento" de salário dos servidores estaduais é ação de marketing
  • memória

    TCE?

  • Williams Roger

    Homi, o momento é de mudança. Não da assembleia para o tribunal de contas. Mas para Alagoas deixar a velha prática da sociedade patriarcal.

    Estamos no século 21, não há mais espaços para retrocessos. Temos que evoluir política e moralmente, para deixarmos a condição de província que vivemos. Somos potencialmente capazes. O governador está nessa linha. E sabe que se continuar nesse Norte, sua própria história será escrita, vista e reconhecida.

    Portanto, diante das várias atutudes inovadoras que quebram paradigmas viciados. Ele irá nomear um Procurador de contas para a vaga de Conselheiro.

  • Fabio falcao

    O que esperar de um Governador desses??? O estado está parado. Não tem uma ação que funcione, a violência está diminuindo por causa da crise, pois até os bandidos estão indo embora do estado porque aqui está falido. O Governador do está preocupado em efetivar o tio Olavo no TC e Cicero Cavalcante.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    GRANDE COISA !!! É ACHAR QUE SÓ ESTE PSEUDO ESTADO SE ENCONTRA ENFERMO . . . ÔMI !

  • Leonardo

    Quanta força o ex prefeito Cicero Cavalcante tem, já não bastava ter tomado na justiça as prefeituras de São Luiz do Quintunde é Matriz do Camaragibe em 2009, conseguindo explodir mais uma vez o município de São Luiz no dia de hoje(2015) e ainda vemos toda essa confusão para levar Olavo Calheiros pro TC, onde o beneficiado será mais uma vez o Ciço das Cachorras. Benza Deus, salve salve Família Calheiros!!!

  • carlos

    Só uma coisa me preocupa o pleno do TC, se reúne no horário matutino ou vespertino.Se for matutino pode tirar o cavalo da chuva,que o dep.Olavio Calheiros está fora.O homem dorme muito e quando acorda muito cedo é no minímo às 16 horas.Há não ser que mude o regimento e às sessão passe para horário da tarde após às 16 horas…Nesse caso pode cravar Olavio Calheiros na cabeça!!

  • viajante

    por mim fechava o TCE e a Assembleia Legislativa. não fazem o que deveriam fazer, ou seja, são instituições inúteis, custa muito caro e só servem de cabede para apadrinhados. garanto que se fechassem as duas a corrupção diminuiria e sobraria muito dinheiro para investir em beneficio do povo