Uma provocação do G8, o grupo de nove partidos nanicos que vão se juntar nas eleições locais do próximo ano, deverá ter “final feliz” (para eles).

Muito dificilmente a Câmara Municipal de Maceió deixará de aprovar o aumento de 21 para 31 cadeiras no plenário da Casa (outra proposta aumenta para 27).

A questão é antiga e, ao que parece, não há mais impedimento legal para que isso venha a ocorrer, desde que a matéria seja aprovada agora para vigorar no próximo mandato.

Ao que consta, uma maioria silenciosa entre os edis defende esse aumento, apesar da posição contrária do presidente da Câmara, vereador Kelmann Vieira.

A ele se somariam os vereadores Galba Neto, Simone Andrade, Davi Davino, Heloísa Helena e Cléber Costa (?).

Claro que outros nomes podem aparecer, mas dificilmente terão condições de enfrentar a maioria da Casa de Mário Guimarães.

Para alguns parlamentares-mirins esse aumento pode, sim, vir a ser um problema também: o orçamento da Câmara de Vereadores não pode crescer com base neste argumento.

Ou seja: a questão agora é política – da ampliação de vagas -, como será político o embate entre Executivo e Legislativo sobre o futuro orçamento.

"Cunha deveria renunciar à presidência da Câmara", diz Lessa
Eduardo Cunha é o maior aliado de Renan Calheiros hoje
  • Flávio soares

    Ricardo, esse Presidente Kelman está com demagogia, ele é quem mais quer o aumento, pois não tem base eleitoral pra se reeleger, e outra veja quanto ele está gastando com publicidade, depois a gente conversa. Grande abraço ao melhor jornalista das Alagoas.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    EITA PESTE !!! DANOUUUUUUUUUUUUU-SE !!! MATÉRIA ,
    FIQUEI SURPRÊSO COM A APROVAÇÃO DO MEU COMENTÁRIO SOBRE A LASCÍVIA SOFISTICADA DA SUA
    (CRÔNICA OU CONTO ? ) MATÉRIA DOMINICAL . . . BRI-
    GADO VIU !? KI-KI-KI—KI-KI-KI . . . ÔMI !!

  • Sérgio Oliveira

    Não seria de 21 atuais para 31 futuros?

  • Indignado

    Enquanto isso alguns municípios estão brigando, e conseguiram diminuir o salario dos vereadores para a próxima eleição, aqui resolve aumentar o número de vereadores e consequentemente o custo pra manter esses “trabalhadores”. O povo alagoano é muito pacifico pra brigar contra isso por isso fazer de tudo.

  • Ricardo Omena

    O país numa profunda crise, e esses “bonitinhos” querendo isso. Brasil o país da piada pronta mesmo.

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    O importante é que haja festa, e quem pague a despesa, não existe crise para quem tem as despesas pagas pelos súditos, quando a arrecadação cair, é só aumentar os impostos e arrochar a barriga do pobre, e aí a carne começa a pingar gordura e o churrasco será farto.
    Quem duvida disso não conhece nosso Estado e sua cultura, onde o povo besta numa quantidade de Um milhões de pessoas, sustentam menos de duzentas pessoas com uma vida de luxo de fazer inveja a MARAJÁS. Enquanto isso acordam 04:30 da madruga, andam pelas ruas escuras e perigosas, pegam um coletivo cheinho, pagam passagens caríssimas e vivem felizes em suas casas nas área verdes, onde falta água, luz, segurança, saúde e educação. Mas isso não importa, e ainda pode piorar, o único jeito é rezar “ave-maria do morro e morrer sorrinho contrito na fé, onde se crer que quem nasce pobre tem que morrer pobre.

  • Ednaldo Candido

    Goataria de saber o que fazem os vereadores de Maceio alem de mudar nome de rua!!!!

  • Sheyla

    A população precisa ir as rua seguindo o exemplo de outras cidades brasileiras e lutar pela diminuição dos salários desses 21 vereadores ,pois se conseguimos baixa os salários desses sem noção para 900,00 te garanto estará até muito bem pago pra o nada que eles produzem.Essa crise recaindo na cabeça da população que é a única que é atingida ,vem esses vereadores querendo aumentar o número de ociosos dentro dessa câmara,vocês não abram os olhos não o exemplo vem do Brasil a fora.Isso é o famoso tiro no pé acordo quem está dormindo.

  • Sergio Oliveira

    Reclamar de vereador não adianta.
    A democracia pressupõe cumprimento de regras. A eleição de vereadores são regras. Devemos procurar votar bem.
    No Brasil é estranho: intelectuais votam em semi-alfabetizados. Classe média, vota em “miolos de pote”, sem eira-nem-beira e homens honestos votam em desonestos convictos. E não me digam que são os pobres que votam errado, pois eles estão longe de ser a maioria influente em qualquer eleição no Brasil.
    PROCUREM VOTAR E POR FAVOR ANALISEM SEU VOTO E O QUE VOCÊS QUEREM DE SEUS REPRESENTANTES.
    Vereador não é para dar emprego, para nos proteger quando a fiscalização nos importunam e muito menos para dar “tapinhas nas costas”.
    Não, vereador não é para isso!
    Portanto, viva a instituição democrática Câmara de Vereadores. Não dar para exigir a saída do sofá da sala.

  • jobson

    O Brasil estar em crise, não se sabe se vai continuar assim ou se agrava, é hora de economia. Aumentar número de vereadores consequentemente vai aumentar despesas.Vamos lutar para baixar o salário deles.

  • paulo valença

    cade o movimento brasil livre aqui de maceio?que não convoca a população a ir as ruas assim como fez nu ultimo final de semana contra a corrupção>vamos as ruas gente contra esse absurdo.

  • SEVERINO FEIJÓ DE MENDONÇA

    SEU RICARDO HÁ DÉCADAS QUE EU COM O MEU VOTO NÃO ELEJO DEPUTADOS FEDERAIS,ESTADUAIS ,SENADORES,GOVERNADORES,VEREADORES NEM PRESIDENTE DA REPÚBLICA,MAS O POVO MERECE NÃO APENAS 31 ,MAIS QUE TENHAM UM AUMENTO BEM SIGNIFICATIVO POR AÍ EM TORNO DE UNS 500 VEREADORES PARA COMPRAR MAIS VOTOS DESSE POVÃO IDIOTAS.

  • Alan Jorge

    Pode ser ñ, É IMORAL, mas é “legal”!
    Ta na Constituição Federal, então, infelizmente, ta valendo!

    Até que a população vá às ruas para pleitear uma nova CONSTITUINTE, verdadeiramente ORIGINÁRIA. Pois aque fizeram, nas coxas, ñ tem legitimidade. Foi feita errada, e os efeitos estamos sentindo, amargamente, nos dias atuais!

    Quer mudaças, MUDE A CONSTITUIÇÃO!

    Oxalá que um dia o povo vá às ruas cobrar mudanças e a exclusão de várias aberrações como: fim da IMUNIDADE PARLAMENTAR, DIMINUIÇÃO DE 3 SENADORES PARA UM POR ESTADO, DE 513 DEPUTADOS FEDERAIS PARA 100, E COM ISSO A DIMINUIÇÃO EM EFEITO CASCATA DE NÚMEROS DE DEPUTADOS ESTADUAIS E VEREADORES, FIM DO QUINTO CONSTITUCIONAL NOS TRIBUNAIS, FIM DAS INDICAÇÕES POLÍTICAS NOS TRIBUNAIS DE CONTA, PARA QUE NÃO SEJA CARGO VITALÍCIO, E ASSIM TER ROTATIVIDADE. TAMBÉM ACABAR COM AS MORDOMIAS E AS DIVERSAS “BOLSAS” COMO AUXÍLIO MORADIA PARA QUEM MORA NO LOCAL DE TRABALHO, VERBA PARTIDÁRIA, AUXÍLIO PALETÓ, VERBA DE CABINETE, CARROS E COMBUSTÍVEL A DISPOSIÇÃO, SALÁRIO/SUBSÍDIO PADRÃO, NÃO OS SALARIOS ASTRONÔMICOS, CORTAR PLANO DE SAÚDE VITALÍCIO. REDUZIR PARA UM VALOR SIMBÓLICO OS VALORES COBRADOS NOS PEDÁGIOS.
    E DIMINUIR AS BRECHAS NAS LEIS PARA DIMINUIR E MUITO AS IMPUNIDADES.

  • Joao

    VEREADOR DE MACEIÓ GERALMENTE NÃO FAZ NADA!!!!
    SÓ FAZ PEDIR AUMENTO E BRIGAR POR CARGOS!!!

  • Gustavo Leite

    Como sempre nossos políticos andam contra os anseios da população e se elegem para satisfazer seus próprios interesses. Em todo pais desenvolvido um dia o povo acordou e silenciou para sempre esse tipo de gente. Vamos aguardar mais um pouco…

  • Maxwell Pontes

    Muito boa as explanações de Alan Jorge e Gustavo Leite. Acabar principalmente com a “imunidade parlamentar” que virou IMPUNIDADE PARLAMENTAR.

  • maria

    um absurdo,em vez de melhorar piora eitaaaaaaaaaa raça.kkkkkkkkkkkk

  • luiz antonio

    O povo de Maceió deveria se mobilizar para impedir mais esse desmando absurdo. Vamos sair às ruas para exigir que esse projeto seja cancelado e não votar em quem apoiar esse golpe contra o erário público.

  • CICERO junior

    Diga aí, pra que mesmo? Somente para secar nosso dinheiro dos impostos.

  • Alagoana

    Esses vereadores já consultaram o povo pra saber se o povo quer pagar essa conta?

    Prefiro que o dinheiro que serviria pra sustentar esses novos vereadores e os seus gabinetes, fosse usado pra melhorar os postos de saúde de Maceió, comprar mais remédios, aparelhos para exames, ou mesmo pra pagar novos funcionários, como enfermeiros e auxiliares.

    Ninguém aceita mais isso!

  • rubens costa

    O correto seria diminuir o número de vereadores e também os salários, por exemplo, para um salário mínimo. Está na hora dos movimentos saírem às ruas.

  • RCesar

    Maior prejuizo do governo é com 21, imaginen com 31?….

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    A pergunta é: existe crise em Alagoas? Gostaria de saber onde fica o fundo desse cofre da prefeitura.
    Já temos 21 vreadores que nõ fazem nada, aprovam um Lei delegada e deixa o prefeito governar ao arrepio da Lei, quando se reunem é só para fazer algo ruim o povo e nada mais.

  • Guto

    Não aumenta o duodécimo,portanto não vai custar mais para população! Acontece e que a divisão do bolo muda! Ex: 100:21=4,76 e 100:31=3,22 .Teremos mais representatividade com vereadores gastando menos por vereador.

  • Sérgio Henrique Nobre

    E dizem que não aparecem boas noticias em nosso estado, com mais vereadores aqui em Maceió teremos mais representantes do povo ávidos por colaborar pelo desenvolvimento de nossa cidade. Maceió com certeza vai melhorar com mais políticos! Espero que os municípios do interior tenham a mesma “sorte”.

  • luis

    Se for pra ganhar salário mínimo, pode botar até 200 lástimas dessa ai…

  • Daniel

    Pra reduzir salário ninguém quer, pra dar aumento pra professor ninguém quer. …agora pra aumentar o número de falastrôes, ganhando muito bem ….é mais rápido que gato fugindo de água.

  • Wilson Júnior

    Caro amigo Ricardo,
    Só para deixar claro, que SEMPRE fui e sou CONTRA o aumento de vagas de vereadores em Maceió. Desde do começo dessas discussões, já me posicionei CONTRA esse aumento de vagas. Em todas as entrevistas que concedi e fui perguntado sobre esses assunto desde 2013, me posiciono contrário a essa manobra.
    Obrigado pela oportunidade.
    Um grande abraço.
    Wilson Júnior.

  • Edson Filho

    Infelizmente a câmara de vereadores de Maceió, com exceção de alguns, continua alheia aos anseios do Povo alagoano. Alagoas já é uma vergonha nacional no congresso, na assembléia e logo mais na câmara municipal. Todas trilhando o inverso do que o Povo espera. Vamos dar a eles, o mesmo remédio que algumas casas legislativas do sul do país já receitaram. Exigir a redução drástica dos vencimentos desses lesas-pátria. Propor a redução dos proventos legislativos para um sálário-mínimo e aí teremos homens e mulheres de bem nos representando!

  • memória

    A Câmara Municipal deveria aprovar um bom reajuste para classe dos professores.

  • Mais do Mesmo

    A turma que invadiu a Câmara por causa das passagens de ônibus precisa ir protestar contra mais esse absurdo. deveria mesmo era diminuir pra 11, que não haveria prejuízo para Maceió. Ao contrário. Não se tem nem espaço físico pra os que estão lá. brincadeirinha de mau gosto, Acorda sociedade organizada !

  • JUNIOR

    já tá bom da população pedir a redução dos salarios dos vereadores de maceio, que é muito alto, para uma cidade pobre , como é a nossa.

  • ARTUR

    O CORRETO SERIA REDUZIR PELA METADE A QUANTIDADE DE VEREADORES E O SALÁRIO.

  • Jorge Firmino de Melo

    Esses caras inventam de tudo para zombar do eleitor.
    Quando é que vamos ver uma eleição onde só será eleito quem tiver realmente o maior numero de votos, e todos os políticos recebendo salário que corresponda a produtividade de cada um?

  • carlos

    Na minha opinião o problema não é a quantidade X ou Y ,de vereadores dos municípios e sim,a qualidade.Só que o aumento dos picaretas fica mais difícil,para o prefeito atender às demandas fisiológica.Gente vamos aprender a votar e deixar de reclamar e cobrar da justiça que não é essas coisas todas ás responsabilidade dos malfeito do corrruotos que foram colocados pelo voto dos eleitores “indignados”