Para quem fala em “indústria da multa”, o superintendente da SMTT, Tacio Silveira, tem uma resposta pronta:

– Hoje, a nossa arrecadação não paga um quarto da folha de pessoal da SMTT.

Ele explica, no Ricardo Mota Entrevista deste domingo (às 9h30 da manhã), que o órgão perdeu a sua principal fonte de recursos ainda no início da gestão Rui Palmeira.

A contribuição de gerenciamento do sistema, que destinava 3% de cada passagem de ônibus para a SMTT, foi suspensa liminarmente pela Justiça e até não houve julgamento do mérito (alguma surpresa?).

Revela mais, Silveira: cada multa de veículo que transita ilegalmente na “faixa azul” gera um prejuízo de até R$ 41,00 à SMTT, sem considerar o salário do agente de trânsito e o combustível da viatura.

Por que isso acontece?

É conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 9h30 na TV Pajuçara

Convidado: Tacio Silveira (SMTT)

À luz da chuva
Fim de mistério: Olavo Calheiros quer a vaga de conselheiro do TC
  • Momento de Reflexão

    CRUZ E CRISTO

    Há quem acredite que a simbologia da cruz, testemunho máximo do amor de Jesus, já não tem razão de ser evocada.

    Mas a cruz permanece como o termo de qualquer compromisso para com a Verdade.

    Ela expressa desprezo. Depois dEle, atrai, fulgurante, quantos sentem a necessidade de crescer, imolando-se em gesto de amor.

    Não poucos se unem em cruzes invisíveis.

    Atam-se uns à cruz da renúncia e doação.

    Inumeráveis deixam-se cravejar na cruz da humildade, não revidando mal por mal.

    Milhares carregam cruzes de sacrifício pessoal, desdenhando os valores terrenos. Outros espalham esperança e otimismo, sob cruzes de dores sem nome.

    Incontáveis carregam, corajosos, cruzes de torpes enfermidades ou vis calúnias.

    São cruzes que o amor transforma em estrada luminosa – asas para a angelitude.

    O Cristo e a Cruz do amor são os termos permanentes da equação da vida real, sem os quais o homem não logrará a Liberdade.

    .Bezerra de Menezes / Médium Divaldo Franco
    Livro: Terapêutica de Emergência (extrato) – Ed. LEAL

  • geraldo da silva santos costa campos

    Interessante falar em gasto de combustível , os carros da SMTT parecem quem não tem manivela para baixar os vidros. E mesmo quando estão parados nos canteiros e sem ninguém dentro o carro fica ligado e com o ar condicionado funcionando. Exemplo no domingo na praça centenário todo mundo sabe e ninguém faz nada .

  • Carlos Roberto

    Essa SMTT ainda acha pouco os absurdos que cometem, além a indústria de multa e o autoritarismo do seu pessoal, se acha com direito de poder de POLÍCIA.

  • muriloferreiradeandrade

    Essa SMTT Vende O Que Mesmo Falado Em Prejuizos

  • alex santos

    Como pode acontecer isso, o que tem de carro circulando dentro da faixa azul é u absurdo? é só deixa uma viatura proximo a faixa na boa terra que é só multar sem precisar sair co a viatura ? HOJE EU GASTO 50MIN DA FEDERAL AO CENTRO NO INICIO DA FAIXA AZUL ERA 25MIN, HOJE NÃO VEJO FISCALIZACÃO PROX A FAIXA ´RA INTIMIDAR OS CONDUTORES/

  • carlos alberto reis ribeiro

    Orgão sem credibilidade pelas constantes denuncias, eu principalmente fui multado e recorri e a resposta que recebi e que seus agentes tem toda confiança da SMTT, só quem não tem credibilidade é o condutor, e perder tempo em recorrer, minha multa foi comica, passou balançando a cabeça, denunciei , sai na pajuçara a reportagem e nada foi feito , a resposta da SMTT e que houve uma batida no inicio da pajuçara e eu passei devagar olhando a batida e atrapalhando o transito, procurei informação do predio localizado na pajuçara que era a referencia da multa, e fui informado que não houve multa nenhuma, é realmente uma fabrica de multa, mas o podemos fazer, estamos no brasil.

  • reclamante

    imagine se não desse prejuízo? dando já multam desse jeito, conversa fiada.

  • Higor Cavalcanti

    Engraçado , gera prejuízo é esse fiasco de administração que estar ocorrendo em nosso município. 2016 vem aí . Após a eleição você não vai precisar mais dar entrevista Tacio Silveira

  • Roberto Theodosio Brandão

    Na loucura de MULTAR esqueceram de pequenas providencias. 40,00 é pouco se compararmos com as milhares de multas aplicadas. Indústria da multa agora é nacionalizada e educar e instruir que é bom – NADA.

  • Marcelo

    Como prejuízo essa é demais. Quem paga toda despesa e o cidadão. É o superintende ainda fala em prejuízo. Hoje a SMTT deixou de ser educadora para o propósito de abstecer os cofres da prefeitura. Hora nenhuma i cidadão é abordado e sim multado. Sem sequer dado a devida atenção. Que todo cidadão merece. Estamos longe de ter policiais de primeiro mundo olhe que não ganham salário ruim.

  • Zu Guimarães

    Não preciso assistir a TV Pajuçara domingo para saber; gestão ineficiente é a resposta!

  • Nivaldo

    Essa smtt é uma mina de ouro,mas nós alagoanos não notamos nas ruas o retorno dessas arrecadações das multas,pois basta ver as faixas de pedestres todas apagadas e a sinalização vertical deficiente em todas as vias.
    trabalhe mais sr Tacio,pois até agora sua administração está um fiasco e deixe de chorar, pois essa SMTT é uma mina de ouro,assim como o Detran que o pagamento das taxas são todas no dinheiro,e nem a opção de aceitar cartão de crédito não temos.

  • Marcos

    Agentes que agentes, onde eles andam, só for na orla para ver as belas praias de Maceió. Porque no jacintinho, trânsito é uma bagunça e a muito tempo, na via expressa quando eu os vi foi dentro do carro carro c o ar ligado se isto é trabalha então!!!,isto foi próximo ao campo do Corinthians.

  • tiago calado

    Serviço público não tem lucro para poder dar prejuízo,o que dar prejuízo é um monte de parasitas no sistema levando o erário,com apadrinhamento político e “serviço” prestado com cargos de confiança,isso sim dar e muito prejuízo,lamentável sair de uma pessoa comprometida tais palavras!devemos refletirmos antes de se pronunciar.

  • Robert

    parabéns a smtt, continue fazendo seu trabalho os que aqui comentaram contra a mesma provavelmente já foi multado e estão chorando aqui rsrs, ando todos os dias em Maceió e nunca fui multado ,ou seja , respeite a regras de trânsito e não seras punido.

  • ANTONIO MARTINS

    Desde quando multa foi estabelecida para “sustentar” órgãos públicos?

  • Carlos Montenegro Barros

    Entendo que alguns agentes extrapolam de seu dever, mas entendo, também, que essa é uma das melhores administrações da SMMT nos últimos anos. Convém lembrar que a vida do usuário comum, aquele que anda de ônibus, teve uma melhora considerável. E aquele que anda de carro, corretamente, sem fazer barbeiragens, se analisarem com sinceridade, verá que melhorou muita coisa. É bom lembrar, também, que o foco é o transporte de massa, visto que a grande maioria da população anda é de ônibus.

  • Romney

    Prejuízo? E qual seria a meta ideal de multas por agente de trânsito? Vamos assistir o programa!

  • Bruno José

    Sinceramente??? O Sr. Superintendente me desculpe, conheço seu trabalho como pfr, mas vir falar que a SMTT está no prejuízo, me desculpe mas o senhor está falando besteira. Eu mesmo levei uma multa alegando que estava em fila dupla onde meu carro estava devidamente estacionado em vaga permitida e não irei perder meu tempo recorrendo pois já sei que a resposta será negativa. Hoje a SMTT não educa nem seu guardas quanto mais a população. Os guadas só vivem no ar condicionado nos carros ai bem falar em economia. Me lembrem…

  • RUY mendes

    Todo mundo da uma de Juiz nessas horas, jugando a administração,dizendo que aquilo ou aqueloutro tá errado, mas aposto que todos aqui já estacionou numa esquina, estacionou em lugar reservado, ultrapassou na faixa continua, passou no sinal vermelho, falou no celular ao dirigir etc.Quando se aponta um dedo para o outro tem três dedos apontando pra si.

  • CICERO junior

    Piada!

  • JOSE CICERO

    A solução para a SMTT não ter préjuizo nas aplicações das multas, é deixar de multar os veículos que circulam na faixa azul.opa, cadê a faixa azul?

  • DANIEL LIMA

    PIADA NÉ!

  • Sem Loucura!

    Fico imaginando se o responsável pela idéia da FAIXA AZUL da DONA CONSTANÇA, PLACA DE PARE no CONJ SANTO EDUARDO (sentido centro). DEVIA SER sentido SANTO EDUARDO.
    Será que o portador dessas idéias está apto para o trabalho?
    Ah! Também a retiradA da faixa de pedestre do SHOPING IGUATEMI.
    PRECISAM-SE DE SOLUCAO URGENTE.

  • Fabricio torres

    Que doidice é essa? A smtt é uma empresa com fins lucrativos é? E cada uma.

  • koltt

    Como piada uma excelente noticia.

  • Andre França

    Já que causa prejuízos, é so não multar.

  • wal

    Quer recuperar, é só trabalhar, do HU, até os correios do tabuleiro, como:
    Furas filas nos retornos, estacionar carros nas calçadas, em todos os estabelecimentos da Durval de Góes monteiro, carro estacionados nos pontos de ônibus na rua da bomba do gonzaga, Na frente da empresa cndor guinchos,os munks ,carretas, caterpillar, e caminhões, todos estacionados, a 20 cm da pista da Durval de góes monteiro, não tendo espaço nem para trafegar a pé. E por aí vai…

  • Wemson

    Tenho pena da smtt o tacio Silveira ta certo é melhor então acabar pra não gerar prejuízo pra o município

  • Carlos Henrique

    Eu acreditava que os agentes de trânsito eram para orientar, facilitar, coordenar e fiscalizar o tráfego e em último caso aplicar multas com conhecimento e coerência. Mas na prática o que acontece é um verdadeiro CAÇADORES DE MULTAS, orientados ou não pela SMTT, para aplica-las. Basta um pequeno entrave no transito em que vc fique parado por um fechamento de um sinal, em que a roda do seu carro belisque o início da faixa, vc é multado. Além de ficarem parados embaixo das árvores no canteiro central a multar, não se deslocam para facilitar um congestionamento ou orientar para fluir o trânsito. Agora fala em prejuízo e que não cobre um quarto da folha da SMTT. Eu não sabia que as multas serviam para isso. Agora entendo a FÁBRICA DE MULTAS.

  • ESPERANÇOSO ALAGOANO

    Melhoras nas ruas quase imperceptivel. Mas pra que os agentes SMTT? apenas se vê desfilando nas vtr com ar ligado em movimento ou parados e em locais de interesses para só multarem e as vezes imperceptiveis.Aconteceu comigo por duas vezes quando parei para apanhar uma pessoa em frente faculdade de Direito na iris alagoense e passava a vtr e nem se quer abordou, e no local a Placa de sinalização permite parar e ainda colocou na infração condutor fora do veículo. Pensar o que? os recursos nada adiantam! O que vale é a multa? Nos cruzamentos onde se vê engrrafamentos nem aparecem e quando estam proximo nem descem da Vtr, antes se via PM do trânsito fazendo o balizamento nos locais e com uso do apito. hoje? ficam as interrogações.

  • Pedro Brito

    Alô SMTT: Vamos botar os guardinhas para trabalhar, eles só pensam mesmo é na produtividade (aquela que é paga para os funcionários mesmo sem produzirem nada). Bom lembrar que os guardinhas não ganham nada pelas multas não, a produtividade é para todos os efetivos, fazendo ou não alguma coisa.

  • Givanildo Barbosa

    Na verdade, o que se tem é uma Secretaria Municipal de TRANSTORNO ao Trânsito. Multas são necessárias e legais desde que aplicadas com critérios justos e honestos. Os apitos, que advertem, orientam e organizam o trânsito há muito foram substituídos por canetas mal utilizadas pelos fabricantes de multas. Uma pena que o nosso prefeito aceite essa gestão pouco confiável da smtt. Que argumentos em seu Tacio?!!!

  • Adriano Carniel

    Conversa pra boi dormir,se da prejuizo ,entao nao multar,kkkkk.ate a faixa pintada de azul ja apagou na rua que vem da centenario sentido centro,um turista pode ser multado,pois nao se ve mais faixa azul nenhuma.Na dona Constança o transito a tarde e terrivel,so tem uma faixa para os carros.Em todo o Brasil,em frente a HOSPITAIS tem que haver acesso indo e vindo,em 2 sentidos,aqui e diferente,pois se tu estiveres com sua criança doente proximo a Pneus OK no poço ,tem que fazer o retorno laaaaaaaaaaaaaa proximo a Maternidade Santa Monica,enfrentar o transito da Comendador Leao e Gustavo Paiva e voltar para a Praça Bonfim,pois ali tem uma Clinica Pediatrica.SOLUÇAO;CONSTRUIR UM RETORNO NOS DOIS SENTIDOS EM BAIXO DO VIADUTO IB GATTO,EM FRENTE A EMPRESA DE ONIBUS BONFIM.

  • Paulo

    Gostaria de saber do responsável pela smtt, de quem foi a ideia de comprar aquelas cabines que foram colocadas ao longo da av Fernandes lima e Durval de Góes monteiro, porque não serve e nem serviu para nada! Nunca vi nenhum agente de trânsito dentro da mesma, gostaria de saber do próprio se ali não foi prejuízo para smtt? Prejuízo para os cofres da prefeitura, indignado!!!!!

  • mistertau cavalcanti

    Desde quando um serviço publico tem que gerar lucro? então tínhamos que pensar também no prejuízo do hospital de pronto socorro, no corpo de bombeiros, na policia etc. Serviço publico é para prestar serviço (bom) ao cidadão. já pagamos por isso.