Um assessor do ex-governador Teotônio Vilela Filho contou-me a risível e surpreendente história a seguir.

Disse ele que, no intervalo de um debate televisivo entre Vilela e Collor, que disputavam o governo em 2010, o ex-presidente reclamou que o tucano estava “batendo demais” nele.

O já governador, candidato à reeleição, argumentou que Collor o havia chamado de “o maior ladrão de Alagoas”, naquele comício em que elle consagrou a expressão “munhecada no espinhaço de bandidinho de m…”

O senador?

– Diga que sou eu.

Ou seja: ele propunha um jogo de faz de conta, como se ambos se referissem à mãe de um juiz numa partida futebol.

Que universo é esse, há de indagar o leitor, assim como eu fiz quando a história me foi contada.

Só o próprio petebista poderá explicar e descrever. É um mundo próprio, do qual os homens comuns não participam e teriam dificuldades de convivência se tentassem invadi-lo (apesar de que muitos “de fora” se acostumam com facilidade).

O Collor de ontem, em mais uma sessão de mísseis contra seu desafeto Rodrigo Janot é, na verdade, o mesmo de sempre.

O tempo não lhe temperou a serenidade ou o respeito aos adversários/desafetos, que são achincalhados pelo seu linguajar chulo, o contraponto ao vocabulário que ele cuidadosamente busca pescar nos dicionários, quando pretende impressionar descamisados e pés descalços.

A ironia? Tão grosseira quanto os palavrões balbuciados.

O “vetusto procurador” (ao se referir a Janot) é apenas uma variação daquilo que elle já havia dito sobre Ulysses Guimarães, quando da crise que resultou no impeachment.

A resposta do “Senhor das Diretas”:

– Velho, sim; velhaco, não.

E isso já é história.

Boatos sobre a Lava-Jato apavoram personalidades alagoanas
Projeto de reajuste dos servidores tem "ganho de 2%" para a Educação
  • João Pedro

    Me pergunto: como um ser humano, pode enfrentar uma fila para depositar um voto em Fernando Collor?
    “Perdoa eles não sabem o que fazem”

  • BEL

    O PANTOMIMA SE ACHA. KKKKKKKKKKKKKKKK

  • ejtv

    Nunca votei nele e sempre faço campanha contra. Não é possível achar que dali sai algo que preste para o Estado. Uma vergonha recidivante que passamos por conta de um sonho que muitos ainda tem de vê-lo fazer algo de extraordinário.

  • bebeto

    Ricardo, faz uma enquete para saber a opinião das pessoas quem vai cair primeiro .DILMA , COLLOR ou CUNHAO

  • Sérgio Oliveira

    Esse mote de Ulisses é o meu preferido. Fora isso, você deve se lembrar dos cumprimentos e abraços efusivos que Collor dava em Vilela, como se nada tivesse ocorrido ou elle dito. O ex-governador também envelheceu, mas está longe de ser um velhaco. Ulisses agradece. Quanto a nós, temos que mudar essa política. Senão, vamos sempre trilhar uma mediocridade abominavel. Guardarei essa sua corajosa postagem.

  • Guilherme

    Infelizmente não posso falar o que eu quero sobre esse pernóstico.

  • JEu

    Agora que elle já foi denunciado no STF, quero ver qual vai o palavreado que vai usar conta aquela corte de justiça. Quanto ao Janot, creio que deve estar rindo à toa….!

  • Carlos de Almeida

    Espero que essa praga CoLLorida nunca mais volte a cena politica!!!!!

  • Jorge

    enquanto isso… Heloísa Helena, a nossa guerreira… ficou em Maceió… e, aqueles que votaram nelle… deviam ir com elle prá Curitiba!!

  • Luiz António Maciel

    Bobagem tentar beatificar o velho Ulisses, era um político, cheio de ambições presidenciais, apoiou Collor até ser informado que Itamar renunciaria, fez parte do golpe parlamentar articulado por Ibsen Pinheiro, e pelo partido mais corrupto da história, como agora se vê, quanto às denúncias contra Collor todas irão em breve para o lixo da história e mais uma vez o destino será implacável com os seus detratores.

  • Sara

    Esse homem só faz envergonhar Alagoas e seu povo,não consigo entender o que os eleitores dele tem na cabeça…

  • Edson Filho

    O collor nunca cresceu como homem! Eivado de defeitos congênitos irreparáveis, especializou-se na arte de enganar e levar vantagem, indevida, é claro! Lembra-me muito bem um personagem da minha infância, o esperto Zé Carioca, àquele que enganava e saía sempre por cima, à moda collorida. Enfim , elle acreditava na própria mentira! Na época entendi que o personagem era pura fantasia de uma revista de quadrinhos, collor, incorporou-o!

  • Eleitora

    O grande problema da população é a ignorância cultural, não sabem o que acontece na política brasileira e não querem saber e votam nesses políticos que enrolam a população em proveito próprio.

  • carlos

    Todos são são inocentes.Collor,é só uma patuscada!!!

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    CONCORDO COM O EDSON FILHO . OUTRO PERSONAGEM DE QUADRINHOS QUE SE ENCAIXA COM O ARTISTA É O GATO MANDA CHUVA . . . KI-KI-KI. . . ÔMI!

  • Luiz António Maciel

    Muitos críticos escondidos atrás de pseudônimos e de teclados, se for pra fazer analogias quadrinhàticas acho que todos os boquirrotos virariam mulher gato perto delle, mansinhos mansinhos.

  • Glorioso

    Qta inocência senhores comentaristas, os políticos brasileiros são todos iguais, e não adianta falar que fulano ou sicrano é diferente, poque só ganham eleições com discurso demagógicos, desviando verbas, comprando votos e atire a 1ª pedra o político que nunca usou desses meios ilícitos.