Para quem não recorda: os dois personagens acima protocolaram, em 1º de setembro de 1992, o pedido de impeachment do ex-presidente Collor.

Lavenére, advogado alagoano, então presidente nacional da OAB, já havia escrito parte da sua biografia aqui no estado, como profisional, dirigente da Adufal e da própria Ordem.

Barbosa Lima Sobrinho tinha uma história já longeva, na vida política nacional, e presidia a Associação Brasileira de Imprensa.

Eis, acima, algumas das diferenças fundamentais entre aquele momento da história brasileira e o que vivemos hoje: o país tinha lideranças confiáveis e respeitáveis na chamada sociedade civil organizada e no Congresso Nacional.

Os protestos de ontem foram legítimos e fazem parte do saudável jogo da democracia, que os dois personagens mencionados ajudaram a conquistar, ao lado de milhões de brasileiros.

E hoje?

Há uma crise – política e econômica -, o governo entregou o comando da economia ao mercado financeiro, a presidente tem uma popularidade em patamar semelhante ao de Collor em 1992 e paramos por aí.

Além de não haver uma motivação legal para o impeachment (apesar de o governo ser ruim, é preciso respeitar as regras da legalidade), não vivemos aquele cenário dantesco, de mais 1.000% de inflação.

Também não temos hoje a despontar nenhum nome que se sobressaia entre os partidos, entidades civis e assemelhados. Oposição e situação se nivelam em falta de representatividade, o que as manifestações de ontem mostraram mais uma vez.

É esse vazio de lideranças e de organizações políticas e sociais com credibilidade que provoca o desânimo e o cansaço (o que não significa que será sempre assim). Mesmo OAB e ABI são cada vez mais entidades sem nenhum brilho ou projeção.

Sem ver a luz no fundo do poço, resta a perseverança – que precisa ser confirmada -, além é claro, de milhares de selfies.

Marcelo Lavenère está bem vivo e atuando profissionalmente. Ao que se sabe, não participou de nenhum ato político, ontem. Barbosa Lima Sobrinho, por sua vez, nos deixou em 2000, aos 103 anos.

Mas fico imaginando o ex-presidente da ABI nas ruas do Brasil, ontem, olhando para o lado e vendo a ex-primeira-dama Rosane Collor (que exerceu o seu direito democrático de se manifestar) vestindo uma camisa com a inscrição “Fora, Dilma”.

Talvez ele se indagasse: “Será que eu estou no país certo?”

Secretário Santoro está em São Paulo para 'vender' o Produban
HGE custa R$ 12 milhões por mês ao governo Estado
  • césar augusto de araújo paiva

    Estamos lascados.

  • Zé MCZ

    Olá!
    E o Téo(Vilela) foi?! Se foi é uma tremenda ingratidão. Mas Rosane teve motivo para ir. Afinal o ex está atolado até o pescoço no esquema e ela não tem a chance de levar um naco! E viva la democrácia! A mesma que em 1964 levou as senhoras da TFP(para quem não sabe: Tradição, Família e, sobretudo, a Propriedade) às rua da Sampá em nome da moralidade e bons costumes. Exatamente o que está ocorrendo agora! Nuca na hishtória de deshte país houve tanta corrupção! Somente agora é que as grandes empreiteiras(as grande irmãs, as que querem entrar levam um chega pra lá Gautama, Delta…) estão envolvidas em corrupção. Durante o regime militar elas eram exemplo de honestidade e foram se tornando grandes pelo trabalho e muito esforço(Itaipu, Transamazonica, ponte Rio-Niteroi…)
    Ainda bem que ha pessoas como o ex-ministro Joaquim, os juízes De Sanctis, o Sergio Moro(os mais em evidencia) e tantos mais que travam batalhas para alterar a cultura da corrupção! É um trabalho para ter resultados daqui algumas gerações. Precisamos sair do feudalismo.
    Até!

  • m lima

    enquanto isso, dizem as boas e más linguas que os orçamentos para campanha à presidência da OAB-AL, em algumas candidaturas ultrapassa os milhares e em outras os milhões de reais. e eu que não entendo vos perguinto: Pra que? Pra quem? notamos uma omissão unânime da OAB em todo esse processo politico no nosso pais…. por outro lado, assim como a carta perdeu espaço para o e-mail, parece que a ABI perdeu lugar para a INTERNET…. sinal dos tempos…..

  • rogerio barboza

    Perfeita essa reflexão do jornalista. Essa falta de perspectiva é bastante preocupante. Os sindicatos, a quem caberia um papel relevante na atual conjuntura, não se prestam a outros serviços que não sejam o favorecimento pessoal de seus dirigentes e dá apoio ao governo de plantão em troca de sabe-se lá o que. Os partidos se deterioram de forma tão vil que podem serem chamados de facções criminosas, não apresentam qualquer direcionamento em seus posicionamentos, é o poder pelo poder e seus favores. A quem recorrer? talvez o Bispo tenha uma saída, mas, pera aí, tem cada Bispo. Cabe a sociedade traçar seus próprios caminhos, fazer suas opções, caso contrário continuará trabalhando 06 meses por ano só para pagar imposto.

  • ARTUR

    Fui as ruas e não me arrependo, mas que falta pessoas confiáveis no movimento falta sim. Estavam vários deputados a exemplo do Rodrigo Cunha, Toledo Filho mas discretamente como quem não queriam ser notados.
    A população estava lá com vontade de mudar, mas que faltava organização na condução do evento, exemplo: carro de SOM todo fora do compasso em se tratando da organização do que falar no momento certo e das musicas sem nenhuma motivação de levantar e estimular o povão. Na realidade não havia sintonia entre a população e quem comandava o caminhão de som que não tinha qualidade sonora. Mas, os participantes estavam com vontade e com gosto, esta é minha observação para que melhorem a condução da festa.

  • memória

    As pedaladas fiscais não são motivações legais?

  • Henrique Moura

    Ricardo, parabéns pelo posicionamento responsável e correto! Um governo ruim, por si só, causa danos irreparáveis a seu povo, uma oposição irresponsável torna-se pior de que esse governo, causa o caos. É isso que acontece no País hoje, as pessoas deixaram de discutir o Brasil e seus muitos problemas e focam em tirar a Dilma e o PT do poder de forma ilegal e irresponsável, criando situações irresponsáveis e de difícil gestão pelo governo, apostando no quanto pior melhor.

  • Mais do Mesmo

    Se algum simpatizante da “esquerda” reconhecer que há motivo pra saída da presidente, o boi avoa. KKKKKkkkkkkkk. Se o petrolão fosse no governo Collor, aí seria diferente. Se o Collor tivesse sido presidente do Conselho da petrobras no caso Pasadena, vixe Maria. Mas é a Dilma, aí não há prova e blábláblá. Chega a soar ridículo esse 2 pesos duas medidas.
    A conversa é dizer que todos roubam, que todos são medíocres, nivelar por baixo pra permanecer no poder, na teoria do “pra que mudar, se vai vir um igual a mim ?”. Quanto à OAB, está hoje submissa ao governo. Se tivesse outro presidente, independente, estaria agindo como deve.

  • saulo mendes

    Ôxi não entendi nada desse seu comentário. Mas enfim, Barbosa Lima Sobrinho e Marcelo Lavenere, também envelheceram. Estão mais para reacionários do que para manifestantes. O jornalista também. Acho até que alguns que foram se sentiram mal. Como podem essas cabeças brancas aderirem a um protesto com essa força? Como podem as pessoas que estudaram entoar o hino nacional com aquela força e respeito. A classe pobre só vai a uma passeata se forem pagos. Como a classe média e intelectual, estão nas ruas de Maceió, aos milhares, de graça? Como tiveram tanta criatividade para criar cartazes, caricaturas e personagens? É…aos que ficaram sem discurso, resta a observação e a saudade. Como pode ter no Brasil, pessoas com atrevimento para desbancar ladrões. No Brasil, geralmente ladrões são elogiados. É alguns não foram, mas eu fui, meus foram. A algo de novo: a classe média e os intelectuais, não alinhados a partidos de esquerda estão nas ruas.
    QUEM NÃO FOI PERDEU.
    IMAGINEM QUANDO A CLASSE MÉDIA, VOTAR SÓ NA
    CLASSE MÉDIA.
    Eu não votarei mais em defensores do povo, que se transformam em ladrões quando assumem a república.
    Votarei em gente que tenha currículo, propostas claras, nível superior e esclarecido.

  • Fabio

    Três coisas são certas
    1) O governo é ruim e distante dos anseios do povo.
    2) As alternativas são ruins e representam um retrocesso ao ódio e ao tempo do “pobre que se exploda”.
    3) Enquanto as pessoas destilarem o ódio da forma que fazem nessas manifestações, escolhendo um alvo enquanto poupam outras mazelas que são iguais ou piores, vamos continuar nesse clima de 3° turno e isso não vai ajudar em nada a melhorar a situação.

    Todos tem o direito e devem protestar. Mas tem, mais a ainda, a obrigação de fazer a sua parte e usar a tão falada criatividade do brasileiro para, com muito trabalho, debelar de vez com essa crise. Deus não ajuda quem só reclama.

  • wal

    Eu também não, mais darei o troco no dia das eleições. Alí o bicho pega.

  • Jordan H. T. Costa

    Concordo plenamente!
    Fui ao protesto de ontem e vi muita gente mais preocupada com a sua promoção nas redes sociais(selfie) do que com o propósito de estar ali, até mesmo as palavras de ordem pronunciadas do alto do trio e nas ruas não tinham muita objetividade, às vezes baboseiras, com ofensas pessoais à pessoa do Lula ou da Dilma, o que não concordo, pois estamos lutando contra os desmandos do PT, contra a corrupção e querendo uma política limpa e uma gestão transparente do governo federal.
    Ah uma novidade, se é que se pode chamar de uma novidade: muita gente que foi beneficiada com verbas federais por intermédio de políticos locais gritando Fora PT, Fora Dilma, ora, sempre ouvi dizer que não se deve cuspir no prato que comeu.

  • Aluísio Nunees

    Aqui prá nós, Ricardo, mas que tinha um monte de ladrões de merenda escolar, fantasmas, navalheiros, sanguessugas, assessores de políticos corruptos, isso tinha. Sem contar os que perderam os cargos comissionados, com a eleição de Renan Filho, ah, isso tinha também.

  • Flávio Villela Brandão Monte

    Sobre as questões jurídicas e políticas do impeachment, há juristas do porte de Ives Gandra Martins que discordam do senhor, caro Ricardo Mota.

  • Zu Guimarães

    A inflação na era absurda, mas não 1.000%

  • Claudio

    Seria interessante Barbosa Lima Sobrinho vendo a Sra Rosane Collor na manifestação com a camiseta “Fora Dilma” e do outro lado Fernando Collor de braço dado com Dilma e Lula dizendo “Fica Dilma”. Iria dar um “TILT” na cabeça do nosso Barbosa.
    Sobre o IMPEACHMENT gostaria de fazer uma colocação:
    Se o Presidente alcancar um nivel de impopularidade de 99%, mas não cometesse nenhuma inregularidade, seria o caso permanecer na presidencia ate o fim de seu mandato, seria um golpe tirar uma Presidente ?
    Por isso Parlamentarismo já !
    Obs: Todos os paises desenvolvidos do Mundo são Parlamentarista, exceto EUA.

  • carlos

    Ironia do distino o PT,antes de ser governo,em cada dez declações em relação aos governos onze era para denunciar corrupção.Hoje o povo está na rua,exatamente protestando de uma promessa de que o Brasil,tinha geito e o PT,mergulhou na lama e ficou tão sujo,quantos os que tantos foram um dia alvo do futuro finado PT!!

  • RAUL

    A roubalheira escandalosa da Petrobrás e outras estatais já é mais do que suficiente para pedir o afastamento da Dilma.
    A menos que o nobre articulista acredite que ela “não sabia de nada”, e que toda a roubalheira comandada pelo presidiário José Dirceu simplesmente passou despercebido.
    Por favor, respeito a inteligência alheia.

  • Marcelo Silva

    E por que só a Rosane, e por que você não citou o Collor, que é amigo de infância do Lula. Só faltou o blogueiro petista solicitar que o Barbosa Lima Sobrinho viesse manifestar a sua concordância com a onda de corrupção no país. Prezado R.M. você é contraditório, bate palmas quando os deputados estaduais são afastados e presos legalmente dos cargos por terem surrupiado R$ 300 milhões, mas critica aqueles que querem o fim de um governo que institucionalizou a corrupção no país, que surrupiou bilhões dos cofres públicos.

  • Alagoano Consciente

    Claro que ele não foi, afinal de contas é um fanático esquerdista. Para essas pessoas, protesto só é válido se liderado por movimentos como CUT, MST etc.
    Quando organizado por pessoas do bem, descomprometidas com partidos políticos ou instituições que recebem algum tipo de financiamento para marcarem presença, são criticados e taxados de “elite”.
    Ainda que fosse um movimento das pessoas que possuem uma condição financeira superior a maioria da população, mesmo assim seria legítimo. Infelizmente em nosso país parece que é pecado acumular capital honestamente. Por outro lado, pessoas como Dirceu, Genoino e Lula são taxados de HEROIS.
    Esse tipo de visão precisa mudar e a população só vai amadurecer quando isso ocorrer. É lamentável constatar que, em razão de suas raízes ideológicas, formadores de opiniao, especialmente profissionais da educação e da comunicação, em sua grande maioria. defendem este governo corruPTo ou, no mínimo, menosprezarem a legitimidade das manifestações populares!

  • Jorge

    Bela matéria! O problema tá aí, não generalizando, mas, a grande maioria dos políticos brasileiros que estão participando dessas manifestações são figurinhas carimbadas em desvios de recursos públicos! Então, a quem vamos entregar a nação?
    Complicado, Ricardo Mota!

  • Sara

    Verdade,o Brasil está sem liderança política confiável,o povo tem que se manifestar mesmo,na democracia o povo é soberano,mas o governo do pt e seus aliados,esqueceram que o Brasil pertence ao povo brasileiro.Fui as ruas sim,como cidadã, tenho o direito de manifestar o meu repúdio a esses que estão acabando com o meu país,parecem gafanhotos,destruíndo tudo,essa esquerda caviar!!!!

  • Helde

    “Nos regimes democráticos, o grande juiz dos governantes é o próprio povo, é a consciência ética popular. O governante eleito que se assenhoreia do poder em seu próprio interesse, ou no de seus amigos e familiares, não pratica apenas atos de corrupção pessoal, de apropriação indébita ou desvio da coisa pública: mais do que isso, ele escarnece e vilipendia a soberania popular.”

    ”O impeachment não é uma pena ordinária contra criminosos comuns. É a sanção extrema contra o abuso e a perversão do poder político. Por isso mesmo, pela condição eminente do cargo do denunciado e pela gravidade excepcional dos delitos ora imputados, o processo de impeachment deita raízes nas grandes exigências da ética política e da moral pública, à luz das quais hão ser interpretadas as normas do direito positivo”.

    Essas foram palavras contidas na petição dirigida ao Congresso, por meio da qual Barbosa Lima Sobrinho e Marcelo Lavenere requereram o impeachment de Collor.
    Hoje, mais do que antes, pela proporção e gravidade e desfaçatez dos crimes cometidos, a saída de Dilma do poder se faz necessária.
    O pleito é legítimo e legal. Não são poucas as vozes balizadas que dizem isso. E os fatos saltam aos olhos. Até o implante capilar do Renan sabe disso.
    Essa manifestação significou também que o povo não engoliu aquele converscote entre a Dilma, Janot e Renan.
    O legado de Barbosa Lima Sobrinho e Marcelo Lavenere perpassa suas presenças físicas.

  • Glorioso

    “O poder emana do povo e em nome dele será exercido”. Diferentemente disso, o PT chegou ao poder politico brasileiro, mentindo, roubando e comprando o voto dos pobres necessitados e de alguns “entendidos” formadores de opinião.
    Mas o brasileiro decente confia em alguns como Dr. Sergio
    Moro que mata a cobra e mostra a cobra. Pensem nisso!

  • maresia

    Ricardo,

    Não pense que porque algumas flores não estão presentes nos jardins que a primavera não deverá existir.
    O PT não é um partido, é uma organização criminosa.
    “”Abaixo a república cleptocrática dos pixulecos””.

  • carlos

    Eu,não entendo porque o pecado do PT,é menor do que dos outros.Collor,foi um menino traquino mimado fazendo feira numa ELBA,para casa da Dinda e o PT se vingou indo a rua pedir o impeachment.Agora é golpe,respeite o resultado da urna etc.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    PIXULECOS COMUNAPETISTAS VERSUS IMPEACHMENT DEMOCRÁTICO

    Joilson Gouveia*
    Enquanto uns tentam enxovalhar, assacar e achacar de todas as formas ou injuriar, caluniar e difamar aos que se contrapõem e censuram, até abominam e objurgam ou exprobram e repudiam aos comunapetistas em face do asco, nojo e das náuseas que sentem ao ouvirem e virem e saberem, pela imprensa escrita, falada e televisionada e, também, via “redes sociais” sobre “ações dos comunapetralhistas”, nesses mais de treze anos ininterruptos.
    Ora, meus caros amistosos energúmenos criticastros incoerentes, intransigentes e infundados, são mais de treze anos consecutivos, contínuos e seguidos que espoliam, assacam, aviltam ou desviam, DOAM nosso Erário, – e até perDOAM as dívidas de seus vermelhos mundo afora, mas tornam emprestar como se fora os donos do erário, tesouro e riquezas nacionais – em detrimento do progresso do Brasil e bem-estar social e bem comum e geral ou “para todos” dos brasileiros e das brasileiras de BEM – como bem resumiu e sintetizou o leitor “Barbosa”, vejam seu comentário.
    Eis que alguns renitentes, ranzinzas e rabugentos cheios de birras ou caprichos fazem beicinhos e choramingam amuados, abusados feitos criancinhas mimadas e ainda tentam defender a essa “velha senhora”, que se diz presidentA ou que pensa que é a “governANTA destepaiz”, com sua coqueluche, tosse e suas patranhas sobre “mandioca”, “crises”, “pedaladas”, “roraimadas” e etc., bem como também ao seu “criador”, que dizia que eLLa “era uma sargentona” e iria “tocar o PAC como ninguém, num sabi?” TOCOU?
    PAC? Quem lembra dele? PROGRAMA de APOIO CUBANO ou de aceleração do crescimento (de Cuba): porto, aeroporto, estradas, hotéis, vias e “emprego” aos mais de 10 mil “médicos” cubanos e outros 20 ou 30 mil de outras nações de bandeira “comunapetista” da América Latina.
    O programa “MAUS MÉDICOS más saúdes” foi o mais brilhante ardil, logro e engodo dissimulado, escamoteado e ludibriado de EVASÃO DE DIVISAS, para desviar riquezas, tesouros e Erário brasileiros, numa pseudo-terceirização da Saúde infensa às leis trabalhistas e constitucionais e análogas às escravagistas, onde seus “médicos” auferem apenas um terço de seus ganhos, pois dois terços destinam-se ao seu El comandante em chefe supremo – “Socialismo só funciona com a grana brasileira” – Olavo de Carvalho.
    Como estaria “nosso querido país e nossa amada pátria, Brasil” se tudo aquilo, que foi resumido pelo leitor “Barbosa”, tivesse sido aplicado, investido e dedicado ao Brasil e aos brasileiros e às brasileiras? Façam as contas e imaginem como seríamos outro país, muito mais evoluído! Ou não? Lembram: da “copa das copas”? Do trem bala? Da transposição do “Chico”? E etc. e tal?
    Antes, falar em impeachment era processo comum, normal, regular e próprio da Democracia e do cidadão e da cidadania; hoje é golpismo ou golpe! É não! É o exercício vivo, viçoso e vibrante da Democracia!
    É a vontade do povo soberano enquanto fator real de poder, que detém o PODER e assim quer: FORA DILMA! FORA LULA! FORA PT! ACABOU! FIM DA ERA VERMELHA! SIMPLES E CLARO! Foram mais de 205 municípios ou cidades, no país inteiro e, também, fora do Brasil, exigindo BASTA! CHEGA DE PT! CADEIA NELLES!
    É preciso muito “pixuleco”, para não entender a tudo isso, né?
    Abr
    *JG