Para que o governo seja mais ágil, mais transparente, mais barato, mais comunicativo, mais bem relacionado com a sociedade, o governador Renan Filho assinou – e já fez publicar, ontem – a tão esperada Lei Delegada.

Antes de falarmos que é “mais do mesmo”, ou que se inicia uma revolução na gestão pública, devemos dar tempo e oportunidade para que o novo modelo seja testado.

Algumas novidades merecem uma atenção especial. Por exemplo: a Controladoria, a Comunicação e a Governadoria terão um representante – cada – nas secretarias e órgãos públicos com mais destaque.

Todos terão funções definidas, com metas a cumprir, tudo dentro do figurino que o governador – com sua equipe – desenhou, rascunhou e passou a limpo.

No caso da Governadoria, o servidor-representante cuidará da replicação do modelo de gestão estabelecido pelo Palácio, acompanhando cotidianamente, cobrando e sendo “os olhos de Renan Filho”.

A ideia não é engessar a administração de cada pasta, pelo contrário – o objetivo é tentar seguir os ditames do governador: gastar só o essencial e fazer o leite render.

É importante que fique claro: a Lei Delegada só admite um xerife.

Adoniran Guerra anuncia apoio de Biu e Maurício Quintella à prefeitura de Arapiraca
Polícia indicia Silvânio Barbosa por Crime de Denunciação Caluniosa
  • JEu

    Ainda estou tentando entender… Será que a estrutura escolhida vai permitir alguma economia nestes tempos difíceis? Por que a Defesa Social voltou a ser designada como a antiga SSP? Será saudosismo dos tempos antigos, quando o ladrão de galinhas era sumariamente “eliminado” das ruas? (com o atual Secretário creio que isso não será possível, pois seria o retorno à ilegalidade nas ações policiais). Como vc mesmo disse, vamos esperar para ver…

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, num país que anda a “galope” quando toma decisões que serviriam para o seu crescimento e anda de “ferrari” quando o assunto é corrupção, fica difícil acreditar nas boas intenções políticas do RF.
    Essa tal Lei Delegada – leia-se apadrinhados – não seria mais uma porta de entrada para atender, ainda, os compromissos de campanha?

  • Paulo

    Agora se entende a urgente necessidade de economizar, mesmo que para isso os serviços essenciais parem, servirá para acomodar os comissionados e gratificações para sustentar na boca miúda essa incompetente gestão.

  • Técnica De Enfermagem SAMU192

    Coloque Um Olheiro no SAMU192 De ALAGOAS.
    E Veja O Que está Acontecendo Lá.

  • Martinho Pinheiro

    O comentário do Paulo é tão sem nexo que ficou feio. A lei delegada cortou cargos, proporcionou economia, e o rapaz fala de apadrinhados. Podem existir ou até existem, mas sem qualquer ligação a a lei delegada.

  • Alves

    Em 05 (cinco) linhas, Paulo Rostner, defeniu essa o que vai ocorrer com a lei Delegada em ALAGOAS # Apadrinhamentos # ISSO q VAI ser….SHOW de distribuição de cargos comissionados…!

  • FERREIRA

    Inlustríssimo Ricardo, espero, como todos companheiros, preocupados com o Sistema Prisional Alagoano, tratado de forma imcompetente e irresponsável até então, receba gestores compromissados com a coisa pública, competentes, póbrios, austeros e que coloquem ordem e disciplina no Sistema Prisional Alagoano, que a muito tempo padece de tudo isto!

  • Santos

    Se é para economizar porque baixar um Decreto que os Cargos em comissão deveria ser preenchido com Servidores Efetivos, é claro que quem tivesse condições de exercer tais cargos, um servidor efetivo teria que fazer opção pelo salário do cargo efetivo mais 60% do em comissão ou o salário do cargo em comissão sem receber o salário do cargo efetivo. Este ato com certeza diminuiria a folha de pagamento.

  • ariane

    olha não entendi muito bem isso aí, só sei que em uma determinada prefeitura no Jacintinho os funcionários se quiserem a sua hora extra (que até a algum tempo atras fariam duas horas extras ao dia totalizando 10 hs semanais) teriam que trabalhar os dois horários.AFINAL, ELES VÃO RECEBER AS HORAS EXTRAS OU O PERÍODO DE ESCRAVIDÃO VOLTA AO PODER PÚBLICO. PORQUE NESSE CASO ELES TERÃO QUE TRABALHAR MAIS 30 HORAS SEMANAIS PARA RECEBER R$ 300,00 AO MÊS (QUE VALE PELO 2º TURNO TRABALHADO. E AINDA VAI SURGIR ALGUÉM QUE VAI DIZER Q É A CRISE, CRISE NADA, SABEDORIA DE NOSSOS REPRESENTANTES

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    QUEM TRABALHA NÃO TEM TEMPO PARA VAIAGEM, O ÓCIO ESTÁ NOS SETORES ONDE MENOS SE TRABALHA E MAIS SE RECEBE SALÁRIOS.
    ESPERO QUE NAO ESTEJAMOS VIVENDO UMA DITADURA VIGIADA.

  • Observador

    Governador, invente outra, trabalhe sério. Olheiro? Isso é coisa de clandestinidade. Exija moral, honestidade e trabalho de quem administra e trabalha nos órgãos públicos. O Estado não precisa de olheiros, precisa de pessoas firmes e compromissadas com o trabalho, desenvolvimento e atenção para com o cidadão. Os seus secretários já possuem poderes para isso? Ou estão apenas fazendo “figurinhas”? Oito meses e nada de concreto? Tenha paciência.

  • José Nicacio

    Governador, é bom colocar um olheiro na Saúde ou do contrário a Secretaria e sua equipe-Uncisal vai conseguir o feito de fechar não só a Santa Mônica como o Samu e o HGE! Ah! E necessitados da Farmácia Central estão pedindo a benção a ela atrás de remédios!

  • Paulo

    Meu caro Martinho há uma distribuição de cargos na esfera estadual, somente comparada a do governo federal, serão os pilares de sustentação desse governo, de tal forma que somente os chegados do governo indicam. Se vc não consegue enxergar isso e sendo funcionário basta olhar para o lado ou no espelho.

  • flexaldecima

    Boa Tarde, Parabéns equipe Renan Filho, vocês merecem aplausos!! continuem assim, transparência! tô gostando, é assim mesmo.

  • Consigliere Alagoano

    .
    .
    Mas a pergunta que não quer calar;
    Estas mudanças no organograma serão espelhadas no Sistema de Gestão o conhecido INTEGRA?

    SEPLAG + SOFTPLAN + ITEC com a Resposta, pois sem isso, os processos serão tramitados na estrutura antiga. Será preciso PARAR por dias esta tramitação para as correções, uma “LEI DELEGADA”, é vertical atinge todo estado.
    .
    Além dos e-mail institucionais, que vão mudar também.
    .
    Hoje [12/08]…
    LEI DELEGADA ou LEI DA DEGOLA ?

  • transparência???

    Caro Ricardo,
    O que mais vejo no setor público é: uma meia dúzia trabalhando e os órgãos sendo entupidos por cargos comissionados, arrumadinhos entre prefeituras e o Estado… Economizar é isso??? Mais uma piada!!!

  • Paulo Rostner de Olivença

    Carísssimo Sr. Martinho Pinheiro, por acaso VSa., além de não ter entendido o meu comentário, foi escolhido para fazer parte da administração paralela do governador RF?

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    COMO AINDA NÃO CONSEGUI OBSERVAR ESSA LEI QUE
    TEM UM NOME ASSAZ SUGESTIVO ( DELEGADA ) , PARA
    TENTAR UM JUÍZO PRÓPRIO , APESAR DA MINHA RE-
    CONHECIDA IGNORÂNCIA DO VIÉS BUROCRÁTICO , QUE NUNCA FOI MINHA PRAIA ( SOU PRÁTICO E FRUGAL ) ,
    QUE TAL COLOCAREM O CERVERÒZINHO COMO
    “OLHEIRO ” NA SECRETARIA DA SAÚDE !? SEU OLHO ,
    APESAR DE “ARRIADO ” ( SEQUELA DE INÚMERAS BA-
    TALHAS DE CABEÇADAS , CONTRA OUTROS TESTAS-DE-FERRO ( EPA! ) QUE PULULAM POR ESSE PAÍS
    AFORA , INCLUSIVE EM ARAPIRACA , HORS – CONCOURS
    NESTA MODALIDADE OLÍMPICA ; APESAR DESTE ACI-
    DENTE DE PERCURSO , ESSE MEU CANDIDATO ( FAÇO
    PARTE DO ESQUEMA ( OPS , DESCULPEM ! ) DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DESTA SECRETARIA , E
    ACREDITO NO “OLHAR DE LINCE ” DO MEU CANDIDATO
    QUE PREENCHE TOTALMENTE OS REQUISITOS PARA
    ESTA MISSÃO . . . ÔMI !!

  • lucas

    Pense na economia. Só na Educação são 4 empresas pra cuidar da informática.

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    O POVO AGORA DEVE BOTAR PONTO ELETRÔNICO TAMBÉM NA ALE, NO PALÁCIO, NOS TRIBUNAIS. E PUNIR OS FALTOSOS E ABELHAS COM UM VOTO ÚTIL: O NULO

  • FRANCISCO RENÊ LEITE GONDIM

    Já houve um incêndio na Lavanderia. Outro principio de incêndio no Laboratório Clinico. A Vigilância Sanitária diz que o Risco é Alto. Será é preciso morrer alguém no PAM para poder a justiça se convencer que aquela estabelecimento de saúde não faz parte da Humanização do SUS? Se ocorrer o incêndio com vitimas quem será responsável? A justiça ou o Gestor Municipal. O pessoal esquece fácil Santa Maria.

  • Antonio

    E o Secretário vai servir para quê ? O governador não confia nos seus aecretários ? Pareçe piada se não fosse de muito mau gosto.