O número é expressivo, mas não anuncia um maior rigor da lei. Apenas que há empenho por parte do Detran em que ela seja cumprida.

O problema é a demora até a conclusão do processo que leva o motorista a ter a CNH suspensa por um ano – ou definitivamente, em caso de recidiva.

Todos os quase 730 motoristas flagrados na Lei Seca, de janeiro a julho de 2015, receberam de volta o documento de habilitação depois do pagamento da multa – de quase R$ 2 mil -, o que pode ser feito 48 horas após o flagrante.

Um dado interessante: 380 motoristas estão nessa condição porque se negaram a fazer o exame do bafômetro, o que, para a lei, é uma confissão de culpa.

Quando tem início o processo, aparecem as dificuldades de sempre: a grande quantidade de recursos e o baixo efetivo de servidores no Detran (que não pode fazer concurso, por enquanto, por causa da LDO).

Para se ter uma ideia do tamanho do problema – ou da demora para a conclusão do processo -, este ano o Detran suspendeu 450 CNHs de motoristas autuados há três anos (praticamente todos).

O diretor-presidente do órgão, Antônio Carlos Gouveia, disse ao blog que está trabalhando para reduzir este prazo-limite para três anos.

Não é fácil, principalmente pela nossa cultura de empurrar com a barriga as decisões judiciais.

É verdade: o juiz Sérgio Moro está derrubando alguns mitos nessa área. Alguém tinha de começar a fazê-lo.

Médicos deixam de trabalhar, mas não há greve no PAM Salgadinho
Linguagem chula revela o "Collor primordial"
  • Toninho Cruz

    Maior feito em 7 meses de governo é autuações da lei seca.
    Já vi que a seca de água na agricultura, a seca de vagas nos HGE, a seca de professor na rede de ensino, a seca de postos de trabalho e a seca de modernidade na gestão não valem nada. Melhor apontar e chamar de bandido quem tome uma dose de qualquer coisa

  • NADO

    O ALCOOL É UMA DROGA LIBERADA, MAS QUEM DIRIGIR SE LASCA! E OS MACONHEIROS DIRIGEM TRANQUILOS?

  • luis

    Já joguei uma bolinha e depois tomei uma com um apresentador dai e si final ele saiu bebo isso durante várias vezes… Nunca foi pego por sorte ou por desenrolada, se é q me entende, kkkkkkkkk

  • Eric souza

    Nosso estado está a beira de um colápso, e estamos passando despercebidos….essas operações de trânsitos que estão sendo realizadas não são para combater a violência do trânsito não pessoal, essas multas absurdas, essas blitz, são tudo para cubrir o rombo que o estado se encontra, questão política, dizem que as multas aplicadas servem para melhorias das listas do trânsito, bobagem..nós ficamos só de camarote assistindo esse governo imperialista fazer o que quer com a nossa integridade moral !

  • wal

    Boa parte da população gosta mesmo é da safadeza,um serviço desse,comandado por um Homem que não dar trégua a bandidos de diversos níveis, onde vidas foram preservadas, ai vem um bando de pessoas em jugar piadinhas,com o serviço dessa natureza. Seria bom que um dos seus filhos menores fossem atropelados e morto por um bandido do volante.
    VIVA O SERVIÇO DO GASPAR FIO DA GOTA…

  • BEL

    VOCES ACHAM QUE O ESTADO ESTÁ PREOCUPADO COM O POVO É? kkkkkkkk . ISSO É PARA FAZER DINHEIRO! E MUITO!!!!!!!