Em um ato solene, no dia 22 de junho, o governador Renan Filho recebeu a lista tríplice de integrantes do MP de Contas para a escolha do novo conselheiro do TC.

O processo, no entanto, parou por aí.

Na relação, entregue pelo presidente do TC, conselheiro Otávio Lessa, estão os procuradores Ênio Andrade Pimenta, Gustavo Henrique Santos e Rodrigo Cavalcante, todos em condições legais para assumir o cargo.

Renan Filho já afirmou a sua disposição de conversar com cada um deles, para que possa fazer a escolha e encaminhar à Assembleia Legislativa, a quem cabe sabatinar o candidato indicado pelo chefe do Executivo Estadual.

A demora, entretanto, não encontra justificativa, mesmo que exista – como corre nos bastidores – pressão de ordem política para adiar a escolha. Até porque, sejamos justos, o governador não tem cedido a apelos dessa natureza.

Um detalhe importante: a eleição do novo corregedor do Tribunal de Contas está marcada para o dia 18 de agosto e pode ganhar um ingrediente a mais se o quadro de conselheiros – sete no total – estiver completo.

Há intensa movimentação no TC para a disputa. Figuram como potenciais candidatos ao posto, que era ocupado por Luiz Eustáquio Toledo, os conselheiros Fernando Toledo e Cícero Amélio, mas o panorama pode mudar, esta é a expectativa, com a presença de um integrante do MPC no pleno.

A razão da demora, eis algo que ainda não está claro.

Nota de Rosa Maria de Souza Sapuacaia 

A servidora do TC mencionada na publicação do Diário Oficial entre os servidores cedidos a outros órgão me ligou para afirmar categoricamente: nunca esteve lotada na Assembleia, mas trabalha e bate ponto no Poder Judiciário.

Deputados cobram nomeações de "20 a 30" cargos no governo
O impeachment de Collor, a crise de Dilma e o vazio político
  • JEu

    O que me parece é que, ao se colocar um membro do Ministério Público (seja de onde for, do MPE, do MPC, MPF), para cargos de fiscalização da administração pública, é algo que assusta os políticos deste país… Será que alguém sabe por que?

  • Momento de Reflexão

    ENERGIA E BRANDURA

    Harmonizemos as manifestações de nossas qualidades com o espírito de proporção e proveito, para que o extremismo não provoque acidentes em nossas tarefas e relações.

    Energia na fé; não demais que tombe em fanatismo. Brandura na bondade; não demais que entremostre relaxamento.

    Energia na convicção; não demais que se torne teimosia. Brandura na humildade; não demais que degenere em servilismo.

    Energia na justiça; não demais que seja crueldade. Brandura na gentileza; não demais que denuncie bajulação.

    Energia na coragem; não demais que se faça temeridade. Brandura na prudência; não demais que se recolha em comodismo.

    No caminho da vida, há que aprender com a própria vida.

    Em tudo, equilíbrio. Com ele teremos, em nós mesmos, a presença da caridade e da paciência, as duas guardiães capazes de garantir-nos trajeto seguro e chegada feliz.

    .Emmanuel / Médium Chico Xavier
    Livro: Alma e Coração (extrato) – Ed. PENSAMENTO

  • ARTUR

    MARINA SILVA EM UMA ENTREVISTA, ¨todo mundo feliz em jogar a culpa na presidenta DILMA pela corrupção existente¨.
    O que MARINA quis falar para todos brasileiros, é que a culpa é de todos. Concordo: quem leva esses corruPTos para nos representar? O VOTO. Quem articula a troca de apoio por cargos? Os políticos que nós colocamos lá.
    A DILMA, não é carismática, não agrada nem quando rir, mas acredito que ela não tem comando nem iniciativa para esse escândalo e muito menos força para coibir. Agora LULA é o inverso da inocência da DILMA. Dilma virou um fantoche nas mãos dos malandros e veteranos políticos. Será que estou errado?

  • ARTUR

    SERÁ QUE ESTÁ ENTRANDO NA ONDA DA ASSEMBLÉIA?
    Não duvido nada para fazer as pazes com o titio.

  • carlos

    DEVE ESTÁ NEGOCIANDO PARA FAZER O CORREGEDOR.O INTELIGENTE GOVERNADOR NÃO NEGA SUA ADIMIRAÇÃO PELO CONSELHEIRO CÍCERO AMÉLIO,PELA SUA CAAPCIDADE DE NEGOCIAR NOS MOMENTOS DE CRISE.OXALÁ ,QUE NOVO CONSELHEIRO SEJA O MELHOR ESCOLHIDO…

  • Paulo Roberto

    Papai não deixa…

  • carlos

    O GOVERNADOR O HOMEM É CHEIO DE MISTÉRIO,NAS NEGOCIAÇOES COM OS SERVIDORES O DESEMGARDOR PRESIDENTE DR.WASHINGTON LUIZ,COLOCOU NA MESA DE NOGOCIAÇÃO UMA PROPOSTA LOGIGA PEDINDO EM NOME DO BOM SENSO.JÁ QUE O DIFICIL CHEFE DO EXECUTIVO,DIZ QUE O ANO DE 2016,PODE SER MELHOR O PARA O SERVIDOR SUGERIU O QUE PODE SER O FIM DO IMPASSE,QUE O PERCENTUAL FOSSE CONCEDIDO EM 2016.SÓ QUEM PODE DECIDIR É LÓGICO É O GESTOR MOR RF.NÃO RESOLVE SE NÃO QUISER…

  • Jorge

    Deve ser por que existem muitos palpiteiros… kkkk

  • Há Lagoas

    São em situações como esta que o verdadeiro gestor prova sua competência.
    Vilela teve como principal macula a insistente “virtude” de postergar…
    Renan – o filho – até o momento tem se mostrado menos maléfico do que eu supunha ser, isto é bom para Alagoas. Mas é preciso mais do que isso, fica aqui minha torcida.

  • barros

    artur vc falou a pura verdade.
    o que o congresso fez; deu aumento ao judiciario 70% e esperou o veto da presidencia para jogar o judiciario e o povo contra ela.
    é muita malandragem do congresso para ficar isento.
    (todos são bonzinhos)
    “o que está encomodando é mpf e a pf no sapato deles”
    é muito bonito ver a fila de empresarios algemados (os intocaveis), eles achavam que nunca iam presos, só os ladrões de galinhas etc,etc,etc………………………..
    aos poucos o brasil está mudando!!!!!

  • Alagoano

    Esses três nomes dos procuradores são originados de concurso publico, na minha opinião esta aí o motivo na demora. Nenhum é politico.

  • memória

    Quem souber responda!
    Na prática, qual a utilidade doTC?