O levantamento publicado pela Folha de São Paulo mostra que há, sim, um aumento de arrecadação de ICMS em Alagoas no primeiro quadrimestre do ano: 5,63%, totalizando mais de R$ 1 bilhão.

Isso coloca o nosso estado na nona posição quando comparado às demais unidades da Federação.

O primeiro lugar fica com o Pará, que viu crescer a receita de ICMS, de janeiro a abril – tendo como referência o mesmo período do ano passado-, em 31,66%.

Os outros estados que tiveram crescimento maior de arrecadação foram: Acre, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Mato Grosso e Paraná.

Mas as “boas notícias” param por aí.

O crescimento da arrecadação própria se deve, em praticamente todos os casos, ao aumento da energia elétrica – 48% em média – e dos combustíveis, preços administrados pelo governo federal e que estavam represados.

Com a queda da atividade econômica, o ICMS do varejo, por exemplo, vem tendo uma queda expressiva.

Já no início do mês, como publicou este blog, a queda em Alagoas havia chegado a 30%. Some-se a isso a redução drástica do FPE, o repasse da União, que só vem desabando mês a mês.

É neste cenário de incerteza e pessimismo que o governo estadual vem negociando com os servidores públicos. O que torna mais difícil o atendimento das demandas mais legítimas.

Lava-Jato: Lula e Renan Calheiros tomam café da manhã juntos
E agora, Alberto Yousself?
  • Sidicley Camelo Albes

    Ricardo, esse resultado poderia ter sido injetado com algo mais de arrecadação em outras áreas, mesmo no varejo (ainda que de forma contida), se a SEFAZ/AL não tivesse sido transformada em “terra arrasada” pela desastrosa gestão anterior.
    Há um esforço agora na secretaria, mesmo que flagrantemente desaparelhada, para que se volte à normalidade e verdade na fiscalização dos tributos estaduais, contribuindo para que efetue a correta arrecadação dentro dos ditames da coerência e razoabilidade, no estrito cumprimento das leis tributárias.

  • funcionário público estadual

    Mais o IPCA que corrigiria as perdas dos salários dos servidores públicos do Estado de Alagoas o Governador não implantou! Também esperar o quê de quem se elegeu graças a dinheirama da Lava a Jato! Vai ser assim quatro anos de mais sofrimento para os servidores do estado.

  • carlos

    Qual será o discurso do “nosso governador pintassilgo para empurrar com a barriga o reajuste do IPCA,2014,que já foi engolido pela inflação de 2015.quarta-feira,o governo apresenta uma nova proposta sem propostra nova…kkk

  • fred

    É MEU C ARO, TEM CRISE O NOSSO ESTADO, TEM DINHEIRO E MUITO, E PODE SIM DA AUMENTO, E COM ESSA , GENTE USE SUA INTELIGENCIA E RESOLVA.

  • Há Lagoas

    No cenário econômico que se avizinha, a Grécia é aqui!
    E não é pessimismo, é a realidade dos números…
    Ou se faz a reforma do Pacto Federativo, ou quebramos, e no caso de Alagoas e o tratamento dispensado pelo Planalto, deixaremos de existir!

  • Mais do Mesmo

    Agora Alagoas decola ! Com esses índices e esse governaço, agora vai ! kkkkkk