Os depoimentos do empresário Ricardo Pessoa, da UTC, são impactantes, mas devem ser entendidas como parte da investigação em curso.

Evidentemente, para ter o seu pedido de “delação premiada” aceito pelo STF, Pessoa há de ter apresentado provas sobre o que revelou. É o que se espera.

Mas até que ponto elas são “a prova”, aí entramos tão somente no território da expectativa ou da especulação.

O conteúdo revelado pelo empresário é, de fato, devastador.

Para o estado de Alagoas, ele reservou fatos que, se confirmados, podem fazer um estrago político sem precedentes, mesmo se considerarmos tudo o que já foi publicado sobre o tema (e ainda não provado ou confirmado em sentença). Os alvos: Collor, Biu de Lira e Arthur Lira.

No caso específico do ex-presidente, Pessoa aponta um “repasse” de 20 milhões de reais, uma quantia bem superior àquela que os recibos de Youssef, “guardados como um troféu”, revelam. Os documentos, sabe-se, foram apreendidos pela PF e nunca negados por Collor (R$ 50 mil).

Eis a questão ainda central: o senador do PTB nunca negou a existência dos tais recibos, muito menos os depósitos.

Por quê?

Só o próprio Collor há de saber.

Ele já afirmou que não conhece Youssef ou que tivesse qualquer relação com ele.

O personagem comum em ambas as denúncias é o ex-ministro de Collor, Pedro Paulo Leoni Ramos. Teria sido ele, dizem o doleiro e o empresário, o intermediário do ex-presidente.

Sobre o seu amigo, o senador nada disse também até agora.

Só a conclusão da investigação será capaz de dar a Youssef o seu tamanho nas denúncias conhecidas até agora.

Ele pode até virar troco.

 

 

Alagoas tem o nono maior crescimento de ICMS do país este ano
Oposição pode ter até três candidatos a prefeito de Maceió
  • rogerio barboza

    É COMPLETAMENTE LOUCO ESSE CONTEXTO DESCRITO NESSAS DELAÇÕES, NUMA REFLEXÃO MAIS APURADA CHEGAMOS FACILMENTE A CONCLUSÃO QUE ESTE PAÍS SOFRE DE UM CÂNCER DEVASTADOR. DIANTE DE NOSSA REALIDADE POLITICA AFIRMO SEM TEMOR: O BRASIL CAMINHA A PASSOS LARGOS PARA SUA DESINTEGRAÇÃO MORAL. QUANTO AO SENADOR COLLOR, PERDOE-ME A FRANQUEZA: JÁ DEVERIA TER SIDO BANIDO DA VIDA PÚBLICA.

  • REGINALDO

    A SITUAÇÃO É MAIS SÉRIA DO QUE SE PODE IMAGINAR. TENHO A REVISTA ÉPOCA COM MATÉRIA RELACIONADA AO SENADOR CALHEIROS E A VEJA RELACIONADA AOS POLÍTICOS COLLOR, BIU DE LYRA E SEU FILHO ARTHUR. ESTAMOS PERDIDO. O SENADOR CALHEIROS NA MINHA VISÃO PELO QUE LI DA ÉPOCA, ESTÁ E MUITO COMPLICADO. ELES VÃO PRECISAR DE MUITOS ADVOGADOS, PORÉM NÃO SERÁ FÁCIL.

  • Maria Lúcia Calheitos

    Ricardo, sinceramente, fica bem claro q vc torce para q o PT saia ileso dessa, inclusive após apresentação de provas imbativeis do Pessoa. Mas vc, tão inteligente, acha q o STF ( STF cheio de Ministros nomeados pelo PT) aceitaria o pedido de delação premiada se não houvesse provas suficientes e indiscutíveis??
    Agora o engraçado de tudo isso é q qdo se Trata de Collor “tudo pode ser verdade “. Caro jornalista, fica claro q vc tem uma história mal resolvida com este cidadão. Cuidado, viu?? Vc sabe, assim como todos os alagoanos do que ELLE é capaz.

    Evidentemente, para ter o seu pedido de “delação premiada” aceito pelo STF, Pessoa há de ter apresentado provas sobre o que revelou. É o que se espera.

    Resposta:
    Por favor, leia o texto outra vez.
    Estou convencido de que ele é cristalino e não diz o que você acha que diz.

    Saudações democráticas,

    Ricardo

    Mas até que ponto elas são “a prova”, aí entramos tão somente no território da expectativa ou da especulação.

  • Joao

    Compra de votos foi imensa nessa eleição passada!
    Os ptralhas usaram o dinheiro da ptrobras para comprar grande parte dos politicos e currais eleitorais, aqui mesmo em Alagoas varios municipios com situação e oposição juntos,por que, com certeza compra de voto! E quem é a grande culpada com certeza a Dilma incompetente que quiz se manter a qualquer custo no poder, para manter as falcatruas e enrriquecimento ilicito! Quanto ao collor e demais ja sabiamos que o passado os condenam! Fora PTRALHAS!!!

  • JEu

    Isso para mim não é surpresa nenhuma. Creio que tanto o senador collorido quanto os integrantes da família Lira acham que não fizeram nada errado. É uma questão de “distorção” ou “desvio” da personalidade. O errado é fazer o certo, na ótica deles. Agora, que estão copiando a turma do PT, aí também não se pode negar…

  • Há Lagoas

    Quando presidente, Collor caiu por ter tido seu nome associado a compra de um Fiat Elba…
    Creio que com o valor agora descrito, ele consegue adquirir mais que um carro popular!
    Quanto ao PT, sei que o mesmo não instituiu a corrupção, mas fez dela algo fundamental para a “governabilidade”.
    Saudemos ao Sr. Molusco, a República agradece seus préstimos!

  • Daniel

    Ricardo,
    Tá tudo errado e continua errado. Aprovaram a reforma política permitindo que se continuassem as doações de empresas, ora, quem é que vai doar alguma coisa sem querer nada em troca? Vai doar 10, 15 milhões por ideologia?
    Esse país tá de brincadeira.

  • Frederico Farias

    Uma pergunta: além dos 20 milhões noticiados por Veja, “…do que ELLE é capaz”?

  • claudio

    Quando Pedro Barrusco um ex gerente da Petrobras, disse que tinha mais de 100 milhoes Dolares desviados, ja imaginava que o buraco era mais embaixo, na verdade a Petrobras foi saqueada, e o pior que ainda dizem que foi legal o dinheiro, pq era declarado ao partido. Esse Pais não é serio!

  • ARTUR

    Hoje mais uma vez Collor fez pronunciamento no senado e bateu na mesma tecla ¨VEJA E JANOU¨ disse que os dois se merecem.
    Relembrou sua trajetória como presidente e seus avanços no país proporcionado por ele.
    RESUMO : FOI MUITO PEQUENO E INCONFIÁVEL.

  • Silva Luiz

    O ex. Governador do Paraná, Jaime Lerner afirmou a alguns anos: “O maior atrativo para investimentos em um País,Estado ou Município, é a credibilidade de suas instituições”. Felizmente alguns líderes e porque não dizer Estadistas no Judiciário, estão dando um “banho de cidadania”, já na política, está deixando muitíssimo a desejar, e o pior, nosso Estado, sempre sendo humilhado, constrangido por suas “lideranças”. Minha sugestão é que renunciem de imediato, para provarem que não temem nada, sem o famigerado “foro privilegiado”. É terrível ver que o único Estado da Federação a ter os 3 Senadores na mira da Justiça é o nosso, e o pior, com os piores índices sociais do País.

  • Nada pior que a ignorância!

    Pela qualidade de alguns comentários não dá para acreditar que este pessoal são eleitores. Pessoal, nunca tivemos tamanha disponibilidade para estudar? Não estuda quem é preguiçoso! Vagas tem sobrando.
    Imagino ter representante escolhido por eleitor elementar como alguns internautas desse BLOG, que condena O PT sem fundamento.
    Vamos respeitar a decisão da maioria, foram 54 milhões de brasileiros do bem, que votaram pela INCLUSÃO SOCIAL, MAIS MEDICOS, BOLSA FAMILIA(o melhor programa social do mundo), mais universidades, ganhi real do salário mínimo, retirada de 30 milhões de irmãos da pobreza absoluta etc. Não sejam ignorante eternamente, ela é pior que a corrupção.

  • wal

    A MARIA LÚCIA CALHEITOS,está escrito assim, não si se é calheiros. A Sra, só deve assistir os telejornais que nunca falam do COLLOR,os blogs, nem respeita a opinião dos leitores que o criticam nos comentários. só mostrando o lado que parece positivo. Vê se muda de
    canal, nem que seja na hora dos telejornais…

  • rogerio barboza da silva

    Na verdade o comentário da Sra. Maria Lúcia Calheitos é uma demonstração clara da incapacidade das pessoas de compreender a realidade que surge a frente de seus seus olhos. Minha Senhora, de que planeta a Sra veio? que texto a Sra. leu? quem tem medo dessas ameaças ridículas? Sinceramente acho que essa sua dificuldade de compreensão é compatível com aquelas animais que transportavam carga na época romântica dos tropeiros.

  • jose

    O PT é a maior desgraça que pode ter ocorrido neste País. INCOMPETÊNCIA E CORRUPÇÃO são a marca do PT !
    26 mil militantes , pagos com o dinheiro público, ocupando cargos no governo e trabalhando para se manter no poder. Claro ! inclusive usando a internet para defender os corruptos petistas. A vergonha é tão grande que não se identifica – Nada pior que a ignorância – è mesmo. o Pt se aproveita dela!

  • carlos

    Todos os acusados negam e o Collor,não é diferente dos demais.Quando o nema é revelado no decorrer das investigações a cara de todos é de espanto. É um vedadeiro teatro….

  • carlos

    * O nome verdadeiro dos acusados no decorrer das investigações é um teatro só.Vou processar fulano e sicrano ou a doação foi legal.Sra. Maria Lúcia Calheiros ,seja franca qual é sua ligação com Collor de Mello,por ter tanta certeza de sua inocência antecipadamente o cara só vive em enrascada.Biu de Lira e o filho Arthur,são também vítima…Com a palavra Maria Calheiros..

  • Luiz Antônio Maciel

    Olha aí os dizimista se manifestando também!!!