É bem verdade que o poder público no Brasil chegou ao ponto mais baixo de credibilidade.

A motivação é extensa, mas creio que é decorrente, principalmente, da baixa qualidade dos serviços oferecidos, o que é amplificado pelo intenso noticiário sobre a corrupção generalizada.

O raciocínio é simples e objetivo: os serviços não prestam porque o dinheiro público é roubado.

Não é uma verdade absoluta, mas também não se pode incluir esse entendimento no rol dos grandes equívocos.

O que acontece com o governo Renan Filho merece, acredito, outra leitura – adicional.

Desde que assumiu, o atual governador tinha como desafio mostrar à grande maioria do eleitorado – ele só teve 33%dos votos possíveis – que com ele seria diferente.

É claro que é precipitado fazer um julgamento sobre o jovem governador. Mas ele não vem contribuindo para desfazer a descrença generalizada nos governantes.

Pegando só um exemplo: a discussão salarial com a PM e com o Corpo de Bombeiros. Por que até hoje não foram destravadas as promoções de fevereiro nas duas instituições?

 

Se elas já estivessem em curso, como o governo sinalizou, a pressão por reajustes salariais poderia ser menor, menos aguda. Mas nada acontece.

Na relação das expectativas frustradas estão (além da questão dos servidores): transporte escolar, Programa da Sopa, Cestas Nutricionais para Gestantes etc.

O corte, na raiz, foi feito para “qualificar” os serviços oferecidos, justificou o governo em todos os casos.

Tudo bem: mas quais são os serviços oferecidos em substituição?

Até agora, assim como o reajuste da PM, nós ficamos com o “zero”.

E zero não soma nada a qualquer administração, mas é valorizado na descrença aos governantes.

"Essa história de que a Justiça tarda mas não falha é mentira", diz o procurador Rodrigo Tenório
Militares se sentem "desprestigiados" mas ainda esperam proposta
  • Fernandes

    Nobre jornalista, o senhor acreditou que Renan o Junior sabia fazer alguma coisa além de decorar longas falas? Se ele fosse capacitado como dizem ele teria gente do seu quilate de Ricardo Mota por perto. O jovem governante, bonito, eloquente, poderoso, inicia um caminho de solidão e muito desgaste.

  • Felipe

    Com esse desgaste do governo, agora quem manda e dá as cartas é o Lobão. Voltou a fazer entrevistas e dessa vez não aceita mais ser atropelado. Já avisou que no TC vai dar Bahia e pronto. Esse sabe mandar!

  • jacqueline

    Nunca vi tanta mentira, esses 16% reparcelado desde 2013, foi acordo com téo vilela, em janeiro de 2015 era pra ter sido pago e não foi, Renanzinho pediu e os pms “aceitaram” por livre e espontânea pressão reparcelar. E além do mais esses percentuais são em cima do subsídio de 2014 enão em cima do subsídio atual, vigente, ou seja, quqndo for aplicado 5% em julho, será na verdade 2,5% pois é em cima do subsídio da época da negociação feita com téo.
    Este seretário, bem como o governador está ENGANANDO a sociedade com tais números. Querendo colocar os demais servidores contra os pm e bm, propagando mentiras.

  • Há Lagoas

    Alagoas foi o Estado do Nordeste onde o repasse da União mais caiu, em torno de 70%!
    É só ele usar este forte argumento para a CUT tão subserviente ao governo do PT.
    Que tratamento diferenciado tem os Calheiros em Brasília, ao que parece o Planalto vai continuar asfixiando Alagoas…
    Pobre Renan – o filho – como vai ficar seu sonho de se tornar um cacique independente de seu pai…

  • Consigliere Alagoano

    ::
    .
    LEI 45
    APREGOE A NECESSIDADE DE MUDANÇA, MAS NÃO MUDE MUITA COISA AO MESMO TEMPO.
    .
    Teoricamente, TODOS SABEM QUE É PRECISO MUDAR, mas na prática as PESSOAS SÃO CRIATURAS DE HÁBITOS. Muita inovação é traumática, e conduz à rebeldia. Se você é novo numa posição de poder, ou alguém de fora tentando construir a sua base de poder, mostre explicitamente que respeita a maneira antiga de fazer as coisas. SE A MUDANÇA É NECESSÁRIA, FAÇA-A PARECER UMA SUAVE MELHORIA DO PASSADO.
    .
    Só mudou os OCUPANTES das cadeiras, os problemas ainda não…
    .
    A Começar com a Educação, que só PATINA e nada diz e nada faz, só se empurra com a BARRIGA.
    .
    Novamente não chegou as MUDANÇAS necessárias, ate o SCRIPT de Reuniões e esquecimentos são os mesmos.
    .
    Já disse: Governador NOVO mas com o MODUS OPERANDI antigo, do qual combateu tanto em 2014.
    .
    ::

  • luis

    Ricardo, está tendo perseguições na radiopatrulha, tenho um tio lá que já vai procurar psiquiátra.

  • WELLINGTON

    Este governador imaginava que governar Alagoas é governar Murici e se preparou apenas para a campanha eleitoral. Não tem cacife para governar um Estado como este. Estado pobre e cheio de problemas sociais, além do mais a máquina do Estado é quem alimenta a grande maioria dos lares alagoanos. Os grande administradores mostram serviços exatamente na falta de dinheiro, mas a “enganação” mostra a sua incompetência justamente nesta mesma situação. Não era este homem que falava na TV que tinha a fórmula pra transformar Alagoas? Não disse para que veio, nem tão pouco podemos esperar nada além disso. O professor dele (Renan pai) já tem “problemas” demais com a PF, Min. Púb. Federal, Operação Lava Jato, construtoras, empreiteiros, Petrobrás, boi de ouro, pensão alimentícia, etc… Então só resta agora lamentar porque nem o básico ele consegue manter funcionando (saúde, educação, segurança). Mais uma vez nós alagoanos mesmo com a reprovação dos nomes demonstrados nas urnas vamos ter que aturar até a próxima eleição. Quem sabe um dia aprenderemos????? Ou contar com a sorte e ele (Renan filho) junto com sua “corriola” jogar o “boné” fora e pegar a reta de Brasilia novamente.

  • tania

    Quem achava que seria diferente? O pior vai ser qdo ele entregar o cargo ao pai….., daqui há 4 anos rsssssssssssssss……não temos como correr!

  • José Carlos

    Eu quero que o governador se preocupe com as coisas básicas do estado, e nao com esses servidores publicos desleixados, que so falam em aumento,e trabalhar que é bom, nada.

  • Lúcia Calheiros

    Meu Deus, que Governadorzinho fomos eleger!!! Com tanta eloqüência nos discursos, mas zero de ação!!! Ele quer ficar mesmo na redoma de vidro, protegido pelo papai?? Volte p Brasília, Reinaozinho , pq governar Alagoas é para Homem com H macho, de coragem, q se expõe, q vai p o enfrentamento, q não teme o embate e n o debate. Xô, frouxidão !!! AL não te agüenta mais!!! E em apenas 6 meses de administração … Pobre de nós alagoanos !!!’

  • Maria Lúcia Calheiros

    Zé Carlos, vá procurar o q fazer !!! Vc ta sempre aqui nesse blog desrespeitando o servidor público!!! Quem vc pensa q é?? Aliás, quem é vc?? sabe o q penso ?? Q vc é um CC ( cargo comissionado) desse novo governo, despeitado, morto de inveja pq não é servidor de fato, efetivo, concursado. Vc sim, é um oportunista temporário , graças a Deus!! e se por acaso não acertei e vc é um cidadão alagoano apenas, lembre- se de que quem lhe serve qdo precisa dos serviços públicos , somos nós . E não generalize, maldito, pq temos sim, excelentes servidores públicos e que são a maioria, tenho certeza . Infelizmente há pessoas como vc q desprezam o servidor pq acham q eles do querem aumento. Não senhor, queremos respeito, reconhecimento, gratidão, afinal trabalhamos e ganhamos tão pouco … Pouco … E sempre será assim, infelizmente!!! Embora vc quisesse estar em nosso lugar, não é?? Vá estudar !!!

  • Edson Vareilo

    Alagoas nasceu de uma trairagem , seu mito principal é o calabar da trairagem, não tem sustentabilidade,,,deveríamos todos pedir o Anschlüss com Pernambuco…voltemos a ser Pernambucanos,,,que o último alagoano seja obscurecido pelo neo-pernambucano!!! Do Caos á Lama , e pelo retorno ao Mangue -sururú(este sim !!!)

  • Ricardo Gomes

    Caro jornalista, pergunto-lhe. Quando será que o governador eleito em 2014 assume o governo em 2015?
    Até agora não sei quem é o governador.
    Outra coisa, nunca vi uma foto do governador com a faixa no peito. Sei que é apenas ilustrativa.
    Mas. Onde foi parar a faixa governamental de Alagoas?

  • Carla V Silva

    Os assessores do Governador Renan, estão desvirtuando as informações passadas ao nobre governante, veja o caso da PM, o Secretário de Administração, desconhece a forma de conduzir as negociações, desconhece as Leis e ainda por cima, trata a coisa como se o foco fosse único, este Senhor esquece que o restante dos servidores públicos, esperam a reposição salarial, no patamar de 6,4% (IPCA).

  • Rafael

    Caro Ricardo Mota, ele não deu as promoções em fevereiro, pq ele não pode dar por falta de efetivo, cerca de 1000 soldados teriam q passar à cabo, porém o número de soldados já está abaixo do q a lei permite, sendo assim fica enviaveu conceder as promoções, e além disso o Renan está segurando os PMS q querem ir para reserva remunerada q é direito líquido e certo dos militares q já concluíram c sua jornada!!!

  • Silva Luiz

    Tenho uma sugestão. O Governador e sua Equipe se espelharem na Administração de Murici, já que o povo viu o trabalho feito lá, e votou em um Administrador de visão. Murici e um excelente exemplo de gestão para o Estado e o Pais. Concordam? Foi o exemplo que o homem passou a alguns.
    Outra ideia, essa de impacto, e que invistam maciçamente na Educação, já que e o único meio de transformar uma sociedade. No entanto vejam o caos da Educação em nosso Estado.

  • Maceió

    Na prefeitura especialmente na SEMPMA Meio Ambiente tem uma semana que os fiscais não trabalham por falta de combustível, não aconteceu monitoramento nos eventos juninos, uma vergonha.

  • luis

    Tamos bem na fita Ricardo , RéNÃO e ReiNÃO, ou seria melhor Renan pai, Renan Filho?

  • Indigesto2015

    Prezado Ricardo, se fala que o Estado não tem dinheiro mas o Secretário ‘Vaidoso’ patrocinou no início do mês um evento a nível nacional em hotel 5 estrelas e já anuncia-se um outro eventão mais pomposo ainda para outubro ou dezembro, dependendo da agenda ‘leviana’. Se autopromovendo nacionalmente às custas da miséria dos nativos.

  • WAL

    Confiar no RENAN-FILHO, e o mesmo que confiar em:
    RENAN-PAI, FERNANDO COLLOR, BIL DE LIRA, ARTUR LIRA, é só ele ficar no poder mais alguns aninhos.
    Veja o estado do Maranhão,

  • Luiz Carlos

    Até agora o governador Renan Filho não me surpreendeu contínuo provando que ele so tem mesmo discurso competência que é bom zero

  • Thiago

    Renan To ctg e não abro!!! Esses vagabundos que falam mau de você não sabem o que está acontecendo!!! Vamos trabalhar juntos! Pq vc vai mudar nossa Alagoas!!!