É impressionante a coincidência das expressões usadas pelo presidente Lula para definir o “PT de hoje” com aquelas que o ex-deputado Judson Cabral vem repetindo desde o ano passado.

Para o petista local, a legenda trabalhista perdeu sua utopia, só pensa em poder, em eleições e não consegue mais manter a sintonia com os movimentos populares, de onde nasceu.

Foi o que Lula disse, esta semana, em palestra que fez ao lado do ex-primeiro-ministro da Espanha Felipe Gonzalez. Numa frase, o ex-presidente mais popular da história do país diagnostica: o PT ficou velho.

É importante ressaltar essas “coincidências”, até porque Cabral sempre falou da dificuldade que o seu partido tem de fazer qualquer autocrítica.

Por causa disso, ele tem sido repreendido pela direção do PT de Alagoas, que lhe cobra explicações. Lula foi mais duro, muito mais. Quem terá, porém, coragem de puxar a orelha mitológica?

O problema é que o Partido dos Trabalhadores deixa um grande vazio no campo da centro-esquerda do país, que paulatinamente vai sendo ocupado pelos setores mais conservadores e até reacionários.

É essa culpa que a legenda ainda não assumiu publicamente.

Entidades fazem Representação no MP contra o fim do Programa da Sopa
Sem acordo com a Educação, governo não consegue sair da pressão
  • JEu

    Diz um dito popular que: “macaco não olha para o próprio rabo” (sem qualquer pensamento discriminatório ou com segundas intenções). É o que acontece com o PT e com o próprio Lula. Se ele fala que os integrantes do PT estão muito mais interessados, agora, em cargos e posições vantajosas do que com os princípios (creio que já devidamente enterrados) do partido, ele parece esquecer o “enriquecimento” quase inexplicável de sua família (dele próprio e, principalmente, de seu filho). Ora, por que não vem de público mostrar a declaração de imposto de renda de todos (inclusive o seu) e dar explicações claras da origem dos recursos que agora integram o patrimônio familiar? Ora essa, vai enganar outros, Lula…

  • Maresia

    Quem trata ex-presidente de “presidente” é porque quer , mesmo que inconscientemente, eterniza-lo no poder como na Coreia do norte, Cuba e similares.
    Considerar como progressistas as práticas de poder do PT é
    uma atitude reacionária.
    Quando o comandante reconhece a derrota moral não tem mais sentido os comandados ficarem lutando. por uma causa perdida.
    Não veja nenhum vácuo na saída de cena política do PT, visto que ele ocupava o mesmo espaço da ARENA e do PDS, podendo ser ocupado facilmente, e com as mesmas práticas pelos partidos que o sucederão.
    A prática petista de distribuir bolsas para formar uma grande rede de eleitores de cabresto extenuou-se por falta de recursos do tesouro, provando que sem contas públicas ajustadas os benefícios sociais são nulos.
    O PT perdeu o combustível que fazia brilhar sua estrela já faz tempo, hoje é apenas uma ficção acadêmica.
    O PT já vai tarde e cabisbaixo.

  • João

    A opnião pode até ser igual e verdadeira ! O PT é um partido podre que está acabando com o Brasil! Seus ideais são cargos , eleição a qualquer custo, caluniar, difamar e dinheiro! Não tem respeito e ética por nada passam por cima de tudo e todos, inclusive das leis! Porém diferente de Judson que é uma pessoa integra, o Lula é o grande manda chuva desse partido hoje e sempre, quer desvincular o nome do PT agora por orientação do Marketing!

  • ARTUR

    Confio nas palavras do Judson, LULA fala por oportunismo e não por correção, como pode um malandro conhecido desse que deu partida em todos as manobras de toma lá da cá e desvios de dinheiro público através de seus amigos diretos agora querer dar uma de santinho?

  • carlos

    RICARDO,

    ESTA velho e o bolso cheio de dinheiro KKKKKKKKKKKKKKKK

    AUTOCRICA????? ISSO EXISTE para esse povo????

  • Franklin Bispo

    Os assessores do Molusco moldam a personalidade dele conforme a necessidade e momento.

    Alguem ja viu uma Lula pensar?

  • Momento de Reflexão

    PROGRESSO E AMOR

    Grande é o avanço do progresso.
    Maior será sempre o amor que o ilumina.
    Grande é a inteligência dos que fabricam os aviões. Maior é a inteligência dos que se utilizam deles para levantar a fraternidade entre os povos.
    Grande é a eficiência dos que engenham máquinas que eliminam as distâncias. Maior é o espírito de responsabilidade e entendimento daqueles que as dirigem favorecendo o trabalho.
    Grande é o raciocínio dos que se dedicam à radiotelevisão, sustentando a informação rápida na vida comunitária. Maior é a bondade dos que lhe manejam os recursos em auxílio da educação.
    Grande é a técnica. Maior é a compreensão.
    Grande é acultura que ensina. Maior é a caridade que socorre.
    O progresso faz estruturas. O amor acende a luz do caminho.
    Por isso, aprendemos a trabalhar e servir sempre, a fim de conquistarmos a felicidade maior.
    Em verdade, perante Deus, por mais amplo que nos seja o surto de evolução, não haverá progresso real sem a bênção do amor.

    Emmanuel / Médium Chico Xavier
    Livro: Companheiro (extrato) – Ed. IDE

  • Williams Roger-ex-filiado

    Jas o pt (passarás)!

    Existe uma espécie de ditadura no pt de Alagoas e Maceió, pois no pt de outros municípios, praticamente, o pt nem existe.

    Uma “corrente”, a do deputado Paulão, é quem dar as cartas. E só!

    Não há discusão, tudo é decidido na surdina. Os militantes não são respeitados, não tem vez, nem voz. Só servem para votar nesses que aí estão em tempo de eleições interna.

    Não existe mais ideologia, virou um verdadeiro balcão de negócios. Só cargos e secretarias é o que interessam. E são sempre os mesmos, sempre as mesmas panelinhas. Ninguém entra, nenhum outro filiado.

    Resumindo, um verdadeiro bando de usurentos. Usando o partido como meio de vida. E também usando filiados e parte da população como massa de manobra.

    Observa os que se dizem defensores dos trabalhadores, principalmente os da saúde. Qual é a mobilização dos sindicatos da área da saúde que estão se mobilizando em prol dos servidores da saúde do Estado?

    O que “importa” é só a contribuição sindical que os filiados pagam, nada mais. Defesa de direitos, nenhuma!

    SE FOSSE NO GOVERNO DA GESTÃO ANTERIOR, A DO TÉO, JÁ TINHAM FECHADO O HGE E A SANTA MÔNICA.
    TINHAM ARMADO TENDAS, CARRO DE SOM, CAFÉ DA MANHÃ, FAIXAS BANDEIRAS… LOURENÇO CADÊ VOCÊ.

    É, realmente, o pt ta “velho”. USANDO AS MESMAS PRÁTICAS VIL QUE ERA CONTRÁRIO NO PASSADO! TENDO OS MESMOS MODUS OPERANDI DA DIREITA CONSERVADORA – OU SEJA – RETIRANDO DIREITOS DOS TRABALHADORES.

    CADÊ QUE CORTARAM AS ABERRAÇÕES QUE SE PAGAM AOS POLÍTICOS, MORDOMIAS E OUTRAS MUITAS COISAS. QUANTO DE ECONOMIA SE TERIA COM ESSES CORTES!

    DAÍ VEM MASSACRAR AINDA MAIS A CLASSE TRABALHADORA. A QUAL O PT DEVERIA DEFENDER, GARANTIR DIREITOS E MAIS, AMPLIAR DIREITOS, NÃO REDUZIR!

  • Frederico Farias

    Quem diagnosticou o pt de forma cirúrgica, quando governador do Rio, há mais de 15 anos, foi Anthony Travessinho, que se referia a essa turma medonha como “O PARTIDO DA BOQUINHA”.
    E lá se vão mais de 15 aninhos…..

  • claudio

    Esse partido virou Simbolo de Corrupcão no Brasil.

  • Daniel

    Na verdade o PT se transformou em tudo o que ele mais combatia. Um partido que faz tudo pelo poder e está corrompido da base ao topo. Aprenderam a tomar vinho e fumar charuto, e agora falam como o lendário Justo Veríssimo, deputado encarnado pelo brilhante Chico Anysio : ” Quero que o pobre se exploda”.
    É isso.

  • Ricardo Gomes

    E o Senador Renan Calheiros que falou: – “Não quero cargos” há 3 meses. Lula agora ‘repete as mesmas duras críticas’

  • Há Lagoas

    Lembro-me de um post seu, onde você citava uma frase de outro esquerdista frei Beto: “o poder não transforma as pessoas, revela”.
    Lula sucumbiu ao poder, assim como tantos outros, a questão mais emblemática é que ele levou a esperança utópica de que alguém do povo faria diferente…
    Ao mesmo tempo, temos total consciência de que não importa mais as ditas correntes direita ou esquerda, é tudo farinha do mesmo saco!
    E o mais triste disto tudo, o PT está produzindo aquilo que seu idealizador máximo sempre procurou fazer, por isso ele ainda é considerado o “eterno” presidente. O Sr. Molusco de bobo não tem nada, e seus tentáculos se encontra em quase todas as esferas de nossa moribunda República!

  • flexaldecima

    Parece até que o blog do Ricardo tá envolvido nos escândalos , nós internautas dá moral e vocês filtram, porque?

  • Thiago

    O Ex Deputado Judson Cabral é o único político do Brasil que ainda tem o meu voto, o meu respeito e a minha admiração. Os demais parecem ser mais do mesmo. Infelizmente.

  • Eudes Inacio

    Enquanto Judson não sair do PT, é seu representante.
    Se pensa em Política, deve sair do que ele já sabe corrupto.
    E não adianta alegar que são todos corruptos!
    Ou sai, ou fica com se melando com com isso.

  • Silva Luiz

    Não sou político e nunca depende deles, mas gosto do Judson por sua forma de fazer política. Saiu ontem na midia: Coube a lula confirmar que o pt virou o “partido da boquinha” desde o seu governo, para ele “petistas só pensam em cargos”. É mais pura verdade. Eu se fosse o Judson e outros pelo País afora, saiam desse “partido” enquanto é tempo.

  • corruPTo

    Grande deputado Judson, lhe admiro muito e sempre votei em você, mas
    A partir de agora, só quando você abandonar esse covil de embusteiros e traidores do povo brasileiro.
    Paciência tem limite.

  • Marcelo Silva

    ricardo mota, primeiramente não é presidente lula, é ex-presidente lula, segundo, você é muito inocente, acreditar no que o lula diz ou faz, ele apenas está querendo se descolar da crise do pt, terceiro o judson cabral deveria ser o primeiro a seguir o que diz, quando ficou sem mandato arranjou uma boquinha em órgão público, diga-se, presidente do serveal! quarto, todos os nomes próprios aqui coloquei no minúsculo mesmo, já que este pessoal do pt e seus adoradores não merecem respeito!

  • Antonio

    Franklin Bispo, como você não tem argumento, emprega apelidos para depreciar. Mesmo que você não queira, os fatos se impõem: Lula, que não pensa, é um dos maiores líderes contemporâneos. E, mesmo sendo o “Molusco”, entrou para a História do Brasil como um dos únicos presidentes que olharam para os desfavorecidos. Se duvidar, pesquise os
    números. Respeita-se a crítica, desde que ela se sustente em sólidos argumentos.

  • Gustavo

    Ao Judson eu aconselho praticar o desapego. O partido que ele ajudou a fundar (aqui em Alagoas) e o projetou a política, já se desapegou dele. Os amigos verdadeiros já deveriam ter aberto seus olhos, e não ficar dando tapinhas nos ombros dizendo “estamos com você”.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Caro Ricardo, se o PT ou qualquer outro partido merece elogio vamos elogiar. Se merece pancada vamos bater para aprender ou ou voltar a proceder de forma correta.

    Por isso, nessa parte, o Lula tem plena razão, perincipalmente quando ele diz que muitos petistas esqueceram as suas origens e só querem saber de cargos ou de mandato.

  • jose

    O PT está Velho , Rico e o Povo… O povo Ferrado !
    INCOMPETÊNCIA E CORRUPÇÃO destrói qualquer Nação !
    Interessante como de mudar de lado de acordo com a conveniência. Parece até que o LULALÁ é oposição . Ele foi quem criou e alimentou o PT para destruir o país.

  • timoteo

    Meu caro,Judson Cabral não arranjou uma boquinha como você ironicamente fala. Judson Cabral, é engenheiro. Portanto, não é boquinha ele estar fazendo uma coisa que ele domina.

  • HSilva

    Ruim com o PT, desgraça, podridão e quebradeira com PSDB, DEM, PMDB,PPS.

    Avante companheiros, 2018 com LULALÁ

  • rogerio barboza

    Discutir a utopia do PT e o arrependimento de LULA é pura perda de tempo. Judson chora, pois, Judson perdeu a boquinha, senão estaria calado feito Paulão. Esse sim arranjou um pai adotivo lá pras bandas do senado. O PT governa com o programa do PSDB debaixo do braço(ou da saia), a sua ideologia tem nome, chama-se PODER. Como diria o grande poeta nordestino Jessiê Quirino:”Safado não é o candidado, safado são seus eleitores, no dia da eleição, estão todos em cima do caminhão com os voto tudo vendido.”

  • Luiz Antônio Maciel

    Parece que o mea culpa do ex presidente não inspira muita credibilidade entre os seus leitores, são apenas lamúrias de quem foi pego com a boca na botija, de “mito” ele não tem nada só os ingênuos acreditam nisso, a meia dúzia de bem intencionados saiu dessa quadrilha travestida de partido anos atrás.

  • saulo mendes

    Primeiro o presidente mais popular da história do Brasil foi Juscelino. O segundo foi Getúlio.
    O “partido da boquinha” está se desintegrando pela polícia e pela Justiça paranaense.
    Já a comparação dos discursos até pode ser feita, mas o personagens, não. Judson aparentemente é um cara honesto. Já Lula é o maior ladrão político da história desse País. Nem você Ricardo, consegue explicar o Petrolão “para todos nós companheiros”, muito menos as traquinagens do clã Lula com a OI, JBS e BNDES.
    Aguarde a “grande Sexta”. Toc, toc, toc… Lula, pergunta? Quem é? O Toc, toc responderá: “É a policia”
    Saia de cena, meu rapaz.

  • timoteo

    Caro Rogério, se você é Alagoano,deve com certeza saber que Judson nunca foi omisso Portanto repito Judson também na assembleia não perdeu a boquinha como você se refere ele infelizmente perdeu para o poder aquisitivo.