Está claro: as dificuldades são muitas e as possibilidades, ao que parece, bem mais reduzidas.

Mas o governador Renan Filho precisa mostrar que tem um projeto em mente, algo que não seja tão grandioso quanto na campanha, quando esperava ser “adotado” pela “ciclista do Planalto”.

Algo bem mais simples, como, por exemplo, fazer funcionar com alguma qualidade o pouco que temos de serviços públicos com as portas abertas. Não conto, aqui, por óbvio, aquilo que precisaríamos e não temos.

Mas desde o início do governo, e lá já se vão quase seis meses, RF tem só reagido às crises, nunca se antecipando a elas, para mitigar seus efeitos. Tampouco tem proposto ou apresentado algo que acenda a esperança dos alagoanos. Com um detalhe fundamental: tem reagido mal, muitas vezes, talvez por lhe faltar uma boa “audição”.

O mais grave: ele não parece muito incomodado com isso. Age como se esperasse que tudo se revolvesse por si só – e isso não acontece. Pelo menos no lugar em que ele se encontra.

Está na hora de superar a pauta com os servidores públicos. Esticar a corda pode ser dar munição a um ressentimento histórico, que só se agrava a cada governo: o que assume é sempre pior que o anterior – eis a sentença do conjunto dos servidores (há, também, os que fantasiam o passado. Mas aí é outra história).

Do discurso de campanha, até agora pelo menos, pouco ou nada que mereça registro se apresentou.

E o que vai ficando evidente, a cada dia, é que a missão que ele assumiu lhe parece incômoda demais. Se assim for, serão longos demais os próximos quase quatro anos.

SMTT quer 10 de julho como data-limite para definir o edital dos ônibus
Governo deve correr para superar impasse com agentes penitenciários
  • JEu

    Não creio que ele saiba o significado da palavra “proação”, pois ser proativo é justamente ser diferente do que ele tem sido até o momento. Agir com proação é se antecipar, como vc disse, aos fatos e procurar, com antecedência, minimizar os efeitos (sempre que negativos), porém ele só sabe mesmo é reagir (e mal) às situações… Talvez seja a hora de ele, como menino mimado começar a cantar: “acabou a brincadeira, olê, olê, olá”… e sair de fininho…

  • Vagner

    O Rui Palmeira está pior e já se vão 3 anos de mandato. Pelo que escuto de amigos que conhecem os dois, o Rui é lento e sem iniciativa e o Renanzinho tem uma assessoria despreparada.

  • A gente

    Acredito que o governo não negocie com os AGENTES PENITENCIÁRIOS para não dar “mau” exemplo as outras categorias. A maioria da população ainda tem a idéia de que somos bandidos, ou trabalhamos pouco e ganhamos bem. Más o que todos compreendam que lidamos com bandidos e temos negar seus pedidos, puni-los com PADS, que lhes tira direito a progressão, impedir entrada e retirar drogas, celulares e armas dos presídios. O que gera ameaças a todo momento. Então que a população compreenda que não podemos andar de ônibus, morar em qualquer lugar, frequentar qualquer lugar. Pois somos gente, pessoas com esposas, maridos, filhos, famílias como qualquer pessoa. Portanto temos que ter condições de trabalho e um salário digno para podermos trabalhar na legalidade e poder ser “gente” como vocês. Obrigado e que Deus nos ajude.

  • luis

    O cara manda vir falar com os agentes penitenciários uma mulher dessa, essa tla de Regina Mickei… A mulher tem dois toupetes: aquela cabeleira ridícula e a arrogancia que parece que faz tudo com má vontade.

  • Felipe

    Lobao bem que tentou ser a salvação. Fez várias entrevistas, concluiu sua listinha de secretários, mas foi atropelado. Olha aí

  • Observador

    Mais uma vez quero bater na mesma tecla: ao que me parece Renan Filho é imaturo para governar o nosso Estado. Pois é, seis meses já se foram e…nada de concreto. Até parece que o governador está “brincando” de ser o chefe do executivo. É necessário mais ação, firmeza nas decisões e vontade de resolver problemas.

  • carlos

    RC,acho que o governador pensa e sente que o discurso é mais do que ação.Atitudes é o que está faltando no jovem governador o no já velho governo.Assim é a imagem que ele vai escrevendo do seu ainda que pode se dizer início de governo.Já sim,podia ter resolvido a questão do reajuste de 6.49%,do IPCA,2014,que já foi consumido pela inflação de 2015.O que se comentam não seu se é verdade,que eu não pessoalmente não acredito,nem o pai ele está ouvindo.Outra coisa que tenho observado nso comentários do cotidiano o que é pior está perdendo a credibilidade da palavra de governador…..

  • carlos

    É importante que o governador atenda a reivindicação dos agentes penitenciários pois a situação nos presídios de alagoas está muito séria.Está prendendo muitos bandidos(parabéns) mas no planejamento o governo esqueceu do sistema prisional.São unidades prisionais que estão com mais de 300% de sua capacidade e que apenas 5 ou 6 agentes prisionais fazem a segurança nas unidades.Quando é dia de visita a capacidade aumenta ainda mais.Não existe equipamentos tecnológicos para fazer revista. A revista íntima foi proibida foi proibida.Em virtude disso tudo fica muito difícil trabalhar pois o Estado não dá condições.Até colocando o FBI nessas condições não dava jeito.

  • Consigliere Alagoano


    Há muita mídia e pouco do que foi FALADO na CAMPANHA de R.F. sendo executado
    Como diria Baltasar Gracian:
    15. CERCAR-SE DE AUXILIARES COMPETENTES.
    Os poderosos são felizes quando cercados de valentes de notável entendimento, capazes de livrá-los das enrascadas em que foram colocadas pela própria ignorância, e de tomarem seu lugar contra as dificuldades.
    Saber utilizar os sábios constitui uma qualidade única: melhor do que escravizar os reis, como fazia Tigrano.
    .
    É uma nova maneira de dominar os outros no que tange o melhor da vida: transformar com arte em servidores aqueles que a natureza fez superiores.
    Temos poço para viver e muito para saber. Requer uma habilidade notável estudar e aprender sem esforço; estudar muito por meio de muitos, e saber mais que todos eles juntos.
    Faça-o, e falará por muitos em qualquer reunião.
    Falará por tantos sábios quantos o precederam, e ganhará fama como oráculo graças ao suor dos outros.
    Escolha um tema e permita às cabeças que o rodeiam proporcionar-lhe um conhecimento concentrado. Se não pode fazer do conhecimento seu servo, torne-o seu amigo.

    RECADO DIRETO!
    Governador, porque esperar até AGOSTO para fazer troca de Secretários?

  • HANDLEY REIGNS

    RF é um ótimo governador, sei que já se passaram 6(seis) meses porem devemos saber que a situação do nosso estado não é a melhor, mas vamos ter paciência e tudo se resolverá .

  • carlos

    Infelizmente,estamos vivenciando um novo modelo de governo.Que acredita no discurso e não tem atitudes.Um mundo de fantasia onde tudo se resolve só com conversa e promessas sem nenhuma consistência.RF,se preparou a vida toda por este momento…Que decepção apesar se ainda está cedo.Governo tartaruga,deve está apostando corrida com Rui Palmeira,prefeito de Maceió…Usa de todos os argumentos para justifiçar a má vontade…Lei de Reponsabilidade Fiscal,Diminuição de Receita e ainda as ameaças,que obrigou os seus secretários que estão “Negociando” com os Servidores, que é com que tem para não” atrasar a folha de pagamento…O cara é carne de pescoço…Governador jovem e governo velho.

  • t.sanos

    Pasme meus senhores, o tal governador esta tirando todos os vigias noturnos das escolas para colocar segurança eletrônica
    sem licitação publica.O que significa dizer,que os vigias que tinham um complemento de renda durante o dia perdeu.LAMENTAVEL

  • REGINALDO

    SENHOR JORNALISTA: DESCULPE OS TEMAS ABAIXO, MAS É A OPORTUNIDADE QUE O MOMENTO SE APRESENTA: DETERMINADO MATUTINO DE NOSSA CAPITAL,EM SUA EDIÇÃO DE SÁBADO DIA 20, PUBLICOU EDITAL DE INTIMAÇÃO AS PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS QUE ESTÃO COM TÍTULOS EM CARTÓRIO, NO CASO O SEGUNDO TABELIONATO DE PROTESTOS E TÍTULOS. NA RELAÇÃO CONSTA INTIMAÇÃO TENDO COMO RESPONSÁVEL PARA PAGAMENTO DE DÉBITO DE CAMPANHA : ” ELEIÇÃO 2014 BENEDITO DE LIRA GOVERNADOR” . VALOR DO DÉBITO: R$ 144.000,00, E SENDO PROTESTANTE JOSÉ CLÁUDIO MATIAS DAS NEVES. APONTAMENTO N. 5826O6

  • Ricardo Gomes

    Uma pergunta retórica.
    O que este governo fez em 6 meses?
    Vale lembrar que passaram-se 12,5% do período do mandato.
    Renan Filho fez na mirabolante campanha um projeto “queremos ouvir você”… Ouviu tanta gente que esqueceu de anotar o que ouvia.
    Aliás, ouvir é um defeito do chefe Maior do Executivo aqui de Alagoas.
    Vale lembrar que em janeiro Renan Filho lançou o PLANO 100 DIAS com atribuições para seus secretários. Completaremos 180 e não se mostrou nenhuma ação.
    O Governo só tem uma defesa, a Segurança, alias, defesa feita com ataques onde causa-efeito é duvidosa, mas só teremos respostas concretas numa futuro próximo.
    O que vejo são pessoas descrentes, venderem uma alagoas de prosperidade onde Dilma seria a ‘mãe dos alagoanos’. Porém, ela mesma falou há alguns anos que somos ‘um estado de otários’. Acreditamos nela, no Senador Renan e no filho dele. E hoje vemos 3 pra lá e 3 pra cá.
    Por fim Ricardo Mota, você deve perguntar sobre o Boletim Semestral… Afinal, Governador dá nota aos seus Secretários. Mas quem dará a nota ao governador?
    (Eu não quero esperar 4 anos para dar minha nota nas urnas, porque os míseros conterrâneos meus irão reconduzi-lo ao Palácio)

  • ARTUR

    Quanto ao assunto em pauta, Alagoas não mudará em nada de A a Z, o que muda é só o nome dos POLÍTICOS que prometem o CÉU a nós BESTADOS ELEITORES.
    Ricardo, quando pensei que iria virar um banqueiro (minha cota 10,00) é o que tenho, você acaba o meu sonho rapidinho.
    Quanto a casal, Clécio Falcão é um rapaz sério e confiável, quanto o valor de prejuízo e tenho exemplo, na Barra de são Miguel hidrômetros quebrados em grande parte das casas da cidade (meu caso) quando cobrado, a CASAL alegam que não tem substituição por falta, período da cobrança 3 anos e não tenho piscina e a grande maioria? É só taxa minima mesmo.
    Água é barata mesmo! é só comparar quanto pagamos por 20 lts. água mineral.

  • Vivo

    Mota, boa tarde!

    Desde sempre tenho desconfiança acerca dos governantes em Alagoas, sejam eles estaduais ou municipais.

    Uma pessoa me falou que RF era ‘sangue novo’; que iria oxigenar o governo e o Estado. Em resposta, disse-lhe que poderia ser sangue novo, contaminado com hábitos antigos.

    Assisti a uma entrevista na TV Pajuçara e sinceramente, a impafia com que se referiu a vários problemas e setores da economia de Alagoas, já me deu a certeza que o Estado não iria sair do mesmo.

    Papai está em quase litígio com o Planalto … e a grana não vem tão fácil, aí cumprir as promessas é outro tema …ou, são outros quinhentos …

    Alagoas não sai dessa se não votarmos melhor; se não tivermos candidatos melhores, porque candidato novo, com hábitos antigos (leia-se Melina), é o mesmo de sempre …

  • Professor

    E A CONVOCAÇÃO DA RESERVA DA EDUCAÇÃO???????? SR GOVERNADOR.

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo mota, os meses foram passando, e devagarzinho a “vaca foi indo pro brejo”, levando junto para a lama às esperanças de milhares de Alagoanos que elegeram o novo “salvador” de Alagoas. Não adianta ficar só no blá, blá, blá, cheio de teorias, de malabarismos, sem no entanto implementar nenhuma ação que verdadeiramente aponte para a solução nem que seja de um problema, entre os tantos existentes. Do jeito que às coisas estão andando, nem o papai, (dono dos bois de ouro), e nem a mamãe ciclista, (que já provou ser boa em pedaladas), vai destravar esse DESgoverno.(?). Acorda governador!

  • A.Silva

    Ricardo, até o momento o “novo” não apareceu em nenhum dos governos (municipal e estadual). O que tinha na cabeça esses “caras” ao sairem candidatos? Na minha opinião é muito areia para pouco caminhão.

  • claudio

    Ricardo Mota, poderia nos informar a ultima nota dos secretarios do Governador, estou curioso em saber essas notas!

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    Alagoas se precipita no abismo do apocalipse do débito, atravessou o mr vermelho dos homicídios, e está indo para a cruz da miserabilidade total. Os fariseus gritam, gritam no meio das ruas mas nas sinagogas, as melhores ofertas ele tiram para si. Como ressucitar um salvador? Acho que nesse caso não haverá quem se arrisque a ser ele, no passado próximo tivemos três Reis magos como pretensos ao governo e um deles venceu a parada com o amém de um Deus malvado que nem de longe conhee as palavras, milagre, justiça, amor, respeito, verdade,

  • Rafael Albuquerque

    PARABÉNS RICARDO MOTA, A sua analise sobre este Governo infelizmente esta perfeita e pelo andar da carruagem não enxergamos nenhuma LUZ no fim do túnel. O Discurso não tem nada a ver com a pratica e as Notas dos Alunos Secretários do Prof RF ainda são aguardadas pela sociedade que assiste a uma AULA de como não se deve brincar de Governar, acredito que o Gov RF em apresentar as Notas de sua equipe ficaria em uma situação difícil porque após dar as Notas dos Secretários como anunciou com sua habitual pirotecnia e eloquência deve ter esquecido que teria que reprovar seus alunos.
    A avaliação mostra um Governo inoperante e sem planejamento onde existem duvidas entre se realmente o Gov RF não esta dando ouvidos ao Sen RC ou se estariam atuando de comum acordo,o certo é que a insatisfação nos meios políticos esta quase generalizada e desta feita não haverá como evitar que na frente o desgaste passe longe do Sen RC. Hoje no Palácio os Prefeitos das cidades que atravessam SECA receberam mais uma promessa de liberação de recursos, lembrando que foi prometido pelo GOV RF que seria liberado em FEVEREIRO recursos para ajuda a estes municipios e até esta data NADA.

  • Fernando Cedrim.

    RENAN FILHO em seis meses já fez mais que a soma de 8 anos de Téo e 3 anos de Rui juntos, tem vontade de trabalhar e não foge do principal problema: “Segurança pública”. Ricardo Mota você quer que os 8 anos de desgoverno tucano seja reparado em 6 meses e ainda ter avanços?… Vá criticar os buracos, o trânsito sem campanhas educativas, o excesso de multas, os postos de saúde sem remédio, escolas municipais com o teto desabando sobre crianças, me poupe de comentários tendenciosos… RENAN FILHO O POVO DE ALAGOAS ESTÁ COM VOCÊ!!!!

  • Julio

    O GOVERNADOR TEM QUE COMEÇAR A TRABALHAR, A EDUCAÇÃO ESTÁ UM CAOS, O SR LUCIANO BARBOSA ESTÁ DESTRUINDO A MESMA, JUNTO COM UMA TURMA DE ARAPIRACA QUE ELE COLOCOU DENTRO DA SEE (E QUE NÃO CONHECEM A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ESTADO), TEM UNS SUPERINTENDENTES QUE SÃO ANTIGOS NA SEE E NÃO ESTÃO NEM AÍ COM A EDUCAÇÃO, SÃO ACOSTUMADOS A BAJULAR PARA SE MANTER NO CARGO, O PRONATEC TÁ ACABADO, TEM O COORDENADOR DO PROGRAMA QUE É UM APADRINHADO POLÍTICO E SÓ FAZ ENROLAR, NAS CREs O PRONATEC CRIOU UM CARGO ADMINISTRATIVO QUE SÓ TEM GENTE COM CARGA HORÁRIA EXCEDENTE, OU SEJA, TEM QUE TRABALHAR DE MADRUGADA (GANHANDO MOLINHO DO PROGRAMA), GOVERNADOR RENAN SOCORRA A EDUCAÇÃO E DESFAÇA OS MAL FEITOS QUE ESTÃO OCORRENDO DENTRO DA SEE.

  • Augusto Menezes

    Fernando Cedrim, deixa de fazer fisiologismo político. Que o governo Téo não foi lá essas coisas ainda vá la, mas dizer que esse governo inoperante, fraco, frágil fez mais em seis meses que os oito anos de téo? Fez o que? Fez coisa nenhuma, parece que o governo nem começou. E usar Rui Palmeira outro governante fraquissimo não irá tirar a responsabilidade. Renan Filho, prefeito péssimo no passado, mimado, que não conseguiu fazer que uma cidade do tamanho de um ovo como Murici crescer, não poderia fazer diferente no comando do estado. Deus nos salve.

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    Andando por outros sites, eu nunca vi tantas verdades juntas quanto estou vendo aqui. Essa análise feita por você, Ricardo Mota, é a mais real e verdadeira que já se fez sobre esse governo atual. Parabéns, parabéns mesmo, é disso que precisamos, profissionais sensíveis aos problemase comportamentos de nossa sociedade.

    Uma hora esse governo diz que é oposição ao planalto, outra hora, aparece rcebendo verbas para execução de projetos no Estado. Nosso Governador é vítima da própria expectativa que ele criou em torno de seu governo, o que parecia ser a salvação do Estado e a solução dos problemas crônicos de nosso povo, hoje se apresenta como a continuação da mesmice reprisada durante anos e anos neste teatro de peças dramáticas.

    Os governos devem criar empregos, ele desemprega.
    O governo deve aumentar o consumo, ele diminui com arrocho salarial,
    O governo deve investir em ações sociais, cursos profissionalizantes, manter a ordem e o progresso, ele oprime o povo através de uma briga desarticulada contra o crime organizado deixando o povo desarmado e assustado entre a polícia e o bandido.

    A educação Estadual ainda espera por uma proposta justa para a categoria, sua data base é Maio, mas parece que nosso governador não se importa com os pais de alunos e os próprios alunos, e acha que os servidores vão trabalhar passando fome, devendo e com sua família esperando por ele.Algumas escolas já estão com vigilânci eletrônica isso significa mais arrocho salarial para os VIGIAS noturnos. ninguém garante que iso vai coibir os assaltos e se os gastos serão menor, só se sabe é que menos dinheiro deixará de circular pelos bairros periféricos onde só os programas federais mantém o comércio.

  • carlos

    Fernando Cedrim,que defesa manjada.Vamos lá,Ronaldo Lessa governador,disse a mesma coisa,que pegou tudo errado.Teotônio vilela,falou a mesma coisa de Lessa.Renan Filho,fala a mesma dos seus antecessores.Lá vem Cedrim,puxa saco com o mesmo papo…Vai conta outra piada esta já está velha.kkkkk

  • carlos

    Cedrim, quem é você,que fala em nome do povo de Alagoas.Defesa tendenciosakkkk,o mudo da fantasia,tem o lado bom da criança que existe dentro nos…